BIOLOGIA [UEG]


Questão 21
Existem várias doenças, causadas por parasitas, que podem ser prevenidas com medidas profiláticas simples. Analise as medidas profiláticas a seguir:

As profilaxias I, II e III previnem, respectivamente:
a) Malária, ancilostomose e filariose.
b) Amarelão, filariose e oxiurose.
c) Teníase, ascaridíase e cisticercose.
d) Triquinose, barriga d’água e amarelão.
e) Filariose, oxiurose e ancilostomose.

Questão 22
A questão da utilização da soja transgênica no Brasil constitui um debate polêmico. Entre os argumentos contrários à sua utilização destaca-se a possibilidade de se utilizar, na cultura, maiores quantidades de herbicidas, o que poderia ser danoso ao meio ambiente e às bactérias que vivem em nódulos de raízes. A importância destas bactérias nestas culturas é grande. IstoÉ. São Paulo, maio 2002.
Com base no texto, considere as seguintes proposições:
I. Essas bactérias sobrevivem em condições anaeróbias e utilizam o nitrogênio do ar, transformando-o em sais nitrogenados.
II. Essas bactérias biofixadoras são comuns em raízes de plantas como a soja e são capazes de fixar o gás nitrogênio, havendo, em contrapartida, o fornecimento de matéria orgânica.
III. Esses organismos são importantes também na fixação do enxofre e assimilam o fósforo, tornando-o disponível para a planta.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas a proposição I é verdadeira.
b) Apenas a proposição III é verdadeira.
c) Apenas proposições I e II são verdadeiras.
d) Apenas proposições I e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são verdadeiras.

Questão 23
As células que constituem os organismos dos metazoários foram se especializando no decorrer do processo evolutivo, agrupando-se em tecidos e órgãos. Estes, por sua vez, formam os sistemas.
Considerando os níveis de organização, analise as seguintes afirmativas:
I. Nos animais, os estímulos do ambiente são captados por órgãos sensoriais, como os olhos e os ouvidos. Nesses órgãos encontram-se neurônios sensitivos encarregados de receber os estímulos e transformá-los em impulsos nervosos.
II. O revestimento do corpo dos metazoários é denominado tegumento ou pele. Além de proteger órgãos, esse revestimento também pode secretar substâncias e atuar como superfície respiratória.
III. Os órgãos como útero e esôfago são constituídos por tecido muscular liso, o que possibilita sua movimentação involuntária.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 24
A dispersão é um processo importante na reprodução das Angiospermas, pois garante a propagação das espécies e a ocupação de novos hábitats. Pertencem a esse grupo diferentes tipos de frutos e sementes, adaptados a variadas formas de dispersão.
Sobre a dispersão de frutos e sementes, considere as afirmativas a seguir:
I. Frutos carnosos, como o da lobeira, podem atrair animais que promoverão sua dispersão, ao defecarem as sementes engolidas.
II. Frutos e sementes são dispersos por animais que contribuem para o sucesso reprodutivo das plantas e representam a única forma pela qual os propágulos são dispersos.
III. Frutos como o do dente-de-leão e sementes como as do ipê e da paineira são leves e apresentam adaptações, tais como plumas e alas, que propiciam a dispersão pelo vento.
IV. Frutos do carrapicho e do picão apresentam apêndices como ganchos e espinhos. Estes servem para prender os frutos ao pêlo dos animais, que os transportarão, promovendo sua dispersão.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.
b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
c) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Questão 25
Na figura abaixo, os vegetais da esquerda (A) cresceram sem associação com fungos enquanto os da direita (B) cresceram com fungos associados às suas raízes.

Sobre os fungos e suas relações com outros organismos, é INCORRETO afirmar:
a) Os liquens são o resultado da associação entre um fungo e uma alga, sendo que a alga só conseguirá sobreviver enquanto estiver protegida pelos filamentos fúngicos.
b) A associação ilustrada em B exemplifica uma relação mutualística entre fungos e plantas, no qual os fungos auxiliam na absorção da água e dos nutrientes, enquanto a planta fornece para o fungo os carboidratos de que ele necessita.
c) Espécies de fungos comumente invadem e parasitam a pele, o couro cabeludo, as unhas e os órgãos genitais humanos, podendo provocar micoses superficiais ou sistêmicas.
d) Entre os fungos, determinadas espécies parasitam e causam doenças em plantas utilizadas pelo homem na agricultura, o que acarreta grandes prejuízos econômicos.
e) Muitos fungos são parasitas oportunistas; as doenças causadas por esses organismos têm-se manifestado com freqüência em pessoas imunodeprimidas, como os doentes com aids.

Questão 26
A hipótese da evolução gradual dos sistemas químicos foi testada pela primeira vez pelo químico americano Stanley L. Müller em 1953. Müller construiu um aparelho que simulava as condições da Terra primitiva e introduziu nele os componentes que provavelmente constituíam a atmosfera naquela época. LOPES, Sônia. Bio. São Paulo: Saraiva. 2000. p. 19.
Os elementos utilizados no experimento de Müller foram:
a) Amônia, hidrogênio, metano e vapor d’água.
b) Nitrito, nitrogênio, metano e vapor d’água.
c) Nitrato, amônia, dióxido de carbono e vapor d’água.
d) Amônia, hidrogênio, butano e vapor d’água.
e) Amônia, nitrogênio, metano e vapor d’água.

Questão 27
Duas populações capazes de se entrecruzarem, originando descendentes férteis, têm seus períodos reprodutivos nos mesmos meses do ano. Uma delas habita a mata, enquanto a outra habita um campo rupestre próximo, ambos no Cerrado. Em condições naturais, cada população permanece em seu próprio hábitat, nunca ocorrendo a entrada da população da mata no campo e vice-versa.
Em relação à situação descrita acima, assinale a alternativa INCORRETA:
a) As duas populações apresentam isolamento ecológico.
b) As duas populações constituem duas espécies distintas.
c) As duas populações exploram nichos ecológicos diferentes.
d) As duas populações não apresentam isolamento sazonal.
e) As duas populações não competem entre si.

Questão 28
Com relação ao sistema circulatório dos vertebrados, marque a alternativa CORRETA:
a) Na maioria dos peixes, o átrio bombeia o sangue diretamente para os capilares das brânquias, onde ocorrem trocas gasosas entre água e sangue.
b) O coração dos anfíbios apresenta duas câmaras: um átrio e um ventrículo. Os ventrículos enviam sangue ao átrio, onde há uma mistura de sangue venoso e sangue arterial.
c) Nos mamíferos, as veias têm as paredes espessas e são constituídas por duas camadas de tecidos, assim como as artérias.
d) O coração dos répteis tem quatro câmaras, sendo que dois ventrículos são completamente separados e preenchidos por sangue venoso.
e) No coração dos mamíferos, o sangue venoso que chega dos tecidos penetra no coração pelo átrio direito, passa para o ventrículo direito e é enviado aos pulmões.

Questão 29
Muitos vegetais cultivados pelo homem, como plantas ornamentais e frutas são poliplóides e normalmente mais robustos que seus ancestrais diplóides; têm geralmente folhas, flores e frutos maiores. Batata, café, alfafa e amendoim são normalmente tetraplóides e maiores que as variáveis diplóides. O trigo é geralmente hexaplóide (6n); os morangos grandes são octoplóides (8n). CÉSAR; SEZAR. Biologia. 1. ed. São Paulo: Saraiva. p. 551.
O texto acima trata de aberrações cromossômicas numéricas, mais especificamente, euploidias. No ser humano, as aberrações cromossômicas (numéricas ou estruturais) também podem ocorrer com uma certa freqüência.
Sobre essas aberrações no ser humano, marque a alternativa CORRETA:
a) Doenças genéticas como hemofilia, polidactilia, eritroblastose fetal e anemia falciforme são exemplos de alterações genéticas estruturais.
b) As síndromes de Down, de Turner e de Klinefelter são exemplos de aneuploidias no ser humano.
c) Por apresentar a ausência de um cromossomo no núcleo de suas células, um indivíduo com síndrome de Down pode ser considerado um transgênico.
d) O hermafroditismo verdadeiro é uma alteração cromossômica bastante comum no ser humano e é constituído por cromossomos sexuais do tipo XXY.
e) Um clone, por apresentar os cromossomos idênticos ao ser que o originou, pode ser considerado uma aberração cromossômica numérica.

Questão 30
As duas espécies ilustradas abaixo, embora sejam morfologicamente parecidas, pertencem a famílias botânicas muito distintas.

Considerando que as duas espécies são encontradas em hábitats com as mesmas características e, portanto, sob pressões seletivas semelhantes, pode-se dizer que este é um exemplo de
a) isolamento geográfico.
b) co-evolução.
c) convergência adaptativa.
d) irradiação adaptativa.
e) isolamento reprodutivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]