BIOLOGIA [UEA]

01. Os ciclos de vida dos seres vivos variam quanto ao momento de ocorrência da meiose. Toda meiose é obrigatoriamente reducional, formando quatro células filhas haploides, a partir de duas divisões consecutivas, conforme ilustrado na figura.
A diferença entre mamíferos e angiospermas, com relação às células produzidas pela meiose, consiste basicamente no fato de que nos mamíferos esse processo ocorre para formação de
(A) células sexuadas masculinas e femininas, enquanto nas angiospermas para formação do grão de pólen e do óvulo.
(B) gametas masculinos e femininos, enquanto nas angiospermas para formação de esporos masculinos e femininos.
(C) gônadas masculinas e femininas, enquanto nas angiospermas para formação de gametas masculinos e femininos.
(D) espermatozoides e óvulos, enquanto nas angiospermas para formação de anterozoides e oosferas.
(E) espermatogônias e ovogônias, enquanto nas angiospermas para formação do androceu e gineceu.

02. O esquema ilustra dois processos biológicos relacionados à captação e à liberação de energia.
Sobre esses processos, é correto afirmar que são
(A) responsáveis pelo equilíbrio energético em todos os seres vivos e ambos utilizam a energia contida na glicose.
(B) realizados tanto por vegetais como por animais e convertem a energia obtida na molécula de ATP.
(C) indispensáveis para todos os seres vivos e convertem a energia química das moléculas em calor.
(D) complementares com relação aos seus produtos e reagentes, e transformam a energia emitida pelo Sol.
(E) interdependentes com relação ao carbono da glicose e CO2 e responsáveis pela conversão da energia luminosa em química.

03. O fluxo de energia dentro de uma cadeia alimentar é unidirecional, isso significa que a energia não pode ser reciclada como a matéria, que constantemente retorna para níveis tróficos iniciais. O fluxo energético em uma cadeia alimentar é 1. Os seres responsáveis pela reciclagem da matéria nesse mesmo ecossistema são os organismos 2. As lacunas são, correta e respectivamente, preenchidas por:
(A) crescente e transmitido dos produtores aos consumidores de vários níveis; detritívoros, que convertem a 
matéria em minerais.
(B) decrescente e transmitido através das moléculas orgânicas, da água e dos sais minerais; saprófagos, tais 
como os protozoários.
(C) decrescente e capturado inicialmente pelos tecidos vegetais; decompositores, tais como os fungos e as bactérias.
(D) constante e capturado pelas células vegetais clorofiladas; pertencentes aos Reinos dos micro-organismos.
(E) crescente e assimilado através da digestão dos consumidores; pertencentes aos Reinos Monera e Fungi.

04. Com o desenvolvimento da biotecnologia, a ciência é capaz de produzir, por meio das bactérias, moléculas idênticas às humanas, utilizadas como medicamentos. A insulina e o hormônio do crescimento já são produzidos, por exemplo, por essa técnica. Tal procedimento é conhecido como tecnologia do DNA recombinante. A figura representa uma bactéria e suas principais estruturas.
A manipulação genética desse organismo para a produção de transgênicos ocorre por
(A) inserção de genes humanos no plasmídeo.
(B) transferência de cromossomos humanos para o citoplasma.
(C) ativação do DNA recombinante por meio das proteínas da membrana.
(D) inoculação de fragmentos de RNAm no nucleoide.
(E) mapeamento do ácido nucleico dos ribossomos.

05. O peixe-boi Trichechus inunguis é um mamífero, consumidor primário de macrófitas, com ampla distribuição na bacia Amazônica. A construção de hidrelétricas nessa região afeta negativamente os indivíduos remanescentes pois
(A) transforma rios em reservatórios, reduzindo a disponibilidade de oxigênio.
(B) modifica o curso dos rios, alagando a mata ciliar onde se alimentam.
(C) altera a ictiofauna nativa, interferindo diretamente na alimentação desses animais.
(D) isola as populações, impedindo a hibridização com outras espécies.
(E) impede o fluxo gênico entre populações, aumentando a consanguinidade.

06. Os genótipos parentais responsáveis por gerar uma criança com tipo sanguíneo doador universal são
(A) IAIB rr e ii Rr.
(B) IAi Rr e IBi RR.
(C) ii rr e IBi RR.
(D) IBi Rr e IAi Rr.
(E) IBIB RR e IAIA RR.

07. A utilização de inseticidas em larga escala, para o combate aos mosquitos transmissores da malária, produz a cada geração organismos cada vez mais resistentes às toxinas componentes de tais venenos. Quanto mais inseticida é utilizado, mais aparecem mosquitos resistentes.
Esse fragmento é considerado, sob o ponto de vista da história da evolução, como 
(A) neodarwinista, pois considera a mutação como fator evolutivo.
(B) naturalista, pois considera a resposta da natureza como fator evolutivo.
(C) lamarckista, pois considera a transmissão de caracteres adquiridos como fator evolutivo.
(D) darwinista, pois considera a seleção natural como fator evolutivo.
(E) criacionista, pois considera a lei de Deus, como fator evolutivo.

08. Analise a tabela de códons.
O segmento do ácido nucleico, que servirá de modelo para transcrição responsável pela informação do peptídeo formado pela sequência metionina – valina – lisina – leucina – histidina – cisteína, é
(A) TACCAATTTGAGGTAACAATC.
(B) AUGGUUAAACUCCAUUGUUAG.
(C) CUCUGUCAUAAAGUUAUGUAG.
(D) ATGGTTAAACTCCATTGTTAG.
(E) UACCAAUUUGAGGUAACAAUC.

09. Maior felino da América, a onça pintada, Panthera onca, está ameaçada de extinção pela constante diminuição de seu hábitat natural. Em alguns indivíduos dessa espécie, é verificada a condição melânica, com manchas pouco aparentes na pelagem negra, existindo, por isso, diversas explicações indígenas e folclóricas para essa característica. A condição melânica é explicada biologicamente
(A) pelo acúmulo de lipídeos na derme do animal.
(B) pela ativação de um gene situado nos pelos do animal.
(C) pela produção de uma enzima na derme do animal.
(D) pela secreção de um hormônio na epiderme do animal.
(E) pelo depósito de uma proteína na epiderme do animal.

10. Duas espécies diferentes de aves, 1 e 2, vivem na mesma região florestal e apresentam praticamente a mesma dieta alimentar com relação às larvas capturadas. A espécie 1, porém, é de hábito noturno, enquanto a espécie 2 é de hábito diurno. Com base nas informações fornecidas, é correto afirmar que as espécies 1 e 2
(A) competem por apresentarem o mesmo comportamento alimentar.
(B) apresentam mesmo hábitat e nicho ecológico distinto.
(C) competem por apresentarem o mesmo hábitat e mesmo nicho ecológico.
(D) aumentam a competição por apresentarem o mesmo nicho ecológico.
(E) exemplificam uma interação ecológica intraespecífica desarmônica.

11. A figura ilustra um embrião de um cordado na fase de nêurula.
A próxima etapa, no desenvolvimento embriológico dessa estrutura, é a formação
(A) dos órgãos primordiais, por organogênese.
(B) da cavidade celomática, totalmente delimitada por mesoderme.
(C) do primeiro orifício, o blastóporo, e do intestino primitivo, o arquêntero.
(D) da notocorda, do tubo neural dorsal e das fendas faringianas branquiais.
(E) dos três tecidos embrionários, endoderme, mesoderme e ectoderme.

12. Alporquia é um método botânico utilizado para formação de raízes em um ramo de uma planta adulta. Para tal procedimento, é retirado um anel da casca do ramo vegetal e um saco plástico com musgo é amarrado sobre o tecido exposto, conforme ilustra a figura.
Após a formação das raízes, o ramo é cortado na base e plantado em um local definitivo.
Nesse processo, a formação de raízes, a partir do galho, é possível pois
(A) os tecidos das gemas laterais do caule são os mesmos das raízes.
(B) as células envolvidas são constituintes de meristemas primários.
(C) os tecidos vegetais não atingem o estado diferenciado adulto.
(D) as células vegetais do caule sofrem diferenciação a qualquer momento.
(E) os tecidos vegetais retornam à condição meristemática.


GABARITO:
1 - B 
2 - D 
3 - C 
4 - A 
5 - E 
6 - D 
7 - C 
8 - A 
9 - E 
10 - B
11 - A 
12 - E 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]