BIOLOGIA [UFPI]


11. A figura abaixo mostra uma visão geral (Adaptada de Lodish et al., 2005) das estruturas celulares envolvidas na liberação de materiais para os lisossomos. As três vias pelas quais os materiais são liberados dos lisossomos são: as endocísticas (1); as fagocísticas (2); e as autofágicas (3). Identifique essas estruturas e seus mecanismos de ação e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
1 ( ) Na via endocística (1), as macromoléculas são capturadas por invaginação das vesículas da membrana plasmática, formando o endossomo precoce (5), que se transforma em endossomo tardio (6), e, após fusão com o lisossomo primário (7), aquelas são digeridas no lisossomo secundário (8).
2 ( ) Na fagocitose (2), as células inteiras (9) e outras partículas grandes insolúveis movem-se da superfície celular com a formação do fagossomo (10) que, após fusão com o peroxissomo (11), formam o lisossomo secundário (8), no qual são digeridas pelas peroxidases.
3 ( ) Na autofagia (3), o retículo endoplasmático (12) engloba organelas envelhecidas (13), as quais, após fusão com o lisossomo primário (14), formam o lisossomo secundário (8) para a digestão.
4 ( ) Na autofagia (3), sobras de membrana plasmática englobam organelas jovens, a exemplo das mitocôndrias (13), que são encaminhadas para os lisossomos secundários (8), nos quais são digeridas somente pelas proteases.

12. No desenho esquemático, identifique os principais processos, estruturas e moléculas da Biologia Molecular, analise as proposições e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
Mecanismos moleculares das células eucarióticas. Adaptado de Lodish et al., 2005.

1 ( ) O processo de replicação do DNA é visualizado no item (2), no qual uma molécula de DNA está sendo usada para a síntese de duas fitas de DNA; para tanto, é necessária a ação da RNA polimerase. A
transcrição está demonstrada no item (4) e ocorre com a ação da DNA polimerase.
2 ( ) Na replicação do DNA (4), ocorre a polimerização com a ação da DNA polimerase, que sintetiza duas fitas novas de DNA. Após a transcrição (1), catalisada pela RNA polimerase, o RNA mensageiro é
processado (2) e sai do núcleo para o citoplasma, onde acontece a síntese de proteínas (3).
3 ( ) No nucléolo, a partir do mRNA e de proteínas, são sintetizadas as duas subunidades ribossomais,
necessárias à síntese de proteínas durante a tradução (3), por meio da qual os códons do RNA transportador são identificados pelos anticódons do RNA mensageiro, para que a seqüência de nucleotídeos seja transformada em uma cadeia polipeptídica.
4 ( ) Na tradução (3), a informação do gene, presente no RNA mensageiro (2), é transformada em uma
seqüência de aminoácidos e tem início quando ocorre a associação entre um ribossomo, um RNA mensageiro e um RNA transportador, que traz o aminoácido metionina.

13. Os epitélios de revestimento são tecidos cujas células estão dispostas em camadas, recobrindo as superfícies externas ou as cavidades do corpo. Esses epitélios são classificados tendo em vista o número de camadas constituintes e a forma das células na camada mais superficial. Observe o desenho esquemático e analise as proposições abaixo como verdadeiras, se totalmente corretas, ou, como falsas.
Tecido epitelial. Adaptado de Junqueira e Carneiro, 1999.

1 ( ) Os endotélios dos vasos e as cavidades peritoneal e pericárdica são exemplos de epitélio estratificado pavimentoso (Fig. F), ao passo que os mesotélios da cavidade pleural são exemplos de epitélio simples cúbico (Fig. C).
2 ( ) O revestimento do ovário é constituído por epitélio prismático (Fig. F), ao passo que o revestimento do intestino é de epitélio simples cúbico (Fig. D).
3 ( ) O epitélio da pele, da boca e do esôfago está caracterizado na Figura D; os de revestimento da bexiga e de parte das vias urinárias, bem como da traquéia e dos brônquios, estão demonstrados nas Figuras E e F, respectivamente.
4 ( ) Os epitélios simples subdividem-se, de acordo com as formas de suas células, em epitélios simples pavimentoso, cúbico e prismático (Fig. A, B e C, respectivamente). Os epitélios estratificados podem ser pavimentoso (Fig. D) e de transição (Fig. E). O epitélio pseudo-estratificado está representado na Figura F, sendo este último encontrado no revestimento da traquéia e dos brônquios.

14. Duas populações diferentes de borboletas, em equilíbrio de Hardy-Weinberg, contam, cada uma, com 400 indivíduos diplóides. A população 1 é constituída principalmente de indivíduos homozigotos (180 AA, 80 Aa e 140 aa) e a população 2 é composta majoritariamente de indivíduos heterozigotos (90 AA, 260 Aa e 50 aa). Analise o que se declara a respeito dessas populações nas afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas:
1 ( ) O pool genético e as freqüências alélicas são iguais para ambas as populações, mas os alelos estão
distribuídos de forma diferente entre genótipos homo e heterozigotos.
2 ( ) As freqüências genotípicas, na população 1, para os genótipos AA, Aa e aa, são respectivamente, 0,45; 0,2 e 0,35. Na população 2, as freqüências genotípicas são de 0,22 AA; 0,65 Aa e 0,12 aa.
3 ( ) O pool genético e as freqüências alélicas são diferentes para ambas as populações, mas os alelos estão distribuídos de forma igual entre genótipos homo e heterozigotos.
4 ( ) A possibilidade de que dois gametas, carregando o alelo A, fertilizem-se é de 0,2025; e a probabilidade de fertilização, entre os gametas que carregam o alelo a, é de 0,3025.

15. O padrão de cor das serpentes Micrurus coralinus (coral verdadeira) e Erithrolampus aesculapi (coral falsa) é semelhante; elas são, no entanto, de famílias diferentes. Como explicar esse fato? Analise as proposições como verdadeiras, se totalmente corretas, ou, como falsas.
1 ( ) Em razão da adaptação por mimetismo, em que duas espécies diferentes compartilham alguma semelhança que é reconhecida por outra espécie, conferindo vantagens para uma ou ambas as espécies.
2 ( ) Como resultado da adaptação da coral verdadeira, em que a seleção natural agiu sobre seus ancestrais, aumentando sua freqüência na população, por meio da camuflagem com a falsa coral.
3 ( ) Em virtude de a camuflagem entre as espécies favorecer o aumento na freqüência da população da coral verdadeira.
4 ( ) Como resultado da adaptação da falsa coral, em que seus ancestrais podem ter-se beneficiado do mimetismo por meio da seleção natural, aumentando a freqüência na população de falsas corais.

16. No sistema gastrintestinal, as secreções são necessárias para digerir e absorver nutrientes dos alimentos ingeridos diariamente. Analise as afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
1 ( ) As secreções são produzidas pelas células endócrinas secretoras de enzimas.
2 ( ) A saliva produzida pelas glândulas sublinguais é, principalmente, de natureza serosa.
3 ( ) A secreção gástrica de pepsinogênio e de ácido ocorre dentro das depressões gástricas.
4 ( ) As oligossacaridases completam, no intestino delgado, a digestão de carboidratos devido ao pouco
significado fisiológico da amilase, que requer um pH quase neutro e que pára de agir, quando o alimento entra no estômago.

17. Os biólogos avaliam diversas características para inferir sobre a filogenia animal, as quais são evidenciadas, em primeiro lugar, em registros fósseis, por meio da observação de padrões de desenvolvimento embrionário, da morfologia, e fisiologia e, em segundo lugar, em estruturas moleculares. Analise as características dos diversos filos protostomados e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
1 ( ) Os rotíferos são animais, em sua maioria, marinhos, celomados e segmentados, com sistema digestivo completo.
2 ( ) Os anelídeos são vermes segmentados que vivem somente em ambientes marinhos, acelomados,
assegmentados e com tubo digestivo incompleto.
3 ( ) Os crustáceos são os artrópodes marinhos dominantes, possuem corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome, ou em cefalotórax e abdome, e apresentam sistema digestivo completo.
4 ( ) Os moluscos sofreram uma das maiores radiações evolutivas, com base em um plano corporal, com pé, manto e massa visceral, e possuem celoma reduzido e sistema digestivo completo.

18. As plantas são eucariotos fotossintetizantes que utilizam as clorofilas a e b, armazenam carboidratos na forma de amido e se desenvolvem a partir de embriões protegidos pelo tecido parental. Os 12 (doze) filos de sobreviventes de plantas podem ser agrupados em duas categorias atraqueófitas e traqueófitas. Sobre as atraqueófitas, analise as proposições seguintes e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
1 ( ) Os licopódes e as cavalinhas são atraqueófitas sem sementes que apresentam folhas simples, ao passo que as samambaias possuem folhas complexas.
2 ( ) Os gametófitos mais simples das hepáticas são placas achatadas que produzem os anterídeos, na superfície superior, e os rizóides, na superfície inferior, para a absorção de água.
3 ( ) As psilófitas são atraqueófitas que possuem apenas um sistema rudimentar de células condutoras de água e alimento.
4 ( ) Os musgos são atraqueófitas que podem ser consideradas irmãs das traqueófitas por apresentarem um minúsculo canal para o transporte de água, provavelmente, um progenitor dos traqueídes.

19. A fotossíntese ocorre em dois estágios: 1) as reações de transdução de energia ou reações luminosas; 2) as reações de fixação de carbono ou reações de escuro. Vários processos ocorrem no decorrer dessas reações. Analise as sentenças abaixo, com relação às duas reações, e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
1 ( ) Nas reações de transdução de energia, a energia luminosa é absorvida pelas moléculas de clorofila a na membrana do tilacóide e é usada indiretamente como força para a síntese de ATP.
2 ( ) Nas reações de transdução de energia, a água é quebrada em gás oxigênio e em átomos de hidrogênio (elétrons e prótons). Os elétrons são, então, capturados pelo NADP+ e H+, produzindo NADPH.
3 ( ) Nas reações de fixação de carbono, que ocorre na membrana dos tilacóides, os açúcares são sintetizados, a partir do dióxido de carbono e do hidrogênio transportado pelo NADPH.
4 ( ) Nas reações de fixação do carbono, ocorre uma série de reações conhecidas como ciclo de Calvin; nele, o CO2 é fixado através de uma via de dois carbonos.

20. A interação entre organismos acontece de várias formas. Os organismos podem interagir competitivamente, ou podem ser prejudicados ou beneficiados pela interação. “Plantas terrestres têm muitas interações com os animais. As formigas do gênero Pseudomyrmex, que vivem apenas em acácia, constroem seus nichos e criam seus filhotes, em Acacia cornigera, que tem espinhos grandes e ocos, que servem de moradia. Para provar que as formigas fornecem proteção muito efetiva para as acácias, foi feito um experimento em que as acácias foram severamente podadas e permitiu-se que as formigas recolonizassem algumas árvores, ao passo que outras foram mantidas sem formiga. O resultado foi que as árvores sem formiga cresceram lentamente, devido à falta de proteção contra predadores e competidores e o corte de plantas trepadeiras” (Texto adaptado de Purves et al., 2005).
Analise as proposições que procuram explicar o experimento descrito no texto, como verdadeiras, se totalmente corretas, ou, como falsas.
1 ( ) A Acacia cornigera se beneficia da presença das formigas do gênero Pseudomyrmex, que não é afetado, pois os indivíduos associados se beneficiam e a associação não é obrigatória.
2 ( ) O experimento acima pode ser explicado de forma similar às interações entre plantas e seus polinizadores, por meio das quais as plantas se beneficiam do mutualismo de polinização pela transferência de seu pólen
para outras plantas, e os animais se beneficiam ao obter o alimento na forma de néctar e pólen.
3 ( ) O experimento descrito no texto caracteriza um exemplo de competição interespecífica entre o crescimento das folhas da Acacia cornigera e os seus predadores. Os predadores da Acacia cornigera podem causar um colapso na população de formigas.
4 ( ) As formigas do gênero Pseudomyrmex e a Acacia cornigera exemplificam uma interação interespecífica benéfica, uma vez que as formigas são totalmente dependentes dos nectários dessa planta para sua alimentação; e a planta, de predadores.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]