BIOLOGIA [UEG]

[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] GABARITO I - INGLÊS

QUESTÃO 45
O avanço nas técnicas moleculares fornece à Justiça novas ferramentas para a resolução de crimes, além de propiciar, na área da saúde, a cura de diversas doenças. Sobre este assunto, é CORRETO afirmar:
a) o avanço da engenharia genética nas técnicas de identificação de genes que provocam doenças e alterações cromossômicas tem permitido que se criem rotinas em exames laboratoriais.
b) as técnicas da engenharia genética possibilitaram fazer a identificação de pessoas com base na análise do DNA com um determinado nível de confiabilidade comparável ao das impressões digitais ou DNA “fingerprint”.
c) a terapia gênica, também conhecida como geneterapia, consiste em substituir no indivíduo afetado cópias de genes anormais e alelos alterados que causam determinada doença.
d) a engenharia genética permite alterar a composição genética dos indivíduos num espaço de tempo maior que o da reprodução seletiva, além de possibilitar que alguns genes sejam manipulados ao mesmo tempo.

QUESTÃO 46
Charles Darwin, o naturalista inglês, realizou a bordo do Beagle, navio da Marinha Britânica, uma das mais fascinantes viagens em busca de descobertas que viriam a ser decisivas para a formulação de sua teoria. Sobre essa teoria, é CORRETO afirmar:
a) constata que os organismos evoluem através de mecanismos relacionados à seleção sexual e artificial e por meio de um processo não direcionado conhecido como evolução horizontal.
b) defende a idéia de que as diferentes partes do corpo humano produziam pequenas cópias de si, gêmulas, que iriam para os órgãos corporais, sendo misturados no momento da fecundação.
c) propõe que a evolução das espécies baseia-se na existência de variações herdáveis entre os organismos que são originadas pelas diferenças nos pares de bases nitrogenadas da molécula de DNA.
d) representa o início de um paradigma e de uma revolução científica que atingiu vários campos do conhecimento e da atividade humana.

No quadro a seguir são apresentados exemplos da classificação ambiental das doenças infecciosas relacionadas às condições locais de saneamento, bem como as vias dominantes de transmissão e as principais medidas de controle profilático. As questões 47 e 48 dizem respeito ao assunto abordado no quadro.

QUESTÃO 47
Considerando o quadro, assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna deixada em A (doenças feco-orais não-bacterianas):
a) botulismo, tricomoníase, giardíase, hepatite A.
b) enterobíase, amebíase, giardíase, balantidíase.
c) leptospirose, toxoplasmose, giardíase, desinteria bacilar.
d) salmonelose, cólera, giardíase, diarréia por Escheria coli.

QUESTÃO 48
Mediante o apresentado no quadro, é CORRETO afirmar:
a) a identificação e o extermínio dos insetos vetores é a forma mais eficaz de eliminar as infecções que têm nesses insetos seus principais agentes transmissores.
b) as infecções listadas no quadro são decorrentes dos maus hábitos higiênicos da população.
c) a precariedade do esgotamento sanitário favorece a proliferação dos agentes que irão contaminar a água e o solo, e dessa forma atingir a população exposta.
d) a provisão de abastecimento doméstico de água à população representa uma medida sanitária eficiente no controle das infecções mencionadas.

QUESTÃO 55
CHICO SCIENCE - A CIDADE
O sol nasce e ilumina
as pedras evoluídas
que cresceram com a força
de pedreiros suicidas
Cavaleiros circulam
vigiando as pessoas
Não importa se são ruins
nem importa se são boas
A cidade se apresenta
Centro das ambições
Para mendigos ou ricos
E outras armações
Coletivos, automóveis,
Motos e metrôs
Trabalhadores, patrões,
policiais, camelôs
A cidade não pára
a cidade só cresce
O de cima sobe
e o de baixo desce
A cidade não pára
a cidade só cresce
O de cima sobe
e o de baixo desce
O texto acima é parte integrante da música “A cidade”, do cantor Chico Science. A associação da letra em questão com os conhecimentos sobre urbanização, permite afirmar:
a) a associação da cidade à imagem de “pedras evoluídas” supõe a crença de que a evolução biológica e a divisão entre os “de cima” e os “de baixo” é o resultado desse crescimento e da seleção natural.
b) o crescimento das cidades reproduz uma lógica excludente para mendigos e para ricos, pois a cidade se torna um “centro das ambições” onde nada mais importa.
c) o modelo concentrador da urbanização brasileira reforça a divisão de classes entre os “de cima” e os “de baixo” e alimenta o ritmo incessante de crescimento das cidades e gera desequilíbrios ambientais.
d) o processo acelerado de urbanização e crescimento populacional intensifica a necessidade de vigilância dos espaços urbanos no tocante a marginais que ameaçam o bom funcionamento da cidade.

QUESTÃO 56
A figura a seguir ilustra a sobreposição das dietas de formigas e de roedores, que coexistem no mesmo local, alimentando-se de sementes de diferentes tamanhos.

Sobre o assunto e considerando a figura, é CORRETO afirmar:
a) na ausência de formigas e roedores, a quantidade de sementes tende a aumentar, já que a presença desses organismos controla a abundância de sementes no local.
b) caso os roedores desaparecessem do local, as formigas também desapareceriam, já que a coexistência desses organismos implica uma relação de dependência.
c) as formigas e os roedores são bons dispersores de sementes, contribuindo para o sucesso reprodutivo das plantas do local.
d) a utilização do mesmo recurso alimentar por formigas e roedores é uma forte evidência de que ocorra, no local, competição intraespecífica.

QUESTÃO 59
Os hormônios vegetais são reguladores químicos que produzem respostas fisiológicas nas plantas. Essas respostas podem ser demonstradas experimentalmente em vários casos, como no exemplo a seguir.

Considerando a figura e o assunto abordado, é CORRETO afirmar:
a) o experimento é falho, pois, mesmo com a presença do ápice caulinar, pode-se observar o desenvolvimento de gemas axilares.
b) o experimento realizado pode ser comparado à poda realizada nos ápices caulinares de certas árvores para promover o crescimento dos ramos laterais.
c) o experimento serve para demonstrar o papel da auxina no fototropismo, já que a curvatura do ápice indica deslocamento do hormônio.
d) no experimento, evidencia-se que a inibição das gemas axilares é promovida pela quantidade de auxina que circula por todo o corpo da planta.

QUESTÃO 60
João e José, jogando cara-e-coroa, combinam que o vencedor será aquele que conseguir as primeiras oito caras. Em determinado momento do jogo, João já obteve quatro caras e José apenas duas. Em mais seis rodadas, a probabilidade de José ganhar esse jogo é de
a) 1/ 26
b) 1/ 25
c) 25

d) 26

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]