BIOLOGIA
TEXTO PARA AS QUESTÕES 1 e 2
“Pesquisadores de Cingapura produziram um detector de luz ultrassensível usando uma célula extraída do olho da rã Xenopus laevis. Com uma micropipeta, a equipe de Leonid Krivitsky coletou um bastonete e o submeteu a experimentos com laser. Os bastonetes contêm uma proteína que sofre alterações químicas quando exposta à luz e gera uma corrente elétrica. Em um dos testes, os pesquisadores usaram um feixe de laser para estimular o bastonete e mediram a intensidade da corrente à medida que alteravam o número de partículas de luz (fótons). Como esperado, quanto mais fótons, maior a intensidade da corrente. O grupo viu ainda que, com os bastonetes, foi possível diferenciar outras propriedades do laser. Segundo os pesquisadores, cada fóton interage com uma única molécula do bastonete (Physical Review Letters, setembro de 2012). Isso significa que os bastonetes são sensíveis a ponto de detectar uma única partícula de luz. Esse trabalho pode levar à criação de sensores híbridos.”
(Disponível em:http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/10/11/um-detector-de-fotons-ultrassensivel/ adaptado).
1. Sobre a estrutura do olho pode-se afirmar que
A. há maior quantidade de bastonetes na fóvea.
B. além dos bastonetes, a retina possui os cones que são as células mais numerosas da retina.
C. os bastonetes são as células responsáveis pela visão em cores e são menos numerosos que os cones.
D. os cones são responsáveis, principalmente, pela visão no escuro e são mais numerosos que os bastonetes.
E. rodopsina é a substância química que se decompõe ao ser exposta à luz; neste processo, as fibras nervosas, que deixam o olho, são excitadas.
2. Rãs são animais anfíbios. Sobre os anfíbios, pode-se afirmar que
A. a respiração é exclusivamente pulmonar.
B. girinos possuem cauda e realizam respiração cutânea.
C. as larvas dos anfíbios desenvolvem-se em ambiente terrestre.
D. o coração tem dois átrios e dois ventrículos e a circulação é completa.
E. membros anteriores e posteriores, além de pulmões desenvolvidos, possibilitam aos anfíbios viverem em
ambiente terrestre.
3. O tecido epitelial da traqueia apresenta um tipo celular que produz muco (glicoproteína), capaz de reter partículas em suspensão no ar inspirado. Com base na função dessas células, qual organela aparece bastante desenvolvida?
A. Vacúolo.
B. Lisossomo.
C. Mitocôndria.
D. Complexo de Golgi.
E. Retículo endoplasmático liso.
4. Os hormônios vegetais, ou fitormônios, regulam o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo vegetal. Relacione os hormônios com as respectivas funções:
A - Auxina
B - Etileno
C - Giberilina
D -Ácido abscísico
I - Induz o fechamento dos estômatos em resposta à diminuição de água e inibe o crescimento das plantas induzindo também à dormência de gemas e sementes;
II - Atua no crescimento de caules e folhas; estimula as divisões celulares e o alongamento celular. Induz à quebra da dormência e germinação das sementes bem como estimula a produção de flores e frutos;
III - Promove o amadurecimento dos frutos e atua na queda das folhas e flores velhas.
IV - Controla os tropismos. Estimula o desenvolvimento de raízes adventícias em caules. Permite, em algumas espécies, a formação de frutos partenocárpicos e inibe a atividade das gemas laterais.
Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE os hormônios e as respectivas funções.
A. A-IV; B-III; C-II; D-I.
B. A-II; B-I; C-IV, D-III.
C. A-III; B-II; C-I, D-IV.
D. A-II; B-I; C-III; D-IV.
E. A-IV; B-III; C-I; D-II.
5. Analise o gráfico abaixo, que representa a Meiose.
Com base no gráfico, pode-se afirmar que
A. a meiose II se inicia no tempo 3.
B. a replicação do DNA na fase S da intérfase tem início no tempo zero.
C. entre os tempos 5 e 6, ocorre a separação dos cromossomos homólogos.
D. no tempo 5, a célula apresenta uma quantidade duplicada de cromossomos.
E. no tempo 2 e antes do tempo 3, ocorre permuta ou crossing-over entre os cromossomos homólogos.
6. Um grupo de pesquisadores da Austrália e dos Estados Unidos deu um passo importante quanto à compreensão do comportamento de caça de Thylacosmilus atrox, espécie pré-histórica de marsupial carnívoro com dente-de-sabre, que habitou a América Latina há 3,5 milhões de anos. Eles examinaram, por simulação, o desempenho biomecânico do animal ao atacar suas presas e compararam os resultados com os de Smilidon fatalis, o famoso e emblemático tigre-dente-de-sabre, extinto há 10 mil anos, e do leopardo, conhecido atualmente. Concluíram que a musculatura da mandíbula das duas espécies com dentes-de-sabre era fraca quando comparada à do leopardo, mas a musculatura de T. atrox surpreendeu. Apesar do tamanho, cerca de 1,5 m e 100 kg – e dos enormes dentes caninos superiores, cujas raízes poderiam se estender até a caixa craniana, sua mordida era tão ou mais fraca que a de um gato doméstico. De acordo com o artigo, publicado na revista PLoS One, isso era compensado pelos músculos do pescoço, responsáveis pela movimentação dos dentes gigantescos de T. atrox. Por isso, o animal abatia, rapidamente, suas presas; para imobilizá-las, utilizava os antebraços e, em seguida, numa mistura de força e precisão, valia-se de sua poderosa musculatura e inseria os dentes na traqueia da presa e atingia as artérias. Apesar da semelhança, o T. atrox não tem parentesco evolutivo com S. fatalis, o representante máximo dos mamíferos superpredadores. As duas espécies estão separadas por pelo menos 125 milhões de anos de evolução
(Disponível em: http:// revistapesquisa.fapesp.br/2013/07/12/tamanho-nao-e-documento /adaptado).
A partir do texto acima, pode-se afirmar que
A. homologia e analogia são as únicas evidências de evolução biológica.
B. os dentes-de-sabre, presentes nas duas espécies, também estavam presentes em um ancestral exclusivo comum.
C. é um caso clássico de convergência evolutiva porque são duas espécies pouco aparentadas que desenvolveram estruturas análogas.
D. a comparação entre T. atrox e S. fatalis é um exemplo de divergência evolutiva, pois são espécies distantes e que apresentam estruturas homólogas.
E. a comparação entre T. atrox e S. fatalis é um exemplo de convergência evolutiva, pois os dentes-de-sabre das duas espécies são estruturas homólogas.
7. Leia a seguinte notícia: “Uma descoberta feita por pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, pode ajudar a solucionar o problema dos fertilizantes sintéticos de nitrogênio. Esses fertilizantes são produzidos a partir de combustíveis fósseis, com alto custo econômico e geram poluição para o meio ambiente e grande gasto de energia. Edward Cocking, diretor do Centro de Fixação de Nitrogênio em Plantações, desenvolveu um método que permite às plantas retirarem o nitrogênio que precisam diretamente do ar, utilizando bactérias fixadoras de nitrogênio. A bactéria denominada Gluconacetobacter diazotrophicus, encontrada na cana-de-açúcar, é capaz de colonizar, de forma intracelular, os principais tipos de plantações, dando a todas as células da planta o potencial para retirar o nitrogênio do ar". (Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientista-descobre-bacteria-que-pode-substituir-fertilizantes / adaptado).
Sobre o ciclo do nitrogênio e a sua importância para os seres vivos, NÃO se pode dizer que
A. as leguminosas apresentam em suas raízes bactérias fixadoras que transformam N2 atmosférico em íons amônio.
B. o nitrogênio incorporado às proteínas das plantas pode ser transferido para os animais ao longo da cadeia alimentar.
C. o N2 retorna ao meio ambiente pela excreção, decomposição de organismos mortos e pela ação de bactérias desnitrificantes.
D. as bactérias do gênero Nitrosomonas são organismos quimiossintetizantes encontrados no solo, as quais
transformam os íons nitrito em nitrato.
E. os íons amônio e nitrato, produzidos por bactérias biofixadoras livres no solo, podem ser absorvidos diretamente pelas plantas e são utilizados para a síntese de aminoácidos e nucleotídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário