sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA [FATEC]


Questão 20
A adição de soluto não volátil à água interfere em suas propriedades como, por exemplo, densidade, pressão de vapor, ponto de ebulição e de congelamento. A imagem, ilustra uma experiência a partir da qual podemos observar a interferência da adição de sal na densidade da solução.
Sobre essas propriedades, é correto afirmar que a água pura, em relação à solução aquosa de NaCl, apresenta
(A) maior densidade e maior pressão de vapor.
(B) maior temperatura de ebulição e menor densidade.
(C) menor densidade e maior temperatura de congelamento.
(D) menor temperatura de ebulição e menor pressão de vapor.
(E) menor temperatura de congelamento e maior pressão de vapor.

Questão 21
Em depósitos subterrâneos, a água pode entrar em contato com certos materiais como o calcário (CaCO3) ou a dolomita (CaCO3 . MgCO3). Dessa forma, passa a existir em sua composição uma quantidade excessiva de íons Ca2+ e Mg2+, passando a ser denominada água dura e tornando-a imprópria para consumo humano. Na indústria, quando exposta ao aumento de temperatura, ocorre cristalização do calcário, criando incrustações que exigem altos custos para reparação e manutenção dos equipamentos, levando à menor produtividade e ao risco de explosões das caldeiras. (uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ag_dura.html Acesso em: 03.05.2013. Adaptado)
Considere a tabela de classificação da água
Analisando a tabela, conclui-se, corretamente, que a água é considerada
(A) moderada, quando a concentração está entre 7,5 e 15 ppm (m/m).
(B) moderada, quando a concentração está entre 75 e 150 ppb (m/m). 
(C) mole, quando a concentração está abaixo de 0,75 ppm (m/m).
(D) dura, quando a concentração está acima de 150 ppm (m/m).
(E) dura, quando a concentração está acima de 150 ppb (m/m).

Leia o texto para responder às questões de números 22 e 23. 
O hidróxido de sódio, NaOH (soda cáustica), é bastante solúvel em água e utilizado para a remoção de resíduos de matéria orgânica na limpeza dos equipamentos usados na fabricação de alimentos.
(anvisa.gov.br/alimentos/informes/33_251007.htm Acesso em: 03.05.2013.)
Uma empresa alimentícia usou uma solução de hidróxido de sódio (soda cáustica) a 2,5% (m/v) para a limpeza de seus equipamentos.
Essa solução apresenta pH elevado, aproximadamente 13 a 25ºC, e que pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerida.

Questão 22
A solução de NaOH, descrita no texto, apresenta concentração em mol/L, aproximadamente, de

(A) 0,6.
(B) 1,0.
(C) 2,5.
(D) 13.
(E) 25.

Questão 23
Considerando o pH, a 25°C, da solução mencionada no texto, temos meio
(A) básico, onde a [OH] = 10–13 mol/L.
(B) básico, onde a [OH] = 10–1 mol/L.
(C) neutro, onde a [H+] = [OH] = 10–7 mol/L.
(D) ácido, onde a [H+] = 10–13 mol/L.
(E) ácido, onde a [H+] = 10–1 mol/L.

Questão 24
O Brasil é o terceiro produtor mundial de perfumes e cosméticos e ocupa o primeiro lugar no consumo de perfumes. (fapesp.br/eventos/2011/08/química/Claudia_Rezende.pdf Acesso em: 04.05.2013.)
Os compostos geranial, linalol e neral, representados a seguir, estão presentes na grande maioria dos perfumes disponíveis no mercado.
Sobre os compostos representados, é correto afirmar que
(A) o composto II é um aldeído.
(B) o composto III é saturado.
(C) os compostos I e II são isômeros.
(D) os compostos I e III são isômeros.
(E) os compostos I, II e III são álcoois.


Questão 35
Esportes de aventura têm cada vez mais se popularizado e profissionais desse ramo, ao mesmo tempo em que atuam como guias turísticos, fazem um trabalho de conscientização ambiental. Um desses esportes é o rafting, que consiste basicamente em um grupo de pessoas descer uma corredeira dentro de um bote inflável. Certa vez, a guia Camile, treinando para um rali de aventura, pediu ao seu amigo Matteo que medisse a velocidade média do bote utilizado por ela em um certo trecho do rio. Matteo, como bom estudante de Física, observou que a trajetória do bote era paralela às margens, e que sua velocidade de descida em relação às margens era de 8 m/s. Supondo que essa situação não sofresse alteração e considerando a velocidade constante em todo o trecho do rali com extensão de 36 km, Camile e seu grupo percorreriam, descendo o rio, o trajeto em, aproximadamente,
(A) 1 h 15 min.
(B) 2 h 25 min.
(C) 4 h 35 min.
(D) 5 h 45 min.
(E) 6 h 55 min.

Questão 36
O funcionamento de um chuveiro elétrico depende de um resistor elétrico interno, cuja função é transferir calor para a água que passa por dentro do chuveiro. O resistor elétrico sofre aquecimento após a passagem 
de uma corrente elétrica i, devido a uma diferença de potencial U. A potência elétrica P do chuveiro está relacionada com a energia dissipada pelo resistor por efeito joule durante certo intervalo de tempo. Portanto, quanto maior a potência elétrica dissipada, maior o aquecimento da água e maior o consumo de energia elétrica do chuveiro. Sabendo-se que potência e corrente elétricas são grandezas físicas diretamente proporcionais, podemos afirmar que a intensidade da corrente elétrica nominal que passa por um resistor elétrico de um chuveiro cujos valores nominais são 5400 W e 220 V é, em ampère, aproximadamente,
(A) 4,00 ∙ 10–2.
(B) 2,45 ∙ 101.
(C) 5,18 ∙ 103.
(D) 5,62 ∙ 103.
(E) 1,19 ∙ 106.

Questão 37
Uma determinada pesquisa teve como objetivo principal analisar a utilização de chuveiros elétricos e o conforto que ofereciam aos seus usuários. Para isso, anotaram-se os seguintes valores médios aproximados:
• Número de banhos observados: 1625;
• Temperatura média da água que entra no chuveiro: 18°C;
• Temperatura média da água que sai do chuveiro: 38°C;
• Tempo médio de cada banho: 10 min;
• Vazão média do chuveiro: 0,06 L/s.
(sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2004/41/parametros.pdf Acesso em: 01.02.2013. Adaptado)
A relação entre a quantidade de energia transferida para que uma porção de água mude a sua temperatura é dada por Q = m. c. Δθ. Sendo assim, baseando-se nos dados apresentados, podemos concluir que a quantidade de energia total dissipada pelo chuveiro durante um banho será, em kcal,

(A) 0,360.
(B) 7,20.
(C) 72,0.
(D) 720.
(E) 3 600.

Questão 38
Como funciona uma usina nuclear? A fissão dos átomos de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura de 320 graus Celsius. Para que não entre em ebulição – o que ocorreria normalmente aos 100 graus Celsius – esta água é mantida sob uma pressão 157 vezes maior que a pressão atmosférica. O gerador de vapor realiza uma troca de calor entre as águas de um primeiro circuito e as águas de um circuito secundário, os quais são independentes entre si. Com essa troca de calor, as águas do circuito secundário se transformam em vapor e movimentam a turbina, que, por sua vez, aciona o gerador elétrico.
 (eletronuclear.gov.br/Saibamais/Espa%C3%A7odoConhecimento/Pesquisaescolar/EnergiaNuclear.aspx Acesso em: 15.02.2013. Adaptado)
Usando como base apenas o texto apresentado, identificam-se, independentemente da ordem, além da energia nuclear, três outros tipos de energia:
(A) elétrica, luminosa e eólica.
(B) elétrica, eólica e mecânica.
(C) elétrica, mecânica e térmica.
(D) térmica, mecânica e luminosa.
(E) térmica, mecânica e eólica. 

Questão 39
Uma área profissional que tem tido muita oferta de trabalho é a exploração do petróleo no fundo do mar. Para se efetuar uma exploração petrolífera, é necessária uma pesquisa sísmica. Essa pesquisa é como uma ultrassonografia da região oceânica, pois permite reconhecer e mapear as várias camadas que constituem o subsolo marinho. Para isso, um navio emite, por meio de canhões de ar comprimido à alta pressão, ondas sonoras. Essas ondas comportam-se de maneira diferente em meios de propagação diferentes (sólidos, líquidos mais densos, líquidos menos densos, gases etc.), produzindo, assim, uma mudança de velocidade na propagação da onda. No oceano, essa mudança de velocidade depende basicamente da salinidade, da temperatura e da densidade do meio. Desta forma, comparando-se os dados gerados e recebidos com o retorno dessas ondas sonoras (sísmicas), é possível a confirmação da existência de reservas de óleo e gás no subsolo marinho e da distância destas do nível da superfície do mar (profundidade).
A figura 1 apresenta quatro camadas: pré-sal, sal, pós-sal e água, sendo que o petróleo (a mancha escura na parte inferior da figura 1) encontra-se incrustado na rocha do pré-sal. Suponha, para esse caso, que as densidades (d) dessas camadas na região explorada obedecessem à relação:
dÁGUA < dPETRÓLEO < dPÓS-SAL < dSAL < dPRÉ-SAL
e que as condições de pressão, temperatura e salinidade do oceano nessa região em análise fossem consideradas normais, ou seja, causando pouca variação na velocidade da onda sonora.

Desta forma, em relação às velocidades das ondas sonoras e aos pontos destacados no gráfico, representado na figura 2, podemos afirmar que 
(A) I e II referem-se à camada pré-sal.
(B) III e IV referem-se ao oceano.
(C) II refere-se à camada sal.
(D) IV refere-se à camada pós-sal. 
(E) V refere-se ao petróleo.

Questão 45
A filogenia a seguir representa as relações evolutivas entre os principais grupos de plantas (reino Plantae) e as algas verdes.
Com base nas informações apresentadas na figura, é correto afirmar que
(A) as gimnospermas são evolutivamente mais próximas das angiospermas que das briófitas.
(B) as flores e os frutos teriam se originado no ancestral comum das espermatófitas.
(C) a presença de parede celular é uma característica exclusiva das plantas.
(D) as angiospermas correspondem ao único grupo a apresentar sementes.
(E) todas as plantas apresentam vasos condutores de seiva.

Questão 46
O governo brasileiro decidiu aumentar, a partir do dia 1 de maio de 2013, o percentual de etanol na gasolina de 20% para 25%. Levando-se em conta os esforços atuais de diversos países para reduzir a concentração de gás carbônico na atmosfera, essa decisão do governo brasileiro pode ser considerada eficiente, pois
(A) as plantas utilizadas na produção do etanol retiram parte do CO2 atmosférico pelo processo da respiração celular.
(B) no processo de produção do álcool combustível na usina, a partir do caldo da cana-de-açúcar, ocorre a retirada de parte do CO2 da atmosfera.
(C) o CO2 liberado pela combustão do etanol é mais facilmente absorvido que o CO2 proveniente da queima de combustíveis fósseis.
(D) o etanol, ao contrário da gasolina, é um combustível derivado de compostos orgânicos e sua combustão libera, portanto, uma menor quantidade de CO2.
(E) parte do CO2 liberado pela queima do etanol é retirada da atmosfera ao longo do crescimento de novas safras de cana pelo processo da fotossíntese.

Questão 47
Os gráficos a seguir representam a proporção entre o número de espécies conhecidas dos diferentes grupos de seres vivos. Na figura 1, está representada a relação entre os cinco reinos (de acordo com a classificação de Whittaker) e, na figura 2, a proporção entre os principais filos de animais.
Com base nas informações contidas nesses gráficos, é correto afirmar que
(A) o número de espécies conhecidas de cordados é aproximadamente igual ao de animais invertebrados.
(B) o filo que inclui mais espécies conhecidas é o dos organismos com exoesqueleto de quitina.
(C) são conhecidas mais espécies de organismos autotróficos do que de heterotróficos.
(D) os seres unicelulares representam um quarto das espécies conhecidas.
(E) metade das espécies conhecidas é de organismos procariontes. 

Questão 48
A partir do desenvolvimento do conhecimento acerca das relações entre as características morfológicas de um organismo (fenótipo) e suas informações genéticas (genótipo), a teoria lamarquista de evolução por uso e desuso e transmissão das características adquiridas passou a ser questionada. Atualmente, a maior parte da comunidade científica aceita como correta a teoria neodarwinista, a qual incorpora à proposta original de Darwin os conhecimentos da genética moderna. De acordo com a teoria neodarwinista, é correto afirmar que ao longo da vida de um organismo
(A) apenas as modificações fenotípicas surgidas em situações de luta pela sobrevivência são incorporadas ao genótipo.
(B) as modificações surgidas no fenótipo não causam uma modificação correspondente no genótipo.
(C) ocorre apenas a remoção do genótipo das informações relativas às estruturas não utilizadas.
(D) apenas as modificações benéficas no fenótipo são incorporadas ao genótipo.
(E) todas as modificações ocorridas no fenótipo são incorporadas ao genótipo.

Questão 49
Um agricultor, desprezando as orientações de um tecnólogo em agronegócio, resolveu aplicar um pesticida em alta concentração em sua plantação, com a intenção de eliminar totalmente uma população de gafanhotos que vinha atacando sua lavoura. Considere que outras espécies também ocorrem nessa região e que essas interagem de acordo com a teia alimentar apresentada
Espera-se que, com a remoção dos gafanhotos, ao longo do tempo,
(A) não ocorra qualquer impacto sobre a população de roedores.
(B) nenhuma das populações de consumidores terciários seja afetada.
(C) somente as populações de consumidores secundários sejam afetadas.
(D) ocorra uma diminuição no número de indivíduos na população de cobras.
(E) somente os produtores sejam afetados, com um aumento no número de indivíduos.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...