sábado, 27 de outubro de 2012

BIOLOGIA [UNICENTRO]


QUESTÃO 1
Com relação aos princípios primordiais que norteiam os estudos em Biologia, pode-se afirmar:
A) Os organismos vivos descendem de distintos ancestrais, estando, portanto, distantes evolutivamente uns dos outros.
B) Organismos com certos traços biológicos sobrevivem e se reproduzem melhor sob conjuntos específicos de condições.
C) O surgimento de células espontaneamente, a partir da matéria não viva, possibilita a reprodução de inúmeras outras com constituição química variada.
D) Alterações anatômicas e fisiológicas induzidas pelo ambiente aumentam a probabilidade de sobrevivência dos organismos.
E) Pequenas modificações anatomofisiológicas possibilitam a ocupação dos seres vivos nos hábitats que apresentam condições climáticas extremas.

QUESTÃO 2
Até meados do século XVII, a maioria das pessoas acreditava que uma entidade divina havia criado intencionalmente os seres humanos e os animais mamíferos. Admitia-se também que seres considerados mais simples, como moscas, sapos, peixes e vermes, entre outros, podiam ser gerados espontaneamente a partir da matéria sem vida, ou mesmo pela transformação de outros seres vivos. (AMABIS & MARTHO, 2008, p. 11).
Relacionado às Teorias de Origem da vida e as descobertas que as refutaram, é correto afirmar:
A) A Hipótese da Panspermia ditava que os seres vivos originaram-se de substâncias inorgânicas precursoras, provenientes do centro do planeta Terra.
B) O surgimento dos micro-organismos sobre a matéria orgânica em decomposição era perfeitamente explicado pela teoria da abiogênese.
C) As descobertas atuais evidenciam que a vida se originou a partir de uma evolução química em que compostos inorgânicos se combinaram originando moléculas orgânicas.
D) Um dos principais experimentos científicos sobre a origem dos seres vivos validou o surgimento espontâneo de larvas de vermes sob a carne em putrefação.
E) A hipótese autotrófica resultou da análise de uma lenta e gradual modificação de moléculas orgânicas que interagiriam, originando as unidades básicas de formação do seres vivos.

QUESTÃO 3
Os organismos multicelulares evoluíram a partir de eucariotos unicelulares há, pelo menos, 1,7 bilhão de anos. Alguns eucariotos unicelulares formam agregados multicelulares que parecem representar uma transição evolutiva entre células individuais e organismos multicelulares. (COOPER; HAUSMAN, 2007). Com base na análise do texto e nos conhecimentos referentes ao desenvolvimento dos organismos multicelulares, pode-se afirmar que
A) o surgimento de organismos multicelulares com alta variabilidade genética foi resultante de intensos processos de reprodução assexuada.
B) todas as células viriam a executar uma mesma função, apesar do surgimento de distintos tipos em organismos multicelulares.
C) a necessidade de formação dos agregados multicelulares surgiu pela baixa complexidade das suas unidades formadoras que inviabilizava sua sobrevivência.
D) o aumento da especialização celular direcionou a transição de agregados coloniais para organismos multicelulares verdadeiros.
E) a submissão do agregado de células às mesmas condições ambientais impossibilitou a sua posterior diferenciação celular.

QUESTÃO 4
A partir da análise da ilustração e com base nos conhecimentos referentes à estrutura das membranas biológicas, pode-se afirmar:
A) Os fosfolipídios que compõem as membranas possuem constituição hidrofílica, o que lhes possibilita a interação com as moléculas de água presentes no meio ambiente.
B) Os glicídios que constituem o glicocálix, presentes na maioria das células animais, possuem como principal função a proteção da superfície celular.
C) As proteínas inseridas na membrana possuem um alto teor de aminoácidos hidrofílicos, facilitando, assim, a sua inserção.
D) Os fosfolípidios formam uma barreira na superfície das células, impedindo a passagem de substâncias solúveis ou insolúveis em água, tais como gases, íons e moléculas.
E) Moléculas de colesterol se associam perifericamente às membranas biológicas, tendo papel essencial na regulação da sua fluidez.

QUESTÃO 5
No mundo organizado e integrado dos nossos órgãos e tecidos, também aparecem Coringas celulares, anárquicos e destrutivos — são os tumores malignos. O câncer é uma doença genética de células somáticas — a manifestação de um genoma profundamente alterado. Ele emerge da multiplicação desenfreada e expancional de uma única célula que, por meio de mutações cumulativas, perde as amarras sociais que ditavam seu bom comportamento no tecido e se torna, em essência, um sociopata celular. (NO MUNDO organizado..., 2010). Acerca dos conhecimentos relacionados aos processos de
divisão celular e da formação de células cancerosas e com base na análise do texto, pode-se afirmar:
A) O crescimento celular contribui para o desenvolvimento anômalo de células somáticas, o que pode vir a acarretar o câncer.
B) As células que se encontram na Fase G0 do ciclo celular são incapazes de se tornar cancerosas.
C) As profundas transformações sofridas pela célula, durante a divisão celular, favorecem a ocorrência de alterações celulares malignas.
D) A divisão de células somáticas resulta na geração de células com metade do material genético das que lhe deram origem.
E) Os processos de verificação e reparo do DNA duplicado durante a fase S do ciclo celular reduzem as chances da formação de uma célula cancerosa.

QUESTÃO 6
A colchicina, o alcaloide ativo do narciso-de-outono (Colchicum automnalle), é um dos mais antigos medicamentos conhecidos. No ano de 1763, o médico Anton Sturck introduziu-a na terapêutica médica. Por anos, a gota foi tratada com colchicina, até que se encontram outras utilizações para o alcaloide, tais como as análises citogenéticas. Sobre o modo de ação da colchicina em células em divisão, pode-se afirmar que esse alcaloide
A) estabiliza a célula na fase de prófase, ao causar despolimerização das proteínas do citoesqueleto celular.
B) impede, temporariamente, a formação de novas células, por interromper a citocinese.
C) age sobre as proteínas microtubulares, inviabilizando a formação das fibras do fuso mitótico, mantendo, desse modo, as células em metáfase.
D) reduz o processo de compactação dos filamentos cromossômicos, impedindo a divisão equitativa das cromátides-irmãs durante a anáfase.
E) favorece a rápida desintegração da carioteca, levando à prematura liberação dos cromossomos no citoplasma.

QUESTÃO 7
A figura apresentada ilustra
A) a ação da enzima ATP-sintase a partir da passagem de prótons pelo seu interior, durante a fosforilação oxidativa.
B) a passagem gradativa de elétrons durante a sua transferência na cadeia transportadora até o seu aceptor final.
C) o acúmulo de prótons H+ no espaço intermembrana devido à acidificação por meio da liberação de ácido láctico proveniente da fermentação.
D) o transporte de elétrons pelo complexo fotossintético de antena, levando à síntese de ATP dirigida pela captação da energia luminosa.
E) a produção direta de ATP a partir da degradação de acetil coenzima A a ácido oxalacético.

QUESTÃO 8
A hemofilia produz nos seres humanos uma incapacidade de produzir um fator necessário para a coagulação sanguínea. Os cortes e feridas dos indivíduos que apresentam esta doença sangram continuamente e, se não forem parados por tratamento terapêutico, podem causar a morte. O caso mais famoso desta doença ocorreu na família imperial russa, no início do século XX. (SNUSTAD, 2001). Com relação à hemofilia, é correto afirmar:
A) Sua transmissão hereditária segue o padrão típico de herança autossômica.
B) Sua transmissão hereditária segue o padrão típico de herança ligada ao cromossomo X.
C) Mulheres normais portadoras transmitirão o alelo determinante da hemofilia a todas as suas filhas.
D) Homens hemofílicos serão capazes de gerar filhas sem quaisquer alelos determinantes da doença.
E) Os homens, assim como as mulheres, precisarão possuir dois alelos recessivos para a determinação da doença.

QUESTÃO 9
O reino Animalia apresenta uma grande diversidade de organismos.
Com relação às características gerais dos principais grupos pertencentes a esse reino, é correto afirmar:
A) Os platelmintos caracterizam-se pelo corpo alongado, cilíndrico e modo de vida livre, estando adaptados a uma diversidade de ambientes.
B) Os anelídeos são animais exclusivamente terrestres, dotados de numerosos anéis transversais sob o corpo, sob os quais repousam numerosos gânglios nervosos.
C) Os poríferos constituem-se animais sésseis, que apresentam organização corporal simples, sendo destituídos de elementos de sustentação esquelética.
D) Os artrópodes apresentam uma variabilidade morfológica restrita devido à presença de um exoesqueleto externo bastante rígido, que recobre toda sua superfície corporal.
E) Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos, caracterizados pela presença de um esqueleto interno de origem mesodérmica.

QUESTÃO 10
A toxina botulínica, neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, tem sido largamente utilizada em tratamentos estéticos, por provocar redução da contração muscular. Com base nos conhecimentos referentes ao modo de ação da toxina botulínica sobre o sistema nervoso e a contração muscular, pode-se afirmar:
A) A toxina botulínica atua nas terminações nervosas, acentuando a liberação de neurotransmissores, responsáveis pela contração muscular.
B) A toxina botulínica é utilizada com o intuito de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos nervosos que conduzem à contração muscular, reduzindo, assim, a formação de marcas de expressão.
C) A utilização da toxina botulínica inibe o processo de liberação de neurotransmissores e consequente
contração muscular, ocasionando uma paralisia química.
D) O processo de despolarização da membrana de células nervosas é interrompido pela ação da toxina botulínica sobre os canais de fosfato presentes sobre toda superfície celular.
E) Essa neurotoxina induz a abertura dos canais iônicos das células pós-sinápticas, impedindo o processo de contração muscular.

QUESTÃO 11
Vírus são organismos que podem se adaptar rapidamente para ultrapassar as barreiras à infecção. Pesquisas recentes têm encontrado vestígios antigos de alguns vírus no genoma de determinados animais. Um novo estudo descreve a evidência de um hepadnavírus (grupo de vírus que inclui hepatite B, que infecta os seres humanos, bem como outros mamíferos e algumas aves) oculto no genoma dos pássaros modernos. Os pesquisadores responsáveis pelo novo trabalho dizem que a estimativa pode ser
de, pelo menos, 19 milhões de anos. (FÓSSEIS de vírus..., 2010).
Os dados estimam que mais de 50% da população mundial já foi contaminada com o vírus da Hepatite B, causada pelo Hepadnavirus. Com relação a esse vírus e seu modo de infecção, pode-se afirmar:
A) A contaminação por Hepadnavirus dar-se-á por meio da ingestão de água e alimentos contaminados com fezes de portadores do vírus, levando à ocorrência de sintomas subclínicos.
B) As formas mais frequentes de contaminação desse vírus, dentre a população humana, estão associadas ao compartilhamento de agulhas e seringas e ao estabelecimento de relações sexuais sem o uso de preservativos.
C) A Hepatite B ocasionada pelo Hepadnavirus é uma doença de fácil tratamento e lenta evolução clínica, dificilmente evoluindo para o câncer hepático.
D) Um dos principais modos de detecção da doença é a redução da liberação de bilirrubina nos portadores, apresentando, desse modo, a icterícia.
E) O tratamento e a vacinação para doenças ocasionadas pelo Hepadnavirus ainda não apresentam eficácia devido ao seu intenso processo de replicação viral.

QUESTÃO 12
Interações biológicas em que seres vivos se nutrem de tecidos ou fluídos corporais de outros, causando-lhes prejuízo, são caracterizadas como relações de parasitismo. A ocorrência de parasitoses é um importante indicativo das condições de vida da população humana, sendo, no Brasil, um dos principais problemas de saúde pública.
Analise as afirmativas a seguir relacionadas a essa temática: 
I. A relação de parasitismo menos eficiente é aquela em que o parasita bem adaptado se beneficia do hospedeiro, sem provocar-lhe a morte.
II. A profilaxia mais indicada para a maioria das doenças parasitárias está relacionada à vacinação em massa da população de risco.
III. As doenças parasitárias possuem maior incidência em países de terceiro mundo, devido ao saneamento precário nessas regiões.
IV. O uso devido de instalações sanitárias e o tratamento adequado da água são medidas que podem levar à prevenção da ocorrência de parasitoses.
A alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas é
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.

QUESTÃO 13
Mesmo constituindo 78% da atmosfera terrestre, o gás nitrogênio não pode ser utilizado pelos seres vivos sob a sua forma gasosa, sendo necessária a sua conversão em formas utilizáveis pelas plantas, processo que é realizado por espécies de micro-organismos denominadas fixadoras de nitrogênio. Com base nos conhecimentos relacionados ao ciclo de nitrogênio, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O nitrogênio liberado no solo pelos organismos fixadores de nitrogênio encontra-se, primeiramente, sob a forma de amônia.
( ) As bactérias do solo, denominadas nitrificantes, oxidam amônia a íons nitrato pelo processo de nitrificação, possibilitando, desse modo, a absorção pelos vegetais.
( ) O processo de desnitrificação ocorre a partir da ação das bactérias desnitrificantes que convertem nitrito ( ) em nitrato ( ), para evitar seu acúmulo no solo e consequente toxicidade para os vegetais.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
A) V V F
B) F F V
C) F V F
D) F V V
E) V V V
QUESTÃO 14
Grandes expoentes da nanotecnologia, os nanotubos de carbono mostraram-se capazes de concentrar 100 vezes mais energia captada dos raios do Sol em relação aos tradicionais painéis solares. Ao juntar 30 milhões desses tubos compostos por folhas de átomos de carbono, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, formaram antenas que concentram a energia
solar em pequenos espaços. Se tudo der certo, os grandes painéis solares instalados no telhado de casas que possuem esse tipo de energia poderão ser trocados por pequenos artefatos semelhantes a luminárias de jardim... (ANTENAS solares..., 2010).
Analise as alternativas a seguir relacionadas às distintas fontes energéticas utilizadas pelos seres humanos e os possíveis impactos ambientais ocasionados pela sua utilização.
I. A energia hidrelétrica é uma das alternativas energéticas mais poluentes devido à intensa liberação de CO2 durante a movimentação das turbinas movidas pelo fluxo de água.
II. A utilização dos combustíveis fósseis pelos seres humanos tem elevado o CO2 atmosférico, contribuindo, assim, para a elevação da temperatura média da Terra.
III. A utilização de energia solar como fonte alternativa apresenta-se em crescente desenvolvimento, apesar dos impactos ambientais gerados a partir da sua utilização.
IV. Dentre as fontes alternativas de energia, destaca-se a energia nuclear como geradora de menor risco ambiental.
A alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s) é a
A) I.
B) II.
C) I e IV.
D) II e III.
E) III e IV.

QUESTÃO 15
Pesquisadores têm visitado locais no Oceano Atlântico Norte ocidental e no Mar do Caribe, por mais de duas décadas, para melhor entender os grandes acúmulos de plástico que se formaram nessa região. Os pesquisadores da Associação de Educação Marinha (SEA, em inglês), do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI) e da University of Hawai (UH) descobriram, dentre outras coisas, que a quantidade de plástico coletada pelas redes dos pesquisadores permaneceu bastante estável no decorrer dos anos, apesar da elevada produção e consumo de plástico da sociedade, de acordo com uma pesquisa publicada em Science Express. (PESQUISA tenta..., 2010).
Com base nos dados obtidos nessa pesquisa, pode-se inferir que
A) o plástico, apesar de descartado em grande quantidade no meio ambiente, causa poucas alterações nos ecossistemas marinhos.
B) uma alta biodegradabilidade dos plásticos existe em ambiente natural, ao contrário dos dados publicados anteriormente.
C) a pesquisa não apresenta credibilidade do ponto de vista científico por apresentar dados contrastantes com os obtidos em pesquisas anteriores.
D) a produção e o consumo de produtos plásticos têm se tornado estaveis e tendem à redução entre as sociedades.
E) o plástico, provavelmente, está sendo consumido por organismos marinhos ou se partindo em pequenos pedaços, o que inviabiliza a sua coleta pelas redes.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...