BIOLOGIA [UFTM]
Questão 01
A figura representa uma célula diploide realizando um fenômeno biológico (dupla permuta) que pode ocorrer durante uma divisão celular.
A figura representa uma célula diploide realizando um fenômeno biológico (dupla permuta) que pode ocorrer durante uma divisão celular.
Caso a divisão celular se concretize até o final, pode-se concluir corretamente que as células produzidas terão a seguinte constituição gênica:
(A) AbC e aBc.
(B) Abc, AbC, abC e aBc.
(C) ABc, AbC, aBc e abC.
(D) AbC, Abc, aBC e aBc.
(E) Abc e aBC.
(A) AbC e aBc.
(B) Abc, AbC, abC e aBc.
(C) ABc, AbC, aBc e abC.
(D) AbC, Abc, aBC e aBc.
(E) Abc e aBC.
Questão 02
Durante uma aula prática, os alunos colocaram algumas hemácias humanas em água destilada e analisaram a variação do volume celular. Após o experimento, as variações no volume das células foram indicadas em um gráfico. Sabendo-se que as hemácias humanas ficam mergulhadas no plasma sanguíneo, cuja solução apresenta 0,9% de NaCl, o gráfico que ilustra corretamente a variação do volume das hemácias na água destilada, em função do tempo, está indicado em
Durante uma aula prática, os alunos colocaram algumas hemácias humanas em água destilada e analisaram a variação do volume celular. Após o experimento, as variações no volume das células foram indicadas em um gráfico. Sabendo-se que as hemácias humanas ficam mergulhadas no plasma sanguíneo, cuja solução apresenta 0,9% de NaCl, o gráfico que ilustra corretamente a variação do volume das hemácias na água destilada, em função do tempo, está indicado em
Questão 03
O arroz e a batata, alimentos muito consumidos no mundo, são ricos em carboidratos. Além dessas substâncias, há também proteínas, lipídios e outros compostos que são produzidos pelos vegetais. Para garantir a produção de carboidratos e outros compostos orgânicos, as células clorofiladas do arroz e da batata devem
(A) absorver mais gás carbônico do ar e utilizar muita água do solo para produzi-los, com ou sem a presença de energia luminosa, pois o mais importante para que isso ocorra é a realização da respiração celular em maior velocidade do que a fotossíntese.
(B) realizar a respiração celular e a fotossíntese na mesma intensidade, até atingir um tamanho ideal para o consumo humano. Esses processos permitem a produção direta de proteínas, lipídios e carboidratos, o que resulta no alto valor nutricional desses vegetais.
(C) possuir um grande número de mitocôndrias e cloroplastos, para realizarem a fotossíntese e a respiração celular, respectivamente. Essas reações transformam substâncias inorgânicas em orgânicas, como as citadas, e permitem que os vegetais cresçam e acumulem reservas para serem utilizadas pelo homem.
(D) realizar a fotossíntese para produzir glicose, que é utilizada na síntese de celulose, usada no crescimento vegetal, e também do amido, que poderá ser reservado na planta. Além disso, também ocorre a respiração celular, fundamental para fornecer energia, que é utilizada para a síntese de vários compostos orgânicos.
(E) fixar diariamente o carbono do ar em forma de compostos orgânicos, ininterruptamente, até atingir o seu tamanho máximo, para depois passar a estocar amido, que poderá ser utilizado na floração, garantindo a reprodução desses vegetais.
O arroz e a batata, alimentos muito consumidos no mundo, são ricos em carboidratos. Além dessas substâncias, há também proteínas, lipídios e outros compostos que são produzidos pelos vegetais. Para garantir a produção de carboidratos e outros compostos orgânicos, as células clorofiladas do arroz e da batata devem
(A) absorver mais gás carbônico do ar e utilizar muita água do solo para produzi-los, com ou sem a presença de energia luminosa, pois o mais importante para que isso ocorra é a realização da respiração celular em maior velocidade do que a fotossíntese.
(B) realizar a respiração celular e a fotossíntese na mesma intensidade, até atingir um tamanho ideal para o consumo humano. Esses processos permitem a produção direta de proteínas, lipídios e carboidratos, o que resulta no alto valor nutricional desses vegetais.
(C) possuir um grande número de mitocôndrias e cloroplastos, para realizarem a fotossíntese e a respiração celular, respectivamente. Essas reações transformam substâncias inorgânicas em orgânicas, como as citadas, e permitem que os vegetais cresçam e acumulem reservas para serem utilizadas pelo homem.
(D) realizar a fotossíntese para produzir glicose, que é utilizada na síntese de celulose, usada no crescimento vegetal, e também do amido, que poderá ser reservado na planta. Além disso, também ocorre a respiração celular, fundamental para fornecer energia, que é utilizada para a síntese de vários compostos orgânicos.
(E) fixar diariamente o carbono do ar em forma de compostos orgânicos, ininterruptamente, até atingir o seu tamanho máximo, para depois passar a estocar amido, que poderá ser utilizado na floração, garantindo a reprodução desses vegetais.
Questão 04
A foto representa um corte transversal do caule de uma árvore.
Na imagem, é possível verificar a existência de anéis anuais de crescimento. Sobre esses anéis, é correto afirmar que
(A) os anéis mais espessos ou mais largos, chamados estivais, foram produzidos no inverno.
(B) cada anel corresponde a diferentes conjuntos de floemas, produzidos em diferentes estações do ano.
(C) cada anel corresponde a diferentes conjuntos de xilemas, produzidos em diferentes estações do ano.
(D) revelam que a planta era típica de uma região de clima tropical e seco.
(E) os anéis centrais correspondem aos últimos produzidos pela planta.
(A) os anéis mais espessos ou mais largos, chamados estivais, foram produzidos no inverno.
(B) cada anel corresponde a diferentes conjuntos de floemas, produzidos em diferentes estações do ano.
(C) cada anel corresponde a diferentes conjuntos de xilemas, produzidos em diferentes estações do ano.
(D) revelam que a planta era típica de uma região de clima tropical e seco.
(E) os anéis centrais correspondem aos últimos produzidos pela planta.
Questão 05
Cupins, baratas e formigas estão na lista dos animais que são considerados pragas na maioria das cidades. Além deles, mosquitos e escorpiões também povoam muitos centros urbanos. Uma característica comum a todos os animais citados e um fator ambiental que favorece o número elevado dessas pragas nas cidades são, respectivamente,
(A) corpo segmentado e o excesso de predadores.
(B) quelíceras e o excesso de presas.
(C) três pares de patas articuladas e a falta de predadores.
(D) mandíbula e o excesso de espaço.
(E) exoesqueleto de quitina e a disponibilidade de alimentos.
Cupins, baratas e formigas estão na lista dos animais que são considerados pragas na maioria das cidades. Além deles, mosquitos e escorpiões também povoam muitos centros urbanos. Uma característica comum a todos os animais citados e um fator ambiental que favorece o número elevado dessas pragas nas cidades são, respectivamente,
(A) corpo segmentado e o excesso de predadores.
(B) quelíceras e o excesso de presas.
(C) três pares de patas articuladas e a falta de predadores.
(D) mandíbula e o excesso de espaço.
(E) exoesqueleto de quitina e a disponibilidade de alimentos.
Questão 06
O gráfico indica a ação de diferentes enzimas digestivas humanas (I, II e III) em diferentes valores de pH.
Em relação à atividade dessas substâncias, é correto afirmar que
(A) III é a quimiotripsina, que transforma ácidos nucleicos em nucleotídeos.
(B) II é a ptialina contida na saliva, que hidrolisa o amido em moléculas menores.
(C) I e III são, respectivamente, a lactase e a sacarase, que digerem os açúcares do leite e da cana.
(D) I hidrolisa proteínas no duodeno, transformando-as em peptonas.
(E) II é a lipase, que transforma lipídios em ácidos graxos e glicerol.
(A) III é a quimiotripsina, que transforma ácidos nucleicos em nucleotídeos.
(B) II é a ptialina contida na saliva, que hidrolisa o amido em moléculas menores.
(C) I e III são, respectivamente, a lactase e a sacarase, que digerem os açúcares do leite e da cana.
(D) I hidrolisa proteínas no duodeno, transformando-as em peptonas.
(E) II é a lipase, que transforma lipídios em ácidos graxos e glicerol.
Questão 07
Gimnospermas e angiospermas são os únicos grupos vegetais classificados como espermáfitas, ou seja, que produzem sementes. Considerando o curso evolutivo dos vegetais, pode-se afirmar corretamente que a produção de sementes aconteceu
(A) antes do surgimento dos embriões e do endosperma.
(B) depois do surgimento de flores e do tubo polínico.
(C) depois do surgimento dos tecidos vasculares.
(D) antes do surgimento das folhas e dos tecidos caulinares.
(E) antes do surgimento da produção de grãos de pólen.
Questão 08
O mapa indica um dos biomas brasileiros.
O mapa indica um dos biomas brasileiros.
A respeito do bioma destacado, é correto afirmar que se trata deuma região cujas principais características são:
(A) presença de plantas xeromórficas, como palmas, e solo pobre em minerais e rico em alumínio.
(B) muitas espécies de vegetais e de animais dependentes do fluxo das águas, como o buriti e o tuiuiú.
(C) presença de uma floresta exuberante, com árvores de grande porte, como a seringueira, e ausência de monocotiledôneas.
(D) riqueza em espécies como as cactáceas, as vegetações rasteiras, os répteis escamados e os roedores.
(E) existência de relevo plano, com vegetação herbácea, como as gramíneas, e ausência de eudicotiledôneas.
(A) presença de plantas xeromórficas, como palmas, e solo pobre em minerais e rico em alumínio.
(B) muitas espécies de vegetais e de animais dependentes do fluxo das águas, como o buriti e o tuiuiú.
(C) presença de uma floresta exuberante, com árvores de grande porte, como a seringueira, e ausência de monocotiledôneas.
(D) riqueza em espécies como as cactáceas, as vegetações rasteiras, os répteis escamados e os roedores.
(E) existência de relevo plano, com vegetação herbácea, como as gramíneas, e ausência de eudicotiledôneas.
Questão 09
O esquema ilustra um tipo de reprodução que ocorre em certas bactérias.
O mecanismo é conhecido como
(A) transformação, que resulta em modificação genética, podendo aumentar a chance de sobrevivência.
(B) permutação, que consiste na fusão de material genético diferente do original.
(C) transdução, que consiste em receber um segmento de DNA exógeno, resultando um ser transgênico.
(D) bipartição, que possibilita a formação de um indivíduo geneticamente mais complexo.
(E) conjugação, que aumenta a variabilidade genética das espécies que a realizam.
(A) transformação, que resulta em modificação genética, podendo aumentar a chance de sobrevivência.
(B) permutação, que consiste na fusão de material genético diferente do original.
(C) transdução, que consiste em receber um segmento de DNA exógeno, resultando um ser transgênico.
(D) bipartição, que possibilita a formação de um indivíduo geneticamente mais complexo.
(E) conjugação, que aumenta a variabilidade genética das espécies que a realizam.
Questão 10
Ainda no século 19, August Weismann foi um dos primeiros a atacar experimentalmente a veracidade dos caracteres adquiridos. Tendo cortado, por várias gerações, os rabos dos camundongos que usava como reprodutores, mostrou que nem por isso os descendentes nasciam sem rabo, e nem sequer passavam a ter rabos menores. (Oswaldo Frota-Pessoa. Genética e Evolução, 2001. Adaptado.)
O experimento realizado por Weismann e suas observações
Ainda no século 19, August Weismann foi um dos primeiros a atacar experimentalmente a veracidade dos caracteres adquiridos. Tendo cortado, por várias gerações, os rabos dos camundongos que usava como reprodutores, mostrou que nem por isso os descendentes nasciam sem rabo, e nem sequer passavam a ter rabos menores. (Oswaldo Frota-Pessoa. Genética e Evolução, 2001. Adaptado.)
O experimento realizado por Weismann e suas observações
(A) reafirmaram a primeira Lei de Mendel, dando início à Genética Clássica.
(B) contrariaram as hipóteses de Darwin.
(C) deram base para Lineu aprofundar as descobertas sobre taxonomia.
(D) contrariaram a Lei postulada por Lamarck.
(E) confirmaram a ideia postulada por Aristóteles.
(B) contrariaram as hipóteses de Darwin.
(C) deram base para Lineu aprofundar as descobertas sobre taxonomia.
(D) contrariaram a Lei postulada por Lamarck.
(E) confirmaram a ideia postulada por Aristóteles.
Questão 11
Em certa variedade de plantas, a altura mínima das flores é de 20 cm a partir do solo e a altura máxima é de 32 cm. Sabendo que se trata de um caso de herança quantitativa e que cada alelo efetivo contribui com 2 cm, pode-se afirmar corretamente que uma planta cuja altura de suas flores seja 28 cm, pode apresentar o genótipo
(A) AABBCc.
(B) AaBBcc.
(C) AabbCc.
(D) AaBbCc.
(E) AABbCc.
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