sexta-feira, 15 de junho de 2012

BIOLOGIA [UFSJ]


QUESTÃO 13
Os Amniota constituem um grupo de tetrápodes que tiveram sucesso em conquistar e irradiar no ambiente terrestre desde o Paleozoico até os dias de hoje. Dentre as várias  caracterísitcas  biológicas  apresentadas  pelo  grupo,  que  garantiram  o referido sucesso, destaca-se a presença de um ovo amniótico. 
São considerados exemplos de Amniota os seguintes animais
A) marreco, perereca, jacaré e tucano.
B)  ornitorrinco, sabiá, salamandra e tartaruga.
C)  galinha, lagarto, piramboia e cágado.
D)  jacaré, garça, gambá e sucuri.

QUESTÃO 14
Aintensidade luminosa interfere na intensidade em que o processo de fotossíntese ocorre. O gráfico abaixo apresenta essa relação.

Com base no gráfico e em seus conhecimentos em metabolismo vegetal, assinale a afirmativa CORRETA.
A) Na situação A, há um pequeno consumo de  O2 e de CO2. Um exemplo é o caso das ervas daninhas que não crescem na sombra.
B) Na situação C, há produção de massa verde. Um exemplo dessa situação é a introdução do eucalipto originário de regiões com menor incidência solar introduzidas no Brasil, país com alta incidência solar, que apresentam nessa situação crescimento rápido e acentuado.
C) Quanto maior a intensidade luminosa, maior a intensidade da fotossíntese.
D) A intensidade da respiração e da fotossíntese é proporcional à intensidade luminosa e quando a luminosidade está no Ponto de Compensação Fótica, a planta atinge o equilíbrio.

QUESTÃO 15
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o transporte da seiva bruta nos vegetais.
A) Existe coesão entre as moléculas de água, o que permite que estas formem um contínuo no xilema.
B) O xilema forma capilares e, nestes, as moléculas de água sobem por aderirem às paredes das células dos vasos de condução.
C) A raiz bombeia ativamente íons para o interior do xilema, criando um gradiente menor em relação ao solo. Com isso, a água entra por pressão positiva.
D) A concentração osmótica das folhas é reduzida pelo processo de transpiração, assim as folhas absorvem água do xilema, diminuindo a concentração osmótica deste próximo à copa.


QUESTÃO 16
Em relação à estrutura da membrana celular, assinale a alternativa CORRETA.
A) A membrana celular tem como uma de suas propriedades principais a seletividade. De acordo com a conformação de sua estrutura, a membrana pode, em determinado momento, modificar sua estrutura para permitir que algumas moléculas passem livremente por ela e, em outros momentos não permitir que a mesma molécula a atravesse. Essa propriedade é fundamental no metabolismo celular.
B) A membrana celular é formada por uma bicamada lipídica, que faz com que o meio externo não tenha contato com o meio intracelular, sendo esta a principal função da membrana, evitar que moléculas extracelulares invadam o meio interno da célula.
C) A bicamada lipídica é a estrutura celular responsável pela proteção das células. Dentro de seu limite, as organelas estão soltas e se deslocam livremente, de um lado para outro, imersas no citoplasma.
D) A rigidez ou fluidez da célula é dependente da composição dos lipídios presentes na membrana celular. Assim, se os lipídios forem de composição rígida, a célula poderá apresentar uma parede celular mais espessa. Se, por outro lado, os lipídios forem mais fluidos, a célula apresentará conformação mais frouxa.


QUESTÃO 17
A fragmentação do ambiente é apontada como uma das principais causas de perda de diversidade de espécies no planeta. Além do isolamento provocado, a fragmentação leva ao aumento do efeito de borda. O efeito de borda é gerado principalmente pela variação na luminosidade, temperatura e umidade, que ocorre nas áreas de transição entre o fragmento e a área modificada pelo homem. Uma medida conservacionista para manter a diversidade de espécie local é a criação de unidades de conservação. Considere que as figuras abaixo representem áreas hipotéticas de diferentes unidades de conservação. Para efeito de análise, todas as unidades de conservação apresentam em sua totalidade a mesma área .

Com base nas informações do texto e na análise das figuras, assinale a afirmativa
CORRETA.
A) Todas as unidades sofrem o mesmo efeito de borda.
B) A Unidade 2 sofre mais efeito de borda que a Unidade 3, porém menos efeito que a Unidade 1.
C) A Unidade 1 sofre menos efeito de borda que a Unidade 2, que, por sua vez, sofre menos efeito que a Unidade 3.
D) A Unidade 3, por estar fragmentada, sofre menos efeito de borda.

QUESTÃO 18
Com relação à função das proteínas, é CORRETO afirmar que
A) a amilase é uma enzima e tem, portanto, função catalisadora.
B) o glucagon é uma proteína estrutural do pâncreas.
C) a actina e a miosina têm função transportadora.
D) a glicose é uma proteína metabólica.






QUESTÃO 19
Leia o texto abaixo.
“Os impactos dos organismos geneticamente modificados abordados sob as dimensões agronômica, ecológica, cultural, social e política no livro “Transgênicos para quem? Agricultura, Ciência, Sociedade” estão na obra que será lançada no próximo dia 28, durante o Fórum Social Temático 2012, em Porto Alegre(RS). A publicação, que reúne artigos de diversos pesquisadores brasileiros e franceses, foi organizada por Magda Zanoni, bióloga, socióloga e pesquisadora do laboratório Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces (Centro Nacional de Pesquisa Científica - CNRS, França); e por Gilles Ferment, mestre em ecologia e gestão ambiental, e consultor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA). […] “Transgênicos para quem?” é apresentado em três partes. A primeira aborda as incertezas científicas inerentes ao uso das biotecnologias modernas de reprogramação dos seres vivos e seus possíveis efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde humana. A segunda parte, “Transgênicos: O necessário enfoque multidisciplinar”, se divide em mais três temas que discutem os embates agronômicos, ecológicos, políticos, institucionais, jurídicos, econômicos e sociais dos transgênicos. A última , “Atores sociais: resistências e cidadania”, discute o papel da sociedade civil no debate do uso dos transgênicos. A publicação oferece uma diversidade de análises, destaca pontos de vista de agricultores familiares, cientistas internacionalmente conhecidos, estudantes, associações, cooperados e ativistas. O objetivo, segundo os organizadores, é trazer
uma reflexão sobre a capacidade dos transgênicos de resolver as dificuldades atuais e futuras com as quais a sociedade e os agricultores familiares estão confrontados. Transgênicos para quem? integra a coleção NEAD. Debate e está disponível para download gratuito no Portal NEAD. Notícia publicada no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário Disponível em: (http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9190597) Acesso em 18/jan./2012.
Sobre o interesse tecnológico na biologia molecular e suas técnicas, e na produção dos Organismos Geneticamente Modificados, (OGMs), é INCORRETO afirma que
A) os OGMs são organismos produzidos em laboratório com finalidades diversas, desde a produção de alimentos, medicamentos e para pesquisas científicas.
B) o interesse na produção agrícola de OGMs é a produção de vegetais mais sadios e resistentes a doenças.
C) a biotecnologia tem produzido OGMs com potencial risco à população e não há qualquer regulamentação no Brasil que controle seu cultivo, pesquisa e consumo.
D) o interesse nos OGM é pelo uso da maquinaria genética das células para que elas produzam proteínas de interesse na agricultura, saúde, etc.

QUESTÃO 20
Analise o cladograma abaixo em que os números representam as espécies e as letras os grupos ou agrupamentos formados. Os vértices representam a derivação a partir de um ancestral comum.

Entende-se por grupo natural (monofilético) os grupos nos quais todos os representantes compartilham um mesmo ancestral. Agrupamentos artificiais (não monofiléticos) são aqueles em que os representantes derivaram de ancestrais diferentes ou aqueles que excluem representantes que compartilham ancestralidade.
Com base nesse cladograma, analise as seguintes afirmativas.
I – A espécie 3 está mais próxima da espécie 2 do que da espécie 4.
II– A espécie 4 está mais próxima da espécie 5 do que das outras espécies.
III– A representa um agrupamento artificial.
IV – B representa um grupo natural.
V – C representa um agrupamento artificial.
VI – A espécie 5 é mais derivada que a espécie 4.
A partir da análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas
A) II,III e IV
B) I, II e III
C) I,II e VI
D) II , IV e V


QUESTÃO 21
Leia a letra da música abaixo.
Cigarra.
Milton Nascimento
“Porque você pediu uma canção para cantar
Como a cigarra arrebenta de tanta luz
E enche de som o ar
Porque a formiga é a melhor amiga da cigarra
Raízes da mesma fábula que ela arranha
Tece e espalha no ar
Porque ainda é inverno em nosso coração
Essa canção é para cantar
Como a cigarra acende o verão”
Sobre as cigarras (inseto homóptero da família dos cicadídeos) e as formigas (família Formicidae), considere as afirmativas abaixo: É CORRETO afimar que
I) As cigarras são insetos que apresentam desenvolvimento incompleto, ou seja, têm fases de ovo, ninfa e adulto. Os ovos são ovopositados nas cascas das árvores. As ninfas caem no solo onde se desenvolvem enterradas até a fase adulta, reprodutiva. A fase mais comumente percebida no Brasil é a fase adulta em que o macho emite um forte som para atração de fêmeas, para emitir alerta ou para defesa. Outro aspecto bastante conhecido sobre a cigarra é a presença de seus exoesqueletos aderidos às cascas de árvores após a ecdise ou muda. [Popularmente a presença das cascas vazias é atribuída ao estouro da cigarra devido ao seu intenso cantar.]
II) Algumas formigas são insetos sociais que desenvolvem-se por metamorfose completa, ou seja, ovo, larva, pupa, adulto.
III) Algumas cigarras e formigas são consideradas pragas para a lavoura em alguma das fases de seu desenvolvimento. A formiga na fase adulta é reconhecidamente uma praga agrícola e a cigarra na fase ninfa consome a seiva das partes subterrâneas de algumas plantas.
De acordo com essa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas.
A) II e III.
B) I e II.
C) I, II e III.
D) I e III.


QUESTÃO 22
A hemofilia é doença caracterizada pela incapacidade de produção de uma proteína ligada a uma série de reações que levam à coagulação sanguínea. O tipo mais comum de hemofilia é a Hemofilia A. Os portadores dessa hemofilia são incapazes de produzir um fator de coagulação conhecido como Fator VIII. Observe o esquema simplificado que mostra a rota de eventos da coagulação:


Analise as afirmativas abaixo.
I. Hemofílicos, de modo geral, são incapazes de produzir a protrombina no fígado.
Assim, sem esse fator de coagulação, não são capazes de produzir fribrina.
II. A introdução de fatores de coagulação em hemofílicos pode dar a estes a capacidade de produzir fibrina, temporariamente, pois esses produzem protrombina normalmente.
III. Os hemofílicos herdaram a incapacidade de coagular sangue de suas mães. As mães podem, entretanto, produzir normalmente a fibrina.
IV. Para os hemofílicos, os íons cálcio (Ca++) e a vitamina K não são necessários ao processo de coagulação, pois o problema reside na falta do fator de coagulação VIII.
V. Mulher hemofílica tem pai hemofílico, mesmo que sua mãe não seja hemofílica.
VI. Uma vez que os hemofílicos não são capazes de produzir fibrina, precisam receber transfusão de sangue, quando obtêm no plasma concentrações suficientes de fibrinogênio, que poderá ser convertido, quando preciso, em fibrina.
Considerando a hemofilia do tipo A, estão CORRETAS apenas as afirmativas
A) I, IV e VI
B) I, II e III
C) II, III e V
D) IV, V e VI


QUESTÃO 23
Leia atentamente o texto a seguir.
Entende-se por cuidado parental todos os comportamentos exercidos pelos machos e/ou fêmeas para com seus filhotes que proporcionam aumento da chance de sobrevivência da prole. Apesar do cuidado parental demandar muita energia, como no caso dos mamíferos que alimentam seus filhotes, é um interessante investimento reprodutivo que surgiu independentemente em diversas linhagens animais. Entre os amniotas atuais, o cuidado parental é observado entre os répteis, aves e mamíferos. Considere os seguintes amniotas: tartaruga, galinha e sabiá. Do ponto de vista da reprodução, esses ovíparos diferem em alguns aspectos. As tartarugas fazem postura com muito mais ovos que as galinhas e os sabiás. As fêmeas vão até as praias e cavam na areia um buraco onde depositam seus inúmeros ovos. Após a postura, a tartaruga cobre o buraco com areia e retorna ao mar. As galinhas e os sabiás colocam seus ovos em ninhos e ficam chocando os mesmos até o nascimento dos filhotes. Embora a postura destas duas aves seja bem diferente da tartaruga e muito semelhante entre si, o processo reprodutivo começa e ficar mais distinto após o nascimento dos filhotes. Galinhas têm filhotes precociais e sabiás autriciais. Os filhotes precociais já nascem emplumados e com capacidade para seguir a mãe e se alimentar. Já os filhotes autriciais, como os sabiás, não conseguem abandonar o ninho nos primeiros dias de vida e dependem que os pais tragam alimentos até o ninho e os depositem em suas bocas.
Analise as sentenças abaixo.
I. As tartarugas investem mais na reprodução, pois colocam mais ovos do que as aves citadas no texto.
II. A mortalidade nos primeiros dias após a eclosão é maior entre os filhotes de tartaruga do que das aves citadas no texto.
III. A ocorrência de filhotes autricias nos sabiás pode ser considerada uma pressão seletiva para o sistema monogâmico, já que os filhotes dependem tanto do cuidado do macho quanto do da fêmea.
IV. Diferentes dos sabiás que alimentam seus filhotes, tartarugas e galinhas não exercem cuidado parental. Assim, a chance de sobrevivência dos filhotes de sabiá é maior que dos filhotes de galinha e de tartaruga.
V. O cuidado com o filhote, presente nos sabiás e ausente nas tartarugas, é resultado do processo de evolução. Aves são animais mais evoluídos que os répteis e por isso apresentam sistema nervoso mais complexo e comportamentos mais elaborados.
VI.Em espécies de aves com filhotes precociais, é possível um sistema de acasalamento em harém (um macho e várias fêmeas), como o que ocorre com as galinhas.
A partir dessa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas :
A) II, III e VI
B) I, II e IV
C) I, III e V
D) IV, V e VI


QUESTÃO 24
Com relação à integração dos processos fisiológicos, é INCORRETO afirmar que
A) as células sanguíneas entram em contato com o O2 inspirado nos alvéolos pulmonares e são distribuídas para todo o corpo humano. O controle dessa distribuição é desempenhado pelo controle dos batimentos cardíacos. O coração é um órgão autônomo e tem seus batimentos mantidos mesmo sem controle do sistema nervoso central.
B) o controle da distribuição de oxigênio para as células do organismo é feito de forma integrada. O Sistema Nervoso e o Sistema Endócrino desempenham funções conjuntas de vaso constrição / vaso dilatação, aumento / diminuição dos batimentos cardíacos e controle da pressão arterial via sistema renina /angiotensina, entre outros. Assim, a disponibilidade de O2 nos diferentes tecidos é controlada.
C) o Sistema Nervoso Central utiliza mediadores químicos para desempenhar suas funções de controle. Esses mediadores são conhecidos como neurotransmissores.
D) os Sistema Respiratório e o Sistema Circulatório estão funcionalmente conectados com o ambiente externo. Uma conexão é o fato de terem seu funcionamento que responde a alterações da pressão atmosférica.







Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...