BIOLOGIA [UEG]


Questão 21
As células eucariontes são constituídas de estruturas menores chamadas organelas. Cada uma das organelas celulares apresenta forma, tamanho e função(ões) definida(s). A seguir são enumeradas algumas organelas associadas a suas formas e funções.
I. Mitocôndrias – são organelas membranosas responsáveis pela respiração intracelular. Possuem DNA próprio e por isso se autoduplicam.
II. Centríolos – são organelas não membranosas que auxiliam na formação de cílios e flagelos em células especiais e são constituídas principalmente de carboidratos.
III. Ergastoplasma – também conhecido como retículo endoplasmático liso, é responsável pela síntese de lipídios e proteínas na célula.
IV. Vacúolo – organela membranosa bastante comum nas células animais e rara nas células vegetais, é responsável pelo controle hídrico da célula.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Apenas o item I é verdadeiro.
b) Apenas o item II é verdadeiro.
c) Apenas os itens I e III são verdadeiros.
d) Apenas os itens II e III são verdadeiros.
e) Todos os itens são verdadeiros.

Questão 22
O esquema abaixo mostra uma classificação didática do tecido conjuntivo

Considere as seguintes proposições:
I. O tecido conjuntivo frouxo preenche espaços não ocupados por outros tecidos; apóia e nutre células epiteliais e envolve músculos e nervos.
II. O tecido adiposo é formado por células arredondadas capazes de armazenar grande quantidade de gordura, que serve como reserva energética e isolamento térmico.
III. O tecido conjuntivo cartilaginoso apresenta consistência firme; reveste a superfície de articulações, facilitando o movimento e absorvendo choques mecânicos.
IV. O sangue é formado pelo plasma e por elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas). Entre suas várias funções, destacam-se a defesa do organismo e o transporte de substâncias.
Marque a alternativa CORRETA:
a) Apenas a proposição I é verdadeira.
b) Apenas a proposição II é verdadeira.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e IV são verdadeiras.
e) Todas as proposições são verdadeiras.

Questão 23
Doenças sexualmente transmissíveis (DST) são causadas por diversos agentes e se caracterizam pelos sintomas que apresentam. Sobre algumas dessas doenças, seus sintomas e principais agentes causadores, marque a alternativa INCORRETA:
a) Candidíase: caracteriza-se por coceira, ardor, dor durante o coito e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos, semelhante à nata do leite. Seu principal agente é Candida albicans.
b) Cancro duro (sífilis): é uma doença infecto-contagiosa sistêmica; evolui de forma lenta e apresenta períodos de latência. Pode comprometer múltiplos órgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso). Seu agente causador é um fungo conhecido como Treponema pallidum.
c) Herpes simples genital: é uma infecção recorrente causada por um grupo de vírus do tipo DNAvírus, que provoca lesões genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas, que geralmente em 4 ou 5 dias sofrem erosão, seguida de cicatrização espontânea do tecido afetado.
d) Gonorréia: caracteriza-se pela abundante secreção purulenta pela uretra no homem, e pela vagina e/ou uretra na mulher. Esse quadro freqüentemente é precedido por prurido na uretra e ardência ao urinar. Em alguns casos, podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. O principal agente é a bactéria Neisseria gonorrhoeae.
e) AIDS: infecção crônica do organismo humano pelo vírus HIV. O vírus compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa de protegê-lo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por células cancerígenas), que geralmente acabam por levar o doente à morte.

Questão 24
Um pesquisador montou um experimento em laboratório para testar a germinação de sementes de uma espécie nativa do Cerrado. A semeadura foi efetuada em substrato de areia e serragem, sendo as sementes divididas em dois lotes: não escarificadas (com tegumento intacto) e escarificadas (sementes que tiveram parte de seu tegumento atritado com lixa de papel). Os resultados obtidos estão apresentados no gráfico abaixo:

Todas as afirmações a seguir sobre o experimento são verdadeiras, EXCETO:
a) A porcentagem de germinação das sementes escarificadas e não escarificadas ao final do experimento foi superior a 95%.
b) As sementes escarificadas germinaram mais rapidamente quando comparadas com as sementes não escarificadas.
c) A necessidade de um longo período para completar a germinação nas sementes não escarificadas deve-se ao tipo de substrato utilizado no experimento (areia e serragem).
d) As sementes não escarificadas atingiram a porcentagem máxima de germinação aos 418 dias após a semeadura.
e) A presença de um tegumento intacto pode ser considerada o principal fator que retarda a germinação das sementes na espécie testada.

Questão 25
Sobre as possíveis causas e conseqüências de alguns dos problemas ambientais vivenciados na atualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A expansão e a intensificação da atividade industrial estão entre os principais fatores de origem e produção do lixo, resultante da atividade diária do ser humano na sociedade.
b) A desertificação, fenômeno que se caracteriza pela perda da produtividade do solo, resulta de vários fatores, incluindo variações climáticas e atividades antrópicas.
c) A chuva ácida, que no Brasil tem como principais responsáveis os gases provenientes da queima de derivados de petróleo e do carvão, provoca a acidez do solo e da água, levando à morte vegetais, animais, algas e outros organismos.
d) A eutrofização, que pode resultar da ação humana, envolve uma sucessão ecológica, em que populações diferentes ocupam consecutivamente o mesmo espaço, modificam as condições ambientais e criam novas situações que são favoráveis a todos os organismos envolvidos.
e) As pilhas e baterias são hoje um grave problema ambiental, pois seu descarte inapropriado pode contaminar o solo, os cursos d’água e a cadeia alimentar, chegando finalmente, e de forma acumulada, aos seres humanos.

Questão 26
As doenças parasitárias são um indicador das condições de vida das populações e representam um dos mais sérios problemas de saúde pública. Essas doenças afetam principalmente os países menos desenvolvidos, mantendo e agravando o ciclo pobreza–doença. Sobre as causas, características e profilaxia das principais parasitoses de ocorrência no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
a) Anemia e desnutrição crônica podem ser provocadas por parasitas, como o ancilóstomo e o esquistossoma, que não determinam diretamente a morte do paciente, mas o debilitam, piorando suas condições de vida.
b) Nos países em desenvolvimento, em geral, as condições de saneamento básico ainda são precárias, e os dejetos humanos, contendo ovos, cistos ou larvas de parasitas, contaminam a água e os alimentos, podendo infectar os animais domésticos.
c) A doença de Chagas, que geralmente provoca lesões no coração e no tubo digestivo, pode ser transmitida pelo inseto vetor, em transfusões de sangue ou, ainda, de forma congênita, através da placenta.
d) Uma das medidas a serem adotadas na prevenção das doenças conhecidas como leishmaniose, toxoplasmose e elefantíase é o combate aos insetos vetores que pertencem a diferentes espécies de mosquitos.
e) A prevenção da amebíase, doença que pode ser assintomática ou causar manifestações intensas (diarréia, febre, dores abdominais, anemia) envolve o saneamento básico, a lavagem e o cozimento adequado dos alimentos, a higiene pessoal e o tratamento das pessoas infectadas.

Questão 27
O heredograma ao lado refere-se a uma doença autossômica transmitida segundo a Primeira Lei de Mendel.
Sobre os indivíduos que compõem esse heredograma e seus respectivos genótipos e/ou fenótipos, marque a alternativa CORRETA:

a) O caráter da doença em questão é dominante.
b) O indivíduo número 8 é heterozigoto recessivo.
c) O indivíduo número 5 é homozigoto recessivo.
d) O indivíduo 1 é homozigoto dominante.
e) A probabilidade de o indivíduo número 10 ser doente e do sexo masculino é de 50%.

Questão 28
Na engenharia genética, pode ocorrer a modificação de seres vivos pela manipulação direta do DNA, através da inserção ou deleção de fragmentos específicos. Entre as aplicações, tem-se a produção de vacinas, o desenvolvimento de proteínas por microorganismos, a alteração de alimentos, a geração de órgãos para, transplantes, a terapia gênica e a obtenção de animais transgênicos.
Sobre as técnicas, vantagens e riscos da engenharia genética, de uma forma geral, marque a alternativa INCORRETA:
a) Um dos maiores problemas dessa tecnologia é a preocupação ética de como assegurar a integridade genética das futuras gerações e respeitar as fronteiras que existem para proteger a singularidade de cada espécie.
b) A engenharia genética utiliza enzimas chamadas catalisadoras para quebrar a cadeia de DNA em determinados lugares, dependendo da seqüência das bases nitrogenadas do DNA, como, por exemplo, UT, CG e UA.
c) Na terapia gênica, é utilizado um “veículo”, que pode ser um vírus, para transportar os genes de um organismo para outro, como por exemplo, um gene de uma proteína ou de um hormônio.
d) Testes de DNA podem não só determinar a paternidade de um indivíduo como também auxiliar na identificação de um criminoso através de material biológico retirado de qualquer parte de seu corpo.
e) O processo da clonagem de órgãos pode ser bastante benéfico sobre o ponto de vista da redução do número de indivíduos nas filas de espera por órgãos para transplantes, aumentando assim a expectativa de vida desses indivíduos.

Questão 29
As figuras abaixo ilustram um membro superior humano (A), a asa de um morcego (B) e a asa de uma abelha (C).

Sobre as semelhanças estruturais e/ou funcionais desses órgãos, marque a alternativa INCORRETA:
a) A semelhança da estrutura interna entre o membro superior humano (A) e a asa do morcego (B) indica a
existência de um ancestral comum.
b) A semelhança da função entre a asa do morcego (B) e a asa da abelha (C) representa uma adaptação à execução de uma mesma função.
c) A semelhança da asa da abelha (C) com a asa de morcego (B) caracteriza um caso de irradiação adaptativa.
d) A semelhança entre a asa de morcego (B) e o membro superior humano (A) comprova a mesma origem embriológica.
e) A semelhança funcional entre a asa de morcego (B) e a asa de da abelha (C) mostra analogia entre elas.

Questão 30
Nas plantas, diversos mecanismos fisiológicos são estimulados ou inibidos pela presença dos hormônios vegetais, também denominados fitormônios. Estes atuam no próprio local de produção ou são transportados a outras partes do vegetal. Os processos ilustrados e enumerados abaixo são dependentes de um ou mais tipos diferentes de hormônios.

Considerando-se, para cada processo, a atuação de apenas um tipo de hormônio principal, marque a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre o hormônio e o processo ilustrado na figura:
a) 1 – giberelinas; 2 – etileno; 3 – ácido abscísico; 4 – auxinas; 5 – citocininas.
b) 1 – auxinas; 2 – ácido abscísico; 3 – citocininas; 4 – etileno; 5 – giberelinas.
c) 1 – citocininas; 2 – etileno; 3 – giberelinas; 4 – ácido abscísico; 5 – auxinas.
d) 1 – giberelinas; 2 – ácido abscísico; 3 – auxinas; 4 – etileno; 5 – citocininas.
e) 1 – auxinas; 2 – giberelinas; 3 – etileno; 4 – ácido abscísico; 5 – citocininas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]