BIOLOGIA [UFPE]
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] GABARITO TIPO B
BIOLOGIA – TIPO B
1. Um grupo de cientistas japoneses descobriu mutações em borboletas expostas à radiação na área em torno da central atômica de Fukushima, epicentro da crise nuclear de 2011. A liberação em massa de material radioativo no meio ambiente causou "danos fisiológicos e genéticos" às borboletas Zizeeria sp., comuns no Japão. Este tipo de borboletas tem um ciclo de vida aproximado de um mês, e são excelentes "indicadores ambientais". Quanto à replicação do material genético e às mutações ocorridas, podemos afirmar o que segue.
0-0) A radiação de Fukushima induziu mutações rapidamente nas células de borboletas apenas por se tratar de um animal de curto ciclo reprodutivo.
1-1) Assim como ocorreu em Fukushima, as mutações sempre são provocadas pelos agentes mutagênicos como a radiação e provocam alterações deletérias.
2-2) A DNA-polimerase também atua na correção de erros de duplicação.
3-3) A DNA-polimerase atua de forma unidirecional sobre a dupla hélice de DNA.
4-4) As mutações do tipo ‘inserção’ ocorrem por inclusão de nucleotídeos na cadeia original, o que pode mudar significativamente o produto final.
2. Células procariontes e eucariontes possuem tanto aspectos em comum quanto aspectos que as diferenciam. A figura abaixo representa esses tipos celulares indicando alguns de seus componentes. Em relação às características dessas células e aos aspectos indicados na figura, podemos afirmar o que segue.
0-0) Tanto procariontes quanto eucariontes possuem o mecanismo replicativo/hereditário na forma de ácidos nucleicos.
1-1) Células procariontes não possuem os ribossomos, que são necessários à produção de proteínas nas células eucariontes.
2-2) Por possuírem parede celular, as células A e C são certamente procariontes.
3-3) A célula A não possui material nuclear e, portanto, também não possui os genes, sendo assim uma célula procarionte.
4-4) A célula A é procarionte, e as células B e C são eucariontes.
3. Respiração e fotossíntese são fenômenos bioquímicos que interagem sinergicamente, um fornecendo matéria prima para as necessidades do outro. A figura abaixo apresenta esquema de um cloroplasto e uma mitocôndria, participantes desses fenômenos, e uma representação bioquímica da relação entre os dois processos. Sobre esses fenômenos, podemos fazer as afirmações seguintes.
0-0) O processo bioquímico que ocorre em A é essencial para a função dos organismos produtores na cadeia trófica.
1-1) O processo bioquímico que ocorre em B é encontrado apenas nas células animais.
2-2) Embora a relação entre A e B seja cíclica, ela só se mantém com energia externa, que é capturada por A e acrescentada ao sistema.
3-3) Na figura, o C6H12O6 é resultante do processamento de gás carbônico, água e energia solar nas mitocôndrias dos vegetais.
4-4) A reação química que ocorre em B pode ser resumida pela equação:
6O2 + C6H12O6 → 6CO2 + 6H2O + Energia
4. Diversos fatores podem interferir na taxa de fotossíntese, alterando a velocidade com que ocorre o processo ou limitando-o. A figura abaixo apresenta curvas com a taxa de fotossíntese sob diferentes condições de luz, temperatura e concentração de CO2. Analise essas curvas para avaliar as proposições seguintes.
0-0) A curva A se inclina em 500 lm/ft2
porque é limitada pela baixa temperatura.
1-1) A curva B se inclina após 1000 lm/ft2
porque é limitada pela alta concentração de CO2.
2-2) As curvas mostram que a luminosidade
é, de fato, o único fator limitante para o processo de fotossíntese.
3-3) As curvas mostram que temperatura,
concentração de CO2 e luminosidade estão diretamente relacionadas
com a fotossíntese.
4-4) Nenhuma das três curvas pode
representar a taxa de fotossíntese porque elas não apresentam o que, de fato,
ocorre nas condições propostas.
5. Os organismos vegetais são altamente diversificados e apresentam variações na estrutura e na fisiologia, conforme sua história evolutiva e a necessidade de adaptação ao ambiente. Em relação às plantas, é certo que:
0-0) embora não possuam frutos, as gymnospermas produzem sementes.
1-1) as angiospermas incluem plantas com flores e sem flores, sendo as que possuem flores mais importantes para nossa vida.
2-2) entre as adaptações aos ambientes áridos, podemos encontrar folhas modificadas em espinhos, fechamento dos estômatos nas horas mais quentes do dia e acúmulo de água no caule e nas raízes.
3-3) tropismos são movimentos de crescimento da planta em função de um estímulo, a exemplo do contato de algum objeto, como as gavinhas de trepadeiras.
4-4) as auxinas são hormônios que participam dos processos fisiológicos dos vegetais, como regulação do crescimento.
6. O ‘daltonismo genético’ é uma
perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar
cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do
vermelho. Se os alelos D e d estão associados ao daltonismo, então é correto
fazer as afirmações seguintes.
0-0) Filhas de mães com genótipo XDXd
possuem 50% de chances de serem portadoras apenas se seus pais forem normais.
1-1) Homens portadores do alelo Xd
expressam a condição de daltonismo assim como todos os seus filhos e filhas.
2-2) Para essa condição não existe o ‘pai’
portador normal.
3-3) Como o gene do daltonismo é
recessivo, em nenhuma hipótese, um casal terá 100% de chances de ter todos os
seus filhos daltônicos.
4-4) Pai daltônico não transmite gene
dessa condição aos filhos do sexo masculino.
7. As ideias de que os organismos evoluem não surgiram com Darwin, pois, desde a antiga Grécia, existiram pensadores que defenderam essa posição. As ideias evolucionistas careciam de uma base convincente, e Darwin apresentou essa base. Sobre a história da evolução e seus mecanismos, analise as proposições seguintes.
0-0) As mutações geralmente são deletérias e, por isso, não contribuem para o processo evolutivo.
1-1) A especiação ocorre sempre de forma gradual e contínua.
2-2) O lobo placentário europeu e o lobo marsupial da Tasmânia são exemplos de convergência adaptativa.
3-3) A teoria da evolução por seleção natural se apoia necessariamente na presença de variação nas características dos descendentes.
4-4) Mesmo entre os cientistas da época, a teoria da Evolução de Darwin causou choque por antagonizar as ideias de fixismo das espécies, defendida por Lamark até então.
8. A figura abaixo apresenta alguns tecidos vegetais. Analise-a para avaliar as proposições seguintes.
0-0) Em A, as estruturas identificadas pelo número 1 têm a função de efetuar trocas gasosas e fazer a regulação hídrica do vegetal.
1-1) A estrutura indicada pelo número 3 é chamada ‘coifa’ e tem a função de proteger o tecido subjacente durante o crescimento radicular.
2-2) O tecido indicado pelo número 2 é conhecido como mesênquima. É constituído principalmente de células rígidas, em sua maioria, mortas, para resistir às tensões provocadas pelo crescimento radicular.
3-3) O esclerênquima é um tecido rígido, formado principalmente por células mortas, quando maduro, e com função de sustentação.
4-4) Xilema e floema constituem o tecido de condução que permite a circulação da seiva, constituída essencialmente de matéria orgânica, e da seiva com matéria inorgânica, respectivamente.
9. A respiração humana é influenciada por fatores internos e externos ao organismo. Esses fatores podem acelerar ou reduzir o ritmo respiratório, conforme as necessidades do corpo. Acerca desse tema, analise as afirmações seguintes.
0-0) Em caso de menor eficiência na eliminação de CO2, o pH sanguíneo poderá baixar.
1-1) Ao nível do mar, o principal gás que influencia o ritmo respiratório é o oxigênio.
2-2) O diafragma é ativo tanto na inspiração quanto na expiração.
3-3) O centro regulador automático do ritmo respiratório se localiza no bulbo.
4-4) A entrada de ar nos pulmões ocorre quando a pressão atmosférica é maior que a pressão pulmonar.
10. As iguanas marinhas de Galápagos (Amblyrhynchus cristatus) estão sujeitas a variações de temperatura provocadas pelo seu hábito de se alimentar no mar e se aquecer nas rochas. Para entender sua adaptação, um pesquisador estudou como se comportam o consumo de oxigênio e a frequência cardíaca dessas iguanas em duas temperaturas. Analise o gráfico e avalie as proposições que o seguem.
0-0) O gráfico mostra que, quando aumenta o consumo de O2, aumenta também a frequência cardíaca, o que é normal, pois, para que se aumente o uso de O2, deve haver mais fluxo de sangue distribuindo esse O2 nos sistemas.
1-1) O gráfico está errado porque, como as iguanas são pecilotérmicas, seu corpo sempre está frio.
2-2) O gráfico mostra a completa independência dos sistemas respiratório e cardíaco, o que é característico dos vertebrados.
3-3) Assim como as aves, o coração dos répteis possui quatro câmaras bem definidas e separadas; dessa forma, o gráfico representa bem o que ocorre na natureza.
4-4) Pelo gráfico, podemos deduzir que, em maiores temperaturas, existe um aumento no trabalho cardíaco. Isso é mais evidente em espécies pecilotérmicas porque sua temperatura varia com o ambiente.
11. A circulação do sangue é um processo essencial na vida dos vertebrados, e o processo de evolução propiciou o aparecimento de características específicas para garantir essa função nos diversos grupos animais. Quanto a essas características, podemos afirmar que:
0-0) Artérias e veias se diferenciam, entre outras coisas, porque artérias possuem uma espessa camada muscular, e as veias possuem válvulas que subdividem seu lúmen em pequenas câmaras.
1-1) Nas aves, assim como nos mamíferos, o sangue é propelido por um coração de quatro câmaras.
2-2) Ao longo da evolução, o coração, nas diversas classes de vertebrados, aumentou o número de câmeras atriais e ventriculares.
3-3) O sistema circulatório pode ser do tipo aberto em vertebrados das classes menos evoluídas.
4-4) No homem, a pressão arterial depende diretamente da frequência cardíaca e do volume de líquidos em circulação.
12. O sistema nervoso e o sistema endócrino transmitem informações elétricas ou químicas para coordenar e regular as funções orgânicas, integrando o funcionamento do organismo. No que se refere a essa ação integradora dos sistemas nervoso e endócrino, analise as proposições seguintes.
0-0) As ações do sistema nervoso central e do sistema endócrino são coordenadas por uma glândula de primeiro nível, conhecida como hipófise.
1-1) Os hormônios possuem ação difusa em relação aos neurotransmissores, que atuam de forma mais localizada.
2-2) O hipotálamo tem ação integradora dos dois sistemas, influenciando tanto as funções neurais quanto as funções endócrinas.
3-3) A hipófise secreta hormônios reguladores que controlam outras glândulas. O cortisol é um exemplo disso.
4-4) O hormônio ACTH faz parte da cadeia hormonal que atua em situações de estresse.
13. Segundo a ONU, a população do planeta Terra atingiu 7,2 bilhões de pessoas em 2013. De acordo com as projeções de crescimento demográfico apresentadas por essa entidade, a população mundial deve chegar a 8,1 bilhões de pessoas em 2025 e a 9,6 bilhões, em 2050. Com base nessas informações e considerando o gráfico abaixo, analise as proposições que seguem.
0-0) A tendência do crescimento populacional no mundo pode ser representada pela curva de número 1, pois serão tomadas medidas a fim de evitar o crescimento excessivo da população mundial.
1-1) O crescimento da população humana tem seguido o perfil de curva ‘S’, e a tendência é uma inclinação, conforme representado na curva de número 2.
2-2) Todas as tendências apresentadas nas curvas de números 1, 2 e 3 são igualmente possíveis, conforme as medidas adotadas pelos governos mundiais para a redução do crescimento populacional.
3-3) O gráfico mostra que, em função do avanço tecnológico, a ‘resistência ambiental’ não oferece limites para que o crescimento populacional humano siga o seu ‘potencial biótico’.
4-4) O crescimento populacional humano não obedece às mesmas leis de crescimento observadas em outras populações animais.
14. As parasitoses são responsáveis por inúmeros prejuízos sanitários e econômicos no mundo, por afetar a saúde de seres humanos e animais e, em algumas regiões, chegam a ser consideradas um flagelo. Quanto às parasitoses, analise as afirmações abaixo.
0-0) Além dos vermes, os artrópodes constituem importante grupo com espécies bem adaptadas à vida parasitária.
1-1) Os cisticercos de Taenia solium normalmente são encontrados no intestino humano e são eliminados pelas fezes.
2-2) Nos cestoda, a perda de partes do corpo, conhecidas como ‘proglótides’, é parte essencial do ciclo de vida e está relacionada com a reprodução.
3-3) O amarelão, provocado pelo Ancylostoma duodenale, é característico de regiões secas ou desérticas, onde é considerado um flagelo.
4-4) O amarelão, a ascaridíase e a filariose são parasitoses provocadas por vermes nematoides.
15. Os vírus são agentes microscópicos que infectam células para se reproduzirem, assumindo o controle de seu metabolismo e levando à morte celular. Sobre esses agentes, analise as afirmações seguintes.
0-0) São formados essencialmente por proteínas e ácidos nucleicos, mas alguns tipos podem possuir um envelope externo de natureza lipídica.
1-1) A poliomielite, a AIDS, a gripe aviária e a malária são doenças causadas por vírus.
2-2) Como os vírus já possuem ácidos nucleicos, eles não precisam do material nuclear das células infectadas para se reproduzirem.
3-3) Já que não possuem metabolismo próprio, são incapazes de evoluir e modificar suas características.
4-4) Sempre possuem DNA como ácido nucleico.
16. Os organismos se relacionam de várias formas. Algumas dessas relações são harmônicas, e outras, desarmônicas. Quanto a essas relações, analise o que é afirmado a seguir.
0-0) Os liquens representam uma relação simbiótica entre bactérias e fungos.
1-1) A relação entre o caranguejo-ermitão e a anêmona é exemplo de comensalismo.
2-2) Na protocooperação, os indivíduos se beneficiam, mas não são dependentes um do outro.
3-3) As micorrizas são exemplos de mutualismo.
4-4) O comensalismo pode ser utilizado como sinônimo de simbiose obrigatória.
Comentários