sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

FÍSICA, BIOLOGIA, QUÍMICA [FATEC]


Questão 01
De acordo com a mecânica clássica, são reconhecidos três tipos básicos de alavancas: a interfixa, a inter-resistente e a interpotente, definidas de acordo com a posição relativa da força potente (F), da força resistente (R) e do ponto de apoio (P), conforme a figura 1. Leia o texto para responder às questões de números 20 e 21.
Os seres vivos utilizam esse tipo de mecanismo para a realização de diversos movimentos. Isso ocorre com o corpo humano quando, por exemplo, os elementos ósseos e musculares do braço e do antebraço interagem para produzir movimentos e funcionam como uma alavanca, conforme a figura 2.
Nessa alavanca, o ponto de apoio está localizado na articulação entre o úmero, o rádio e a ulna. A força potente é aplicada próximo à base do rádio, onde o tendão do bíceps se insere, e a força resistente corresponde ao peso do próprio antebraço. Com base nessas informações, é possível concluir, corretamente, que a contração do bíceps provoca no membro superior um movimento de
(A) extensão, por um sistema de alavanca interfixa.
(B) extensão, por um sistema de alavanca interpotente.
(C) flexão, por um sistema de alavanca inter-resistente.
(D) flexão, por um sistema de alavanca interpotente.
(E) flexão, por um sistema de alavanca interfixa.

Considere o cartum para responder às questões de números 02  e 03.
Questão 02
Assinale a alternativa que está de acordo com o conceito mecânico ao qual o cartum faz alusão.
(A) Colombo e Newton descobriram ambos o conceito de força de gravidade trabalhando no Novo Mundo.
(B) A força da gravidade levaria duzentos anos para deslocar o coco da Europa até o Novo Mundo.
(C) Colombo chegou ao conceito de força de gravidade duzentos anos depois de Newton. 
(D) A força da gravidade é duas vezes maior no Novo Mundo do que no Velho Mundo.
(E) O coco caiu devido à ação da força gravitacional.

Em relação ao cartum apresentado, Colombo, surpreso com a dor causada pela queda do coco em sua cabeça, decidiu levantar o fruto do chão com a sua mão esquerda e equilibrou-o estaticamente por alguns instantes com o braço na posição vertical e o antebraço (OQ) na horizontal. Desse modo, estimou a massa do coco em 1 kg. Usando o desenho como referência, considere R a força peso do coco e F a força exercida pelo bíceps sobre o osso rádio no ponto P (pertencente ao segmento OQ). Desconsiderando o peso do antebraço, podemos afirmar que o módulo dessa força F é, em newtons, igual a

(A) 0,6.
(B) 1,7.
(C) 6,0.
(D) 17.
(E) 60.

Questão 08
Uma indústria necessita conhecer a mecânica das reações para poder otimizar sua produção. O gráfico representa o mecanismo de uma reação hipotética:
A análise do gráfico permite concluir corretamente que
(A) temos uma reação endotérmica, pois apresenta ∆H = –10 kJ.
(B) temos uma reação exotérmica, pois apresenta ∆H = +10 kJ.
(C) a energia do complexo ativado é 30 kJ.
(D) a energia de ativação para a reação direta é 30 kJ.
(E) a energia de ativação para a reação inversa é 40 kJ

Questão 09
Em toda produção industrial é comum que alguns itens fabricados estejam fora dos padrões estabelecidos e tenham que ser descartados. Uma fábrica de pregos e parafusos calcula que 5% dos pregos produzidos são menores que o tamanho padronizado e que 3% dos parafusos produzidos são mais finos que a espessura padronizada. O restante da produção atende aos padrões estabelecidos. Do total da produção, 60% são pregos e 40% são parafusos. Escolhe-se aleatoriamente um item produzido por essa fábrica. A probabilidade de ser um item de tamanho e espessura padronizados é de
(A) 95,4%.
(B) 95,6%. 
(C) 95,8%.
(D) 96,0%.
(E) 96,2%.

Questão 20
Sobre as equações mencionadas, em I e II, é correto afirmar que,
(A) em I, temos um combustível de origem vegetal, que pertence à função aldeído.
(B) em I, temos um combustível de origem fóssil, obtido a partir do petróleo.
(C) em II, temos etanol, que pode ser obtido da cana-de-açúcar.
(D) em II, temos a combustão de um componente da gasolina, 2,2,4-trimetilpentano.
(E) em II, temos a combustão do gás natural, isoctano.

Questão 21
Dadas as entalpias de formação dos compostos:

conclui-se, corretamente, que a entalpia de formação do combustível presente em I é, em kJ/mol,
(A) –107,5.
(B) +107,5.
(C) –277,2.
(D) +277,2.
(E) +687,7.

Questão 22
Os motores de combustão são frequentemente responsabilizados por problemas ambientais, como a potencialização do efeito estufa e da chuva ácida, o que tem levado pesquisadores a buscar outras tecnologias. Uma dessas possibilidades são as células de combustíveis de hidrogênio que, além de maior rendimento, não poluem.
Observe o esquema:
Sobre a célula de hidrogênio esquematizada, é correto afirmar que
(A) ocorre eletrólise durante o processo.
(B) ocorre consumo de energia no processo.
(C) o ânodo é o polo positivo da célula combustível.
(D) a proporção entre os gases reagentes é 2 H2 : 1 O2.
(E) o reagente que deve ser adicionado em X é o oxigênio.

Questão 23
Além do problema da escassez de água potável em alguns pontos do planeta, a sociedade também enfrenta as dificuldades de tratamento da água disponível, cada vez mais poluída. Uma das etapas desse tratamento envolve a adição de  compostos químicos que possam facilitar a retirada de partículas suspensas na água.
Os compostos adicionados reagem formando uma substância gelatinosa, hidróxido de alumínio, que aglutina as partículas suspensas. A seguir, temos a reação que representa o descrito:
A etapa descrita é denominada
(A) filtração.
(B) cloração.
(C) floculação.
(D) destilação.
(E) decantação.

Questão 24
Uma indústria compra soda caústica com teor de pureza de 80%, em NaOH. Antes de mandar o material para o estoque, chama o Técnico em Química para verificar se a informação procede. No laboratório, ele dissolve 1 g do material em água, obtendo 10 mL de solução. Utilizando um indicador apropriado, realiza uma titulação, gastando 20 mL de HCl, a 0,5 mol/L
Sobre o resultado da titulação, é correto afirmar que a informação
(A) não procede, pois o grau de pureza é de 40%.
(B) não procede, pois o grau de pureza é de 60%.
(C) procede, pois o grau de pureza é de 80%.
(D) procede, pois o teor de impurezas é de 80%.
(E) procede, pois o teor de impurezas é de 40%.

Questão 35
O Brasil pretende construir um submarino nuclear que terá massa aproximada de 6 000 toneladas, poderá descer até uma profundidade de 350 metros e desenvolver uma velocidade máxima aproximada de 12 m/s. 
Suponha as duas situações a seguir:
(A) 6,0 ∙ 104 N e 7,2 ∙ 104 kg∙m/s.
(B) 6,0 ∙ 104 N e 7,2 ∙ 105 kg∙m/s.
(C) 6,0 ∙ 107 N e 7,2 ∙ 106 kg∙m/s.
(D) 6,0 ∙ 107 N e 7,2 ∙ 107 kg∙m/s.
(E) 6,0 ∙ 107 N e 7,2 ∙ 108 kg∙m/s.

Questão 36
Os aviões voam porque o perfil aerodinâmico de suas asas faz com que o ar que passa por cima e por baixo delas ocasione uma diferença de pressão que gera o empuxo. Esta força de empuxo é que permite ao avião se sustentar no ar. Logo, para que o avião voe, as hélices ou turbinas do avião é que empurram o ar para trás, e o ar reage impulsionando a aeronave para a frente. Desta forma, podemos dizer que o avião se sustenta no ar sob a ação de 4 forças:
- a motora ou propulsão;
- de resistência do ar ou arrasto;
- a peso;
- a de empuxo ou sustentação.

Caso um avião voe em velocidade constante e permaneça à mesma altitude, é correto afirmar que a somatória das
(A) forças verticais é nula e a das horizontais, não nula.
(B) forças horizontais é nula e a das verticais, não nula.
(C) forças horizontais e verticais é nula.
(D) forças positivas é nula.
(E) forças negativas é nula.

Questão 37
Em 1895, um trem causou furor na população europeia ao fazer o trecho de aproximadamente 880 quilômetros entre Londres e Aberdeen, na Escócia, no fantástico tempo médio de 8 horas. Recentemente, o bilionário Elon Musk, também chamado de Tony Stark da vida real, surpreendeu a população mundial ao apresentar o projeto do trem Hyperloop que, se funcionar como descrito, pode revolucionar o mundo dos transportes. O Hyperloop, um trem encapsulado movido a energia solar e trilhos eletromagnéticos, possibilitará que uma viagem entre Los Angeles e San Francisco, nos Estados Unidos, cidades distantes entre si cerca de 610 quilômetros, seja feita em apenas 30 minutos. 
Considerando essas informações, podemos afirmar, corretamente, que a velocidade média do trem britânico equivaleria, em relação à velocidade média do Hyperloop, aproximadamente, a
(A) 9%.
(B) 15%.
(C) 50%.
(D) 74%.
(E) 121%

Questão 38
A Fórmula 1 apresentou uma tecnologia denominada como Sistema de Recuperação de Energia Cinética, ou KERS (Kinetic Energy Recovering System), que é um dispositivo usado para converter parte da energia desperdiçada nas frenagens em tipos mais úteis de energia, que então pode ser utilizada para aumentar a potência dos carros. Parece bastante complicado, mas não é. Tudo se baseia no fato de que a energia não pode ser criada ou destruída, mas pode ser transformada. (autoracing.com.br/f1-como-funciona-o-kers/ Acesso em: 20.08.2013. Adaptado)
Podemos afirmar, portanto, que a energia convertida e armazenada pelo dispositivo KERS, em forma de energia útil, é a energia
(A) luminosa.
(B) térmica.
(C) solar.
(D) eólica.
(E) gravitacional.

Questão 39
Como foi que um arranha-céus “derreteu” um carro?
“É uma questão de reflexo. Se um prédio é curvilíneo e tem várias janelas planas, que funcionam como espelhos, os reflexos se convergem em um ponto” diz Chris Shepherd, do Instituto de Física de Londres. O edifício de 37 andares, ainda em construção, é de fato um prédio curvilíneo e o carro, um Jaguar, estava estacionado em uma rua próxima ao prédio, exatamente no ponto atingido por luzes refletidas e não foi o único que sofreu estrago. O fenômeno é consequência da posição do Sol em um determinado período do ano e permanece nessa posição por duas horas por dia. Assim, seus raios incidem de maneira oblíqua às janelas do edifício.
Considerando o fato descrito e a figura da pessoa observando o reflexo do Sol no edifício, na mesma posição em que estava o carro quando do incidente, podemos afirmar corretamente que o prédio se assemelha a um espelho
(A) plano e o carro posicionou-se em seu foco infinito.
(B) convexo e o carro posicionou-se em seu foco principal.
(C) convexo e o carro posicionou-se em um foco secundário.
(D) côncavo e o carro posicionou-se em seu foco principal.
(E) côncavo e o carro posicionou-se em um foco secundário.

Questão 45
O manuseio de equipamentos de radiologia envolve riscos à saúde, e o Tecnólogo em Radiologia segue uma série de normas de biossegurança para evitar a exposição desnecessária à radiação ionizante. Esse tipo de radiação pode danificar suas células, levando-as a se reproduzir de modo desordenado e descontrolado, gerando inúmeras novas células por meio do mesmo processo de divisão celular que ocorre nas células somáticas. Desse modo, basta que uma única célula do corpo se danifique e torne-se uma célula cancerígena para que surja um tumor. Isso ocorre porque a célula cancerígena inicial divide-se por
(A) mitose, gerando células com o mesmo número de cromossomos e a mesma capacidade de duplicação.
(B) mitose, gerando células com metade do número de cromossomos, porém ainda com capacidade de duplicação.
(C) mitose, gerando células com o dobro do número de cromossomos e uma capacidade ainda maior de duplicação.
(D) meiose, gerando células com o mesmo número de cromossomos e a mesma capacidade de duplicação.
(E) meiose, gerando células com metade do número de cromossomos, porém ainda com capacidade de duplicação.

Questão 46
Mapas conceituais são diagramas que organizam informações sobre um determinado assunto por meio da interligação de conceitos através de frases de ligação. Os conceitos geralmente são destacados por molduras e são utilizadas setas para indicar o sentido das proposições. O mapa conceitual a seguir refere-se à relação entre cromossomos e proteínas, e nele quatro conceitos foram omitidos
Os conceitos I, II, III e IV podem ser substituídos, correta e respectivamente, por
(A) RNA, DNA, aminoácidos e nucleotídeos.
(B) RNA, DNA, nucleotídeos e aminoácidos.
(C) DNA, RNA, nucleotídeos e aminoácidos.
(D) DNA, RNA, monossacarídeos e aminoácidos.
(E) DNA, RNA, monossacarídeos e nucleotídeos.

Questão 47
Outro fator que possibilitou o crescimento dos fungos, no interior da biblioteca, foi a disponibilidade de 
(A) matéria inorgânica, empregada na impressão dos livros, a qual é utilizada para a produção de alimento pelos fungos, visto que eles são seres autotróficos quimiossintetizantes.
(B) calor, fornecido pelo microambiente interno dos livros, necessário para o desencadeamento de reações químicas, visto que os fungos são seres autotróficos quimiossintetizantes. 
(C) luminosidade, fornecida pelas lâmpadas do local, a qual é necessária para a síntese de compostos utilizados como alimento, visto que os fungos são seres autotróficos fotossintetizantes.
(D) matéria orgânica, fornecida pelas próprias páginas dos livros, a qual é necessária para a sobrevivência desses organismos, visto que os fungos são seres heterotróficos.
(E) gás carbônico, presente no ar que circula pela biblioteca, o qual fornece energia e alimento aos fungos, visto que eles são seres heterotróficos.

Questão 48
Eduardo e Mônica decidiram recorrer a um procedimento de útero em substituição (ou barriga de aluguel) para gerar um filho. Desse modo, um óvulo de Mônica foi fecundado, in vitro, por um espermatozoide de Eduardo, e o embrião foi posteriormente implantado no útero de outra mulher, definida como receptora. Nessas condições, as características genéticas da criança gerada serão determinadas pelas características genéticas
(A) de Eduardo, de Mônica e da receptora.
(B) de Eduardo e da receptora, apenas.
(C) de Eduardo e de Mônica, apenas.
(D) da receptora, apenas.
(E) de Mônica, apenas.

Questão 49
Na filogenia estão representadas, de acordo com as propostas mais aceitas atualmente para a evolução dos Vertebrados, as relações evolutivas entre alguns grupos de animais. De acordo com as informações contidas na filogenia, é correto afirmar que
(A) os répteis possuem um ancestral exclusivo não compartilhado com nenhum outro grupo de animal.
(B) os lagartos são tão próximos evolutivamente dos crocodilos quanto são das tartarugas.
(C) as tartarugas são mais próximas evolutivamente dos mamíferos do que das aves.
(D) os peixes e os anfíbios compartilham um ancestral único e exclusivo.
(E) as aves são o grupo mais próximo evolutivamente dos crocodilos.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...