BIOLOGIA [UEG]

As parasitoses intestinais estão entre as infecções mais comuns em todo o Mundo, cuja elevada prevalência está associada com a pobreza e com o subdesenvolvimento. Sobre as parasitoses intestinais e os seus agravantes, verifica-se o seguinte:
a) A prevalência de parasitoses é alta em locais nos quais as condições de vida e de saneamento básico são ainda satisfatórias, visto que o conhecimento dos princípios de higiene pessoal e dos cuidados na preparação dos alimentos não é suficiente para minimizar a facilidade de reinfecção em áreas endêmicas.
b) A população humana que vive em condições precárias de saneamento básico, de abastecimento de água, de habitação e da falta de hábitos de higiene pessoal e coletiva é a mais propensa à aquisição de enteroparasitoses, por isso, há a necessidade de formulação e aplicação de medidas políticas intersetoriais que garantam o acesso universal aos serviços de saúde.
c) Para haver um maior controle das enteroparasitoses, é necessário, ainda, conhecer os seus agentes etiológicos, normatizar, coordenar e avaliar as ações estratégicas de prevenção e controle, visto que a identificação dos principais fatores de risco e o desenvolvimento de atividades de educação continuada para profissionais da saúde não contribuem efetivamente para este controle.
d) Ascaridíase, tricuríase, infecções por ancilostomídeos e algumas helmintíases intestinais estão listadas entre as doenças negligenciadas e são restritas às regiões tropicais, concentradas nas populações mais pobres e ocasionam altas taxas de mortalidade na América Latina.

Questão 41
Uma investigação genética pode começar com a observação de uma variação detectada na morfologia ou fisiologia, isto é, um fenótipo variante. O fenótipo da calvície é um desses, sendo expresso distintamente em homens e mulheres: dominante nos homens e recessivo nas mulheres. Esse tipo de evento ocorre, por exemplo, devido à presença de hormônios sexuais em taxas diferentes nos dois sexos e independe de o gene C se localizar em cromossomo sexual ou autossômico, conforme se observa a seguir.
O padrão de calvície é uma herança
a) autossômica dominante
b) restrita ao sexo
c) influenciada pelo sexo
d) autossômica recessiva

Questão 42
Nos ecossistemas em que os fatores abióticos são favoráveis, nota-se maior quantidade de seres vivos e maior biodiversidade, incluindo sua diversidade genética e ecológica. No quadro a seguir estão apresentados dados que se referem à fixação do carbono e à produção de oxigênio em diferentes ambientes.
Com base nos dados acima, a ação de maior ameaça e de gravidade ao suprimento de gás oxigênio atmosférico é a
a) transformação de estepes em áreas desertificadas e savânicas.
b) substituição da composição vegetacional local para monoculturas.
c) poluição das águas marinhas afetando o ciclo de vida do fitoplâncton.
d) exploração intensiva do solo, gerando modificações na constituição de macronutrientes.

Questão 43
Pão, mel, macarrão, carne, batata, feijão e arroz são diferentes alimentos que a população humana ingere para a manutenção do metabolismo energético do seu organismo. A composição nutricional dos alimentos geralmente é apresentada em percentuais nos rótulos, como apresentado a seguir.
Disponível em: < http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www2.ibb.unesp.br>. Acesso em: 30 set. 2013.

Sobre a composição nutricional apresentada, verifica-se o seguinte:
a) O consumo de alimentos com alto %VD de fibras ajuda a controlar as taxas de glicemia e de colesterol, bem como melhora o trabalho do intestino e ainda aumenta a sensação de saciedade, diferentemente da ingestão de gorduras.
b) O sódio com %VD não tão elevado, presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados – salgadinhos de pacote, molhos prontos e embutidos – atua na regulação hídrica e independente da quantidade consumida minimiza a retenção de líquidos e mantém a pressão arterial.
c) O consumo de gorduras saturadas retarda o metabolismo, gerando um menor gasto calórico pelo organismo e favorecendo o %VD consumido, visto que essas substâncias atuarão na construção e manutenção dos tecidos e órgãos do nosso organismo.
d) As proteínas encontradas em alimentos de origem animal e vegetal, como carne, pele de frango, queijos, toucinho, leite integral e verduras, quando ingeridas com alto %VD, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Questão 44
A Terra proporciona um pano de fundo em eterna mudança para o desenvolvimento das comunidades biológicas. Os milhões de anos da história da Terra incluem mudanças no clima e em outras condições físicas, rearranjos dos continentes e bacias oceânicas, crescimento e desgaste das cadeias de montanhas e uma evolução contínua das formas de vida. A consequência mais óbvia desta história é a distribuição heterogênea de uma biodiversidade existente no planeta.
LOPES, S.; MENDONÇA, V. L. Bio: volume 2. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 280.

Sobre a classificação e a distribuição da diversidade biológica em reinos, como ilustrado no diagrama acima, verifica-se que o reino
a) monera compreende organismos unicelulares, aclorofilados e eucarióticos.
b) fungi compreende organismos pluricelulares, clorofilados e procarióticos.
c) protista compreende organismos unicelulares, clorofilados e procarióticos.
d) plantae compreende organismos pluricelulares, clorofilados e eucarióticos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]