BIOLOGIA [UEFS]
Biologia
Questões de 41 a 60
Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.
Questão 41
É extraordinário como a Biologia mudou nos últimos duzentos anos: primeiro, seu estabelecimento como ciência válida entre os anos 1828-66, depois a revolução darwiniana, em seguida a genética e a nova sistemática e, por fim, a revolução da biologia molecular. (MAYR, 2013).
O estabelecimento da Biologia como uma ciência ocorreu em um período posterior se comparado à Física e à Química — suas irmãs das ciências Naturais — nos séculos XVII e XVIII, respectivamente. Um dos motivos apontados como responsável por esse atraso era a
A) influência da igreja católica nesse período que não permitia o estabelecimento e a utilização de nenhum tipo de conhecimento científico.
B) invenção do microscópio, que ocorreu no século XIX, e impulsionou os estudos na área biológica.
C) dificuldade dos pesquisadores da época em reconhecer o conjunto de propriedades inerentes dos seres vivos que caracterizam a unidade da vida.
D) força da hipótese da continuidade vital que pregava que a física e a química eram suficientes para explicar os diversos mecanismos biológicos que caracterizavam os seres vivos.
E) ausência de reuniões científicas e de comunicação entre os pesquisadores da época, que dificultavam as trocas de informações essenciais no estabelecimento de uma nova ciência.
Questão 42
Charles Darwin contribuiu com muitos dos conceitos sobre os quais se apoia o paradigma da biologia moderna. Alguns permaneceram controversos por um longo período e ainda sofrem oposição de certos evolucionistas. Um entendimento completo da autonomia da biologia, portanto, não é possível sem uma análise do darwinismo. Com efeito, a biologia moderna é, em larga medida, conceitualmente darwiniana. (MAYR, 2013). A revolução darwiniana influenciou decisivamente em uma nova compreensão da biologia, dentre outros motivos, porque
A) mostrou a importância do DNA como molécula responsável pela hereditariedade presente nos seres vivos.
B) reconheceu uma historicidade nas ciências biológicas ao considerar a importância do processo evolutivo, através da ação da seleção natural, nas modificações dos seres vivos ao longo do tempo.
C) identificou a importância do ambiente como um decisivo fator evolutivo através dos clássicos experimentos com as ervilhas-de-cheiro.
D) revelou a existência da seleção natural que produz modificações nos seres vivos para que se tornem mais
aptos ao ambiente em que vivem.
E) utilizou conceitos deterministas para explicar a preservação dos organismos mais fortes em detrimentos daqueles que, por mutação, nasceram menos aptos à sobrevivência.
Questão 43
A imagem apresentada ilustra parte da estrutura de uma importante molécula orgânica presente na composição química de todos os seres celulares.
Considerando-se a estrutura química e a importância dessa molécula na manutenção da vida, é correto afirmar:
A) A forma helicoidal apresentada por essa molécula é uma consequência da disposição antiparalela que as duas cadeias polinucleotídicas apresentam entre si.
B) As ligações de hidrogênio presentes na molécula representada mantêm os nucleotídeos unidos na formação de uma mesma cadeia polinucleotídica.
C) O pareamento específico entre as bases nitrogenadas se expressa na interação existente entre as bases púricas ou entre as bases pirimídicas entre si.
D) A expressão da informação genética contida no núcleo envolve diretamente a completa separação das cadeias polinucleotídicas e posterior formação de outras cadeias em novas moléculas de DNA.
E) Alterações na sequência dos nucleotídeos de uma mesma molécula de DNA configura uma mudança na forma dessa molécula sem, contudo, alterar a informação nela contida.
Questão 44
Até a metade do século XX, uma importante crença filosófica dos fisicalistas era que um fenômeno tinha de ser reduzido aos seus menores componentes para que se alcançasse sua completa explicação. Isso era interpretado, em geral, como uma afirmação de que a explicação só poderia ser alcançada no mais baixo nível de organização. Tal conclusão era particularmente perturbadora para biólogos, porque nos níveis mais baixos de organização tal redução abandonava a biologia e lidava apenas com fenômenos físicos. (MAYR, 2013). Um dos motivos que justificam a dificuldade dos biólogos em aceitar os conceitos difundidos pelos fisicalistas é de que
A) as propriedades biológicas emergentes resultam da interação das partes componentes dos níveis de organização inferiores na formação do nível superior acima.
B) a explicação dos fenômenos biológicos só pode ser alcançada apenas nos níveis elementares de sua estrutura organizacional.
C) a soma das partes componentes expressam as características que estarão presentes no todo organizacional.
D) os seres vivos não apresentam, na sua estrutura, níveis considerados básicos na formação de seus padrões organizacionais mais complexos, como queriam fazer acreditar os fisicalistas.
E) os fenômenos físicos são capazes de explicar apenas os processos biológicos mais complexos dentro da
organização dos seres vivos.
Questão 45
A noção de que as células de animais e plantas tiveram origem por meio da simbiose não é mais motivo de controvérsia. A biologia molecular, incluindo o sequenciamento gênico, reivindicou esse aspecto de minha teoria da simbiose celular. Mas o verdadeiro impacto da visão simbiótica da evolução ainda está para ser sentido. E a ideia de que novas espécies surgem de fusões entre membros de espécies antigas ainda não é sequer debatida na sociedade científica respeitável. (MARGULIS, 2001, p. 14).
A respeito dos processos endossimbióticos propostos pela pesquisadora Lynn Margulis, que atualmente são amplamente aceitos pela ciência, é possível afirmar:
A) Relações de fusões citoplasmáticas entre seres eucariontes ancestrais teriam aperfeiçoado a capacidade dos organismos atuais na realização de suas funções metabólicas.
B) A capacidade fotoautótrofa presente em alguns eucariontes atuais é necessariamente dependente de uma relação simbiótica anterior, que englobou, a esse padrão de organização, determinadas cianobactérias ancestrais.
C) A presença da mitocôndria no padrão eucarionte é considerada como resultado de uma relação endossimbiótica por apresentar, no seu interior, todas as informações genéticas presentes no DNA das atuais bactérias anaeróbias.
D) A formação dos cloroplastos precedeu a formação das mitocôndrias na história da vida, já que, para ocorrer a respiração celular, é necessária a presença do O2 produzido pela fotossíntese.
E) Englobamentos primitivos entre seres unicelulares distintos geraram relações parasitárias que interferiram de forma significativa na história da vida no planeta.
Questão 46
Em todas as células vivas atuais, os genes são compostos de DNA. Todas as células precisam do RNA, que é muito semelhante ao DNA, para sintetizar proteínas. A sequência exata de aminoácidos fornece a uma proteína grande parte de sua estrutura, determinando assim o que ela fará, da mesma forma como uma sequência de letras dá significado à palavra escrita. (MARGULIS, 2001, p. 80).
Em relação aos processos metabólicos que ocorrem associados à presença dos ácidos nucléicos, é correto afirmar que a
A) replicação garante a expressão da informação genética a partir do sequenciamento preciso de aminoácidos na formação de moléculas proteicas.
B) conservação da informação genética contida nas moléculas de DNA é realizada com a produção de cópias fidedignas dessas moléculas, a partir da tradução semiconservativa, durante a divisão celular.
C) estrutura tridimensional de uma proteína é dependente da sequência de nucleotídeos do DNA utilizado no processo de transcrição que antecedeu a tradução da informação genética.
D) síntese de RNA, a partir do segmento de um DNA codificante, ocorre principalmente na etapa S, durante a interfase do ciclo celular.
E) sequência precisa entre os aminoácidos, durante a formação de uma molécula de DNA, é essencial na capacidade dessa molécula de exercer a sua função.
Questões 47 e 48
Todas as células vivas, mesmo em princípio, são muito mais complexas do que qualquer gene ou vírus. As células intercambiam suas partes; elas se mantêm continuamente por meio de nutrientes e energia retirados do ambiente. Até uma minúscula esfera fechada por membrana, uma célula bacteriana sem paredes, precisa de uma equipe de interações moleculares, mais de 15 tipos de DNA e RNA, cerca de quinhentos e, mais geralmente, até quase cinco mil tipos diferentes de proteínas. (MARGULIS, 2001, p. 82).
Questão 47
Em relação às características da organização celular presente das células bacterianas citadas no texto, é correto afirmar que
A) a diversidade de endomembranas permite uma maior eficiência das funções metabólicas realizadas por esses seres vivos.
B) a ausência de material genético é consequência da inexistência de uma membrana delimitando um material nuclear.
C) a formação de agregados coloniais desses organismos favorece a diferenciação celular com posterior formação de tecidos.
D) as células bacterianas sem paredes precisam de uma equipe de interações moleculares para suprir a ausência de uma membrana plasmática delimitando o seu ambiente intracelular.
E) os ribossomos aderidos ao RNA mensageiro na forma de polissomos livres garantem a capacidade desse tipo celular de expressar as informações genéticas contidas primariamente no seu DNA.
Questão 48
A presença de nutrientes e energia retirados do ambiente é fundamental para a manutenção dessa complexidade celular, como citado no texto.
É possível afirmar a respeito desse fluxo de alimento que 
A) os sistemas vivos são sistemas fechados em relação à energia e à matéria que se obtém do ambiente para a manutenção das suas funções metabólicas.
B) a vida cíclica mantém, ao utilizar os nutrientes e a energia do ambiente de forma bidirecional, sua complexidade ao gerar mais de si mesma indefinidamente.
C) os sistemas vivos criam ordem a partir da desordem gerada pelo metabolismo durante a utilização dos nutrientes orgânicos e inorgânicos retirados do ambiente.
D) o uso de forma unidirecional da energia captada do ambiente impulsiona os processos metabólicos ao criar uma ordem interna responsável em desenvolver os diferentes níveis de complexidade celular.
E) relações alimentares como o predatismo favorecem a disseminação de um fluxo cíclico de alimento entre os diversos níveis tróficos das cadeias alimentares presentes nos ecossistemas naturais.
Questão 49
Mendel propôs que as unidades responsáveis pela hereditariedade de características específicas estão presentes como discretas partículas que ocorrem em pares e se segregam uma da outra durante a formação dos gametas. De acordo com essa teoria da individualidade, as unidades da herança mantêm sua integridade na presença de outras unidades. Os experimentos realizados por Mendel, que permitiram as conclusões expostas nesse texto, podem ser caracterizados conforme expresso em
A) Cada caráter genético é determinado por um par de fatores que se combinam na formação dos gametas e se fundem na fecundação.
B) Os fatores não alelos interagem de forma aditiva durante a formação genotípica dos novos indivíduos.
C) A herança ligada ao sexo é determinada por genes posicionados na porção não homóloga do cromossomo X.
D) A presença de três ou mais alelos na determinação de um único caráter é denominada de pleiotropia, cuja herança é fiel à lei da segregação, independente dos gametas.
E) O cruzamento entre híbridos na F1 permite a formação de uma descendência que apresenta os fenótipos dos tipos parentais em uma proporção de 3:1.
Questão 50
O reconhecimento de que os genes ocupam posições características no cromossomo e de que essas são segregadas pela meiose possibilitou aos sucessores de Mendel fornecer uma explicação física para o seu modelo de herança. Logo tornou-se evidente que a associação de genes com cromossomos também possui outras consequências genéticas. Pesquisas, no início do século XX, demonstraram que nem sempre os padrões de herança genética refletem o que foi enunciado por Mendel a partir de suas conclusões. Das heranças listadas nas alternativas, a que apresenta um padrão que não está de acordo especificamente com a lei da segregação independente dos caracteres é a
A) quantitativa.
B) por epistasia.
C) ligada ao sexo.
D) por ligação fatorial.
E) por alelos múltiplos.
Questão 51
As células normais apresentam uma regulação muito precisa do seu crescimento. Durante o desenvolvimento, os órgãos aumentam até o seu tamanho adequado e então param de crescer. Às vezes, algumas células escapam desse processo regulatório e passam a crescer e a se dividir descontroladamente. A passagem para esse crescimento desregulado chama-se neoplasia e o conjunto de células resultantes, que não segue a taxa normal de divisão celular do tecido originário, nem possui função determinada, é denominado neoplasma ou tumor. (BORGES-OSÓRIO; ROBINSON, 2001, p. 278).
Considerando-se os conhecimentos atualizados a respeito do controle do ciclo celular e do desenvolvimento de células neoplásicas, é correto afirmar que
A) o câncer se caracteriza pela perda do controle de divisão especificamente em células de pouca diferenciação celular ou de grande poder mitótico.
B) em condições normais, a entrada da célula na etapa S da interfase se dá sob controle gênico e sinaliza a “tendência” desta célula em realizar divisão celular após o período G2.
C) fatores ambientais interferem na capacidade da célula de controlar sua divisão celular, ao impedir que ocorra duplicação do material genético durante o período de interfase em células neoplásicas.
D) as células que passam pelo processo de neoplasia ampliam a sua capacidade funcional como consequência do aumento do volume tecidual.
E) o tumor é considerado benigno quando, através da metástase, limita a sua ocorrência apenas às células de um mesmo tecido existente no organismo.
Questão 52
Atualmente são registrados no mundo cerca de 300-500 milhões de casos de malária a cada ano. Na América Latina, o maior número de casos é verificado na Amazônia brasileira, com registro de cerca de 500 mil casos/ano. O desenvolvimento intensificado da Amazônia, nas décadas de 70 e 80, acelerou o processo migratório, atraindo moradores de outras regiões do país, devido aos projetos de colonizações e a expansão da fronteira agrícola. Nessa região, as precárias condições socioeconômicas da população migrante determinaram a rápida expansão da doença. (NEVES, 2002, p. 137-8).
A respeito da biologia dos organismos envolvidos e do controle epidemiológico da malária, é correto afirmar:
A) O processo migratório aumentou a exposição do homem ao inseto hematófago do tipo barbeiro, que é o agente transmissor da malária.
B) O protozoário causador da malária se instala nos vasos linfáticos humanos, provocando um intenso edema localizado principalmente nos membros inferiores, como é característico dessa doença.
C) O mosquito Aedes aegpti utiliza ambientes com água limpa e parada para depositar os ovos, que eclodirão em larvas já contaminadas pelo vírus da malária.
D) A exposição cada vez maior do homem ao mosquito Anopheles — vetor da malária —, a partir dos projetos de colonização e expansão agrícola, aumentou a incidência dessa doença, já que esse mosquito apresenta hábitos silvestres.
E) A ampliação do saneamento básico nas grandes cidades se mostrou bastante eficiente em relação às medidas preventivas de controle da malária.
Questão 53
As epidemias de varíola matavam de 20% a 40% das pessoas que desenvolviam a doença, e quem sobrevivia ficava terrivelmente desfigurado ou mesmo cego. Durante os séculos XVII e XVIII, um terço de toda a população de Londres apresentava horríveis cicatrizes de varíola, e dois terços dos cegos tinham perdido a visão por causa da varíola. Em 1980, porém, esse flagelo havia desaparecido para sempre. O número de pessoas infectadas por varíola gradualmente declinou ao longo de um período de dois séculos, depois que Edward Jenner introduziu a vacinação, uma das dez supremas descobertas da medicina ocidental. (FRIEDMAN; FRIEDLAND, 2000, p. 103).
Considerando-se a importância que a varíola teve ao longo da história da humanidade e a capacidade desenvolvida pelo homem para erradicá-la, é correto afirmar:
A) Ao longo dos séculos, a espécie humana desenvolveu uma resistência imunológica, que garantiu a erradicação da varíola no final do século XX.
B) As condições precárias de saneamento básico, nas quais vivia a humanidade no passado, favorecia o desenvolvimento das populações de ratos, que serviam de agentes transmissores do flagelo da varíola.
C) Edward Jenner foi o responsável pelo programa das Nações Unidas, que permitiu, através de uma intensa campanha de vacinação, erradicar a varíola na espécie humana.
D) A inoculação no indivíduo do próprio antígeno atenuado responsável pela varíola é capaz de gerar uma imunidade ativa com produção de anticorpos e principalmente da criação de uma memória imunológica.
E) A vacinação é responsável por ativar a capacidade do organismo de produzir anticorpos contra a bactéria causadora da varíola.
Questões 54 e 55
Pacientes diabéticos podem controlar sua doença seguindo consistentemente a dieta prescrita, tomando medicação como ordenado, comendo em horários regulares e seguindo um programa regular de exercícios. [...] A chegada do medidor de bolso de teste de glicose no sangue permitiu ao paciente diabético realizar um controle mais rigoroso da doença. As pessoas que tomam injeções de insulina estão sujeitas a episódios de hipoglicemia, ou seja, de taxa baixa de açúcar no sangue. [...] A maioria da insulina em uso atualmente é um tipo “humano” produzida por bactérias por meio da engenharia genética. (COHEN; WOOD, 2002, p. 216-7).
Questão 54
A partir das informações do texto e do conhecimento pertinente ao quadro clínico de um paciente diabético, é correto afirmar:
A) Pacientes diabéticos apresentam um quadro clínico que favorece a ocorrência de episódios hipoglicêmicos com uma relativa frequência.
B) A insulina apresenta um poder hiperglicemiante, ao favorecer a entrada de glicose nas células para serem
utilizadas nos processos biológicos de transformação de energia.
C) A atividade física estimula a um maior consumo glicêmico, principalmente em células musculares, colaborando com a manutenção de níveis considerados aceitáveis de glicemia no corpo de indivíduos portadores de diabetes.
D) Os populares medidores de bolso testam a quantidade de insulina presente no sangue, o que permite ter um controle mais eficiente do diabetes.
E) Como o diabetes não possui cura, qualquer tratamento realizado apresenta um efeito limitado na capacidade desse tipo de paciente de manter a sua taxa glicêmica em níveis considerados normais.
Questão 55
A engenharia genética está produzindo uma revolução na capacidade médica de tratamento das mais diversas doenças humanas.
A respeito desse tema, é correto afirmar:
A) Os organismos transgênicos representam a capacidade do ser humano de mesclar características genéticas de espécies distintas em um só indivíduo, gerando produtos que podem ser utilizados para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
B) A insulina de origem transgênica utilizada com sucesso nos pacientes diabéticos é produzida por bactérias que apresentam um gene modificado de origem suína.
C) Os alimentos transgênicos se caracterizam por apresentarem invariavelmente um valor nutricional maior do que se comparado ao alimento original correspondente.
D) A terapia com células-tronco representa um avanço das pesquisas médicas, ao induzir a regeneração de
qualquer tipo de órgão humano lesado com a aplicação de células-tronco retiradas do tecido mamário de ovelhas.
E) A clonagem terapêutica é considerada pelos pesquisadores como uma técnica promissora, ao propor gerar cópias de indivíduos humanos para serem utilizados na reposição de tecidos e órgãos dos indivíduos originais.
Questão 56
Quando substâncias passam de um sistema para outro, precisam viajar através da membrana da célula. Um fator importante no volume de transporte que pode ocorrer por unidade de tempo é a área da superfície total da membrana. O problema de colocar uma grande quantidade de superfície dentro de um espaço pequeno é resolvido no corpo pelo pregueamento das membranas. No intestino delgado, onde o alimento digerido precisa ser movido para a corrente sanguínea, há um pregueamento da membrana para baixo até o nível das células isoladas. (COHEN; WOOD, 2002, p. 354).
A membrana plasmática pode apresentar, para determinado tipos de tecidos, especializações que aumentam a capacidade da célula de realizar a sua função. Considerando-se as características do tipo de especialização de membrana apresentada no texto, pode-se reconhecer essa especialização como
A) invaginações de base.
B) desmossomos.
C) microvilosidades.
D) interdigitações.
E) junções “gap”.
Questão 57
Se há perigo de superaquecimento [do corpo], o hipotálamo transmite impulsos que estimulam as glândulas sudoríparas a aumentar sua atividade e dilatar os vasos sanguíneos na pele, de modo que um aumento no fluxo sanguíneo resulta em uma perda maior de calor. O hipotálamo também pode estimular o relaxamento dos músculos e assim minimizar a produção de calor nesses órgãos. (COHEN; WOOD, 2002, p. 378).
Com base nas informações a respeito da termorregulação corpórea, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Os músculos são especialmente importantes na regulação da temperatura, porque as variações na quantidade de atividade muscular podem prontamente aumentar ou diminuir a quantidade total de calor produzida.
( ) A atuação da porção endócrina do hipotálamo favorece a termorregulação corpórea, ao desenvolver estratégias fisiológicas que mantém a temperatura do corpo na faixa dos 37ºC.
( ) A vasodilatação periférica provoca um resfriamento do corpo em uma ação característica de ambientes onde a perda de calor seja maior que a produção, a partir do metabolismo energético celular.
( ) O perigo de um superaquecimento corpóreo se configura na perda progressiva da ação enzimática, que interfere na capacidade da célula de manter as suas taxas metabólicas dentro de um padrão de normalidade.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a
A) V V V V 
B) F F F V 
C) V F V F
D) V F F V
E) F V F F
Questão 58
O esquema representa, de forma simplificada, uma variedade de cadeias alimentares integradas, constituindo uma teia alimentar em que o homem participa como um dos seus componentes. Com base na imagem e nos conhecimentos a respeito do fluxo de alimento em ecossistemas naturais, é correto afirmar:
A) As relações alimentares do tipo competição e amensalismo são as principais responsáveis pela manutenção de um fluxo de energia que se propaga ao longo das teias alimentares.
B) O mesmo organismo poderá ocupar dois ou mais níveis tróficos ao mesmo tempo, contanto que se alimentem diretamente dos produtores.
C) O fluxo de energia aumenta a cada nível trófico como resultado da acumulação da biomassa, à medida que se afasta do nível dos produtores.
D) A onça, a cobra e o jacaré fazem parte do nível trófico dos decompositores por estarem posicionados no ápice da teia alimentar representada.
E) Os pássaros, nessa teia, representam os consumidores primários, secundários e terciários, simultaneamente.
Questão 59
A chave dicotômica ilustra, de forma simplificada, uma possível classificação dos grupos animais de vertebrados representados
pelas letras A, B, C, D, E, F e G.
A característica comum existente nos grupos F e G e que está ausente nos outros grupos representados é a
A) fecundação interna acompanhada de cópula.
B) presença de pelos que favorecem proteção contra o frio.
C) manutenção da temperatura corpórea caracterizada pela homeotermia.
D) presença de quatro patas, favorecendo o deslocamento no ambiente terrestre.
E) existência de mandíbula, que aumentou a disponibilidade de alimento na dieta alimentar desses organismos.
Questão 60
Existe um perigo iminente na possibilidade de o Brasil se tornar, em um curto período de tempo, “um paraíso pronto a ser desbravado pela humanidade”, em relação à sua biodiversidade.
Um dos cuidados que deve ser considerado essencial na utilização sustentável desses recursos é 
A) a proibição de qualquer tipo de pesquisa científica que pudesse desvendar alguma propriedade medicamentosa de princípio ativo natural na busca da preservação total desses recursos.
B) a criação de uma reserva natural da humanidade em toda a região da Amazônia, expulsando da região todos aqueles que se utilizam de seus recursos.
C) a criação de leis que delimitem o uso dos recursos naturais brasileiros apenas para uso não comercial.
D) a ampla utilização dos recursos existentes nas florestas brasileiras pelas multinacionais, contanto que garantam a transferência de tecnologia externa para o desenvolvimento do parque tecnológico nacional.
E) o uso controlado dos recursos naturais de uma forma que possa agregar benefícios na qualidade de vida da população e, ao mesmo tempo, que permita a sua plena utilização pelas gerações futuras.



Comentários