BIOLOGIA [UFTM]
BIOLOGIA
01. Assinale na tabela a alternativa que associa corretamente os seres vivos e os seus respectivos níveis tróficos na cadeia alimentar esquematizada.
01. Assinale na tabela a alternativa que associa corretamente os seres vivos e os seus respectivos níveis tróficos na cadeia alimentar esquematizada.
02. Analise as situações a seguir:
I. a eliminação do íon Na+, para o meio externo, contra um gradiente de concentração;
II. os hormônios FSH (folículo estimulante) e LH (luteinizante) atuam nas células do ovário;
III. o encontro dos espermatozóides com o óvulo;
IV. a comunicação entre neurônios.
Pode-se afirmar que as proteínas de membrana celular participam das situações descritas em
(A) I e II, apenas.
(B) II e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
I. a eliminação do íon Na+, para o meio externo, contra um gradiente de concentração;
II. os hormônios FSH (folículo estimulante) e LH (luteinizante) atuam nas células do ovário;
III. o encontro dos espermatozóides com o óvulo;
IV. a comunicação entre neurônios.
Pode-se afirmar que as proteínas de membrana celular participam das situações descritas em
(A) I e II, apenas.
(B) II e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
03. Pode-se afirmar que os antibióticos
(A) tornam as bactérias menos resistentes com o tempo, e as vacinas atuam na produção de eritrócitos específicos para várias doenças causadas por diferentes microrganismos patogênicos.
(B) atuam direta e somente sobre as bactérias, possuindo ação bactericida, e as vacinas estimulam a produção de anticorpos específicos que tornam uma pessoa imune à ação de microrganismos patogênicos.
(C) atuam diretamente sobre vírus e bactérias, sendo específicos para as reações em que há participação de ribossomos, impedindo a sua reprodução, e as vacinas estimulam a produção de leucócitos específicos que tornam uma pessoa imune à ação de microrganismos patogênicos.
(D) atuam direta e somente sobre as bactérias, sendo apenas bactericidas, e as vacinas contêm os anticorpos específicos que vão neutralizar e desencadear a lise celular de diversos microrganismos patogênicos.
(E) estimulam a produção de anticorpos específicos que tornam uma pessoa imune à ação de bactérias patogênicas, e as vacinas estimulam a formação de linfócitos específicos a diversas patologias.
04. Os peixes ósseos marinhos conseguem viver no oceano porque sendo
(A) isotônicos em relação ao seu habitat, vivem sempre perdendo ou absorvendo água dependendo da pressão, da salinidade e da temperatura. Dessa forma, não sofrem grandes alterações osmóticas, e os rins desses animais precisam ter alta atividade metabólica.
(B) hipertônicos em relação ao seu habitat, vivem sempre perdendo água e sais por osmose. Compensam essa perda, absorvendo água e sais no intestino por transporte ativo. Seus rins têm alta atividade metabólica para evitar a absorção excessiva de água.
(C) hipotônicos em relação ao seu habitat, vivem sempre perdendo água e sais por osmose. Compensam essa perda absorvendo água e sais pelas brânquias por transporte ativo. Seus rins têm alta capacidade de produzir urina concentrada.
(D) hipertônicos em relação ao seu habitat, vivem sempre absorvendo água. As células evitam a lise celular eliminando água pelo ânus e os sais são eliminados por transporte ativo pelas brânquias. Seus rins também têm alta capacidade de produzir urina diluída.
(E) hipotônicos em relação ao seu habitat, vivem sempre perdendo água por osmose. Evitam a desidratação, bebendo água salgada e absorvendo-a no intestino. O excedente de sais, presente no sangue, é eliminado por transporte ativo pelas brânquias.
(A) isotônicos em relação ao seu habitat, vivem sempre perdendo ou absorvendo água dependendo da pressão, da salinidade e da temperatura. Dessa forma, não sofrem grandes alterações osmóticas, e os rins desses animais precisam ter alta atividade metabólica.
(B) hipertônicos em relação ao seu habitat, vivem sempre perdendo água e sais por osmose. Compensam essa perda, absorvendo água e sais no intestino por transporte ativo. Seus rins têm alta atividade metabólica para evitar a absorção excessiva de água.
(C) hipotônicos em relação ao seu habitat, vivem sempre perdendo água e sais por osmose. Compensam essa perda absorvendo água e sais pelas brânquias por transporte ativo. Seus rins têm alta capacidade de produzir urina concentrada.
(D) hipertônicos em relação ao seu habitat, vivem sempre absorvendo água. As células evitam a lise celular eliminando água pelo ânus e os sais são eliminados por transporte ativo pelas brânquias. Seus rins também têm alta capacidade de produzir urina diluída.
(E) hipotônicos em relação ao seu habitat, vivem sempre perdendo água por osmose. Evitam a desidratação, bebendo água salgada e absorvendo-a no intestino. O excedente de sais, presente no sangue, é eliminado por transporte ativo pelas brânquias.
05. Pode-se afirmar que a castanha de caju e os pontinhos endurecidos e escuros encontrados no morango são
(A) sementes e não contêm embriões.
(B) frutos secos com sementes.
(C) pseudofrutos secos.
(D) frutos partenocárpicos.
(E) formados a partir do desenvolvimento dos receptáculos florais.
06. O gráfico representa a quantidade de DNA ao longo do tempo em um processo de divisão celular:
De acordo com o gráfico, pode-se afirmar que essa divisão celular permite a formação de
(A) micrósporos em laranjeiras.
(B) espermatozóides nos touros.
(C) espermatozóides nos zangões.
(D) óvulos de fêmeas de mosquito prego.
(E) megásporos de coníferas.
(A) micrósporos em laranjeiras.
(B) espermatozóides nos touros.
(C) espermatozóides nos zangões.
(D) óvulos de fêmeas de mosquito prego.
(E) megásporos de coníferas.
07. Durante a embriologia do anfioxo, ocorre
(A) o aparecimento do tubo neural após o desaparecimento da notocorda.
(B) simultaneamente a formação da notocorda e a evaginação dos macrômeros, para formação do tubo
neural dorsal.
(C) o desaparecimento do arquêntero após a formação da blastocela.
(D) a invaginação do pólo vegetativo para a formação da gástrula.
(E) simultaneamente a formação da mesoderme e da blástula.
(A) o aparecimento do tubo neural após o desaparecimento da notocorda.
(B) simultaneamente a formação da notocorda e a evaginação dos macrômeros, para formação do tubo
neural dorsal.
(C) o desaparecimento do arquêntero após a formação da blastocela.
(D) a invaginação do pólo vegetativo para a formação da gástrula.
(E) simultaneamente a formação da mesoderme e da blástula.
08. Pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) deram o primeiro passo para desenvolver uma terapia gênica contra o glaucoma, uma das mais importantes causas de cegueira no mundo. (Folha de S.Paulo, 06.03.2004) A terapia gênica ou geneterapia é de uma biotecnologia que utiliza
(A) comumente vírus para introduzir uma versão normal de um gene defeituoso, desencadeador de alguma doença, nas células de um paciente.
(B) a enzima transcriptase reversa para estimular a atividade de genes defeituosos.
(C) seres multicelulares eucarióticos na cura de doenças causadas por defeitos em genes localizados apenas nos cromossomos sexuais.
(D) células-tronco na cura de doenças causadas por erros na síntese de DNA ligase e enzimas de restrição.
(E) fungos unicelulares na produção de substâncias úteis, por exemplo a penicilina, para a saúde humana.
09. As hepatites virais vêm sendo chamadas de a aids do século 21. Tratadas dessa forma, parecem uma ameaça distante. Puro engano de ótica. Já há sete vezes mais portadores da hepatite C do que gente vivendo com HIV/aids. (Folha de S.Paulo, 21.03.2004) Em relação à hepatite C e à aids, pode-se afirmar que
(A) os seus respectivos agentes etiológicos pertencem ao reino Protista.
(B) se reproduzem no interior de várias células do corpo humano.
(C) os seus respectivos agentes etiológicos apresentam DNA, RNA e capsídeo, simultaneamente.
(D) o contágio dessas doenças pode se dar, respectivamente, pelo ar e pelo leite materno contaminados.
(E) a fiscalização rigorosa de bancos de sangue auxilia na prevenção dessas doenças.
10. A figura representa o encéfalo humano em vários ângulos:
O grande número de circunvoluções (dobras sinuosas) do encéfalo humano garante
(A) uma extensa região de substância cinzenta, que representa uma grande área cortical, rica em corpos celulares.
(B) um maior número de arcos reflexos, permitindo maior rapidez nas atividades motoras e reflexas.
(C) uma menor área com neurônios sensitivos e motores, organizando melhor o número de conexões entre neurônios.
(D) uma grande distribuição de nervos raquidianos ou espinhais, evitando, assim, paralisias e movimentos involuntários.
(E) uma rica área com dendritos e axônios dos neurônios, permitindo maior acuidade visual, atividade motora e formação de longos nervos raquidianos.
(A) uma extensa região de substância cinzenta, que representa uma grande área cortical, rica em corpos celulares.
(B) um maior número de arcos reflexos, permitindo maior rapidez nas atividades motoras e reflexas.
(C) uma menor área com neurônios sensitivos e motores, organizando melhor o número de conexões entre neurônios.
(D) uma grande distribuição de nervos raquidianos ou espinhais, evitando, assim, paralisias e movimentos involuntários.
(E) uma rica área com dendritos e axônios dos neurônios, permitindo maior acuidade visual, atividade motora e formação de longos nervos raquidianos.
11. Quando uma cidade despeja os dejetos orgânicos num manancial (por exemplo um rio ou uma represa), ocorrem naquele ecossistema várias modificações bioquímicas e biológicas que podem deixá-lo poluído. Um rio poluído apresenta
(A) elevado teor de oxigênio dissolvido e alto índice de coliformes fecais.
(B) baixo índice de coliformes fecais e baixa DBO (demanda bioquímica de oxigênio).
(C) elevada DBO e alto índice de processos anaeróbicos.
(D) elevado índice de processos aeróbicos e baixo teor de oxigênio dissolvido.
(E) alto índice de coliformes fecais e baixo índice de processos anaeróbicos.
(B) baixo índice de coliformes fecais e baixa DBO (demanda bioquímica de oxigênio).
(C) elevada DBO e alto índice de processos anaeróbicos.
(D) elevado índice de processos aeróbicos e baixo teor de oxigênio dissolvido.
(E) alto índice de coliformes fecais e baixo índice de processos anaeróbicos.
GABARITO: 1 - D / 2 - E / 3 - B / 4 - E / 5 - B / 6 - C / 7 - D / 8 - A / 9 - E / 10 - A / 11 - C
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