CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNEB]
Ciências da Natureza
Questões de 16 a 40
Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque o número correspondente na Folha de Respostas.
Ciências da Natureza
Questão 16
Questões 16 e 17
O ovo, por décadas, permaneceu à margem daquilo que é considerado um cardápio saudável. A má reputação parecia ter motivo. Afinal, o ovo era encarado como um poço de colesterol. A absolvição veio quando cientistas descobriram um composto especial entre os seus constituíntes: a lecitina. Trata-se de um emulsificante natural de gordura, que inibe a absorção do colesterol no intestino. Como a gema é rica em colesterol, recomenda-se não exagerar todo dia, especialmente se a dieta já for constituída de carne, leite e queijos gordurosos. Os benefícios vão desde a presença de colina, de lecitina e de carotenoides, como a luteína e a zeaxantina, que são antioxidantes. (BIERNATH, 2012, p. 37).
Considerando-se as implicações decorrentes de uma dieta alimentar rica em colesterol e as consequências em relação ao bom funcionamento das funções orgânicas, é correto afirmar:
01) O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue, sendo transportado através da corrente sanguínea, sob a forma de diversos tipos de lipoproteínas, como o LDL e o HDL.
02) O colesterol presente na clara do ovo, ao ser absorvido pelo trato digestivo, pode se combinar com determinados carboidratos, favorecendo o seu deslocamento através do sangue pelas diversas partes do corpo.
03) Alimentos, como carne, leite e queijos gordurosos, fornecem todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição, eliminando a necessidade de ingestão de ovos ou de qualquer outro alimento de origem animal.
04) O colesterol é uma substância considerada nociva ao organismo, não devendo estar presente, mesmo em pequenas quantidades, devido às complicações vasculares geradas pelo seu acúmulo nas células do coração.
05) A lecitina presente no ovo age como um emulsificante natural de gordura ao diminuir a quantidade de albumina efetivamente absorvida pelo intestino.
Questão 17
Considerando-se as fórmulas estruturais de algumas substâncias, presentes na gema do ovo, é correto afirmar que a
01) lecitina, na emulsificação de colesterol, forma micelas nas quais as extremidades apolares da estrutura se encontram mergulhadas na água.
02) luteina e a zeaxantina são redutores nas reações de oxirredução que ocorrem no organismo.
03) lecitina é um lipídio não hidrolisável por aquecimento e na presença de solução de NaOH(aq).
04) cadeia carbônica principal do colesterol é linear e possui seis átomos de carbono.
05) colina é um α-aminoácido, essencial na estrutura de nucleotídeos de DNA.
Questões de 18 a 21
O etanol é uma solução tipicamente brasileira que está ganhando o mundo. Além de seu uso em diversos setores industriais, o etanol é um combustível de alto desempenho para aplicação em motores de combustão interna. A produção industrial de etanol baseia-se quase que exclusivamente na fermentação. A fermentação alcóolica é um processo biológico de conversão de monossacarídeos em energia celular, etanol e gás carbônico. A grande maioria dos micro-organismos é capaz de metabolizar apenas monossacarídeos, como a glicose e a frutose. Diversas estratégias foram desenvolvidas pelos organismos para o aproveitamento dessa fonte de energia, incluindo a produção direta de enzimas glicolíticas por fungos e bactérias, ou a combinação de ácidos e ação mecânica. A quebra das ligações glicosídicas é feita por uma reação de hidrólise e no caso específico da reação representada pela equação química (C6H10O5)n(s) + nH2O(l)→ nC6H12O6(aq), chamada de celulólise, e para que ocorra de maneira eficiente, deve ser catalisada pela ação de algum coadjuvante externo, normalmente uma solução aquosa de ácido ou um coquetel enzimático. As frações mais recalcitrantes desse processo são hidrolisadas em um segundo estágio mais severo, tipicamente a 215 °C sob ação do ácido sulfúrico a 0,4% durante cerca de três minutos, o que gera, principalmente, hexoses. Já a hidrólise na presença de solução aquosa de ácido menos diluida, produz uma alta concentração de monossacarídeos, cerca de 90%, e é altamente adaptável a diferentes fontes de biomassa, além de gerar poucos subprodutos inibidores da fermentação. (SELEGHIM; POLIKARPOV, 2012, p. 40-45).
Questão 18
Considerando-se os processos bioquímicos de obtenção de energia nos seres vivos, é correto afirmar:
01) A exigência de organelas membranosas específicas em um ambiente intracelular compartimentado limita a ocorrência da fermentação apenas em seres de padrão eucarionte.
02) A fermentação alcoólica, ao oxidar parcialmente moléculas de carboidratos, produz grande quantidade de ácido láctico utilizado na fabricação de queijos e iogurtes.
03) A fermentação é realizada exclusivamente por seres unicelulares procariontes, como fungos e bactérias devido à simplicidade metabólica pouco exigente de grandes demandas energéticas.
04) A respiração celular substituiu a fermentação como processo bioquímico de obtenção de energia em seres que apresentam restrição de captação de oxigênio molecular do ambiente.
05) As semelhanças nas rotas bioquímicas da fermentação e da respiração celular denotam uma evolução que privilegiou o aumento na capacidade dos seres vivos de extrair a energia armazenada em moléculas orgânicas.
Questão 19
Tendo em vista os principais desafios tecnológicos na produção de etanol celulósico, de segunda geração, a partir de biomassa de cana-de-açúcar, e com base na equação química que representa a hidrólise da celulose, é correto afirmar:
01) A celulose é transformada em hexose, sob condições severas de hidrólise, dificilmente fermentável para produzir etanol de segunda geração.
02) As altas concentrações de monossacarídeos, obtidos na hidrólise ácida, inibe a fermentação de açúcares e, como consequência, o rendimento de etanol.
03) O maior desafio no processo de hidrólise ácida da celulose está na neutralização e na separação do catalisador e de subprodutos.
04) A celulose de cana-de-açúcar é mais difícil de ser hidrolisada na presença de ácido sulfúrico diluído do que a celulose de madeira, nas mesmas condições.
05) A hidrólise enzimática, uma alternativa à obtenção de monossacarídeos, apresenta o inconveniente da diminuição da velocidade do processo e da produção de metano como subproduto da fermentação.
Questão 20
O veículo flex ou veículo de combustível duplo funciona com mais
de um tipo de combustível, misturado no mesmo tanque e queimado na câmara de
combustão simultaneamente. Considerando-se que as densidades da gasolina e do
etanol são, respectivamente, 0,76kg/L e 0,79g/cm3 a 20°C, que
os coeficientes de dilatação volumétrica da gasolina e do etanol são iguais a
1,2.10−3 °C−1 e que calor de vaporização do etanol é de
0,744MJ/L, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as
falsas.
( ) A densidade da
gasolina permanece constante no intervalo térmico entre 25°C e 68,7°C, nas
condições
normais de
pressão.
( ) A densidade da
mistura de massas iguais de gasolina e de etanol, a 20°C, é, aproximadamente,
7,7.102
kg/m3.
( ) Um carro com
tanque de capacidade 60 litros pode ser abastecido com 50,0 litros de gasolina
a 20°C e
estacionado ao Sol
até atingir a temperatura de 35°C, sem que o combustível transborde.
( ) O volume de
1,0m3 de etanol necessita de 7,44.106J de energia para
que vaporize.
A alternativa que
indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
01) V V V F
02) V V F V
03) F F F V
04) F V V F
05) F F V F
Questão 21
A figura representa o Ciclo de Otto, um ciclo termodinâmico que idealiza o funcionamento de motores de combustão interna de ignição por centelha. Considerando-se os gases resultantes da combustão como gases ideais e as etapas de transformação apresentadas no diagrama pressão-volume, é correto afirmar:
01) O Ciclo de Otto é constituído de duas etapas isotérmicas e duas isobáricas.
02) A substância operante utilizada no ciclo de Otto é a mesma utilizada no Ciclo de Carnot.
03) O Ciclo de Otto descreve o funcionamento de motores das máquinas reais, suscetíveis aos fenômenos irreversíveis.
04) O trabalho útil do motor de combustão interna é representado pela área da figura delimitada pelos pontos C, D, V2 e V1.
05) O trabalho, W, realizado nas transformações adiabáticas é igual a Cv (TC – TB) + Cv (TA – TD), sendo C a capacidade térmica do gás, a volume constante, e T, a temperatura termodinâmica.
Questões de 22 a 24
O DNA contém o código genético para todos os tipos de moléculas biológicas. Estudos revelam que o código contido nas moléculas de DNA também pode controlar a forma final de nanoestruturas inteiramente metálicas. Segmentos de DNA foram usados para dirigir o processo de formação de nanopartículas de ouro, dando-lhes os mais diversos formatos. O alfabeto do DNA contém quatro letras A, T, G e C, as iniciais de adenina, timina, guanina e citosina. As “palavras” são formadas segundo uma regra simples: A sempre se liga a T, e C sempre se liga a G. Experimentos mostraram que as fitas de DNA com sequências de “A” produzem nanopartículas redondas e rugosas. As sequências de “T” formam estrelas. As sequências de “C” geram discos planos. E, finalmente, as sequências de “G” formam hexágonos. Atualmente, nanopartículas de ouro são largamente utilizadas em medicina. (O DNA..., 2012).
Questão 22
A respeito da informação genética contida nas moléculas de DNA, que é responsável pela tipificação das moléculas bioquímicas, é correto afirmar:
01) A replicação da informação genética é considerada semiconservativa porque preserva uma das cadeias da molécula de DNA na formação de novas moléculas de RNA.
02) O pareamento específico entre as bases nitrogenadas (A+T e C+G) une os nucleotídeos na formação de cada uma das cadeias polinucleotídicas presentes na molécula de DNA.
03) A fidelidade da produção de cópias da molécula de DNA garante a imutabilidade dessa molécula na manutenção das informações genéticas ao longo de todo o processo evolutivo dos seres vivos.
04) A transcrição e a tradução da informação genética contida originalmente na molécula de DNA favorecem a expressão dessa informação durante a realização das funções metabólicas celulares.
05) As sequências lineares das moléculas de desoxirribose das cadeias polinucleotídicas armazenam as informações herdáveis em códigos genéticos decifráveis através de processos bioquímicos específicos.
Questão 23
O crescimento de aglomerados iniciais de átomos de ouro a partir do DNA, na construção de nanopartículas com formatos e propriedades previsíveis, permite corretamente concluir:
01) A configuração eletrônica e as propriedades do ouro são modificadas com o processo de formação de
nanopartículas.
02) A diversificação nos formatos das nanopartículas de ouro a partir de sequências de adenina, timina, citosina e guanina decorre de alterações na estrutura do retículo cristalino do metal.
03) O ouro é utilizado na produção de nanopartículas para encapsular medicamentos, direcionados a pontos específicos do corpo, em razão de ser inerte e biocompatível às condições do organismo.
04) Os aglomerados nos formatos de discos planos e de estrelas crescem a partir de interações dipolo momentâneo-dipolo induzido estabelecidas entre as bases nitrogenadas e o átomo de ouro.
05) As nanopartículas de formato arredondado e rugoso formadas a partir das sequências de adenina na fita
de DNA crescem por meio de transferências de pares não ligantes de átomos de nitrogênio para o átomo de ouro.
Questão 24
Ciências da Natureza
A partir da análise das propriedades físicas das nanoestruturas metálicas, de formas geométricas diferenciadas pelo código contido nas moléculas de DNA, é correto afirmar:
01) As cargas elétricas permanecem em repouso e equidistantes uma da outra, na superfície de uma nanopartícula de ouro neutra com formato de estrela.
02) A uma distância, d, da periferia de uma nanopartícula de ouro com formato de disco, eletrizada com carga, Q, atua um campo elétrica de módulo igual a kQ(d+R)−2, sendo k a constante eletrostática do meio e R, o raio médio da nanopartícula.
03) O módulo do campo elétrico no centro de uma nanopartícula de ouro, de forma redonda e eletrizada com carga Q, é igual a kQ/R2, sendo R, o raio médio da partícula.
04) As nanopartículas de ouro, dotadas de elétrons livres, ao serem colocadas em repouso em uma região de um campo magnético uniforme passam a apresentar uma corrente induzida.
05) O campo elétrico da região que circunda as nanopartículas de ouro, com formas geométricas diferentes e eletrizadas com carga Q, é representado com as linhas de força de mesma configuração.
Questões 25 e 26
O mundo não se pode dar ao luxo de abrir mão da mineração, que é um dos motores da economia global e que está na base do sistema industrial. Mas talvez possa ser possível fazê-la de uma forma mais eficiente. É nessa direção que caminham os esforços de cientistas que pretendem substituir os métodos tradicionais da atividade mineradora por outros, que se aproveitam do trabalho silencioso e invisível dos micro-organismos, particularmente bactérias em um processo de biomineração. Bactérias naturalmente encontradas junto a grandes depósitos de minérios de cobre, de níquel, e de ouro vêm sendo estudadas por cientistas, que buscam uma forma economicamente viável de extrair esses minerais da natureza, por meio de um processo conhecido como biolixiviação ou bio-hidrometalurgia.
A grande vantagem, é que, na biomineração, a liberação do material de interesse não exige queima, como nos métodos tradicionais, o que elimina a emissão de gases poluentes, como o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre. Os micro-organismos mineradores consomem substâncias conhecidas como sulfetos, e os convertem em ácido sulfúrico, que acaba tornando solúveis os minérios de interesse econômico. Estes, por sua vez, são recuperados posteriormente, na forma sólida. Cerca de 20% do cobre produzido no mundo já é extraído por biomineração e boa parte dele vem do Chile, onde o processo está mais desenvolvido, graças ao trabalho de cientistas com a calcopirita, CuFeS2, o minério bruto de onde é extraído o cobre. (BIOMINERAÇÂO..., 2012).
Questão 25
Considerando-se as características inerentes ao padrão de organização celular, presente nas bactérias utilizadas em biomineração, é correto afirmar:
01) A presença de diversidade de endomembranas citoplasmáticas capacita as células na realização de uma
variedade de funções celulares.
02) A produção de cadeias polipeptídicas a partir do retículo endoplasmático favorece a função secretora realizada pelas bactérias utilizadas na biomineração.
03) A utilização das enzimas lisossomais na degradação do material mineral englobado reforça a capacidade dessas bactérias na realização da função de biomineração.
04) A ausência de compartimentos intracelulares favorece a realização simultânea do processo de transcrição associado ao processo de tradução da informação genética em uma mesma molécula de RNA.
05) A alta capacidade mitótica presente nas bactérias incrementa o poder de crescimento e de realização da
função de biomineração durante a retirada de metais dos resíduos das indústrias mineradoras.
Questão 26
Considerando-se o processo de biomineração do cobre a partir de calcopirita, CuFeS2, por ação de micróbios mineradores mencionados no texto, é correto afirmar:
01) A conversão da calcopirita em ácido sulfúrico por micro-organismos leva à formação de sulfatos solúveis de cobre e de ferro, representados, respectivamente, pelas fórmulas CuSO4 e FeSO4.
02) O sulfato de cobre é extraído da biomassa de micro-organismos por meio de solventes, como o querosene e, em seguida, é concentrado por destilação simples.
03) Os micro-organismos cultivados reduzem o enxofre na calcopirita a enxofre +VI, no ácido sulfúrico em uma etapa do processo de oxirredução do minério.
04) A calcopirita é um sal duplo em relação ao ânion e, por essa razão, necessita de ação de dois tipos de
micro-organismos para ser decomposta.
05) O estado de oxidação do enxofre na calcopirita é −I.
Questões 27 e 28
A maior parte do plutônio radioativo,
meia-vida de aproximadamente 24 mil anos, disponível no Planeta, foi produzida pelos humanos — cerca de 500 toneladas métricas, o suficiente para produzir 100 mil bombas nucleares. Grande parte desse arsenal integra o legado da corrida nuclear entre Estados Unidos e União Soviética ao longo da Guerra Fria, mas cada vez mais esses estoques resultam da atual energia nuclear por fissão. Japão, França, Rússia e Estados Unidos também usam plutônio como combustível nos chamados “reatores rápidos” que utilizam nêutrons para iniciar a fissão. (BIELLO, 2012, p. 11).
Questão 28
Tratando-se do comportamento de nêutrons e sobre o processo de fissão nuclear, é correto afirmar:
01) A colisão de um nêutron com um átomo de metal pesado provoca a redução de massa do núcleo e a emissão exclusiva de partícula α.
02) O processo de fissão de um núcleo atômico ocorre de forma espontânea na natureza com a liberação apenas de radiacão γ.
03) O princípio de funcionamento de reatores nucleares é a colisão sucessiva de nêutrons com núcleos de radionuclídeos pesados, o que dá início a uma reação em cadeia.
04) Um nêutron lançado em uma região de um campo elétrico de intensidade constante adquire aceleração constante.
05) A quantidade de movimento de um nêutron aumenta à medida que se aproxima do núcleo de um átomo de metal pesado porque a ação do campo magnético aumenta o módulo da velocidade dessa partícula.
Questões de 29 a 31
Em março de 2012, o corredor sul-africano Oscar Pistorius passou pela linha de chegada em uma pista de atletismo em Pretória com um tempo que o qualificou com folga para as Olimpíadas de Londres. Para se mover em tamanha velocidade, Pistorius usa uma novidade da ciência protética: pedaços de fibra de carbono moldadas no formato de um J, conhecidos como Flex-Foot Cheetah (pés flexíveis de Cheetah). A impressão é de que estamos vivendo em uma época em que novos limites para a evolução humana estão sendo criados pela tecnologia. Apesar dos avanços na matéria-prima e no design, o Flex-Foot Cheetah não imita com fidelidade o movimento de sua contraparte de carne e osso. Muito mais próximo disso está a i-Limb, mão biônica desenvolvida pela Touch Bionics, em Livingston, na Escócia. A i-Limb dispõe de cinco dedos — incluindo um polegar opositor funcional — e cada um deles é acionado individualmente. Os dedos são capazes de exercer todo tipo de atividade diária, como segurar uma maleta, virar uma chave, pegar uma
moeda ou teclar no computador. A i-Limb responde ainda ao nível do sinal no músculo. Se o usuário pensa em apertar mais rápido e mais forte, a mão biônica responde de acordo. Pesquisadores também desenvolveram músculos artificiais a partir de tubos de carbono incrivelmente finos, chamados nanotubos. Eles imitam em forma e função dos equivalentes biológicos, mas com uma performance cem vezes melhor. (CHIPPERFIELD, 2012, p. 36-41).
Questão 29
A respeito da possibilidade de novos limites para a evolução humana estarem sendo criados a partir do desenvolvimento de tecnologia, é possível afirmar:
01) A diferenciação dos indivíduos detentores de tecnologia protética deve, em um processo de isolamento geográfico, direcionar a espécie humana para uma nova especiação alopátrica.
02) Mecanismos cibernéticos de geração mutacional controlada já fazem parte de uma realidade que tem determinado quais os caminhos evolutivos que a espécie humana deve seguir.
03) A utilização de membros artificiais deve aumentar a capacidade humana de gerar novas características biológicas que beneficiem a sobrevivência e, consequentemente, aumentem o seu potencial adaptativo.
04) A tecnologia, principalmente aquela associada às inovações na área da medicina, pode reduzir os impactos que a seleção natural deveria impor às populações humanas ao possibilitar novos rumos evolutivos para essa espécie.
05) O aumento da capacidade motora dos indivíduos detentores de tecnologia corporal deverá aumentar a ação da seleção natural na preservação e na transmissão ao longo das gerações dos benefícios gerados por essas inovações.
Questão 30
Considerando-se a importância dos músculos na capacidade de movimento presente nos animais, é correto afirmar:
01) Os músculos lisos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento por transmitirem ação aos ossos sobre os quais se inserem.
02) A contração muscular é produzida pela conexão e desconexão cíclica das cabeças de actina com os filamentos de queratina adjacentes.
03) A ação muscular é resultado direto da excitação do nervo sensitivo, que é transferida através da despolarização da membrana dos axônios para a membrana da fibra muscular.
04) A contração se caracteriza pelo alongamento da fibra do músculo, permitindo que células transformem a energia química presente nas moléculas orgânicas em energia mecânica.
05) O movimento envolve uma especificidade funcional que favoreceu, ao longo da evolução dos animais, o aperfeiçoamento de sistemas de locomoção, como o do aparelho muscular esquelético humano.
Questão 31
A figura representa o esquema do princípio de funcionamento de um motor elétrico, que é um dos dispositivos utilizado na prótese i-Limb para mover, individualmente, cada um dos cinco dedos. Adotando-se o sentido da corrente elétrica como sendo o convencional e com base nos conhecimentos sobre eletromagnetismo, é correto afirmar:
01) O movimento de rotação da espira, ilustrada na figura, independe da inércia.
02) A espira quadrangular realiza, em torno do seu eixo horizontal, um movimento de rotação no sentido horário com velocidade linear variada.
03) A espira gira com a ação permanente das forças magnéticas nos trechos verticais do condutor percorrido por uma corrente contínua.
04) A espira quadrangular gira em torno do seu eixo sob a ação exclusiva da força magnética que atua somente no trecho que se encontra mais próximo do ímã.
05) O momento de rotação da espira quadrangular é igual a BiLxLy, sendo Lx e Ly, respectivamente, o trecho horizontal e o vertical da espira condutora, i a intensidade da corrente e B, o módulo do campo magnético do ímã.
Questão 32
De acordo com as informações do texto, da utilização de sódio no estado líquido, como refrigerante de reatores nucleares avançados de metal líquido e das propriedades físicas desse elemento químico, quando comparadas com as da água pesada, é correto afirmar:
01) O sódio não é tão eficiente como a água pesada na transferência de calor porque, a 100°C a 1,0atm, o metal se encontra no estado sólido e a água pesada, no estado gasoso.
02) O sódio líquido transfere lentamente calor do reator para a caldeira geradora de vapor, quando comparado à água pesada líquida.
03) A densidade do sódio líquido é desvantagem ao bombeamento, quando comparado ao da água pesada nas mesmas condições.
04) A pressão de vapor da água pesada a 101,42°C é maior que a do sódio líquido a 800°C, nas mesmas condições de pressão.
05) O sódio líquido é um condutor de calor menos eficiente que a água pesada.
Questão 33
Com base no processo da produção de energia elétrica nas usinas nucleares, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A produção de energia elétrica no gerador das usinas nuclear, termoelétrica e hidrelétrica segue o mesmo princípio de funcionamento.
( ) O sentido do campo magnético produzido por corrente induzida é igual ao sentido do campo magnético externo que produz a variação do fluxo magnético em um rotor do gerador.
( ) O princípio de funcionamento de um transformador de tensão é o da indução eletromagnética.
( ) A força eletromotriz induzida independe da resistência elétrica do fio da bobina de um rotor.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
01) V V F F
02) V F V V
03) V F F V
04) F V V F
05) F F V V
Questão 34
O crescimento do fitoplâncton a partir de compostos de ferro fornecidos pelas partículas de poeira que caem no Atlântico envolve a captação de carbono presente nos oceanos. A respeito desse processo de fixação, é correto afirmar:
01) A fotossíntese fixa carbono ao reduzir quimicamente moléculas de CO2 em matéria orgânica presente no corpo dos organismos fitoplanctônicos.
02) A difusão dos raios solares nos oceanos permite fixar carbono nas profundezas do mar escuro a partir de processos fotoautótrofos geradores de energia química.
03) A quimiossíntese, realizada pelos seres microscópicos das zonas abissais, possui importante papel regulador do clima, ao utilizar a energia geotérmica, durante a fixação de carbono por processos fotoautótrofos.
04) O oxigênio desprendido durante a fotossíntese das bactérias reage com compostos de ferro presentes nas partículas de poeira, criando moléculas instáveis responsáveis pela fixação do carbono nas zonas profundas do mar escuro.
05) O sequestro de carbono da atmosfera favorece a regulagem do clima com um resfriamento da temperatura global porque retira e converte a energia térmica da atmosfera em energia química presente no interior de moléculas orgânicas.
Questão 35
Ciências da Natureza
A análise das informações do texto e os conhecimentos de fenômenos ondulatórios permitem corretamente afirmar:
01) As poeiras que se misturam com fuligens retêm calor por mais tempo após o pôr do Sol.
02) A proporção da radiação absorvida ou refletida por poeiras depende da velocidade do vento.
03) O fenômeno de reflexão total possibilita que as poeiras sejam vistas por um observador na Terra.
04) O comprimento de onda da radiação refletida por poeiras é maior do que a dimensão do poluente particulado.
05) A radiação solar refletida da superfície da Terra e absorvida por poeiras é predominantemente a radiação infravermelha.
Questões 36 e 37
A análise do reino mineral, desde os primórdios, leva a uma conclusão surpreendente: a maioria dos minerais deve sua existência às formas vivas do Planeta. Há 4,6 bilhões de anos, milhões de planetesimais se formaram no anel de poeira e gás que permaneceu ao redor do Sol recém-inflamado e colidiram, constituindo a Terra. Na Terra vermelha formada, há 2 bilhões de anos, organismos vivos fotossintéticos presentearam a atmosfera com um pequeno percentual de oxigênio, alterando de forma drástica sua ação química. Minerais ferrosos abundantes no basalto negro oxidaram em compostos férricos vermelho-ferrugem. Os micro-organismos (verdes) depositaram camadas de um material denominado estromatólito, composto de minerais, como carbonato de cálcio.
Há 400 milhões de anos surgiram organismos pluricelulares e as plantas colonizaram a terra seguidas pelos animais. Por quase toda a história do nosso planeta, o ambiente terrestre era inabitável. A radiação ultravioleta destruía biomoléculas essenciais e matava a maioria das células. Com os níveis mais altos de oxigênio atmosférico, formou-se uma camada de ozônio estratosférica protetora, escudando a terra subjacente dos raios ultravioleta, o que possibilitou o desenvolvimento de uma biosfera terrestre. (HAZEN, 2011, p. 40-47).
Questão 36
A partir da formação da camada protetora de ozônio na atmosfera, os seres vivos puderam migrar da água para o ambiente terrestre. Contar a história evolutiva dos vegetais e dos animais, principalmente dos vertebrados, é contar a história dessa migração. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a evolução da vida, é correto afirmar:
01) Os vegetais precederam os animais na conquista do ambiente terrestre porque foram menos dependentes da água para sua sobrevivência.
02) O ambiente terrestre favoreceu o predomínio de uma etapa gametofítica sobre uma etapa esporofítica ao longo da evolução do ciclo de vida vegetal.
03) Os organismos que se adaptaram plenamente ao ambiente terrestre apresentam adaptações no corpo para retenção de água, evitando assim a desidratação.
04) Os anfíbios foram os primeiros grupos de vertebrados a dominar o ambiente terrestre devido à presença de inovações evolutivas reprodutivas que favoreceram a adaptação a esse tipo de ambiente.
05) As gimnospermas apresentam semelhanças adaptativas equivalentes ao grupo dos répteis por serem considerados como grupos de transição da água para a terra, tanto entre os vegetais quanto também entre os animais.
Questão 37
Considerando-se a fase de Terra vermelha, que representa uma das
etapas dos vários processos de formação mineral do planeta, é correto afirmar:
01) O óxido de
ferro, Fe2O3, vermelho-ferrrugem, ao reagir com a água,
produz Fe(OH)3.
02) A atmosfera na
fase de Terra vermelha caracterizava-se por não apresentar dióxido de carbono
CO2(g), no ar atmosférico.
03) O surgimento
de mais de 2,5 mil minerais esteve associado à condição redutora de oxigênio da
atmosfera há 2 bilhões de anos.
04) Os íons Fe2+(aq)
na presença de oxigênio do ar foram oxidados espontaneamente, nas condições do
Planeta há 2 bilhões de anos.
05) O carbonato de
cálcio, sob forma de cristais de 2,0m de altura, depositados nos rasos e
quentes oceanos, evidenciavam que essas águas dos mares primitivos eram
soluções insaturadas.
Questões de 38 a 40
Dados coletados pela sonda Cassini, da Nasa, enquanto passava repetidamente por Titã, a maior lua de Saturno, oferecem a melhor evidência de que o enfumaçado satélite tem um grande oceano em forma líquida, que está há 100,0km abaixo da superfície se movendo sob sua espessa camada de gelo, onde foi detectada presença de amônia. A flexão de maré da camada gelada de Titã não forneceria calor suficiente para manter a superfície do oceano líquida. Mas a energia liberada pelo decaimento de elementos radioativos no núcleo da lua ajudariam a evitar que congelasse. Essa flexão de maré, porém, poderia servir de explicação para a presença de metano na atmosfera de Titã, mesmo que o gás seja normalmente transformado por reações químicas produzidas pela luz do Sol, depósitos de gelo rico em metano nas porções superiores da crosta de Titã seriam aquecidos o suficiente pela flexão para liberarem o gás, assim reabastecendo as concentrações atmosféricas do gás dessa lua. Em seguida, cairia na forma líquida sobre lagos e oceanos de metano na superfície. (PERKINS, 2012).
Questão 38
Ciências da Natureza
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos de Física, e considerando-se a pressão atmosférica e a temperatura de Titã iguais a, respectivamente, 160kPa e −179°C, é correto afirmar que a
01) temperatura média da água líquida que se encontra sob a gelada crosta de Titã é de 0°C.
02) aceleração centrípeta de Titã é proveniente da força da interação gravitacional entre esse satélite e Saturno.
03) massa de Titã interfere no período de revolução em torno de Saturno.
04) velocidade orbital de Titã depende da massa desse satélite.
05) temperatura média de Titã é igual a 94°F.
Questão 39
De acordo com o modelo de estrutura interflexível de Titã proposto por pesquisadores de algumas Universidades, com base nos dados da tabela e considerando-se que a pressão da atmosfera da maior lua de Saturno é igual a 1,0atm, é correto afirmar:
01) Nos depósitos de gelo ricos em metano nas porções superiores da crosta de Titã, as interações intermoleculares entre essa substância química e a água sólida são de natureza dipolo permanente-dipolo induzido.
02) A presença de amônia em lagos e oceanos de metano sugere, que na lua de Saturno, essa substância química se encontra na fase líquida.
03) A energia absorvida no decaimento de radionuclídeos, do núcleo de Titã, ajuda a manter a superfície líquida do oceano da lua de Saturno.
04) As precipitações de metano líquido ocorrem quando a pressão de vapor de metano na atmosfera de Titã atinge a pressão máxima a −182°C, na superfície da lua.
05) A camada de metano sólido na superfície da lua de saturno está à temperatura de 0°C.
Questão 40
Considerando-se as condições geológicas presentes na constituição de Titã, juntamente com os pré-requisitos para o desenvolvimento de vida conforme o padrão estabelecido no planeta Terra, é correto afirmar:
01) A inexistência de oxigênio molecular na atmosfera de Titã é considerada como o principal fator limitante da formação e manutenção da vida nesse tipo de ambiente.
02) A confirmação da existência de água líquida em Titã ratificou a presença de micro-organismos de natureza procarionte metanófilos na superfície da Lua.
03) Condições físico-químicas e geológicas semelhantes às existentes na Terra nos primórdios da formação da vida podem favorecer a origem de sistemas vivos simples em outros ambientes no universo.
04) A distância de Saturno e de suas luas em relação ao Sol inviabiliza qualquer possibilidade de vida nesses ambientes devido à ausência total de fontes energéticas para sustentação dos processos metabólicos celulares.
05) A ausência em Titã de elementos químicos que são próprios do planeta Terra e que fazem parte da constituição dos seres vivos limita a possibilidade de formação de vida nesse satélite conforme padrão terrestre.
Comentários