quinta-feira, 20 de setembro de 2012

QUÍMICA E FÍSICA [UFPI]


34. Considere a classificação de matéria apresentada no esquema abaixo:
Neste esquema, as soluções (misturas homogêneas) estão representadas pela letra:
A) X 
B) Y 
C) K 
D) L 
E) N

35. O mercúrio, metal que se apresenta no estado líquido à temperatura ambiente, tem número atômico igual a 80. Em sua configuração eletrônica, no estado fundamental, encontram-se orbitais “s”, “p”, “d” e “f” totalmente preenchidos. Assinale a opção em que orbitais preenchidos do mercúrio estão apresentados, corretamente, em ordem crescente de suas energias:
A) 4f, 5p, 5d, 6s
B) 5p, 6s, 4f, 5d
C) 5p, 5d, 6s, 6p
D) 6s, 5p, 5d, 4f
E) 6s, 4f, 5d, 6p

36. Os balões A e B (figura ao lado) estão conectados entre si. A torneira C, que está fechada, impede o fluxo de gases entre ambos. O balão A contém nitrogênio e tem uma capacidade de 1L e o balão B contém metano e tem uma capacidade de 1,5 L. A pressão interna no balão A é de 3 atm e no balão B é de 2 atm. Após a abertura da torneira C e a obtenção do equilíbrio na difusão de gases entre os balões, pode-se afirmar que:

A) a pressão do sistema passou a ser de 2,5 atm.
B) a densidade dos gases contidos no balão B diminuiu.
C) a quantidade de moléculas contidas no balão A aumentou.
D) a razão entre o número de moléculas de N2 e CH4, em qualquer um dos balões, é igual a 1.
E) a quantidade de moléculas de CH4 é maior do que de N2, em qualquer um dos balões.

37. O potencial de ionização de um elemento químico cresce da esquerda para a direita, em um dado período da tabela periódica. O 1º potencial de ionização do Magnésio, no entanto, é maior que o 1º potencial de ionização do Alumínio. Isto é explicado porque:
A) o alumínio apresenta apenas um elétron em seu último sub-nível, enquanto o magnésio apresenta seu último sub-nível totalmente preenchido.
B) o elétron mais externo do alumínio ocupa um orbital “p”, enquanto o último elétron do magnésio ocupa um orbital “s”.
C) o alumínio apresenta um raio atômico maior que o do magnésio.
D) o alumínio é mais eletronegativo que o magnésio.
E) a afirmação do enunciado está errada.

38. O ClF3 é um dos compostos mais reativos que se conhece, tendo, em face disso, sido utilizado em bombas incendiárias na segunda guerra mundial. A reatividade de um composto está relacionada à distribuição da densidade eletrônica em sua molécula, que, por sua vez, está relacionada à sua geometria. Utilizando a teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência, é possível prever a geometria de uma molécula e, segundo esta teoria, a geometria da molécula de ClF3 é:
A) linear.
B) gangorra.
C) piramidal.
D) triangular.
E) forma de T.

39. O HCN, no estado líquido, forma um trímero cíclico (HCN)3, em cuja estrutura, a relação observada entre os números de elétrons não-ligantes (en), elétrons pi (eπ) e elétrons sigma (eσ),en:eπ:eσ, é:
A) 1:1:1
B) 1:1:2
C) 1:1:3
D) 1:2:2
E) 1:2:3

40. Algumas pessoas devem consumir alimentos com baixo teor de sódio por causa da pressão arterial elevada. Certa empresa comercializa um sal que contém, segundo a especificação contida no rótulo, KCl e NaCl, em uma proporção de 2:1 (em massa). Um estudante resolveu determinar a verdadeira composição desse sal e, para isso, ele pesou 1,00 g de sal “seco”, transferiu para um balão de 100,0 mL e adicionou água destilada até à marca de aferição. Na titulação de 10,00 mL desta solução, com o uso de um indicador apropriado, foram gastos 30,0 mL de uma solução 0,0500 mol/L de AgNO3. A diferença entre o percentual de KCl indicado no rótulo e o determinado pelo estudante está entre:
A) 2% e 6%
B) 7% e 12%
C) 13% e 18%
D) 19% e 24%
E) 25% e 30%

41. Uma das reações químicas que ocorrem no instante em que um airbag, usado em automóveis, é inflado é a decomposição da azida sódica (NaN3), com liberação de nitrogênio gasoso. Considerando que essa reação fornece 90% do gás contido no airbag inflado e que a densidade desse gás é de 1,2 g/L, a massa de azida de sódio, necessária para inflar um airbag de 15 litros, está entre:
A) 10 e 15 g
B) 15 e 20 g
C) 20 e 25 g
D) 25 e 30 g
E) 30 e 35 g

42. O Sistema Internacional de Unidades (SI) é composto por unidades de base (ou fundamentais) e unidades derivadas, que estão associadas às grandezas físicas. Assinale a alternativa que contém apenas os símbolos corretos para unidades, no SI, de grandezas físicas vetoriais.
A) m – s – kg
B) m – N – Pa
C) N – m/s – kg.m/s
D) s – J – m/s2
E) Cal – J – N.s

43. Veja a figura abaixo. Nela você pode fazer a leitura da medida do comprimento do corpo de um inseto com uma régua milimetrada, mostrada de forma aumentada. Utilizando a regra habitual para medidas diretas com instrumentos analógicos e adotando como valor da incerteza a metade da menor divisão da escala do instrumento de medida, é correto expressar o comprimento medido como:

A) 1,55 cm
B) 15,5 mm
C) 1,5 cm ± 0,5 mm
D) (15 ± 0,5) mm
E) (1,55 ± 0,05) cm

44. As formigas costumam trabalhar em grupo. Considere que a figura abaixo representa um grupo de formigas carregando uma folha e que as forças mostradas, exercidas pelas formigas sobre a folha, sejam coplanares e de mesmo módulo F. É correto afirmar que a folha:
A) encontra-se em equilíbrio.
B) desloca-se para a esquerda sob a ação de uma força resultante de módulo 2F.
C) desloca-se para a esquerda sob a ação de uma força resultante de módulo F.
D) desloca-se para cima sob a ação de uma força resultante de módulo F.
E) desloca-se para cima sob a ação de uma força resultante de módulo 1,5F.

45. Considere a situação representada na figura abaixo na qual dois blocos massivos, A e B, de mesmo peso, estão suspensos por cordas iguais e presos ao teto. Duas pessoas são levadas a puxarem as cordas abaixo dos blocos no sentido descendente e o fazem de modo diferente.
Se o bloco A é puxado com uma força que aumenta gradualmente e o bloco B é puxado bruscamente, pode-se observar que a corda se rompe:
A) abaixo do bloco A.
B) abaixo do bloco B.
C) abaixo dos blocos em ambos os casos.
D) acima dos blocos em ambos os casos.
E) acima do bloco B.

46. Dois trens, A e B, movendo-se com velocidades cujos módulos são VA = VB = 10 m/s, em relação ao solo, cruzamse. Por curiosidade, um passageiro do trem B mede o tempo que o trem A leva para passar à sua frente. Se o tempo medido foi de 7,0 s, é correto afirmar que o comprimento do trem A é de:
A) 30 m
B) 70 m
C) 100 m
D) 140 m
E) 210 m

47. O Princípio da Conservação da Energia diz que “A energia não pode ser criada ou destruída, mas apenas transformada de uma forma para outra”. Analise as afirmativas que seguem e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
( ) Nas mesmas condições, um carro a 80 km/h percorre uma distância duas vezes maior para parar do que um carro a 40 km/h.
( ) A variação com a posição da energia potencial gravitacional, experimentada por um corpo que desce um plano inclinado depende do atrito.
( ) Uma máquina pode multiplicar uma força, mas não pode mudar sua direção.
( ) O corpo humano é uma máquina que transforma energia potencial, quimicamente armazenada nos
alimentos, através do metabolismo, em outras formas de energia.
( ) A fonte primária das energias provenientes das hidrelétricas, dos moinhos de vento e da queima de
combustíveis fósseis, é o Sol.
Assinale a alternativa que traz a seqüência correta.
A) V-V-V-V-V
B) F-V-V-V-V
C) F-F-V-V-V
D) F-F-F-V-V
E) F-F-F-F-V


48. Um elevador projetado para subir com velocidade média constante de 0,8 m/s tem potência motora de 9,0 kW. Considere que a massa do elevador, quando vazio, é igual a 400 kg e a aceleração da  gravidade, 10 m/s2. Qual o número de pessoas, com 70 kg cada uma, que esse elevador pode transportar?
A) 7
B) 8
C) 9
D) 10
E) 11

49. Um garoto joga uma porção de massa de modelar (m = 50 g) em um pequeno jarro de barro (M = 300 g) que se encontra no parapeito da janela de seu apartamento. A massa adere ao jarro e os dois caem de uma altura de 6 m. Sabendo que, imediatamente antes do choque com o jarro, a massa de modelar tinha a velocidade de 7 m/s; considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2; e desprezando qualquer tipo de resistência que possa atuar durante a queda, o módulo da velocidade com que o conjunto toca o solo é, aproximadamente, de:
A) 1,1 m/s
B) 11 m/s
C) 13 m/s
D) 110 m/s
E) 130 m/s

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