BIOLOGIA [UFJF]
B I O L O G I A
16. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença viral, caracterizada por infecções resultantes de danos causados ao sistema imunológico. Quando infectado pelo vírus da AIDS, o HIV, o organismo humano fica desprotegido contra uma série de agentes oportunistas como fungos, parasitas e bactérias. As infecções causadas por esses agentes podem levar o indivíduo à morte.
Com base no texto acima e nos seus conhecimentos, avalie as seguintes afirmativas:
I) O vírus HIV é composto por RNA e ataca principalmente os leucócitos, cujo número cai drasticamente.
II) O vírus HIV geralmente é transmitido através de secreções genitais ou pelo sangue. Seu contágio ocorre
via sexual, intravenosa ou de mãe para filho, durante a gestação.
III) O vírus HIV ataca principalmente as hemácias, nas quais o número e a concentração de hemoglobina diminuem.
IV) O vírus HIV ataca as plaquetas, causando uma síndrome hemorrágica que levará o indivíduo à morte.
V) Apesar de ainda não existir cura para a AIDS, há tratamentos muito eficazes que diminuem a proliferação do vírus.
São CORRETAS as afirmativas de número:
a) I, II e V.
b) I, II e III.
c) II, IV e V.
d) III, IV e V.
e) I, III e V.
17. Os hormônios proteicos, como o glucagon e a insulina, são produzidos por células especializadas em realizar um processo chamado secreção. Estas células devem primeiramente sintetizar para posteriormente secretar estes hormônios. Considerando a célula secretora, marque a alternativa que contenha a sequência de organelas percorrida pelo hormônio, desde sua síntese até sua secreção.
I) Complexo de Golgi.
II) Retículo Endoplasmático Rugoso.
III) Peroxissomos.
IV) Retículo Endoplasmático Liso.
V) Vesícula secretória.
a) III, II, I, V
b) II, I, V
c) II, I, IV, V
d) I, II, V
e) IV, I, V
18. A silicose é uma doença que causa fibrose pulmonar e está associada com a inalação do pó de sílica (quartzo). Essa doença afeta principalmente trabalhadores de indústrias beneficiadoras de minerais (corte de pedras, britagem, moagem, lapidação). Após anos de inalação do pó de sílica, essa partícula acumula-se nos lisossomos das células pulmonares. Esse acúmulo leva ao rompimento dos lisossomos e à consequente liberação de seu conteúdo para o citoplasma celular, levando à morte das células. Marque a alternativa que indica a função dos lisossomos e o motivo da ocorrência de morte celular, respectivamente.
a) metabolismo celular e liberação de radicais livres
b) secreção celular e liberação de enzimas hidrolíticas
c) digestão celular e liberação de enzimas hidrolíticas
d) secreção celular e liberação de radicais livres
e) digestão celular e liberação de radicais livres
19. Durante um passeio de bicicleta, você sofreu uma queda e um corte no joelho. Algum tempo depois, você observou que o ferimento estava com “pus”, inchado e com vermelhidão. Estes efeitos ocorrem pela capacidade que o nosso organismo possui de combater a presença de bactérias invasoras, com um acúmulo de leucócitos, principalmente neutrófilos (glóbulos brancos), no local. As características observadas no ferimento seguem uma ordem de eventos realizados pelos neutrófilos. Marque a alternativa que contenha a sequência cronológica desses eventos.
a) fagocitose, diapedese e autofagia bacteriana
b) pinocitose, diapedese e autofagia bacteriana
c) fagocitose, digestão bacteriana e diapedese
d) diapedese, fagocitose e digestão bacteriana
e) diapedese, fagocitose e autofagia bacteriana
20. Há alguns anos, a parede celular de células vegetais era considerada uma matriz rígida. Hoje em dia, sabe-se que ela possui uma estrutura resistente, mas permeável, não exercendo controle sobre as substâncias que entram ou saem das células. Sobre a parede celular de células vegetais, é CORRETO afirmar que:
a) é formada por peptideoglicanos, que são glicídeos associados a aminoácidos.
b) há presença de uma cápsula mucilaginosa, que confere adesão à mesma.
c) é formada por celulose e lignina, como constituintes majoritários.
d) é formada por amido, que aumenta a permeabilidade celular.
e) é formada por quitina, que confere rigidez à mesma.
Questão 1 – As células musculares esqueléticas consomem muita energia, pois realizam contração muscular. Estas células apresentam um número elevado de mitocôndrias em seu interior, que são consideradas usinas geradoras de energia, responsáveis pela respiração celular, apresentando uma morfologia característica e fundamental para a realização de suas funções.
a) Com base no esquema abaixo, indique qual é a região ou estrutura apontada pelos algarismos I, II, III e IV.
b) Cite uma reação ou fase da respiração celular que ocorre na região indicada pelo algarismo III e uma que ocorre na região indicada pelo algarismo IV, respectivamente.
c) Um pesquisador, manipulando células musculares esqueléticas em laboratório, destruiu, com auxílio de um laser, metade das mitocôndrias dessas células. Nesse experimento, ele verificou uma diminuição da capacidade de contração muscular. A contração muscular é exercida por um componente celular cujo funcionamento mostrou-se deficiente, após a manipulação realizada pelo pesquisador. Que componente é esse e por que ele foi afetado?
Questão 2 – A superfície do corpo vegetal é recoberta por tecido primário ou secundário, de acordo com o tipo de crescimento e o estágio de desenvolvimento da planta. Sobre esses tecidos, pergunta-se:
a) Qual é o nome do tecido primário de revestimento, originado na protoderme?
b) Em folhas e caules jovens, o tecido primário de revestimento é formado por vários tipos celulares, dentre os quais se destacam os estômatos. Qual é a principal função dos estômatos para a planta?
c) O felogênio origina o tecido secundário de revestimento, caracterizado por apresentar uma de suas camadas com células mortas na maturidade, com parede celular impregnada de suberina. Quais são as importâncias econômica e ecológica dessa camada de células mortas?
GABARITO
16 A
17 B
18 C
19 D
20 C
Comentários