BIOLOGIA [UERN]
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] GRUPO III MEDICINA
BIOLOGIA – QUESTÕES DE 01 A 20
Esta prova deverá ser respondida pelos candidatos aos cursos do Grupo III: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia.
01
A metodologia científica está presente em todas as áreas do conhecimento, objetivando solucionar problemas do mundo real, assim como novas descobertas, através de resultados metodicamente sistematizados, confiáveis e verificáveis. Acerca dos objetivos e conceitos epigrafados anteriormente, é INCORRETO afirmar que
A) a hipótese, quando confirmada por grande número de experimentações, é conhecida como teoria, embora nunca seja considerada uma verdade absoluta.
B) após realizar a dedução, não são necessárias novas observações ou experimentações, permitindo que se tirem, a partir desta dedução, uma conclusão sobre o assunto.
C) um aspecto importante da ciência é que os conhecimentos científicos mudam sempre e, com base nesses conhecimentos, novas teorias são formuladas, substituindo, muitas vezes, outras aceitas anteriormente.
D) ao formularem uma hipótese, os cientistas buscam reunir várias informações disponíveis sobre o assunto.
Uma vez levantada a hipótese, ocorre a dedução, prevendo o que pode acontecer se a hipótese for verdadeira.
02
Analise o esquema a seguir, que simplifica as etapas da respiração aeróbica a partir da glicólise.
Assinale a alternativa que está em DESACORDO com o processo de respiração celular.
A) Nos procariontes, a glicólise ocorre no citoplasma e a cadeia respiratória, na membrana plasmática voltada ao citoplasma.
B) Nas etapas da respiração, a glicólise e o ciclo de Krebs fazem parte da fase anaeróbica e a cadeia respiratória, da fase aeróbica da respiração celular.
C) O ciclo de Krebs é importante para liberar todo gás carbônico e a cadeia respiratória é responsável pela formação da maioria dos ATP’s do processo respiratório.
D) Durante intensa atividade física, e mesmo sem oxigênio, muitas células musculares e esqueléticas realizam a glicólise, desviando o metabolismo para a fermentação lática.
03
“Espécie é um grupo de populações cujos indivíduos, em condições naturais, são capazes de se cruzar e de produzir descendentes férteis, estando reprodutivamente isolados de indivíduos de outras espécies.” O conceito biológico de espécie disposto anteriormente foi proposto por
A) Lineu.
B) Darwin
C) Henning.
D) Dobzhansky e Mayr.
04
Durante a fase do desenvolvimento embrionário, a célula-ovo passa por várias divisões mitóticas, originando muitas células, que permanecem unidas. Nas primeiras divisões ocorre um aumento significativo do número de células, porém, o tamanho total da célula-ovo praticamente não altera.
Sobre o processo de desenvolvimento embrionário, analise.
I. O processo em que o volume da célula-ovo não aumenta, caracteriza a segmentação.
II. A organogênese é a fase seguinte à clivagem no desenvolvimento embrionário, onde ocorre a formação dos folhetos embrionários que darão origem a diversos tecidos do organismo.
III. A meroblástica é um tipo de segmentação, e ocorre em todo o ovo, exceto na região que possui vitelo, chamada cicatrícula.
IV. Na segmentação discoidal, as divisões ocorrem na região da cicatrícula, formando um disco de células, característica que denominou esse tipo de segmentação.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
05
A figura a seguir mostra o desenvolvimento embrionário de um ser humano e apresenta, numerados, os anexos embrionários que o feto necessita para o seu desenvolvimento.
Analise as afirmativas.
I. A vesícula vitelina, representada pelo número 1, não é necessária nos mamíferos, ela se atrofia gradativamente e desaparece. No parto, aparece junto com alantoide reduzida a vestígios no cordão umbilical.
II. Os números 5 e 6 representam a cavidade amniótica e o córion. A cavidade amniótica protege o feto contra choques mecânicos e o córion envolve a cavidade amniótica.
III. O número 3 indica a placenta, que é o principal contato do feto com a mãe, facilitando a entrada do oxigênio e dos nutrientes e eliminando as excretas do embrião na circulação materna.
IV. O alantoide, representado pelo número 2, é bem reduzido, se une ao córion e à mucosa uterina para formar a placenta.
V. O âmnio, representado pelo número 4, protege todo o feto e os anexos embrionários.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I, II e V.
B) III e IV.
C) II e V.
D) I, III e IV.
06
O organismo humano é formado por várias células com funções e características diversas, responsáveis por todo o funcionamento do corpo. Os casos de animais constituídos por uma única célula são seres unicelulares, como, por exemplo, a ameba.
Observa-se, na ilustração, que o seu corpo apresenta prolongamentos, conhecidos por pseudópodes, que ajudam na locomoção e capturação dos alimentos necessários à sua sobrevivência. Qual célula do corpo humano apresenta a mesma característica da ameba?
A) Neurônio.
B) Mastócito.
C) Neutrófilo.
D) Adipócito.
07
A figura mostra o corte transversal de um tronco, apresentando os anéis de crescimento, que são estruturas formadas através do tempo, sendo conhecidos por anéis anuais, os quais facilitam a identificação do tempo de vida das árvores.
Assinale a afirmativa INCORRETA.
A) Surge através do câmbio da casca ou felogênio; é a parte externa da planta conhecida por periderme.
B) Durante o crescimento da planta, o xilema, formado basicamente pelo lenho, fica inativo e é conhecido como cerne.
C) Nem todo o lenho deixa de ser funcional. O alburno, conhecido como parte externa próxima ao câmbio, permanece em funcionamento.
D) O câmbio interfascicular, que surge por desdiferenciação de células adultas, forma sozinho um anel completo de tecido meristemático, observando cortes transversais do caule.
08
Toda alimentação apresenta vitaminas que estimulam a atividade enzimática das células, contribuindo para um bom funcionamento orgânico. Podem ser encontradas em vegetais e em alguns micro-organismos. Elas se distinguem das demais substâncias porque não são fonte de energia e não apresentam papel estrutural na célula. Com base no trecho anterior, assinale a afirmativa correta.
A) A vitamina E auxilia na coagulação do sangue, podendo ser encontrada em frutas, carnes e hortaliças.
B) Pessoas com lesões nos nervos, músculos e pele necessitam ingerir alimentos ricos em ácido fólico, tais como frutas, amendoim e feijão.
C) Carnes, fígado, ovos e laticínios são fontes de vitamina B12, importantes na formação de hemácias e no metabolismo dos ácidos nucleicos.
D) A vitamina D, encontrada em óleo de peixe, fígado e gema de ovo, tem a função de proteger parte das células contra a oxidação e os radicais livres.
09
Praticamente, todas as células do corpo humano apresentam estruturas essenciais para o funcionamento do organismo. Essas estruturas, denominadas organelas, estão presentes em quase todas as células do corpo humano. A maioria das células animais é apresentada por três partes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Cada parte dessa constituição apresenta características e funções distintas que protegem e ajudam a manter o equilíbrio metabólico celular. Acerca das características e funções das organelas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) O complexo golgiense é uma organela que apresenta cavidades, onde há enzimas que sintetizam diversos tipos de lipídios, como os da membrana plasmática e os esteroides.
B) O glicocálix, encontrado na maioria das células animais, forma uma malha que retém nutrientes e enzimas ao redor da célula, de modo a manter nessa região um meio externo adequado.
C) Os peroxissomas ou microcorpos são pequenas vesículas presentes em todas as células eucariontes. Nos vegetais, existe um tipo de enzima, que transforma lipídios armazenados nas sementes em glicídios.
D) O retículo endoplasmático granuloso produz proteína para exportação, sendo bem desenvolvido em células glandulares que secretam hormônios e outros produtos, cuja ação se dará fora dessas células.
10
O organismo humano é formado por dois tipos de células: as diploides ou somáticas, conhecidas por formarem todas as células do corpo humano, e as haploides ou gametas, que são células sexuais e apresentam metade do número de cromossomos. A maioria dessas células está sempre se renovando, gerando novas células pelos processos de mitose e meiose. O esquema a seguir representa as fases da reprodução celular.
Observe as figuras e analise as afirmativas a seguir.
I. A anáfase I da meiose e a telófase da mitose estão representadas pelas figuras 4 e 2, respectivamente.
II. As figuras 2 e 3 representam a telófase I da meiose e a metáfase da mitose.
III. Durante a fase representada pela figura 2 ocorre o desaparecimento da carioteca, e o material do núcleo mistura-se ao citoplasma.
IV. A figura 3 corresponde à metáfase I da meiose, onde os cromossomos se alinham na região equatorial da célula.
V. Durante a fase da figura 1, em que os cromossomos tornam-se mais curtos e mais espessos, o processo é chamado condensação.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I, II e IV.
B) II, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
11
O esquema a seguir representa uma
A) teia alimentar, em que a serpente ocupa três níveis tróficos.
B) cadeia alimentar, em que a coruja se apresenta como consumidor secundário ao comer o lagarto.
C) teia alimentar, em que a serpente comporta-se somente como consumidor terciário e quaternário.
D) cadeia alimentar, em que existem dois consumidores primários e quatro consumidores secundários.
12
Alguns frutos são partenocárpicos: se desenvolvem sem que ocorra a fecundação.
(Pezzi, Antônio; Gowdak, Demétrio Ossowski; Mattos, Neide Simões de. Biologia. Vol. 2. São Paulo: FTD, 2010.)
A partir da afirmativa anterior, pode-se inferir que os frutos desenvolvidos sem que ocorra a
fecundação também NÃO apresentam a formação de uma estrutura denominada
A) flor.
B) folha.
C) ovário.
D) semente.
13
Até o século XVIII prevaleceram, entre os estudiosos, as ideias criacionistas e fixistas, em que o sobrenatural era usado para explicar fenômenos da natureza. Após, importantes nomes foram surgindo e implantando as ideias evolucionistas. A partir disso, algumas conclusões de um importante nome na origem do pensamento evolucionista foram expostas, tais como:
• Lei do uso e desuso;
• Lei da transmissão das características adquiridas;
• Tendência inevitável ao aperfeiçoamento nos seres vivos.
Sobre as ideias expostas, marque a afirmativa correta.
A) Pertencem ao inglês Charles Darwin, adquiridas pela viagem ao redor do mundo a bordo do navio Beagle da marinha britânica.
B) Pertencem ao francês Lamarck e surgiram após o Darwinismo, como uma tentativa de se tornar a teoria evolucionista mais aceita.
C) Pertencem ao inglês Charles Darwin e, posteriormente, foram reunidas em dois grandes conceitos: o de ancestralidade comum e o de seleção natural.
D) Pertencem a Lamarck. Darwin concordava com a primeira e a segunda ideias, porém não aceitava que os seres vivos tivessem uma tendência inevitável ao aperfeiçoamento.
14
Os genes são os principais fatores determinantes do sexo, pois neles estão situados os cromossomos sexuais. Por esses cromossomos possuírem também genes para outras características, a transmissão delas guarda alguma relação com o sexo do indivíduo.
Desse modo, o heredograma pode se referir a um tipo de herança relacionada ao sexo, denominada
herança
A) restrita ao sexo.
B) limitada pelo sexo.
C) influenciada pelo sexo.
D) ligada ao cromossomo Y.
15
Leia o trecho a seguir.
Bactérias resistentes “ameaçam mais que aquecimento global”
Chefe de Saúde da Inglaterra alerta para cenário “apocalíptico” pela crescente ineficiência de remédios contra infecções. (Disponível em: www.g1.com.br. Acesso em: 25/01/2013.)
A notícia apresentada compara o aumento de infecções resistentes a medicamentos à ameaça do aquecimento global. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A) As bactérias mutantes, geneticamente resistentes, sobrevivem e formam novas cepas que são capazes de
produzir enzimas, anulando os efeitos dos antibióticos.
B) Os antibióticos agem bloqueando algum processo do metabolismo da bactéria, como a síntese da parede
celular, a replicação do RNA ou a síntese de proteínas.
C) A utilização de antibióticos inadequados e a interrupção abrupta dos tratamentos têm sido alguns dos fatores que contribuem para o aparecimento de bactérias resistentes.
D) Tratamentos prolongados com antibióticos de amplo espectro podem provocar redução da flora intestinal, gerando condições para a invasão de micro-organismos patogênicos como Staphylococcus.
16
A tabela apresenta duas situações isoladas, em que o mesmo genótipo para determinar a cor da pelagem de determinados animais pode apresentar dois fenótipos diferentes, pois são interações gênicas diferentes. Após a análise da tabela, pode-se concluir que a ocorrência de interações gênicas é muito significativa, pois mostra que os fenótipos resultam de processos complexos envolvendo, muitas vezes, vários pares de genes. Diante do exposto, é correto afirmar que
A) o animal I apresenta uma interação epistática dominante, ou seja, um alelo dominante impede o efeito de um alelo de outro gene.
B) o fato do animal II possuir um gene inibidor dominante, não impede de se encontrar outro exemplo em que o mesmo gene seja recessivo.
C) os dois animais apresentam interações não epistáticas, em que a proporção 9 : 3 : 3 : 1 indica que agem dois pares de alelos, como ocorre no di-hibridismo clássico mendeliano.
D) o animal II apresenta uma interação não epistática, em que a presença de dois genes dominantes originam um fenótipo diferente dos fenótipos produzidos por cada par separadamente.
17
Um estudante, ao comparar um camarão e uma aranha, listou algumas características que considerava comuns aos animais. A partir dessa lista, assinale a característica realmente compartilhada por ambos.
A) Ausência de antenas.
B) Respiração filotraqueal.
C) Presença de quatro pares de pernas.
D) Corpo dividido em cefalotórax e abdome.
18
Os órgãos componentes do sistema digestório estão adaptados ao hábito alimentar e aos tipos de alimento ingerido.
No caso dos mamíferos ruminantes, o estômago é dividido em câmaras. Sobre estas câmaras, analise as afirmativas.
I. Ao ser reingerido pelos ruminantes, os alimentos passam por uma câmara denominada abomaso ou coagulador, onde o excesso de água é absorvido, representada pelo número III na figura.
II. A câmara representada pelo número I se refere ao barrete ou retículo, onde há glândulas salivares semelhantes à da boca e com mais bactérias, que continuam a digestão da celulose.
III. O caminho realizado pelo alimento, ao ser ingerido pelos ruminantes, segue, de acordo com os números expostos na figura a seguinte ordem: IV, I, III e II.
IV. O número II se refere ao omaso ou folhoso, onde o alimento recebe ácido clorídrico e pepsina, digerindo proteínas e bactérias que chegam a ele.
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
19
A imagem apresenta um grande escritor que expressa, em suas obras, características brasileiras bem marcantes, como, por exemplo, em seu livro “Os Sertões”.
São afirmativas acerca de um importante bioma brasileiro, cujas características se observam no fundo da imagem anterior, EXCETO
A) Um dos problemas enfrentados é o desmatamento para o uso intensivo do solo, levando-o a um rápido processo de desertificação.
B) Com a chegada da estação seca, as plantas perdem suas folhas e a mata adquire um aspecto cinza-esbranquiçado, que originou seu nome.
C) A vegetação é composta por árvores baixas e arbustos retorcidos e cheios de espinhos, localizados em terrenos mais elevados e representando a parte arbórea do bioma.
D) O clima característico é o tropical semi-árido, que apresenta elevada temperatura ao longo de todo o ano e pluviosidade escassa e irregular, com baixa umidade relativa do ar.
20
As imagens mostram os soros visíveis a olho nu em uma folha de samambaia.
Em relação à reprodução das pteridófitas, é INCORRETO afirmar que
A) a sincronia entre a fase do ciclo da planta e a estação úmida do local é importante para que os anterídios, haploides e flagelados atinjam o arquegônio.
B) em relação às briófitas, as pteridófitas possuem uma redução da fase gametófica, sendo conhecida como
fase passageira ou efêmera, e a fase esporófita denomina-se duradoura.
C) os soros são agrupamentos de esporângios que se distribuem na face inferior ou na borda dos folíolos; os esporângios são responsáveis pela produção de esporos por meio da meiose.
D) o zigoto diploide se divide por mitoses sucessivas, originando o embrião, que será nutrido por substâncias fornecidas pelo gametófito e terá suas células diferenciando-se em raiz, caule e folha.
Comentários