BIOLOGIA [UEPB]


01.A revista Veja, de 17 de julho de 2002, na seção Paleontologia, apresenta uma matéria, de responsabilidade de Daniel Hessel Teich e Natasha Mador, intitulada "o homem de sete milhões de anos", em que se destaca: "Descoberta de fóssil na África Central revoluciona as teorias sobre a árvore genealógica da espécie humana". A matéria enfatiza que o crânio de hominídeo encontrado corresponde ao mais antigo ancestral do homem já encontrado e muda radicalmente o conhecimento sobre a evolução humana. O crânio, encontrado nas bordas do Deserto do Saara, no Chade, recebeu a denominação científica de Sahelanthropus tchadensis. Atualmente, aceitava-se o conceito de uma linha reta entre o macaco e o homem moderno, que só existe na forma atual há 100.000 anos e que foi denominado cientificamente de:
a) Homo habilis
b) Homo ergáster
c) Homo neanderthalensis
d) Homo sapiens
e) Homo erectus

02.A revista Veja, de 21 de agosto de 2002, numa reportagem de capa, alertava: " O planeta pede socorro - Aquecimento da atmosfera, florestas destruídas, escassez de água limpa, derretimento das geleiras, extinção dos animais... Ah, tem mais: uma nuvem de poluentes cobre metade da Ásia, onde vive um quinto da humanidade". Na reportagem especial de Daniel Hessel Teich, afirma-se: "Dez anos depois da Eco 92, há pouco para comemorar. A poluição e o uso predatório dos recursos naturais aceleraram o efeito estufa e a destruição das florestas [...]". A reportagem da Veja foi publicada num momento especial, que antecedeu a realização da Rio+10, reunião que ocorreria a partir do dia 26 de agosto em Johannesburgo, na África do Sul. Sobre a temática da reportagem, leia as proposições:
I. Uma grande catástrofe ecológica se vislumbra, com a detecção da mais densa e ampla concentração de poluentes, que forma uma nuvem do tamanho de três Brasis e com 3 quilômetros de espessura, cobrindo uma parte da Ásia, onde vive um quinto da humanidade.
II. A escassez de água potável atinge 2 bilhões de pessoas. Nesse ritmo, dentro de 25 anos serão 4 bilhões e a água contaminada pelo descaso ambiental mata 2,2 milhões de pessoas por ano.
III. 2,4% das florestas foram destruídas nos anos 90, uma área equivalente ao território do Mato Grosso. O desmatamento é maior na Europa, que perdeu 7% de sua cobertura vegetal, e na América do Norte, com 5%.
IV. O consumo global de combustíveis fósseis diminuiu 10%, favorecendo a redução do efeito estufa.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas a proposição I está correta.
b) Apenas a proposição II está correta.
c) Apenas as proposições I e II estão corretas.
d) Apenas as proposições III e IV estão corretas.
e) Todas as proposições estão corretas.

03. Sob o título de: "Droga e Agonia no Auge da Vida", a revista Veja, de 09 de janeiro de 2002, apresenta a matéria de Marcelo Carneiro, Ronaldo França e João Gabriel de Lima, em que se destaca: "Em doze anos de carreira, Cássia Eller tinha enfim, alcançado fama e dinheiro. Também achava que estava livre do vício. Morreu sob a suspeita de overdose de cocaína, álcool e medicamentos". O problema das drogas não é uma característica da sociedade atual, já que estas existiam desde os primórdios das civiliza ções, e foram usadas como alucinógenos, sobretudo em rituais religiosos. No entanto, as drogas se constituem no principal problema enfrentado pela juventude no nosso tempo, constituindo-se num flagelo que atinge todas as classes sociais em todos os países do mundo. Sobre as drogas é INCORRETO afirmar:
a) A erva conhecida por "maconha" (Cannabis Sativa Linneu) está incluída dentro das drogas alucinógenas, ou seja, que agem no Sistema Nervoso Central, provocando alucinações nos usuários que, após o seu uso, apresentam, entre outros, sinais característicos, como: pupilas dilatadas e avermelhadas, boca seca, sem salivação, aspecto de embriaguez e taquicardia.
b) O ópio é um exsudado leitoso, seco ao ar livre, proveniente da incisão na papoula não-madura, sendo produzido principalmente nos países situados no Continente Asiático e América Central.
c) A overdose é a ingestão de uma quantidade de drogas maior do que aquela que o organismo pode metabolizar provocando, geralmente, convulsões, parada respiratória e cardíaca e, podendo levar à morte.
d) A Síndrome da Abstinência corresponde ao conjunto de sintomas que acometem o indivíduo viciado em drogas quando este está privado do uso das mesmas, sendo mais característica das drogas que provocam dependência física.
e) O tabaco ou fumo é uma droga que tem largo uso em todo o mundo e apresenta-se sempre em formas de cigarros industrializados e/ou charutos. É uma droga psicoativa que não causa dependência no usuário.

04.O Brasil, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território e grande variedade de climas temperados, solos e umidades, abriga uma diversidade extraordinária de ecossistemas e de espécies animais e vegetais. Entre os principais biomas brasileiros, destacamos o que possui as seguintes características: ocupa aproximadamente 1 milhão de km2, cerca de 11% do território brasileiro, estendendo-se pelos estados do Nordeste - Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia - e norte de Minas Gerais. Trata-se de uma zona quente e seca, com chuvas irregulares e estações de secas prolongadas. As características apresentadas são do bioma brasileiro denominado
a) pampas.
b) pantanal.
c) caatinga.
d) cerrado.
e) mata dos cocais.

05. Mesmo correspondendo a apenas cerca de 28% da área do globo terrestre, o epinociclo - conjunto de ecossistemas de vida na Terra - é o que possui maior diversidade de espécies. O ambiente terrestre pode ser dividido em grandes comunidades que, através de sucessões ecológicas, atingiram o estágio clímax. Essas comunidades clímax são chamadas biomas. Associe nas colunas, o tipo de bioma com suas características.
I. Tundra
II. Taiga
III. Floresta pluvial
IV. Desertos
A. Ocupam a região tropical do globo, possuindo clima quente e úmido, com temperatura constante com média de 27° C, chuvas freqüentes e abundantes.
B. É um bioma que se encontra próximo ao polo Ártico que permanece congelado a maior parte do tempo, quando as temperaturas estão abaixo de -20°C. No inverno, algumas espécies, como a maioria das aves e os caribus, emigram, enquanto outros hibernam.
C. Biomas situados geralmente em latitudes em torno de 30 graus ao Norte ou ao Sul do Equador, onde o ar que chega à superfície terrestre é muito seco.
D. Também chamada floresta de coníferas, denominação que se refere as suas árvores típicas, pertencente a um grupo de gimnospermas, a exemplo do pinheiro, do cedro e do abeto.
Assinale a alternativa correta:
a) I - A; II - B; III - C e IV - D
b) I - B; II - A; III - D e IV - C
c) I - C; II - D; III - A e IV - B
d) I - D; II - C; III - B e IV - A
e) I - B; II - D; III - A e IV - C

06. Em um lago havia três espécies de peixes (1 - 2 - 3) 
1. que vivia na superfície alimentando-se de insetos e era a espécie dominante.
2. que também vivia na superfície mas se alimentava de plâncton.
3. que vivia nas profundidades.
O homem introduziu a espécie 4 e, depois de algum tempo, a espécie 2 passou a ser a dominante. Esses dados permitem supor que a espécie 4
a) compete com a espécie 2 pelo alimento.
b) compete com a espécie 1 pelo alimento.
c) tem taxa reprodutiva igual à das espécies nativas.
d) também vive nas profundidades do Lago.
e) compete com a espécie 3 pelo alimento.

07.A relação ecológica entre os ruminantes e os microorganismos que vivem em seus estômagos e que
são capazes de degradar a celulose, é classificada como um caso de
a) mutualismo.
b) comensalismo.
c) inquilinismo.
d) parasitismo.
e) saprofitismo.

08.O critério mais importante para determinar se duas populações pertencem ou não a mesma espécie é
a) a determinação das necessidades ecológicas das populações.
b) a determinação da possibilidade de trocas de genes entre as populações.
c) o exame de suas características morfológicas e fisiológicas.
d) a análise dos habitats em que elas se encontram normalmente.
e) a determinação da localização geográfica das populações.

09. Nos últimos anos, antigas doenças transmissíveis, de causas e tratamentos conhecidos pela ciência há muito tempo, estão novamente presentes na vida do país, constituindo-se importantes problemas de saúde pública no Brasil atual. Entre estas doenças reemergentes, destaca-se a dengue. Sobre a dengue, é INCORRETO afirmar:
a) É uma doença causada por um vírus do grupo dos arbovírus.
b) É transmitida pelo mesmo mosquito da febre amarela urbana, o Anopheles.
c) A doença caracteriza-se por uma forte dor de cabeça e um cansaço muito grande, dor atrás dos olhos, nos músculos de todo o corpo, nas juntas, e manchas vermelhas na pele.
d) Em geral, não é uma doença mortal. No entanto, a forma grave, conhecida como dengue hemorrágica, pode levar a óbito.
e) Num passado não muito longínquo (década de 70), o governo conseguiu erradicar a dengue, graças a um conjunto de ações simples de controle e combate ao mosquito.

10.O vírus é um parasita intracelular obrigatório, que se comporta como seres vivos apenas no interior de células vivas, onde podem se reproduzir, originando novos vírus. Os vírus podem causar várias doenças na espécie humana. Assinale a alternativa que apresenta, exclusivamente, exemplos de doenças virais:
a) Poliomielite, herpes, dengue e AIDS.
b) Gripe, raiva, hanseníase e tuberculose.
c) Tétano, leptospirose, sífilis e sarampo.
d) Rubéola, condiloma, febre tifóide e coqueluxe.
e) Varicela, raiva, blenorragia e cólera.

11. As bactérias são organismos unicelulares procarióticos, agrupadas no reino Monera, e subdivididas em dois grupos distintos e pouco relacionados evolutivamente: arqueobactérias e eubactérias. Sobre as bactérias, é INCORRETO afirmar:
a) As bactérias halófitas são arqueobactérias que vivem em ambientes aquáticos salgados.
b) As arqueobactérias termoácidofilas habitam fontes de águas quentes e ácidas.
c) As bactérias são envolvidas por uma parede celular rígida, constituída de peptidioglicanos.
d) As eubactérias foram um grupo bastante diversificado, que habita os mais diversos ambientes, inclusive o corpo humano.
e) As bactérias fotossintetizantes e quimiossintetizantes são bactérias heterotróficas, ou seja, que têm a capacidade de fabricar suas próprias substâncias orgânicas, usando substâncias inorgânicas e energia obtidas do ambiente.

12. Observe a figura abaixo:
A ilustração representa o corpo de frutificação dos fungos do grupo dos(as)
a) ficomicetos.
b) ascomicetos.
c) basidiomicetos.
d) micoses.
e) leveduras.
 
14. Denomina-se citoplasma a região da célula compreendida entre o núcleo e a membrana plasmática. O citoplasma é composto da matriz citoplasmática e dos organóides, estruturas que desempenham funções específicas para as células de forma semelhante a que os órgãos desempenham para os organismos desenvolvidos. Entre os organóides, existe um com características morfológicas de pequenas vesículas, presentes no citoplasma de todas as células eucariotas. Estas vesículas contêm enzimas que promovem a reação do oxigênio (O2) com algumas moléculas orgânicas, resultando na formação de água oxigenada (H2O2). Este organóide denomina-se
a) lisossomos.
b) mitocôndrias.
c) peroxissomas.
d) complexo de Golgi.
e) retículo endoplasmático.
 
13. As células foliculares dos ovários produzem os hormônios sexuais femininos, como a progesterona, assim como as células intersticiais dos testítulos produzem a testosterona, hormônio sexual masculino. Esses hormônios são substâncias de natureza lipídica produzidos por células que apresentam um alto grau de desenvolvimento de
a) mitocôndrias.
b) Complexo de Golgi.
c) ribossomos.
d) lisossomos.
e) centríolos.

15. Observe a figura seguinte:
 A figura corresponde ao transporte ativo comumente conhecido como bomba de sódio e potássio. Sobre este transporte, leia as assertivas que seguem:
I. A concentração de sódio (Na+) fora da célula é menor do que em seu interior, ocorrendo o oposto com o potássio (K+).
II. Uma das funções dessa bomba é criar uma difernça de cargas elétricas entre os dois lados da membrana, que então fica positiva na face externa e negativa na face interna.
III. Outra função da bomba é a de compensar um acúmulo de solutos no citoplasma, o que poderia ocasionar a plasmoptise.
IV. A bomba de sódio e potássio ajuda indiretamente a entrada de glicose e aminoácidos na célula.
Assinale a alternativa correta:
a) Todas as assertivas estão corretas.
b) Todas as assertivas estão incorretas.
c) Apenas a assertiva I está correta.
d) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
e) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

16. Os ácidos nucléicos são moléculas formadas pelo encadeamento de um grande número de unidades chamadas nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um radical fosfato. Sobre as substâncias químicas que formam os nucleotídeos, leia as assertivas que se seguem:
I. Existem cinco tipos principais de bases nitrogenadas: adenina (A), guanina (G), citosina (C), timina (T) e uracila (U).
II. A adenina e a guanina são bases pirimidínicas por possuirem em comum um anel da substância conhecida como pirimidina.
III. O açúcar presente nos ácidos nucléicos pode ser a ribose ou a desoxirribose.
IV. O RNA aparece associado à proteína nos cromossomos, possuindo filamento de nucleotídeos duplo.
Assinale a alternativa correta:
a) Todas as assertivas estão corretas.
b) Todas as alternativas estão incorretas.
c) Apenas a assertiva I está correta.
d) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
e) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

17.O RNA é o material genético do retrovírus e a principal característica desse tipo de vírus é a presença da enzima transcriptase reversa cuja função é:
a) A partir do RNA, produzir moléculas de DNA, isto é, executar uma transcrição ao contrário.
b) A partir do RNA, produzir moléculas de DNA, isto é, executar uma tradução ao contrário.
c) A partir do RNA, produzir moléculas de RNA, executando uma transcrição ao contrário.
d) A partir do RNA, produzir moléculas de RNA idêntica já que a enzima transcriptase reversa não interfere no processo.
e) A partir do RNA, produzir moléculas de DNA replicadas.

18.Leia a proposição que se segue:
Vegetais de pequeno porte, em sua maioria terrestres, geralmente encontradas em ambientes úmidos e sombrios. Não apresentam vasos condutores de seiva e nem há uma divisão verdadeira em raiz, caule e folhas, ainda que apresentem estruturas semelhantes, denominadas rizóides, calóides e filóides.
A proposição se refere às plantas
a) pteridófitas.
b) briófitas.
c) gimnospermas.
d) angiospermas.
e) clorofíceas.

19. As gincófitas são gimnospermas que apresentam apenas uma espécie viva. Trata-se de uma planta nativa da China e cultivada em vários países. É uma árvore de grande porte com pequenas folhas, em formas de leque, com dois lobos, muito usada nos jardins de algumas metrópoles, dada a sua resistência à poluição do ar. Este único representante das gincófitas é o(a):
a) Cedrus libani
b) Araucaria angustifolia
c) Ginkgo biloba
d) Welwitschia mirabilis
e) Pinus sylvestris

20. Nos vegetais superiores as funções dos gametas femininos e masculinos são desempenhados, respectivamente,
a) pela oosfera e núcleo reprodutor do tubo polínico.
b) pelo ovário e pela antera.
c) pelos carpelos e estames.
d) pelo óvulo e grão de pólen.
e) pelo saco embrionário e tubo polínico.

21.A classe das angiospermas pode ser separada com base:
a) Na simetria da flôr e no número de cotilédones.
b) No número de cotilédones e de verticilos florais.
c) Na nervação das folhas e no número de verticilos florais.
d) No tipo de elementos formadores de vasos lenhosos e liberianos.
e) No tipo de ramificação do sistema radicular e no número de sementes.

22. Leia as proposições a seguir.
I. Os cnidários ou celerados são aquáticos, diblásticos e com simetria radial, sendo encontrados em duas formas: pólipos (fixos em um substrato) e medusas (livre).
II. A digestão nos cnidários é extra e intracelular e não há aparelho respiratório, circulatório ou excretor e o sistema nervoso é difuso.
III. Nos celenterados, a reprodução sexuada ocorre por brotamento ou estrobilização.
IV. Os corais e a anêmona-do-mar são exemplos da classe dos cifozoários.
Assinale a alternativa correta:
a) Todas as proposições estão corretas.
b) Todas as proposições estão incorretas.
c) Apenas a proposição I está correta.
d) Apenas as proposições I e II estão corretas.
e) Apenas as proposições III e IV estão corretas.

23. Os insetos reúnem cerca de 750 mil espécies conhecidas, constituindo a classe mais numerosa de artrópodes, mantendo profundas relações com o homem, benéficas ou não. Os insetos dividem-se em 26 ordens, de acordo com o tipo de metamorfose, a estrutura da asa, o aparelho bucal, etc. As traças, piolhos e libélulas são exemplos, respectivamente, das ordens:
a) Tisanuros, anopluros e odonatos.
b) Ortópteros, hemípteros e isópteros.
c) Coleópteros, himenópteros e dípteros.
d) Lepidópteros, sifonápteros e odonatos.
e) Tisanurus, himenópteros e isópteros.

24. Os mamíferos atuais podem ser divididos em grupos bastante característicos, diferenciando entre si principalmente quanto ao sistema reprodutor. Àqueles cuja característica fundamental é ser ovíparos, estão classificados no grupo dos
a) metatérios.
b) monotremados.
c) eutérios.
d) marsupiais.
e) urocordados.
 
25. Nos equinodermos as pedicelárias têm a função
a) de locomoção.
b) de reprodução.
c) de alimentação.
d) de defesa.
e) idêntica à dos espinhos.

26.O esqueleto das esponjas formado por proteínas é produzido
por células denominadas
a) arqueócitos.
b) esclerócitos.
c) amebócitos.
d) porócitos.
e) espongioblastos.

27.A hemocianina é uma proteína que contém átomos de cobre em sua composição. Quando combinada com mol éculas do gás oxigênio, torna-se azulada, muito embora em sua forma livre é incolor, podendo ocorrer em
a) moluscos e artrópodos.
b) artrópodos e equinodermos.
c) platelmintos e nematelmintos.
d) celenterados e platelmintos.
e) anelídeos e moluscos.

28.O sangue pode ser considerado um tecido que apresenta uma substância intercelular líquida - o plasma - formada principalmente por proteína e água e que serve como meio de transporte de oxigênio, alimento, hormônios e excretas. No plasma estão mergulhados os elementos figurados. Entre estes elementos, as células mais numerosas (cerca de 5 milhões por mm3 de sangue, no homem), são denominadas
a) leucócitos.
b) plaquetas.
c) linfa.
d) hemácias.
e) trombina.

29. Observe a figura abaixo:
 A figura representa o sistema urinário humano. Os números 1, 2, 3 e 4 correspondem respectivamente a
a) glândulas supra-renais, uretra, bexiga urinária e uréteres.
b) rim, ureteres, uretra e bexiga urinária.
c) rim, uretra, bexiga urinária e ureteres.
d) rim, glândulas supra-renais, uretra e bexiga urinária.
e) glândulas supra-renais, rim, bexiga urinária e uretrra.

30. Um pesquisador isolou animais de espécies diferentes (A e B) e cuidadosamente verificava entre outros dados, a temperatura corporal. Ao colocar todos os dados em um gráfico, obteve os seguintes resultados:
Concluiu que:
a) Espécie A - exotérmica e espécie B - endotérmica
b) Espécie A - pecilotérmica e espécie B - homeotérmica
c) Espécie A - sangue quente e espécie B - sangue quente
d) Espécie A - sangue frio e espécie B - sangue frio
e) Espécie A - homeotérmica e espécie B - pecilotérmica

31. As glândulas são órgãos especializados na produção de hormônios. Entre as glândulas, a que  produz hormônios responsáveis pelo aumento do nível de cálcio no sangue é
a) tireóide.
b) adrenal.
c) hipófise.
d) paratireóide.
e) pâncreas.

32.O órgão do sistema nervoso responsável pelos atos reflexos é
a) o tronco encefálico.
b) a medula.
c) o encéfalo.
d) o cerebelo.
e) o bulbo raquidiano.

33.O sangue está sempre sendo renovado, pois suas células apresentam um ciclo de vida relativamente curto. A destruição de hemácias velhas ou anormais, transformando a hemoglobina em bilirrubina ocorre
a) na vesícula biliar.
b) pelos macrófagos.
c) pelos neutrófilos.
d) no fígado.
e) no pâncreas.

34.O tecido epitelial, ou simplesmente epitélio, é aquele que reveste todas as superfícies internas e externas, além de formar glândulas. Caracteriza-se pela presença de células estreitamente unidas, com pouca substância intercelular, representada basicamente por glicoproteínas com função de adesão. Sobre os tipos de tecido epitelial, associe as colunas:
I. Epitélio pavimentoso
estratificado
II. Epitélio cilíndrico simples
III. Epitélio cilíndrico pseudoestratificado
IV. Epitélio de transição
A. presente no intestino delgado
B. presente na bexiga urinária
C. presente na boca e no esôfago
D. presente na traquéia
Assinale a alternativa correta:
a) I - A; II - B; III - C e IV - D
b) I - B; II - A; III - D e IV - C
c) I - C; II - A; III - D e IV - B
d) I - D; II - C; III - A e IV - B
e) I - A; II - D; III - B e IV - C

35.A pele é rica em estruturas sensoriais capazes de perceber modificações do meio ambiente ou interações entre o animal e o meio. Associe corretamente os receptores cutâneos à sensação recebida.
Aseqüência correta é:
a) 2 - 1 - 3 - 4
b) 4 - 2 - 1 - 3
c) 2 - 1 - 4 - 3
d) 1 - 3 - 4 - 2
e) 3 - 4 - 1 - 2

36. No jornal Folha de São Paulo, de 06/10/1989 se publicou que duas novas espécies de lagartos e uma nova espécie de cobra foram encontradas numa área de dunas no vale do Rio São Francisco. O artigo enfatiza que a biodiversidade é grande e os animais, de vários gêneros e famílias, estão lá isolados - excetuando-se as aves - como em um Galápagos invertido. É um par de dunas cercado de caatinga por todos os lados. E o Rio São Francisco, como uma barreira natural, multiplica as espécies em duas: uma em cada margem, formando pares, com diferenças adaptativas determinadas pelo ambiente. O processo a que se refere o texto, denomina-se
a) isolamento estacional.
b) mutação.
c) alteração fenotípica.
d) polimorfismo.
e) especiação.

37. Os genes A, B, C e D estão no mesmo cromossomo e apresentam as seguintes freqüências de recombinação:
A - B = 17%
A - C = 5%
A - D = 35%
B - D = 18%
C - D = 30%
A seqüência mais provável destes genes no cromossomo é:
a) A - D - C - B
b) A - B - C - D
c) C - D - A - B
d) A - C - B - D
e) B - D - A - C
 
38. Se, na ovulogênese não houver disjunção do par de cromossomos sexuais, os óvulos correspondentes, sendo fecundados, poderão originar casos de:
a) Sìndrome de Turner
b) Mongolismo
c) Triploidia
d) Ginandromorfismo
e) Eritroblastose

39. Os tecidos meristemáticos ou meristemas são tecidos embrionários ou formativos, responsáveis pelo crescimento dos vegetais. Sobre os meristemas, analise as proposições seguintes:
I. Os meristemas primários originam-se diretamente das células do embrião da planta e localizam-se no ápice e ao longo do caule.
II. Os meristemas primários caracterizam-se por promover o crescimento em extensão (longitudinal) da planta, denominado de crescimento primário.
III. Os meristemas secundários são responsáveis pelo crescimento diametral da planta, isto é, são respons áveis pelo alargamento vegetal.
IV. Felogênio e câmbio são os dois tipos de meristemas secundários.
Assinale a alternativa correta.
a) Todas as proposições estão corretas.
b) Todas as proposições estão incorretas.
c) Apenas a proposição I está correta.
d) Apenas as proposições II e III estão corretas.
e) Apenas as proposições III e IV estão corretas.

40.A síntese de substâncias orgânicas nos vegetais superiores é realizada principalmente pelo tecido
a) colenquimático.
b) epidérmico.
c) floema.
d) esclerenquimático.
e) parenquimático.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]