domingo, 31 de março de 2013

BIOLOGIA [UFSC]



BIOLOGIA
Questão 31
Observe a lista dos componentes celulares abaixo.


Assinale a(s) proposição(ões) que estabelece(m) a(s) relação(ões) CORRETA(S) entre as células dos diferentes grupos de seres vivos e os componentes celulares.
01. Célula animal: B
Célula bacteriana: A, C
02. Célula animal: I
Célula vegetal: G, E
04. Célula animal: F
Célula bacteriana: D, G
08. Célula animal: A
Célula vegetal: G
Célula bacteriana: I
16. Célula bacteriana: E, F
Célula vegetal: H
32. Célula animal: C
Célula bacteriana: E, D
64. Célula animal: B, F
Célula bacteriana: D

Questão 32
Assinale a(s) proposição(ões) que apresenta(m) CORRETAMENTE estruturas que poderão ser afetadas se houver problemas no desenvolvimento embrionário da mesoderme de um mamífero.
01. Esqueleto, musculatura, tecido conjuntivo.
02. Epiderme, esqueleto, musculatura.
04. Epiderme, tecido conjuntivo, musculatura.
08. Esqueleto, sistema nervoso, tecido conjuntivo.
16. Sistema nervoso, tecido conjuntivo, musculatura.
32. Epitélio do tubo digestivo, sistema nervoso, tecido conjuntivo.


Questão 33
O reino vegetal agrupa espécies com uma grande diversidade de formas, tamanhos, tipos de habitat e que apresentam variadas estratégias reprodutivas e de dispersão. Sobre os diferentes grupos deste reino, é CORRETO afirmar que:
01. as Briófitas são plantas vasculares de pequeno porte e que realizam reprodução sexuada.
02. as Gimnospermas são caracterizadas por apresentarem sementes nuas, ou seja, sem estarem envolvidas por um fruto.
04. os representantes mais conhecidos das Pteridófitas são as hepáticas e os musgos, e os das Briófitas são as samambaias.
08. o pequeno porte das Pteridófitas está relacionado à ausência de vasos condutores, pois o transporte de água e de nutrientes ocorre de célula a célula por difusão.
16. a principal característica que permite distinguir os diferentes grupos de Gimnospermas é o número de cotilédones presentes na semente.
32. o pinheiro e a macieira são representantes das Gimnospermas e Angiospermas, respectivamente.
64. as Angiospermas se caracterizam pela presença do fruto que se origina a partir do desenvolvimento do ovário, presente no gineceu da flor.


Questão 34
Em relação à determinação cromossômica do sexo e à herança de genes localizados nos cromossomos sexuais, é CORRETO afirmar que:
01. na determinação cromossômica do sexo na espécie humana, o homem é representado como “XX” e a mulher como “XY“, sendo ela, portanto, quem determina o sexo dos filhos.
02. a hemofilia, doença caracterizada pela falha no sistema de coagulação do sangue, constitui-se em um exemplo de herança genética, cujo gene está localizado no cromossomo X.
04. nenhum dos genes localizados em cromossomos autossômicos tem influência sobre características determinadas por genes presentes em cromossomos sexuais.
08. X e Y são apenas letras que representam os cromossomos sexuais; na prática, esses dois cromossomos são idênticos quanto aos genes que os compõem.
16. o daltonismo, caracterizado pela dificuldade em distinguir cores, constitui-se em um exemplo de herança genética, cujo gene está localizado no cromossomo Y, por isso afeta mais os homens que as mulheres.
32. a cromatina sexual corresponde a um dos cromossomos X desativado durante o desenvolvimento embrionário feminino.


Questão 35
Comparando-se evolutivamente os diversos grupos de animais invertebrados, é CORRETO afirmar que:
01. os invertebrados celomados tiveram vantagens evolutivas, pois o celoma permitiu acomodar e proteger melhor os órgãos internos do animal.
02. entre os invertebrados é possível distinguir pelo menos três tipos diferentes de esqueleto: o hidrostático, o exoesqueleto e o endoesqueleto.
04. uma das características que todos os invertebrados têm em comum é a presença de um sistema circulatório do tipo aberto.
08. poríferos e cnidários são exemplos de filos invertebrados celomados.
16. o grupo dos invertebrados com maior diversidade de espécies é representado pelos moluscos, no qual se incluem o polvo e a lula.
32. os artrópodes são considerados os invertebrados com parentesco evolutivo mais próximo dos vertebrados.
64. entre as diversas formas de respiração nos invertebrados estão a respiração cutânea, a branquial, a pulmonar e a traqueal.


Questão 36
O corpo do ser humano é composto por células de diversos tipos. Quando algumas delas sofrem qualquer tipo de alteração, as funções dos tecidos e órgãos dos quais elas fazem parte também podem se alterar. Este eventual desequilíbrio no funcionamento de determinadas células, tecidos, órgãos ou sistemas do organismo é entendido como doença ou enfermidade. As doenças ou enfermidades são classificadas em dois grupos: infecciosas e não infecciosas.
Com relação aos vários tipos de doenças existentes, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Doenças como tabagismo, anemia e derrame cerebral são classificadas como infecciosas.
02. A leptospirose, o tétano e a raiva (hidrofobia) são doenças infecciosas causadas por bactérias.
04. O dengue é causado por um protozoário e sua transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti.
08. A malária, a amebíase e a doença de Chagas são enfermidades causadas por protozoários.
16. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é causada por retrovírus que possuem uma enzima chamada transcriptase reversa que, ao contrário do que ocorre normalmente em uma célula, possibilita a transcrição do RNA viral em DNA.
32. A elefantíase (ou filariose) é uma doença causada por um platelminto chamado Schistosoma mansoni.


Questão 37
Considere as afirmativas abaixo:
Glândula A – produz hormônio do crescimento, prolactina, folículo estimulante, luteinizante, melanotrófico.
Glândula B – produz tiroxina.
Glândula C – produz insulina e glucagon.
Glândula D – produz hormônios conhecidos como corticosteróides, adrenalina e noradrenalina.
Sobre essas glândulas e os hormônios que elas produzem, é CORRETO afirmar que:
01. a localização das glândulas A, B e C no corpo humano é, respectivamente, no pescoço, na base do cérebro e no abdome.
02. a localização das glândulas A e B no corpo humano é, respectivamente, na base do cérebro e no pescoço, e das glândulas C e D é no abdome.
04. as glândulas A, B, C e D são, respectivamente, a tireóide, a hipófise, o pâncreas e as suprarrenais.
08. o hormônio FSH ou folículo estimulante, produzido pela glândula A, promove o crescimento e a regeneração do tecido ósseo.
16. o hormônio insulina, produzido pela Glândula C, atua diminuindo a glicemia do sangue.
32. a glândula A é responsável pela produção dos hormônios conhecidos como trofinas, que são responsáveis pela estimulação de outros órgãos ou glândulas.


Questão 38
Atualmente são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos e, a cada ano, são descritas entre 1,5 e 2 mil novas espécies. Estimativas conservadoras calculam em mais de 1,5 milhão o número de espécies de fungos viventes, número só superado pelo de espécies de insetos. AMABIS & MARTHO. Biologia dos Organismos. São Paulo: Moderna, 2005. p. 117. v. 2. A respeito desses seres vivos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A parede celular dos fungos é composta por quitina, enquanto a dos vegetais é formada por celulose.
02. A substância de reserva dos fungos é o glicogênio, presente também em animais e plantas.
04. Alguns tipos de fungos apresentam um modo de vida conhecido como saprofagia, que é responsável pela decomposição de matéria orgânica.
08. Alguns tipos de fungos associam-se a determinadas algas formando os líquens; quando a associação com a alga é permanente, os fungos adquirem a capacidade de realizar a fotossíntese.
16. Micorrizas são associações entre as raízes de certas plantas e fungos, nas quais somente o fungo tem vantagens.
32. Nas plantas, os fungos podem provocar doenças como a ferrugem, que ataca o cafeeiro e outras plantas economicamente importantes.


Questão 39
Quando um pedaço de floresta é destruído pelo fogo e o local fica abandonado, a mata pode se reconstituir dentro de algumas décadas.
Com relação a este assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Ao processo de reconstituição do ambiente denomina-se sucessão ecológica.
02. Comunidades pioneiras colonizam a área e são sucedidas por outras.
04. O solo descoberto recebe sol direto e se torna mais seco, favorecendo a germinação das sementes das árvores nativas que eventualmente tenham permanecido no local após o incêndio.
08. No estágio em que predominam plantas arbustivas, o solo passa a reter mais umidade, favorecendo a germinação de sementes de plantas arbóreas.
16. Apesar dos danos à vegetação, a fauna sofre pouco nestas condições, uma vez que os animais têm uma alta capacidade de dispersão.
32. Exemplos de plantas pioneiras são as bromélias epífitas.


Questão 40
A distribuição dos seres vivos em cinco Reinos (Monera, Protista, Fungi, Vegetal, Animal) foi proposta em 1969 pelo cientista norte-americano Robert H. Whittaker, amplamente aceita na época e atualmente utilizada pela maioria dos autores de livros didáticos. Para fazer esta divisão, o cientista levou em conta, principalmente, os seguintes critérios: a) número de células do organismo; b) presença de carioteca; c) autotrofismo ou heterotrofismo; d) forma de incorporação dos alimentos.
Com relação aos cinco reinos e aos critérios adotados por Whittaker, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Os seres dos Reinos Monera e Protista são procariontes, ao passo que os seres dos outros reinos são eucariontes.
02. Dos cinco reinos, o Reino Animal é o único a ser formado por indivíduos exclusivamente heterótrofos.
04. O único reino formado por seres unicelulares e pluricelulares autótrofos é o Reino Fungi.
08. Os organismos que pertencem ao reino dos fungos apresentam as seguintes características: são uni ou pluricelulares, autótrofos ou heterótrofos e eucariontes.
16. Todos os indivíduos do Reino Animal e Vegetal são pluricelulares.
32. Podemos encontrar seres autótrofos nos Reinos Monera e Vegetal.












Um comentário:

Anônimo disse...

muito top aqui p pesquisar questoers

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...