terça-feira, 5 de junho de 2012

BIOLOGIA [UNIMONTES]

QUESTÃO 27
A reprodução humana normal envolve a interação entre vários hormônios e órgãos. A figura a seguir está relacionada com esse assunto. Analise-a.
Considerando a figura apresentada e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale a que indica o hormônio REPRESENTADO por IV.
A) Pituitária.
B) Estrógeno.
C) FSH.
D) Hormônio luteinizante.

QUESTÃO 28
Um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta é o de continuar produzindo alimentos para um número cada vez maior de pessoas sem causar a exaustão dos recursos naturais como o solo e a água. Muitos agricultores têm realizado a adubação verde, que consiste no plantio de determinadas plantas, de forma alternada, com as culturas de interesse econômico ou plantadas na mesma época em linhas intercaladas. São exemplos de plantas que podem ser utilizadas como adubo verde, visando à fixação do nitrogênio atmosférico:
A) arroz e milho.
B) cana e trigo.
C) centeio e ervilha.
D) feijão e soja.

QUESTÃO 29
Recentemente, uma indústria farmacêutica criou um medicamento para o tratamento de diabetes do tipo-2, análogo ao GLP-1, hormônio que estimula a produção de insulina pelo pâncreas. No entanto, tal medicamento tem sido utilizado para perda de peso. A figura a seguir mostra alguns aspectos relacionados a
esse medicamento. Analise-a.
Considerando a figura apresentada e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.
A) O GLP-1 também é responsável por estimular a produção de glucagon.
B) No desenho experimental, avaliando a perda de gordura, a ação do medicamento não pode ser confundida com a ação da metformina.
C) Uma das principais vantagens do medicamento em relação ao hormônio GLP-1 no tratamento do diabetes se refere à sua maior duração no organismo humano, podendo estimular maior produção de insulina.
D) O efeito emagrecedor do medicamento pode ser devido a dois fatores: sensação de saciedade e ocorrência de enjoos e diarreias, ambos efeitos terapêuticos esperados do medicamento.

QUESTÃO 30
Embora a indústria de embalagens esteja sempre criando novas tecnologias, grande parte desses produtos não é degradável pela natureza. O quadro a seguir mostra dados relacionados com esse assunto. Analise-o.
Para evitar maiores danos ao meio ambiente, existem possibilidades de reaproveitamento de algumas dessas
embalagens. As alternativas a seguir relacionam possibilidade de reaproveitamento com determinada embalagem. Analise-as e assinale a relação INCORRETA.
A) III - fabricação de réguas ou canetas.
B) I - transformação em fio têxtil, vassouras ou varais.
C) IV - derretimento e transformação em outros recipientes.
D) VI - confecção de novos materiais plásticos.

QUESTÃO 31
A formação de novas espécies é considerada a base do processo evolutivo. O diagrama abaixo ilustra um tipo de especiação. Analise-o.
Considerando a figura e o assunto relacionado com ela, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
A) 1 pode representar um braço de mar que separa uma ilha ou um rio que corta uma planície e terá como consequência o processo 2.
B) Na fase inicial desse processo, se as populações isoladas voltarem a se cruzar, resultará uma população única com maior variabilidade genética.
C) Quando 3 persiste como resultado dos processos 1 e 2, as diferenças morfológicas e fisiológicas acumulam-se, impedindo o intercruzamento.
D) O tipo de especiação representado pode ser denominado simpatria e ocorre principalmente com espécies aquáticas.

QUESTÃO 32
O estudo de características genéticas em gêmeos pode predizer o quanto a característica avaliada é ou não influenciada pelo meio ambiente. Os valores de concordância para uma série de características foram medidos em gêmeos monozigóticos e dizigóticos. Os resultados são mostrados no quadro a seguir. Analiseos.
De acordo com os resultados apresentados, as conclusões abaixo podem ser verdadeiras, EXCETO
A) O tipo sanguíneo ABO não sofre influência do meio ambiente.
B) O hábito de tomar café depende da genética e do meio ambiente.
C) A esquizofrenia sofre pouca influência do meio ambiente.
D) O hábito de fumar é determinado, principalmente, pelo ambiente.

QUESTÃO 33
A cor amarelada da urina deve-se à presença de uma substância denominada urobilina, originada, principalmente, da degradação da hemoglobina de hemácias velhas. São órgãos envolvidos diretamente nesse processo, EXCETO
A) pâncreas.
B) fígado.
C) baço.
D) vesícula biliar.

QUESTÃO 34
Um pesquisador precisa verificar se extratos obtidos de uma determinada planta têm um determinado efeito farmacológico. Antes de realizar os testes farmacológicos, ele utilizou alguns solventes num processo de fracionamento para verificar a presença de compostos no seu extrato e obteve o resultado apresentado abaixo:
Considerando os dados apresentados e o assunto abordado, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
A) Os testes farmacológicos deverão ser realizados com todas as frações obtidas pelos cinco solventes utilizados.
B) Os compostos revelados após a extração com diclometano, acetato de etila e álcool butílico podem ser iguais.
C) O único controle a ser utilizado, independentemente do tipo de teste, é cada solvente isolado.
D) Os efeitos apresentados pela fração correspondente ao acetato de etila não podem ser os mesmos do diclorometano.

QUESTÃO 35
Doenças vegetais são causadas, em grande parte, por vírus. Esses possuem apenas um tipo de ácido nucleico e proteína, replicam-se somente a partir do seu material genético e a maioria tem forma cilíndrica. São conhecidos pelo menos 1000 tipos de doenças virais em plantas, provocadas por, aproximadamente, 400 tipos desses organismos. As afirmativas abaixo estão relacionadas com esse assunto. Analise-as e assinale a INCORRETA.
A) Embora os vírus afetem a integridade das plantas, eles não podem promover redução da fotossíntese.
B) Geralmente, dá-se o contágio de uma planta para outra, por enxertos, disseminação de pólen e sementes
ou mesmo por meio de vetores.
C) Aparecimento de manchas, alterações dos órgãos afetados, necrose, redução da produtividade e retardo do crescimento podem representar alguns sintomas verificados numa infecção desse tipo.
D) Reconhecimento das alterações causadas pelos vírus constitui a principal forma de diagnosticar essas infecções.

QUESTÃO 36
A temperatura de dissociação (Tm) do DNA depende de sua sequência de bases. As bases ligadas por três
pontes de hidrogênio requerem mais energia para se romper do que as ligadas por duas pontes de hidrogênio. Considerando essas informações, analise as sequências abaixo e assinale a que apresenta maior Tm.
A) CCATTGAAATCA.
B) AGTAAACGACAA.
C) CGTACCGAATTC.
D) TAAAATCCCGCA.

QUESTÃO 37
Alterações ambientais, naturais ou não, resultaram na dispersão de animais e, consequentemente, de seus parasitos para a área urbana. Assim, algumas doenças que antes não atingiam os humanos se têm desenvolvido como mostra a figura abaixo.
São exemplos de doenças cujos parasitas apresentavam apenas ciclos silvestres e que hoje apresentam ciclos urbanos, EXCETO
A) doença de Chagas.
B) giardíase.
C) leishmanioses.
D) dengue.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...