quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

BIOLOGIA [UPE]


1. João Silva, jovem, estudioso, aplicado e muito responsável, estudante de uma escola do Estado de Pernambuco, foi um dos selecionados para participar da Olimpíada Estadual de Biologia. No dia da Olimpíada, foi entregue a ele uma avaliação na qual havia as seguintes afirmações sobre os alelos múltiplos:
I. Os alelos múltiplos são resultantes de mutações sucessivas de genes preexistentes de um determinado locus, e seus efeitos genéticos dependem de suas relações de dominância.
II. Nos gametas de um indivíduo diploide, podem existir dois alelos múltiplos diferentes de uma determinada série, enquanto nas células somáticas, existe apenas um.
III. Os alelos múltiplos mutantes, que surgem, estabelecem condições para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele caráter naquela espécie.
IV. A determinação da tipologia sanguínea, na espécie humana, a partir do sistema ABO, é um exemplo de polialelia que ocorre em diferentes locus de cromossomos homólogos.
V. Os alelos múltiplos são capazes de causar alterações estruturais nos genes de forma que é possível ocorrer mais de um par de alelos para um determinado gene.
Com base no que João Silva aprendeu sobre esse conteúdo, ele considerou CORRETAS as afirmativas contidas na alternativa
a) I, II e III. 
b) I, II e IV. 
c) I, III e IV. 
d) I, III e V. 
e) I, II e V.

2. Observe a figura a seguir:
Entre os insetos, está sendo realizado um censo. A pulga levanta informações sobre a determinação sexual de cada um deles.
Sobre isso, leia atentamente as afirmativas a seguir:
I. Em gafanhotos, algumas espécies não apresentam o cromossomo Y; os machos são hemizigotos, e as fêmeas possuem dois cromossomos X. Portanto, no sistema XO, o zero é indicativo da ausência de um cromossomo sexual.
II. Algumas espécies de joaninhas possuem o sistema de determinação sexual do tipo XX/XY.
Dessa forma, o macho heterogamético é o responsável pela determinação sexual na prole.
III. Em algumas espécies de borboletas, o sistema de determinação é do tipo ZZ/ZW, e os machos são heteromórficos, ou seja, apresentam dois cromossomos sexuais diferentes.
IV. Em himenópteros, como formigas, o sistema de determinação sexual é do tipo haploide/diploide, sendo os machos diploides (2n) e as fêmeas haploides (n).
Estão CORRETAS
a) I e II. 
b) I, III e IV. 
c) II e III. 
d) II, III e IV. 
e) III e IV.

3. Leia o texto a seguir:
Para proteger o patrimônio de um fazendeiro de acidentes, os cientistas aprimoraram a clonagem que existe no Brasil, desde 2001. As cópias geneticamente idênticas de um mesmo animal são feitas em um equipamento que lembra um videogame. Segundo o veterinário Rodolfo Rumpf, o processo de coleta do material é simples. O pedaço de pele é extraído da parte de trás da orelha ou do rabo pra não deixar marcas. O material genético mais fácil de ser coletado fica no couro do animal; basta um centímetro quadrado de pele, do tamanho de uma unha, para fazer um clone no laboratório.
Disponível em: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/clonagem-de-animais-contribui-para-a-saude-humana-20110203.html. Adaptado.

Com base na reportagem, identifique, respectivamente, o tipo de clonagem e os tipos de células-tronco que foram usados nessa pesquisa.
a) Clonagem embrionária e células‐tronco totipotentes induzidas.
b) Clonagem terapêutica e células‐tronco multipotentes induzidas.
c) Clonagem terapêutica e células‐tronco pluripotentes induzidas.
d) Clonagem embrionária e células‐tronco multipotentes induzidas.
e) Clonagem do DNA e células‐tronco oligopotentes induzidas.

Para responder às questões 4 e 5, leia o texto a seguir:
4. Com base nessas informações, conclui-se que
a) o modo peculiar de movimentação rastejante dos actinopterígeos teria permitido incursões à terra firme, ativando os genes de desenvolvimento de membros e permitindo a origem dos tetrápodes.
b) os genes associados ao desenvolvimento de membros já existiam no material genético do celacanto antes da divergência para a formação dos tetrápodes.
c) os genes para membros foram selecionados apenas nos indivíduos com modificações mais adaptativas às condições do meio aquático, favorecendo a origem dos anfíbios.
d) os peixes com nadadeiras lobadas, os actinopterígeos, cujos representantes atuais são os celacantos, teriam se originado dos animais de quatro pernas, grupo ao qual pertencem os anfíbios, os répteis e os mamíferos atuais.
e) os peixes crossopterígeos apresentavam, na base de suas nadadeiras peitorais e pélvicas, uma parte carnosa suportada por raios cartilaginosos, favorecendo o apoio no solo e o “caminhar” pelo fundo de rios e lagos, originando os répteis.

5. Em relação ao experimento com o uso de transgenia mencionado no texto, assinale a alternativa CORRETA.
a) Os celacantos são considerados transgênicos por possuírem bactérias que permitem a inserção de genes de desenvolvimento de membros nos camundongos.
b) Os camundongos são considerados transgênicos por possuírem, naturalmente, genes de desenvolvimento do celacanto, responsáveis pela ativação de genes codificadores de proteínas relacionadas ao desenvolvimento de membros.
c) Os genes de desenvolvimento de membros nos celacantos ativaram os mesmos mecanismos para o surgimento de membros nos camundongos transgênicos, evidenciando sua ancestralidade comum.
d) Os genes inativos relacionados ao desenvolvimento de membros do celacanto são responsáveis pela ativação de genes inativos codificadores de membros nos embriões de camundongos transgênicos.
e) Os genes do celacanto receberam e incorporaram os nucleotídeos dos genes do camundongo, permitindo o acesso ao genoma do mamífero, que, nesse caso, é um organismo transgênico.

6. Leia o texto a seguir:
A presença indígena na Amazônia há milhares de anos e o contínuo manejo do ambiente construíram verdadeiros bolsões de biodiversidade, preservando o equilíbrio do ecossistema. O povo Kayapó – que se autodenomina Mebengokré – realizou em setembro de 2012, a I Feira Mebengkoré de Sementes Tradicionais. Mais de mil indígenas de 16 povos estiveram presentes neste grande intercâmbio cultural e puderam expor e trocar sementes e variedades tradicionais de milho, melancia, algodão, caju, castanha, fava, feijão, mandioca, cana e outros cultivares tradicionais. Na agricultura voltada para o agronegócio, ocorre a redução da diversidade genética ao privilegiar o cultivo extensivo de poucas espécies, enquanto nas roças dos agricultores familiares indígenas, ocorre a diversificação, estimulando a conservação da biodiversidade. Fonte: Brasileiros de Raiz - Revista bimestral da RRCK Comunicação e Marketing– Ano II no 10. out-nov/2012, Brasília-DF também disponível em http://brasileirosderaiz.com.br. Adaptado.
O texto nos reporta às bases evolutivas da Genética de Populações.
Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
a) A diversidade genética é importante e necessária para as pequenas populações se adaptarem às contínuas mudanças ambientais, pois populações grandes não sofrem efeitos do ambiente.
b) A composição genética de uma população é descrita por meio de frequências de alelos, números de alelos e homozigosidade como medida de diversidade.
c) A agricultura para o agronegócio trabalha com plantas de caracteres qualitativos, no sentido mendeliano, mais informativos para a conservação da biodiversidade.
d) A alteração na frequência gênica e o aumento da variabilidade genética em populações grandes, a exemplo das monoculturas, são devidos à ocorrência da deriva genética.
e) O princípio de Hardy‐Weinberg serve para saber como o equilíbrio de uma população está sendo afetado, pois, apesar de as premissas estabelecerem efeitos nulos dos fatores evolutivos, estes, na realidade, estão sempre em ação.

7. Os manguezais são ecossistemas altamente produtivos e impulsionam uma complexa cadeia alimentar nas zonas costeiras. As partículas provenientes de vegetais e animais mortos formam a serapilheira (80% folhas, normalmente), que se deposita sobre o solo e sobre o corpo d’água adjacente ao bosque de mangue (rios, estuários e lagoas).
A figura acima ilustra a cadeia alimentar num manguezal. A energia contida nos compostos químicos (proteínas, lipídios, carboidratos), presentes nos tecidos vegetais e animais, é transferida para todo o ecossistema por meio das relações alimentares.
Sobre a cadeia alimentar nos manguezais, assinale a alternativa CORRETA.
a) Os organismos detritívoros dos manguezais se alimentam de tecidos vivos das plantas e animais, servindo de alimento para os consumidores primários.
b) O fluxo de energia se propaga por meio de uma cadeia de pastagem, iniciando por animais detritívoros encontrados no manguezal.
c) O fluxo de energia começa pelos consumidores secundários, posteriormente transferindo energia para consumidores primários, detritívoros e produtores dos manguezais.
d) A decomposição dos restos vegetais e animais representam importante etapa da cadeia alimentar nos manguezais, disponibilizando nutrientes para os consumidores primários.
e) Os caranguejos, animais de topo de cadeia, são importantes consumidores de tecidos de animais mortos, e suas fezes fertilizam o estuário.

8. A riqueza de espécies da fauna insular de Fernando de Noronha é baixa. Algumas são endêmicas, como o lagarto mabuia, e outras foram introduzidas. Há relatos, no século XVI, sobre ratos dominando uma das ilhas que compõem o arquipélago, a qual recebeu o nome de Ilha das Ratas. Atualmente, três espécies de ratos são facilmente encontradas na área urbana da ilha principal. Na tentativa de controlar os ratos na ilha, no início da década de 60, foi introduzido o lagarto teju, espécie amplamente distribuída no continente brasileiro. Em Fernando de Noronha, a espécie não possui um predador natural e se alimenta, principalmente, de aves. Sabendo que as espécies de rato encontradas na Ilha de Fernando de Noronha têm
hábito noturno, e o teju tem hábito diurno, qual alternativa apresenta a curva de crescimento que representa as populações das duas espécies?
9. Os organismos retiram, constantemente, da natureza, substâncias e elementos químicos que, depois, retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada de elementos químicos da natureza e a devolução desses elementos a ela constituem os ciclos biogeoquímicos.  Essa troca de matéria dos organismos com o ambiente está representada na figura a seguir, cujas letras indicam os processos de retirada e a devolução. Observe-a.
I. A ‐ combustão B ‐ fotossíntese C ‐ respiração D – decomposição
II. A ‐ emissão B ‐ respiração C ‐ fixação biológica D ‐ assimilação
III. A ‐ eliminação B ‐ assimilação C ‐ fixação atmosférica D ‐ absorção
IV. A ‐ emissão B ‐ absorção C ‐ decomposição D ‐ intemperismo
V. A ‐ fixação atmosférica B ‐ produção C ‐ respiração D ‐ compostagem
Assinale a alternativa que apresenta a correspondência CORRETA entre ciclo e processos.
a) Trata‐se do ciclo do Nitrogênio, e a sequência correta é a II.
b) Trata‐se do ciclo do Fósforo, e a sequência correta é a IV.
c) Trata‐se do ciclo do Enxofre, e a sequência correta é a III.
d) Trata‐se do ciclo do Carbono, e a sequência correta é a I.
e) Trata‐se do ciclo do Cálcio, e a sequência correta é a V.

10. Sr. Mateus, experiente piscicultor de tilápia, coletava mensalmente, por metro quadrado, 65 Kg de peixe. Após dois meses, percebeu que houve uma diminuição considerável de sua produção, e seus compradores estavam reclamando do sabor desagradável do pescado. A seguir, constatou que a produção continuava normal nos viveiros onde a água estava transparente, mas, naqueles onde a água encontrava-se esverdeada, os peixes morriam. Para se certificar da causa da morte e do sabor desagradável relatados pelos compradores, contratou um Biólogo aquicultor para um diagnóstico. O especialista, então, verificou que, nos viveiros com água esverdeada,
a) estava acontecendo o processo de eutrofização, decorrente, principalmente, do aumento de sulfatos e carbonatos.
b) os peixes poderiam estar morrendo em decorrência do aumento de matéria orgânica em decomposição e do aumento do teor de oxigênio dissolvido.
c) os peixes poderiam estar apresentando um sabor desagradável, em decorrência do consumo do metabolismo das macrófitas.
d) foi constatada a eutrofização, processo que consiste no aumento de nutrientes na água, principalmente nitratos e carbonatos.
e) os peixes mortos poderiam ser resultantes da alta demanda bioquímica de oxigênio em decorrência da elevada proliferação de decompositores.

Um comentário:

Unknown disse...

Quero saber resposta da primeira questão

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...