CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS [UFRN]
Questão 1
O funcionamento de um gerador eólico é baseado na interação entre suas pás e o vento. Nessa interação, as pás do gerador funcionam como defletor para a massa de ar incidente. Durante a interação, o vetor quantidade de movimento do ar incidente
O funcionamento de um gerador eólico é baseado na interação entre suas pás e o vento. Nessa interação, as pás do gerador funcionam como defletor para a massa de ar incidente. Durante a interação, o vetor quantidade de movimento do ar incidente
A variação da quantidade de movimento da massa de ar incidente sobre as pás faz com que elas girem em torno de seu eixo gerando energia elétrica. Tal variação na quantidade de movimento do ar,
Neste sentido, a composição de vetores que melhor representa a variação da quantidade do movimento do ar está representada por:
Questão 2
Em Tirinhas, é muito comum encontrarmos situações que envolvem conceitos de Física e que, inclusive, têm sua parte cômica relacionada, de alguma forma, com a Física. Considere a tirinha envolvendo a “Turma da Mônica”, mostrada a seguir.
Em Tirinhas, é muito comum encontrarmos situações que envolvem conceitos de Física e que, inclusive, têm sua parte cômica relacionada, de alguma forma, com a Física. Considere a tirinha envolvendo a “Turma da Mônica”, mostrada a seguir.
Supondo que o sistema se encontra em equilíbrio, é correto afirmar que, de acordo com a Lei da Ação e Reação (3ª Lei de Newton),
A) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre a corda formam um par ação-reação.
B) a força que a Mônica exerce sobre o chão e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
C) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
D) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre o chão formam um par ação-reação.
A) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre a corda formam um par ação-reação.
B) a força que a Mônica exerce sobre o chão e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
C) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
D) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre o chão formam um par ação-reação.
Questão 3
Do ponto de vista da Física, o sistema de freios dos carros atuais é formado por uma alavanca e por uma prensa hidráulica. Enquanto a alavanca tem a capacidade de ampliação da força aplicada por um fator igual à razão direta de seus braços, a prensa hidráulica amplia a força da alavanca na razão direta de suas áreas. Finalmente, a força resultante aciona os freios, conforme mostrado na Figura, fazendo o veículo parar.
Considere que a alavanca tem braço maior, L, igual a 40cm e braço menor, l, igual a 10cm, e a prensa hidráulica apresenta êmbolos com área maior, A, oito vezes maior que a área menor, a. Levando em consideração as características descritas acima, tal sistema de freios é capaz de fazer a força exercida no pedal dos freios, pelo motorista, aumentar
A) 32 vezes.
A) 32 vezes.
B) 12 vezes.
C) 24 vezes.
D) 16 vezes.
Questão 4
Em um processo de demolição de um prédio, foi utilizado um guindaste como o mostrado na Figura.
Em um processo de demolição de um prédio, foi utilizado um guindaste como o mostrado na Figura.
Nesse guindaste há um pêndulo formado por um cabo de aço de comprimento, L, e por uma esfera de ferro (esfera de demolição) de massa, M. Para realizar a demolição, a esfera é puxada pelo guindaste até a posição mostrada na Figura e, logo após, é solta, indo, assim, de encontro ao prédio a ser demolido. Considerando a aceleração da gravidade, g; o comprimento do arco, S, formado pelo movimento da esfera; a diferença de altura, h, entre a posição inicial e sua posição no momento da colisão; a altura, H, da esfera em relação ao solo na posição inicial; e o comprimento do cabo, L, conforme mostrados na Figura, pode-se concluir que a energia máxima disponível em uma colisão é:
A) MgS.
B) MgH.
C) MgL.
D) Mgh.
A) MgS.
B) MgH.
C) MgL.
D) Mgh.
Questão 5
Em seu livro “Diálogos sobre os dois Principais Sistemas do Mundo”, Galileu, através de seu personagem Salviati, refuta um dos principais argumentos aristotélicos sobre o movimento da Terra, defendido pelo personagem Simplício, que diz: “Se de fato a Terra tivesse um movimento diurno de rotação, uma torre do alto da qual se deixasse cair uma pedra, sendo transportada pela Terra em sua rotação, já se teria deslocado de muitas centenas de jardas para leste durante o tempo de queda da pedra, e a pedra deveria atingir o solo a essa distância da base da torre”. Seguindo o argumento de Simplício, poder-se-ia concluir que a Terra não gira, pois a pedra sempre cai atingindo o ponto verticalmente abaixo de onde foi solta. Entretanto, a argumentação de Simplício está equivocada, pois sabe-se que a Terra tem movimento de rotação, isto é, ela gira, e que a pedra cai no ponto abaixo do qual foi solta porque
A) sua velocidade de queda depende da velocidade linear da Terra.
B) sua velocidade angular é igual à velocidade angular da Terra.
C) sua aceleração angular é igual à aceleração da gravidade.
D) sua aceleração linear depende da aceleração linear da Terra.
Em seu livro “Diálogos sobre os dois Principais Sistemas do Mundo”, Galileu, através de seu personagem Salviati, refuta um dos principais argumentos aristotélicos sobre o movimento da Terra, defendido pelo personagem Simplício, que diz: “Se de fato a Terra tivesse um movimento diurno de rotação, uma torre do alto da qual se deixasse cair uma pedra, sendo transportada pela Terra em sua rotação, já se teria deslocado de muitas centenas de jardas para leste durante o tempo de queda da pedra, e a pedra deveria atingir o solo a essa distância da base da torre”. Seguindo o argumento de Simplício, poder-se-ia concluir que a Terra não gira, pois a pedra sempre cai atingindo o ponto verticalmente abaixo de onde foi solta. Entretanto, a argumentação de Simplício está equivocada, pois sabe-se que a Terra tem movimento de rotação, isto é, ela gira, e que a pedra cai no ponto abaixo do qual foi solta porque
A) sua velocidade de queda depende da velocidade linear da Terra.
B) sua velocidade angular é igual à velocidade angular da Terra.
C) sua aceleração angular é igual à aceleração da gravidade.
D) sua aceleração linear depende da aceleração linear da Terra.
Questão 6
Um cliente de lojas virtuais estava procurando adquirir um forno de microondas, que apresentasse o menor consumo de energia dentre os modelos disponíveis, quando se interessou por dois que apresentavam as seguintes características técnicas:
Um cliente de lojas virtuais estava procurando adquirir um forno de microondas, que apresentasse o menor consumo de energia dentre os modelos disponíveis, quando se interessou por dois que apresentavam as seguintes características técnicas:
Em relação ao consumo de energia e considerando que qualquer um dos dois seria utilizado durante o mesmo intervalo de tempo, as informações contidas na Tabela indicam ao cliente que ele pode adquirir A) apenas o Forno 2, pois o consumo de energia depende apenas da tensão de alimentação.
B) apenas o Forno 1, pois o consumo de energia depende apenas da tensão de alimentação.
C) qualquer um dos fornos, pois o consumo de energia depende apenas da frequência.
D) qualquer um dos fornos, pois o consumo de energia depende apenas da potência.
B) apenas o Forno 1, pois o consumo de energia depende apenas da tensão de alimentação.
C) qualquer um dos fornos, pois o consumo de energia depende apenas da frequência.
D) qualquer um dos fornos, pois o consumo de energia depende apenas da potência.
Questão 7
Um técnico em eletrotécnica resolve controlar a intensidade luminosa de seu quarto, instalando um potenciômetro (resistor de resistência variável) em série com o circuito elétrico que alimenta a lâmpada de seu quarto, conforme mostrado no esquema ao lado.
Um técnico em eletrotécnica resolve controlar a intensidade luminosa de seu quarto, instalando um potenciômetro (resistor de resistência variável) em série com o circuito elétrico que alimenta a lâmpada de seu quarto, conforme mostrado no esquema ao lado.
Considerando que a intensidade da radiação luminosa emitida pela lâmpada depende da potência elétrica que nela circula, para reduzir a intensidade luminosa no quarto, o técnico deverá
A) aumentar a resistência no potenciômetro e, assim, diminuir a corrente que passa pela lâmpada.
B) diminuir a resistência no potenciômetro e, assim, aumentar a corrente que passa pela lâmpada.
C) aumentar a resistência no potenciômetro e, assim, aumentar a corrente que passa pela lâmpada.
D) diminuir a resistência no potenciômetro e, assim, diminuir a corrente que passa pela lâmpada.
A) aumentar a resistência no potenciômetro e, assim, diminuir a corrente que passa pela lâmpada.
B) diminuir a resistência no potenciômetro e, assim, aumentar a corrente que passa pela lâmpada.
C) aumentar a resistência no potenciômetro e, assim, aumentar a corrente que passa pela lâmpada.
D) diminuir a resistência no potenciômetro e, assim, diminuir a corrente que passa pela lâmpada.
Questão 8
Visando a discutir os efeitos magnéticos da corrente elétrica sobre quatro pequenas bússolas postas sobre uma placa, um professor montou, em um laboratório didático, o dispositivo experimental representado na Figura ao lado.
Visando a discutir os efeitos magnéticos da corrente elétrica sobre quatro pequenas bússolas postas sobre uma placa, um professor montou, em um laboratório didático, o dispositivo experimental representado na Figura ao lado.
Inicialmente, com a chave desligada, as bússolas ficam orientadas exclusivamente pela ação do campo magnético terrestre. Ao ligar a chave e fazer circular uma corrente elétrica no circuito, esta irá produzir um campo magnético muito mais intenso que o terrestre. Com isso, as bússolas irão se orientar de acordo com as linhas desse novo campo magnético. Das representações abaixo, a que melhor representa o efeito do campo magnético produzido pela corrente sobre as bússolas é
Questão 9
Recentemente, tem-se falado muito sobre os possíveis danos que o uso contínuo de aparelhos celulares pode trazer ao ser humano. Por sua vez, muitas pessoas que já utilizaram o celular encostado à orelha, por um tempo suficientemente longo, perceberam que a região em torno desta se aqueceu. Isso se explica pelo fato de que
A) o celular absorve ondas eletromagnéticas, que são transformadas em radiação ultravioleta e aquecem os tecidos da região da orelha.
B) o celular emite ondas sonoras, as quais são absorvidas pelos tecidos da região da orelha, aquecendo-a.
C) o celular emite ondas eletromagnéticas, as quais são absorvidas pelos tecidos da região da orelha, aquecendo-a.
D) o celular absorve ondas sonoras, que são transformadas em radiação infravermelha que aquecem os tecidos da região da orelha.
Recentemente, tem-se falado muito sobre os possíveis danos que o uso contínuo de aparelhos celulares pode trazer ao ser humano. Por sua vez, muitas pessoas que já utilizaram o celular encostado à orelha, por um tempo suficientemente longo, perceberam que a região em torno desta se aqueceu. Isso se explica pelo fato de que
A) o celular absorve ondas eletromagnéticas, que são transformadas em radiação ultravioleta e aquecem os tecidos da região da orelha.
B) o celular emite ondas sonoras, as quais são absorvidas pelos tecidos da região da orelha, aquecendo-a.
C) o celular emite ondas eletromagnéticas, as quais são absorvidas pelos tecidos da região da orelha, aquecendo-a.
D) o celular absorve ondas sonoras, que são transformadas em radiação infravermelha que aquecem os tecidos da região da orelha.
Questão 10
O uso de tecnologias associadas às energias renováveis tem feito ressurgir, em Zonas Rurais, técnicas mais eficientes e adequadas ao manejo de biomassa para produção de energia. Entre essas tecnologias, está o uso do fogão a lenha, de forma sustentável, para o aquecimento de água residencial. Tal processo é feito por meio de uma serpentina instalada no fogão e conectada, através de tubulação, à caixa d’água, conforme o esquema mostrado na Figura ao lado.
Na serpentina, a água aquecida pelo fogão sobe para a caixa d’água ao mesmo tempo em que a água fria desce através da tubulação em direção à serpentina, onde novamente é realizada a troca de calor.
Considerando o processo de aquecimento da água contida na caixa d’água, é correto afirmar que este se dá, principalmente, devido ao processo de
A) condução causada pela diminuição da densidade da água na serpentina.
B) convecção causada pelo aumento da densidade da água na serpentina.
C) convecção causada pela diminuição da densidade da água na serpentina.
D) condução causada pelo aumento da densidade da água na serpentina.
Questão 11
Duas pessoas, que estão em um ponto de ônibus, observam uma ambulância que delas se aproxima com a sirene de advertência ligada. Percebem que, ao passar por elas, o som emitido pela sirene se torna diferente daquele percebido durante a aproximação. Por outro lado, comentando esse fato, elas concordam que o som mudou de uma tonalidade aguda para uma mais grave à medida que a ambulância se distanciava. Tal mudança é explicada pelo efeito Doppler, segundo o qual, para essa situação, a
A) amplitude do som diminuiu.
B) frequência do som diminuiu.
C) frequência do som aumentou.
D) amplitude do som aumentou.
Duas pessoas, que estão em um ponto de ônibus, observam uma ambulância que delas se aproxima com a sirene de advertência ligada. Percebem que, ao passar por elas, o som emitido pela sirene se torna diferente daquele percebido durante a aproximação. Por outro lado, comentando esse fato, elas concordam que o som mudou de uma tonalidade aguda para uma mais grave à medida que a ambulância se distanciava. Tal mudança é explicada pelo efeito Doppler, segundo o qual, para essa situação, a
A) amplitude do som diminuiu.
B) frequência do som diminuiu.
C) frequência do som aumentou.
D) amplitude do som aumentou.
Questão 12
Estudantes interessados em analisar a natureza dual da luz preparavam uma apresentação para uma Feira de Ciências com três experimentos, conforme mostrados nas Figuras abaixo.
Estudantes interessados em analisar a natureza dual da luz preparavam uma apresentação para uma Feira de Ciências com três experimentos, conforme mostrados nas Figuras abaixo.
- o 1º experimento mostra a difração da luz ao passar por uma fenda estreita;
- o 2º experimento mostra o efeito fotoelétrico caracterizado pela geração de corrente elétrica a partir da incidência de luz sobre uma célula fotoelétrica; e
- o 3º experimento mostra o efeito da polarização da luz ao fazê-la incidir sobre filtros polarizadores.
A partir desses experimentos, é correto afirmar que
A) o efeito fotoelétrico e a polarização evidenciam a natureza ondulatória da luz, enquanto a difração evidencia a natureza corpuscular da luz.
B) a polarização e a difração evidenciam a natureza corpuscular da luz, enquanto o efeito fotoelétrico evidencia a natureza ondulatória da luz.
C) a difração e a polarização evidenciam a natureza ondulatória da luz, enquanto o efeito fotoelétrico evidencia a natureza corpuscular da luz.
D) o efeito fotoelétrico e a difração evidenciam a natureza ondulatória da luz, enquanto a polarização evidencia a natureza corpuscular da luz.
A partir desses experimentos, é correto afirmar que
A) o efeito fotoelétrico e a polarização evidenciam a natureza ondulatória da luz, enquanto a difração evidencia a natureza corpuscular da luz.
B) a polarização e a difração evidenciam a natureza corpuscular da luz, enquanto o efeito fotoelétrico evidencia a natureza ondulatória da luz.
C) a difração e a polarização evidenciam a natureza ondulatória da luz, enquanto o efeito fotoelétrico evidencia a natureza corpuscular da luz.
D) o efeito fotoelétrico e a difração evidenciam a natureza ondulatória da luz, enquanto a polarização evidencia a natureza corpuscular da luz.
Questão 13
Apesar de controvérsias, pesquisadores da NASA comunicaram no ano de 2010, na revista Science (02/12/2010, versão on-line) nos Estados Unidos, a descoberta do primeiro ser vivo que não possui fósforo na constituição do seu DNA, e sim arsênio. A procura por esse ser vivo (microrganismo), no entanto, acontece desde 2009, orientada pela ideia de que o arsênio poderia substituir o fósforo na constituição de alguns seres vivos. A ideia de o arsênio poder substituir o fósforo pode ser considerada
A) uma hipótese científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos, pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo grupo).
B) uma lei científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos, pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo grupo).
C) uma hipótese científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos, pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo período).
D) uma lei científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo período).
Apesar de controvérsias, pesquisadores da NASA comunicaram no ano de 2010, na revista Science (02/12/2010, versão on-line) nos Estados Unidos, a descoberta do primeiro ser vivo que não possui fósforo na constituição do seu DNA, e sim arsênio. A procura por esse ser vivo (microrganismo), no entanto, acontece desde 2009, orientada pela ideia de que o arsênio poderia substituir o fósforo na constituição de alguns seres vivos. A ideia de o arsênio poder substituir o fósforo pode ser considerada
A) uma hipótese científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos, pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo grupo).
B) uma lei científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos, pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo grupo).
C) uma hipótese científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos, pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo período).
D) uma lei científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo período).
Questão 14
Pró-fármacos são substâncias que devem sofrer conversão química ou bioquímica antes de exercerem sua ação farmacológica, ou seja, devem se converter no fármaco quando estão no organismo. A finalidade de se preparar pró-fármacos é resolver inconvenientes que o fármaco pode apresentar. No organismo, enzimas catalisam as reações que liberam as substâncias com ação medicamentosa. Um exemplo desse tipo de reação é a hidrólise de ésteres. O α-tocoferol (vitamina E), por exemplo, apresenta dois inconvenientes: é praticamente insolúvel em água e é rapidamente oxidado pelo oxigênio do ar. Isto dificulta sua administração parenteral. Dessa forma, a vitamina E pode ser preparada como um pró-fármaco mais hidrossolúvel – o éster de d-α-tocoferol. Ambas as substâncias estão representadas na Figura abaixo.
Os grupos funcionais que reagem para formar o éster para a obtenção do pró-fármaco, sob catálise adequada, são
A) grupo aldeído (R-COH) e grupo carboxila (R1-COOH).
B) grupo carboxila (R-COOH) e grupo álcool (R1-OH).
C) grupo amina (R-NH2) e grupo éter (R1-O-R2).
D) grupo amida (R-CO-NH2) e grupo álcool (R1-OH).
Questão 15
Sorvete em cinco minutos.
Uma receita rápida, prática e que parece mágica para o preparo de um sorvete de morango recomenda o seguinte procedimento:
Despeje o leite, o açúcar e a essência de morango num saco de plástico de 0,5 litro e certifique-se de que ele fique bem fechado. Coloque 16 cubos de gelo e 6 colheres de sopa de sal comum (NaCl) num outro saco plástico de 1 litro. Insira o saco de 0,5 litro dentro do saco de 1 litro e feche muito bem. Agite as bolsas de plástico por 5 minutos e, após esse tempo, remova o saco de 0,5 litro de dentro do outro. Em seguida, corte um dos bicos inferiores do saco de 0,5 litro e despeje o sorvete no recipiente de sua preferência.
O que parece mágica, ou seja, o congelamento do sorvete a uma temperatura (-20ºC) mais baixa que 0ºC, pela solução aquosa de NaCl, é explicado pela propriedade coligativa de diminuição da temperatura de início de solidificação.
Outro soluto que pode produzir a mesma diminuição da temperatura que o NaCl é
A) cloreto de potássio (KCl).
B) cloreto de cálcio (CaCl2).
C) glicose (C6H12O6).
D) glicerina (C3H8O3).
Questão 16
Extrair o dióxido de carbono do sistema de exaustão de usinas termoelétricas e evitar a sua emissão para a atmosfera é uma questão de proteção ao Meio Ambiente e uma contribuição para diminuir os efeitos do aquecimento do Planeta Terra. Nas usinas termoelétricas, o dióxido de carbono se forma como subproduto da combustão do carvão usado na obtenção de energia. Diversas formas têm sido usadas e pesquisadas para a captura do dióxido de carbono. Sem causar prejuízos ao Meio Ambiente, uma alternativa adequada e viável para a captura do dióxido de carbono das usinas termoelétricas pode ser
A) injetar o CO2(g) numa solução aquosa de ácido sulfúrico para obter o ácido carbônico, o qual pode ser separado e armazenado.
B) esfriar o CO2(g) e armazená-lo em cilindros metálicos especiais a baixa pressão.
C) injetar o CO2(g) numa solução aquosa de hidróxido de sódio para obter o carbonato de sódio insolúvel, o qual pode ser separado e armazenado.
D) aquecer o CO2(g) e armazená-lo em cilindros metálicos especiais a baixa pressão.
Questão 17
Antes de adquirir produtos, o consumidor consciente deve ter o hábito de ler os rótulos. Muitos dos alimentos comercializados nos supermercados apresentam, em sua composição, os aditivos. Estes são substâncias intencionalmente acrescentadas aos alimentos e às bebidas (por causa das técnicas de elaboração e/ou de adaptação ao uso a que são destinados) sem a finalidade de modificar característica como cor, sabor e o valor nutritivo. O excesso de aditivos pode, porém, alterar a qualidade do alimento em vez de torná-lo mais atraente ao consumidor. No Brasil, os rótulos são padronizados segundo normas internacionais, como a International Numeration System (INS).
Suponha os seguintes valores de aditivos informados pelo INS:
Após analisar quatro lotes de alimentos, um laboratório de controle de qualidade apresentou os seguintes resultados:
De acordo com as normas internacionais, os lotes adequados para comercialização são
A) I e IV.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.
Questão 18
Uma atitude sustentável que visa a diminuir a poluição do ar é a regulagem dos motores dos automóveis. Uma regulagem inadequada do motor favorece a combustão incompleta, que gera, além do dióxido de carbono (CO2(g)), o monóxido de carbono (CO(g)) e a fuligem (C(s)).
Suponha que um carro use etanol como combustível e considere as reações e os dados da Tabela apresentados a seguir:
Tendo em vista essa situação, quando o motor não estiver bem regulado,
A) a combustão é incompleta, pois, na mistura ar (O2)/combustível, o O2 é a substância limitante da reação.
B) na combustão incompleta, o consumo de álcool para produzir a mesma quantidade de energia que na combustão completa é menor.
C) na combustão incompleta dos gases liberados, só o CO2 tem impacto indesejado na qualidade do ar.
D) a combustão é incompleta, pois, na mistura ar (O2)/combustível, o etanol é a substância limitante da reação.
Questão 19
O oxigênio dissolvido (OD) na água é um dos parâmetros importantes para estabelecer a sua qualidade e conhecer a possibilidade de vida nos sistemas aquáticos. A quantidade de oxigênio dissolvido na água não pode ser menor que 2 mg/L para que os peixes sobrevivam. A seguir, é apresentada a sequência de reações de um método desenvolvido em solução aquosa, para a determinação da quantidade de oxigênio dissolvido na água:
A partir das reações observadas no método de determinação de oxigênio dissolvido, é correto afirmar:
A) Na reação II, o oxigênio (O2) age como agente redutor, uma vez que aumenta o seu número de oxidação.
B) A reação I é de simples troca.
C) O I2(aq) formado no processo equivale à concentração de oxigênio dissolvido, o que possibilita determinar o OD na água.
D) A reação V é de decomposição.
Questão 20
Os mecanismos de reações são modelos criados pelos químicos, baseados em evidências experimentais, para explicar as etapas pelas quais se supõe que uma reação química ocorra. O mecanismo normal de adição do HBr à dupla ligação do propeno, na ausência de peróxido , quando se obtém o produto mais abundante, é descrito a seguir:
- Na primeira etapa, produz-se a ruptura heterolítica da molécula de HBr, formando os íons correspondentes.
- Na segunda etapa, o ataque eletrofílico do cátion hidrogênio ao propeno produz um carbocátion (íon de carbônio) instável, muito reativo.
- Na terceira etapa, o ânion brometo se adiciona ao carbocátion formando o 2-bromopropano.
O processo descrito está corretamente representado por:
Questão 21
As gorduras de origem animal são constituídas principalmente por gorduras saturadas, colesterol e gorduras trans. Nos últimos anos, o termo “gordura trans” ganhou uma posição de destaque no dia a dia em função da divulgação de possíveis malefícios à saúde decorrentes de seu consumo. Esse tipo de gordura, que se encontra em alimentos como leite integral, queijos gordos, carne de boi e manteiga, pode aumentar os níveis do colesterol prejudicial ao organismo humano. Nesse tipo de gordura, a fórmula do composto ao qual a denominação trans faz referência é
Questão 22
Assim como Monsièur Jourdain, o personagem de Molière, que falava em prosa sem sabê-lo, também nós realizamos e presenciamos transformações químicas, sem ter plenamente consciência disso. No dia a dia, muitas transformações químicas acontecem sem que pensemos nelas, como por exemplo:
A) A sublimação do I2(s).
B) A atração de um metal por um imã.
C) O congelamento da água.
D) O amadurecimento de um fruto.
Questão 23
A química está presente no cotidiano, como se pode ver na Tirinha abaixo.
A fórmula química da substância propanona (acetona), desconhecida pela garota, é
Questão 24
Em comemoração ao Ano Internacional da Química, estudantes foram desafiados a apresentarem suas ideias sobre a Química para artigos informativos a serem publicados no jornal de sua escola. Entre algumas dessas ideias, o aluno-editor do jornal analisou as quatro mostradas a seguir:
I. Uma reação nuclear é, em certa medida, uma realização dos sonhos dos alquimistas, pois nela átomos de um elemento químico se transformam em átomos de outros elementos químicos, como acreditavam os alquimistas.
II. Uma reação química é, em certa medida, uma realização dos sonhos dos alquimistas, pois nela ocorre rearranjo de átomos, acompanhado de alterações em suas estruturas atômicas e em seus núcleos, como acreditavam os alquimistas.
III. A composição de uma substância depende do método de sua obtenção na indústria ou no laboratório.
IV. A separação de substâncias de uma mistura depende das propriedades físicas e químicas das substâncias que formam a mistura.
Como o aluno-editor do jornal deve escolher somente ideias corretas para desenvolver os referidos artigos, ele deve considerar apenas as ideias
A) I e IV.
B) I e III.
C) III e IV.
D) II e III.
As questões 37 e 38 a seguir são baseadas no texto que segue. Economizar água é também garantia de economia de dinheiro. Mas a questão não é só a grana. Mudar alguns hábitos pode ser bem mais simples do que parece – você faz coisas muito mais difíceis todos os dias. Duvida? Ao sair do banho um minuto antes do normal, você já poupa de 3 a 6 litros de água. Nessa brincadeira, uma cidade com cerca de 2 milhões de habitantes conseguiria deixar de gastar em torno de 6 milhões de litros se todos fizessem a mesma coisa, o que daria para encher pouco mais de duas piscinas olímpicas. Mas se você não está disposto a deixar o banho mais longo de lado, existem outras opções. Claro que não precisa virar maníaco-compulsivo, mas é sempre bom checar se a torneira está bem fechada. Às vezes, e nem é por mal, ela fica pingando, e aí… podem ir embora ralo abaixo nada menos que 46 litros de água em um dia. Em um ano inteiro, esse número soma 16 mil litros, o que representa cerca de 64 mil copos de água (desses de requeijão, sabe?). Se quiser fazer melhor ainda (aproveitando aquela reforma no apê…), vale instalar torneiras com aerador, uma espécie de peneira na saída da água. A peça não prejudica a vazão e ainda ajuda a economizar. Na hora de escovar os dentes também é possível poupar, já que uma torneira aberta pela metade chega a gastar 12 litros de água em cinco minutos. Se você fechá-la enquanto escova, vai usar no final em torno de 1 ou 2 litros. Fácil, fácil. Lydia Cintra em:. Acesso em: 6 maio 2011.
Questão 37
Considerando que a população de Natal é de 786 mil habitantes, a economia conseguida, se todos os moradores de Natal saírem do banho um minuto antes do normal, é de no mínimo:
A) 1,179 milhões de litros.
B) 2,358 milhões de litros.
C) 4,716 milhões de litros.
D) 9,432 milhões de litros.
Questão 38
Durante a higiene bucal, uma pessoa, em vez de deixar a torneira aberta pela metade, a fecha por 5 minutos enquanto escova os dentes. De acordo com o texto, a economia conseguida por essa pessoa é de aproximadamente:
A) 17%. C) 63%.
B) 25%. D) 83%.
Questão 39
Marcos, Kátia, Sérgio e Ana foram jantar em uma pizzaria e pediram duas pizzas gigantes, que, cortadas, resultaram em 16 fatias. Marcos e Sérgio comeram quatro fatias cada, enquanto Kátia e Ana comeram três cada uma. Se o preço de cada pizza era de R$21,00 e a conta do jantar foi dividida proporcionalmente à quantidade de fatias que cada um consumiu, o valor pago por cada homem e cada mulher foi, respectivamente,
A) R$6,00 e R$ 4,50.
B) R$12,00 e R$9,00.
C) R$10,50 e R$7,90.
D) R$24,00 e R$18,00.
Questão 40
No ano de 1986, o município de João Câmara – RN foi atingido por uma sequência de tremores sísmicos, todos com magnitude maior do que ou igual a 4,0 na escala Richter. Tal escala segue a fórmula empírica
, em que M é a magnitude, E é a energia liberada em KWh e E0=7x10-3KWh. Recentemente, em março de 2011, o Japão foi atingido por uma inundação provocada por um terremoto. A magnitude desse terremoto foi de 8,9 na escala Richter. Considerando um terremoto de João Câmara com magnitude 4,0, pode-se dizer que a energia liberada no terremoto do Japão foi
A) 107,35 vezes maior do que a do terremoto de João Câmara.
B) cerca de duas vezes maior do que a do terremoto de João Câmara.
C) cerca de três vezes maior do que a do terremoto de João Câmara.
D) 1013,35 vezes maior do que a do terremoto de João Câmara.
Questão 41
A potência de um condicionador de ar é medida em BTU (British Thermal Unit, ou Unidade Termal Britânica). 1 BTU é definido como a quantidade necessária de energia para se elevar a temperatura de uma massa de uma libra de água em um grau Fahrenheit. O cálculo de quantos BTUs serão necessários para cada ambiente leva em consideração a seguinte regra: 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas, e mais 600 BTUs por pessoa ou equipamento que emita calor no ambiente.
De acordo com essa regra, em um escritório de 12 metros quadrados em que trabalhem duas pessoas e que haja um notebook e um frigobar, a potência do condicionador de ar deve ser
A) 15.600 BTUs.
B) 8.400 BTUs.
C) 7.200 BTUs.
D) 2.400 BTUs.
Questão 42
Numa projeção de filme, o projetor foi colocado a 12m de distância da tela. Isto fez com que aparecesse a imagem de um homem com 3m de altura. Numa sala menor, a projeção resultou na imagem de um homem com apenas 2m de altura. Nessa nova sala, a distância do projetor em relação à tela era de
A) 18m.
B) 8m.
C) 36m.
D) 9m.
Questão 43
A figura ao lado representa uma área quadrada, no jardim de uma residência. Nessa área, as regiões sombreadas são formadas por quatro triângulos cujos lados menores medem 3m e 4m, onde será plantado grama. Na parte branca, será colocado um piso de cerâmica. O proprietário vai ao comércio comprar esses dois produtos e, perguntado sobre a quantidade de cada um, responde:
A) 24m2de grama e 25m2de cerâmica.
B) 24m2de grama e 24m2de cerâmica.
C) 49m2de grama e 25m2de cerâmica.
D) 49m2de grama e 24m2de cerâmica.
Questão 44
Numa escola, o acesso entre dois pisos desnivelados é feito por uma escada que tem quatro degraus, cada um medindo 24cm de comprimento por 12cm de altura. Para atender à política de acessibilidade do Governo Federal, foi construída uma rampa, ao lado da escada, com mesma inclinação, conforme mostra a foto ao lado.
Com o objetivo de verificar se a inclinação está de acordo com as normas recomendadas, um fiscal da Prefeitura fez a medição do ângulo que a rampa faz com o solo.
O valor encontrado pelo fiscal
A) estava entre 30º e 45º.
B) era menor que 30º.
C) foi exatamente 45º.
D) era maior que 45º.
Questão 45
Uma prova de Matemática contém trinta questões, das quais quatro são consideradas difíceis. Cada questão tem quatro opções de resposta, das quais somente uma é correta. Se uma pessoa marcar aleatoriamente uma opção em cada uma das questões difíceis, é correto afirmar que
A) a probabilidade de errar as questões difíceis é maior que a probabilidade de acertar pelo menos uma questão difícil.
B) a probabilidade de errar as questões difíceis é maior que 1/2.
C) a probabilidade de errar as questões difíceis é menor que a probabilidade de acertar pelo menos uma questão difícil.
D) a probabilidade de errar as questões difíceis está entre 2/5 e 1/2.
Questão 46
Um artesão produz peças ornamentais com um material que pode ser derretido quando elevado a certa temperatura. Uma dessas peças contém uma esfera sólida e o artesão observa que as peças com esferas maiores são mais procuradas e resolve desmanchar as esferas menores para construir esferas maiores, com o mesmo material. Para cada 8 esferas de 10cm de raio desmanchada, ele constrói uma nova esfera.
O raio das novas esferas construídas mede
A) 80,0cm.
B) 14,2cm.
C) 28,4cm.
D) 20,0cm.
Questão 47
Uma lanchonete vende, em média, 200 sanduíches por noite ao preço de R$3,00 cada um. O proprietário observa que, para cada R$0,10 que diminui no preço, a quantidade vendida aumenta em cerca de 20 sanduíches. Considerando o custo de R$1,50 para produzir cada sanduíche, o preço de venda que dará o maior lucro ao proprietário é
A) R$2,50.
B) R$2,00.
C) R$2,75.
D) R$2,25.
Questão 48
Os Gráficos abaixo, vistos por um consumidor em uma revista especializada em Mecânica, correspondem às distribuições de frequência de substituição de uma peça de automóvel fornecida por dois fabricantes, em função do tempo. A curva contínua refere-se à peça feita pelo fabricante A, enquanto a curva tracejada corresponde ao produto do fabricante B.
A partir da leitura dos Gráficos, o consumidor deve concluir que
A) as peças do fabricante A duram menos.
B) as peças dos dois fabricantes duram, em média, o mesmo tempo, mas a duração do produto do fabricante A varia menos.
C) as peças dos dois fabricantes duram, em média, o mesmo tempo, mas a duração do produto do fabricante B varia menos.
D) as peças do fabricante B duram menos.
Pró-fármacos são substâncias que devem sofrer conversão química ou bioquímica antes de exercerem sua ação farmacológica, ou seja, devem se converter no fármaco quando estão no organismo. A finalidade de se preparar pró-fármacos é resolver inconvenientes que o fármaco pode apresentar. No organismo, enzimas catalisam as reações que liberam as substâncias com ação medicamentosa. Um exemplo desse tipo de reação é a hidrólise de ésteres. O α-tocoferol (vitamina E), por exemplo, apresenta dois inconvenientes: é praticamente insolúvel em água e é rapidamente oxidado pelo oxigênio do ar. Isto dificulta sua administração parenteral. Dessa forma, a vitamina E pode ser preparada como um pró-fármaco mais hidrossolúvel – o éster de d-α-tocoferol. Ambas as substâncias estão representadas na Figura abaixo.
Os grupos funcionais que reagem para formar o éster para a obtenção do pró-fármaco, sob catálise adequada, são
A) grupo aldeído (R-COH) e grupo carboxila (R1-COOH).
B) grupo carboxila (R-COOH) e grupo álcool (R1-OH).
C) grupo amina (R-NH2) e grupo éter (R1-O-R2).
D) grupo amida (R-CO-NH2) e grupo álcool (R1-OH).
Questão 15
Sorvete em cinco minutos.
Uma receita rápida, prática e que parece mágica para o preparo de um sorvete de morango recomenda o seguinte procedimento:
Despeje o leite, o açúcar e a essência de morango num saco de plástico de 0,5 litro e certifique-se de que ele fique bem fechado. Coloque 16 cubos de gelo e 6 colheres de sopa de sal comum (NaCl) num outro saco plástico de 1 litro. Insira o saco de 0,5 litro dentro do saco de 1 litro e feche muito bem. Agite as bolsas de plástico por 5 minutos e, após esse tempo, remova o saco de 0,5 litro de dentro do outro. Em seguida, corte um dos bicos inferiores do saco de 0,5 litro e despeje o sorvete no recipiente de sua preferência.
O que parece mágica, ou seja, o congelamento do sorvete a uma temperatura (-20ºC) mais baixa que 0ºC, pela solução aquosa de NaCl, é explicado pela propriedade coligativa de diminuição da temperatura de início de solidificação.
Outro soluto que pode produzir a mesma diminuição da temperatura que o NaCl é
A) cloreto de potássio (KCl).
B) cloreto de cálcio (CaCl2).
C) glicose (C6H12O6).
D) glicerina (C3H8O3).
Questão 16
Extrair o dióxido de carbono do sistema de exaustão de usinas termoelétricas e evitar a sua emissão para a atmosfera é uma questão de proteção ao Meio Ambiente e uma contribuição para diminuir os efeitos do aquecimento do Planeta Terra. Nas usinas termoelétricas, o dióxido de carbono se forma como subproduto da combustão do carvão usado na obtenção de energia. Diversas formas têm sido usadas e pesquisadas para a captura do dióxido de carbono. Sem causar prejuízos ao Meio Ambiente, uma alternativa adequada e viável para a captura do dióxido de carbono das usinas termoelétricas pode ser
A) injetar o CO2(g) numa solução aquosa de ácido sulfúrico para obter o ácido carbônico, o qual pode ser separado e armazenado.
B) esfriar o CO2(g) e armazená-lo em cilindros metálicos especiais a baixa pressão.
C) injetar o CO2(g) numa solução aquosa de hidróxido de sódio para obter o carbonato de sódio insolúvel, o qual pode ser separado e armazenado.
D) aquecer o CO2(g) e armazená-lo em cilindros metálicos especiais a baixa pressão.
Questão 17
Antes de adquirir produtos, o consumidor consciente deve ter o hábito de ler os rótulos. Muitos dos alimentos comercializados nos supermercados apresentam, em sua composição, os aditivos. Estes são substâncias intencionalmente acrescentadas aos alimentos e às bebidas (por causa das técnicas de elaboração e/ou de adaptação ao uso a que são destinados) sem a finalidade de modificar característica como cor, sabor e o valor nutritivo. O excesso de aditivos pode, porém, alterar a qualidade do alimento em vez de torná-lo mais atraente ao consumidor. No Brasil, os rótulos são padronizados segundo normas internacionais, como a International Numeration System (INS).
Suponha os seguintes valores de aditivos informados pelo INS:
Após analisar quatro lotes de alimentos, um laboratório de controle de qualidade apresentou os seguintes resultados:
De acordo com as normas internacionais, os lotes adequados para comercialização são
A) I e IV.
B) I e III.
C) II e IV.
D) III e IV.
Questão 18
Uma atitude sustentável que visa a diminuir a poluição do ar é a regulagem dos motores dos automóveis. Uma regulagem inadequada do motor favorece a combustão incompleta, que gera, além do dióxido de carbono (CO2(g)), o monóxido de carbono (CO(g)) e a fuligem (C(s)).
Suponha que um carro use etanol como combustível e considere as reações e os dados da Tabela apresentados a seguir:
Tendo em vista essa situação, quando o motor não estiver bem regulado,
A) a combustão é incompleta, pois, na mistura ar (O2)/combustível, o O2 é a substância limitante da reação.
B) na combustão incompleta, o consumo de álcool para produzir a mesma quantidade de energia que na combustão completa é menor.
C) na combustão incompleta dos gases liberados, só o CO2 tem impacto indesejado na qualidade do ar.
D) a combustão é incompleta, pois, na mistura ar (O2)/combustível, o etanol é a substância limitante da reação.
Questão 19
O oxigênio dissolvido (OD) na água é um dos parâmetros importantes para estabelecer a sua qualidade e conhecer a possibilidade de vida nos sistemas aquáticos. A quantidade de oxigênio dissolvido na água não pode ser menor que 2 mg/L para que os peixes sobrevivam. A seguir, é apresentada a sequência de reações de um método desenvolvido em solução aquosa, para a determinação da quantidade de oxigênio dissolvido na água:
A partir das reações observadas no método de determinação de oxigênio dissolvido, é correto afirmar:
A) Na reação II, o oxigênio (O2) age como agente redutor, uma vez que aumenta o seu número de oxidação.
B) A reação I é de simples troca.
C) O I2(aq) formado no processo equivale à concentração de oxigênio dissolvido, o que possibilita determinar o OD na água.
D) A reação V é de decomposição.
Questão 20
Os mecanismos de reações são modelos criados pelos químicos, baseados em evidências experimentais, para explicar as etapas pelas quais se supõe que uma reação química ocorra. O mecanismo normal de adição do HBr à dupla ligação do propeno, na ausência de peróxido , quando se obtém o produto mais abundante, é descrito a seguir:
- Na primeira etapa, produz-se a ruptura heterolítica da molécula de HBr, formando os íons correspondentes.
- Na segunda etapa, o ataque eletrofílico do cátion hidrogênio ao propeno produz um carbocátion (íon de carbônio) instável, muito reativo.
- Na terceira etapa, o ânion brometo se adiciona ao carbocátion formando o 2-bromopropano.
O processo descrito está corretamente representado por:
Questão 21
As gorduras de origem animal são constituídas principalmente por gorduras saturadas, colesterol e gorduras trans. Nos últimos anos, o termo “gordura trans” ganhou uma posição de destaque no dia a dia em função da divulgação de possíveis malefícios à saúde decorrentes de seu consumo. Esse tipo de gordura, que se encontra em alimentos como leite integral, queijos gordos, carne de boi e manteiga, pode aumentar os níveis do colesterol prejudicial ao organismo humano. Nesse tipo de gordura, a fórmula do composto ao qual a denominação trans faz referência é
Questão 22
Assim como Monsièur Jourdain, o personagem de Molière, que falava em prosa sem sabê-lo, também nós realizamos e presenciamos transformações químicas, sem ter plenamente consciência disso. No dia a dia, muitas transformações químicas acontecem sem que pensemos nelas, como por exemplo:
A) A sublimação do I2(s).
B) A atração de um metal por um imã.
C) O congelamento da água.
D) O amadurecimento de um fruto.
Questão 23
A química está presente no cotidiano, como se pode ver na Tirinha abaixo.
A fórmula química da substância propanona (acetona), desconhecida pela garota, é
Questão 24
Em comemoração ao Ano Internacional da Química, estudantes foram desafiados a apresentarem suas ideias sobre a Química para artigos informativos a serem publicados no jornal de sua escola. Entre algumas dessas ideias, o aluno-editor do jornal analisou as quatro mostradas a seguir:
I. Uma reação nuclear é, em certa medida, uma realização dos sonhos dos alquimistas, pois nela átomos de um elemento químico se transformam em átomos de outros elementos químicos, como acreditavam os alquimistas.
II. Uma reação química é, em certa medida, uma realização dos sonhos dos alquimistas, pois nela ocorre rearranjo de átomos, acompanhado de alterações em suas estruturas atômicas e em seus núcleos, como acreditavam os alquimistas.
III. A composição de uma substância depende do método de sua obtenção na indústria ou no laboratório.
IV. A separação de substâncias de uma mistura depende das propriedades físicas e químicas das substâncias que formam a mistura.
Como o aluno-editor do jornal deve escolher somente ideias corretas para desenvolver os referidos artigos, ele deve considerar apenas as ideias
A) I e IV.
B) I e III.
C) III e IV.
D) II e III.
As questões 37 e 38 a seguir são baseadas no texto que segue. Economizar água é também garantia de economia de dinheiro. Mas a questão não é só a grana. Mudar alguns hábitos pode ser bem mais simples do que parece – você faz coisas muito mais difíceis todos os dias. Duvida? Ao sair do banho um minuto antes do normal, você já poupa de 3 a 6 litros de água. Nessa brincadeira, uma cidade com cerca de 2 milhões de habitantes conseguiria deixar de gastar em torno de 6 milhões de litros se todos fizessem a mesma coisa, o que daria para encher pouco mais de duas piscinas olímpicas. Mas se você não está disposto a deixar o banho mais longo de lado, existem outras opções. Claro que não precisa virar maníaco-compulsivo, mas é sempre bom checar se a torneira está bem fechada. Às vezes, e nem é por mal, ela fica pingando, e aí… podem ir embora ralo abaixo nada menos que 46 litros de água em um dia. Em um ano inteiro, esse número soma 16 mil litros, o que representa cerca de 64 mil copos de água (desses de requeijão, sabe?). Se quiser fazer melhor ainda (aproveitando aquela reforma no apê…), vale instalar torneiras com aerador, uma espécie de peneira na saída da água. A peça não prejudica a vazão e ainda ajuda a economizar. Na hora de escovar os dentes também é possível poupar, já que uma torneira aberta pela metade chega a gastar 12 litros de água em cinco minutos. Se você fechá-la enquanto escova, vai usar no final em torno de 1 ou 2 litros. Fácil, fácil. Lydia Cintra em:
Questão 37
Considerando que a população de Natal é de 786 mil habitantes, a economia conseguida, se todos os moradores de Natal saírem do banho um minuto antes do normal, é de no mínimo:
A) 1,179 milhões de litros.
B) 2,358 milhões de litros.
C) 4,716 milhões de litros.
D) 9,432 milhões de litros.
Questão 38
Durante a higiene bucal, uma pessoa, em vez de deixar a torneira aberta pela metade, a fecha por 5 minutos enquanto escova os dentes. De acordo com o texto, a economia conseguida por essa pessoa é de aproximadamente:
A) 17%. C) 63%.
B) 25%. D) 83%.
Questão 39
Marcos, Kátia, Sérgio e Ana foram jantar em uma pizzaria e pediram duas pizzas gigantes, que, cortadas, resultaram em 16 fatias. Marcos e Sérgio comeram quatro fatias cada, enquanto Kátia e Ana comeram três cada uma. Se o preço de cada pizza era de R$21,00 e a conta do jantar foi dividida proporcionalmente à quantidade de fatias que cada um consumiu, o valor pago por cada homem e cada mulher foi, respectivamente,
A) R$6,00 e R$ 4,50.
B) R$12,00 e R$9,00.
C) R$10,50 e R$7,90.
D) R$24,00 e R$18,00.
Questão 40
No ano de 1986, o município de João Câmara – RN foi atingido por uma sequência de tremores sísmicos, todos com magnitude maior do que ou igual a 4,0 na escala Richter. Tal escala segue a fórmula empírica
, em que M é a magnitude, E é a energia liberada em KWh e E0=7x10-3KWh. Recentemente, em março de 2011, o Japão foi atingido por uma inundação provocada por um terremoto. A magnitude desse terremoto foi de 8,9 na escala Richter. Considerando um terremoto de João Câmara com magnitude 4,0, pode-se dizer que a energia liberada no terremoto do Japão foi
A) 107,35 vezes maior do que a do terremoto de João Câmara.
B) cerca de duas vezes maior do que a do terremoto de João Câmara.
C) cerca de três vezes maior do que a do terremoto de João Câmara.
D) 1013,35 vezes maior do que a do terremoto de João Câmara.
Questão 41
A potência de um condicionador de ar é medida em BTU (British Thermal Unit, ou Unidade Termal Britânica). 1 BTU é definido como a quantidade necessária de energia para se elevar a temperatura de uma massa de uma libra de água em um grau Fahrenheit. O cálculo de quantos BTUs serão necessários para cada ambiente leva em consideração a seguinte regra: 600 BTUs por metro quadrado para até duas pessoas, e mais 600 BTUs por pessoa ou equipamento que emita calor no ambiente.
De acordo com essa regra, em um escritório de 12 metros quadrados em que trabalhem duas pessoas e que haja um notebook e um frigobar, a potência do condicionador de ar deve ser
A) 15.600 BTUs.
B) 8.400 BTUs.
C) 7.200 BTUs.
D) 2.400 BTUs.
Questão 42
Numa projeção de filme, o projetor foi colocado a 12m de distância da tela. Isto fez com que aparecesse a imagem de um homem com 3m de altura. Numa sala menor, a projeção resultou na imagem de um homem com apenas 2m de altura. Nessa nova sala, a distância do projetor em relação à tela era de
A) 18m.
B) 8m.
C) 36m.
D) 9m.
Questão 43
A figura ao lado representa uma área quadrada, no jardim de uma residência. Nessa área, as regiões sombreadas são formadas por quatro triângulos cujos lados menores medem 3m e 4m, onde será plantado grama. Na parte branca, será colocado um piso de cerâmica. O proprietário vai ao comércio comprar esses dois produtos e, perguntado sobre a quantidade de cada um, responde:
A) 24m2de grama e 25m2de cerâmica.
B) 24m2de grama e 24m2de cerâmica.
C) 49m2de grama e 25m2de cerâmica.
D) 49m2de grama e 24m2de cerâmica.
Questão 44
Numa escola, o acesso entre dois pisos desnivelados é feito por uma escada que tem quatro degraus, cada um medindo 24cm de comprimento por 12cm de altura. Para atender à política de acessibilidade do Governo Federal, foi construída uma rampa, ao lado da escada, com mesma inclinação, conforme mostra a foto ao lado.
Com o objetivo de verificar se a inclinação está de acordo com as normas recomendadas, um fiscal da Prefeitura fez a medição do ângulo que a rampa faz com o solo.
O valor encontrado pelo fiscal
A) estava entre 30º e 45º.
B) era menor que 30º.
C) foi exatamente 45º.
D) era maior que 45º.
Questão 45
Uma prova de Matemática contém trinta questões, das quais quatro são consideradas difíceis. Cada questão tem quatro opções de resposta, das quais somente uma é correta. Se uma pessoa marcar aleatoriamente uma opção em cada uma das questões difíceis, é correto afirmar que
A) a probabilidade de errar as questões difíceis é maior que a probabilidade de acertar pelo menos uma questão difícil.
B) a probabilidade de errar as questões difíceis é maior que 1/2.
C) a probabilidade de errar as questões difíceis é menor que a probabilidade de acertar pelo menos uma questão difícil.
D) a probabilidade de errar as questões difíceis está entre 2/5 e 1/2.
Questão 46
Um artesão produz peças ornamentais com um material que pode ser derretido quando elevado a certa temperatura. Uma dessas peças contém uma esfera sólida e o artesão observa que as peças com esferas maiores são mais procuradas e resolve desmanchar as esferas menores para construir esferas maiores, com o mesmo material. Para cada 8 esferas de 10cm de raio desmanchada, ele constrói uma nova esfera.
O raio das novas esferas construídas mede
A) 80,0cm.
B) 14,2cm.
C) 28,4cm.
D) 20,0cm.
Questão 47
Uma lanchonete vende, em média, 200 sanduíches por noite ao preço de R$3,00 cada um. O proprietário observa que, para cada R$0,10 que diminui no preço, a quantidade vendida aumenta em cerca de 20 sanduíches. Considerando o custo de R$1,50 para produzir cada sanduíche, o preço de venda que dará o maior lucro ao proprietário é
A) R$2,50.
B) R$2,00.
C) R$2,75.
D) R$2,25.
Questão 48
Os Gráficos abaixo, vistos por um consumidor em uma revista especializada em Mecânica, correspondem às distribuições de frequência de substituição de uma peça de automóvel fornecida por dois fabricantes, em função do tempo. A curva contínua refere-se à peça feita pelo fabricante A, enquanto a curva tracejada corresponde ao produto do fabricante B.
A partir da leitura dos Gráficos, o consumidor deve concluir que
A) as peças do fabricante A duram menos.
B) as peças dos dois fabricantes duram, em média, o mesmo tempo, mas a duração do produto do fabricante A varia menos.
C) as peças dos dois fabricantes duram, em média, o mesmo tempo, mas a duração do produto do fabricante B varia menos.
D) as peças do fabricante B duram menos.
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