BIOLOGIA [UESB]
[ACESSO ÀS RESPOSTAS AQUI] CADERNO MARROM
QUESTÃO 41
A presença de um núcleo é a principal característica que distingue as células eucarióticas das procarióticas. Por abrigar o genoma da célula, o núcleo serve como depósito da informação genética. (COOPER, 2002, p. 339). Com referência ao envelope nuclear que delimita o núcleo celular, é correto afirmar:
01) A regulação da expressão gênica depende da ação de proteínas presentes na sua superfície que transportam fatores de transcrição do núcleo ao citoplasma.
02) O tráfego de moléculas através do envelope nuclear se dá de modo seletivo, exceto para as moléculas de RNA e proteínas que transitam indiscriminadamente.
03) O envelope nuclear apresenta uma camada única de fosfolipídios alinhados paralelamente com proteínas que constituem o espaço perimembrana.
04) Os complexos de poros nucleares que compõem a sua estrutura possibilitam a troca regulada de moléculas entre o núcleo e o citoplasma.
05) Os envelopes nucleares agem como uma barreira impermeável ao trânsito de moléculas do núcleo ao citoplasma.
QUESTÃO 42
A teoria da endossimbiose lançou as bases para a compreensão da evolução das células eucarióticas no século XIX, sendo seguida, nos anos de 1980, pelos trabalhos realizados por Lynn Margulis, que ditaram maior credibilidade a essa teoria.
Com relação à teoria da endossimbiose, pode-se inferir:
01) As invaginações citoplasmáticas que resultaram na formação do retículo endoplasmático e complexo de Golgi foram resultantes de processos de endossimbiose celular.
02) As mitocôndrias originaram-se de bactérias anaeróbias de vida livre engolfadas por células procarióticas capazes de metabolizar o oxigênio.
03) Os cloroplastos originaram-se de células procarióticas fotossintetizantes que foram englobadas por células maiores e retidas em seu citoplasma.
04) Células primitivas foram fagocitadas e mantiveram-se aprisionadas no interior de lisossomos, contribuindo para o processo de digestão intracelular.
05) Células eucarióticas primitivas formavam conglomerados similares a colônias, favorecendo a geração e a obtenção de energia celular por meio da endocitose de nutrientes.
QUESTÃO 43
A água é a molécula mais abundante na célula, contribuindo com 70% ou mais da sua massa total. As interações existentes entre água e outros constituintes celulares, tais como íons inorgânicos e moléculas orgânicas, são de fundamental importância na química biológica. Com relação aos constituintes que compõem a célula, é correto afirmar:
01) Os lipídios constituem a principal fonte de energia celular, sendo formados a partir da união de ácidos graxos polares.
02) Os polissacarídeos representam a forma de armazenamento de açúcares e constituem também importantes componentes estruturais da célula.
03) As proteínas são formadas por meio de ligações peptídicas estabelecidas entre o grupo amino de um aminoácido ligado ao mesmo grupamento do aminoácido subsequente.
04) Os ácidos nucleicos apresentam a maior diversidade dentre as macromoléculas, sendo os principais executores de atividades intracelulares.
05) A natureza apolar da água favorece a sua associação com os íons inorgânicos que se encontram envolvidos em vários aspectos do metabolismo celular.
QUESTÃO 44
Altos níveis de colesterol sanguíneo podem causar sérios danos à saúde, aumentando o risco da ocorrência de doenças do coração. A elevação do colesterol pode estar associada ao consumo excessivo de gordura saturada de origem animal ou a fatores genéticos. Com base nos conhecimentos sobre o mau colesterol, é correto afirmar:
01) O colesterol encontra-se associado a carboidratos de alta densidade, responsáveis pelo seu armazenamento intracelular.
02) A associação dessa molécula à região periférica das membranas biológicas permite que auxilie no processo de transporte de substâncias para o meio intracelular.
03) Essa molécula é sintetizada no fígado e transportada pelo sangue, associada a proteínas de baixa densidade.
04) O colesterol é desnecessário para a constituição de células humanas, devendo ser completamente eliminado do organismo para o seu normal funcionamento.
05) O glicerol associa-se a três moléculas de ácido graxo por meio de ligações do tipo éster para formação da molécula de colesterol.
QUESTÃO 45
A seletividade das membranas biológicas possibilitada pela sua constituição fosfolipídica permite que a célula controle o tráfego de moléculas, mantendo a sua composição interna. Com relação ao tráfego de moléculas através da membrana plasmática, é correto afirmar:
01) Moléculas pequenas e apolares são impedidas de passar livremente através das membranas celulares.
02) Pequenas moléculas polares não carregadas podem difundir-se livremente através das membranas.
03) Moléculas carregadas, como os íons, são capazes de difundir-se através da bicamada fosfolipídica independemente do seu tamanho.
04) Macromoléculas, como a glicose, conseguem transpassar a membrana fosfolipídica independentemente da ação de proteínas transmembrana.
05) Moléculas não carregadas, como o gás oxigênio, conseguem atravessar a membrana plasmática graças à ação de proteínas integrais específicas.
QUESTÃO 46
Considerando-se os diferentes processos de transporte através da membrana plasmática, pode-se afirmar:
01) A difusão simples ocorre contra o gradiente de concentração celular através de proteínas inseridas na membrana plasmática.
02) Processos de transporte ativo se caracterizam pela ação conjunta de proteínas dispostas ao longo da membrana plasmática capazes de produzir energia sob a forma de ATP.
03) A difusão facilitada requer a ação de proteínas carreadoras que se ligam seletivamente a pequenas moléculas e as transportam a favor do gradiente de concentração.
04) O transporte passivo se caracteriza pela passagem de moléculas contra o gradiente de concentração, sem haver gasto de energia celular.
05) A osmose se caracteriza pela passagem de moléculas de água a favor do gradiente de concentração do soluto.
QUESTÃO 47
Com base nos conhecimentos referentes ao processo de mitose e na análise da figura, pode-se afirmar:
01) A fase S corresponde à etapa em que há replicação do material genético celular.
02) Durante a fase G2, o cromossomo se encontra constituído por uma única cromátide irmã.
03) Na fase M, ocorre a separação dos cromossomos homólogos que irão constituir as novas células geradas.
04) A fase G1 caracteriza-se por apresentar os cromossomos sob o seu maior nível de compactação.
05) A interfase, etapa de preparação da célula para divisão celular, engloba as fases G1, S, G2 e M.
QUESTÃO 48
A reprodução sexuada é um traço quase universal entre os animais, embora muitas espécies possam também reproduzir-se assexuadamente e outras se reproduzam exclusivamente de forma assexuada.
Com relação aos processos de reprodução animal, pode-se inferir:
01) Espécies que efetuam reprodução assexuada são encontradas mais comumente em locais que sofrem constantes alterações ambientais.
02) A reprodução assexuada é uma forma ineficiente de utilização de recursos energéticos pela geração de grande número de indivíduos na prole.
03) Processos de regeneração que ocorrem frequentemente em animais multicelulares são decorrentes do fenômeno de partenogênese.
04) A diversidade genética resultante da reprodução sexuada representa uma vantagem evolutiva significativa, independente do alto requerimento energético desse tipo de reprodução.
05) O processo de acasalamento necessário à reprodução sexuada requer um dispendioso gasto energético, sendo desvantajoso à maioria das espécies animais.
QUESTÃO 49
Os músculos de velocistas são formados por aproximadamente 80% de fibras musculares de contração rápida, que apresentam menos mitocôndrias. As fibras de contração rápida geram “explosões” de ATP, que logo é utilizado. Pesquisas intensivas com atletas mostram que o treinamento pode melhorar a eficiência da circulação do sangue nas fibras musculares, e até mesmo uma mudança da relação entre as fibras de contração rápida e contração lenta.
O processo preferencial de geração de energia pelas fibras de contração rápida caracteriza-se principalmente pela
01) descarboxilação do ácido láctico e formação de moléculas de FADH2.
02) oxidação do piruvato a etanol na presença de oxigênio.
03) redução parcial da glicose e formação de moléculas de CO2.
04) oxidação completa da glicose na presença de oxigênio.
05) redução do piruvato a lactato na ausência de oxigênio.
QUESTÃO 50
Com base na análise da figura, nos conhecimentos referentes à unidade contrátil e no processo de contração da fibra muscular, pode-se afirmar:
01) Os filamentos de actina apresentam projeções laterais que se ligam transitoriamente aos filamentos de miosina no momento da contração.
02) O encurtamento do miômero ocorre devido ao deslizamento dos filamentos de actina por sobre os de miosina.
03) A presença de íons de sódio no citoplasma, liberados do retículo sarcoplasmático, possibilita a ligação de filamentos de actina aos feixes de miosina para que ocorra a contração.
04) Durante o processo de contração, as bandas I e A, que compõem o miômero, mantêm a sua extensão, enquanto a zona H aumenta em tamanho.
05) O processo de contração muscular é viabilizado pela energia armazenada em moléculas de ATP acopladas ao filamento de actina.
QUESTÃO 51
A melhor solução para os problemas globais de produção de energia já foi desenvolvida, é muito eficiente e vem sendo utilizada há mais de 2 bilhões de anos: a fotossíntese. Um dos principais pesquisadores no mundo no tema da fotossíntese, James Barber afirma que uma tecnologia capaz de usar a luz do Sol com eficiência semelhante à observada nas plantas seria a solução definitiva para a questão energética. (FOLHAS..., 2010).
A absorção da luz do Sol pelos vegetais para ser utilizada como fonte de energia química celular é possibilitada por
01) sistemas de antena, presentes na membrana do tilacoide, que captam a energia solar sob a forma de fótons de luz.
02) pigmentos acessórios presentes no estroma de cloroplastos que absorvem fótons de luz com energia entre os comprimentos de onda vermelho e amarelo.
03) moléculas de clorofila, presentes na superfície de células vegetais, que são excitadas e transferidas de um complexo transmembrana a outro.
04) prótons H+ presentes nos complexos proteicos do tilacoide que são excitados e direcionados à cadeia transportadora de elétrons.
05) sintase de ATP que capta energia solar ao mesmo tempo que promove a síntese direta de Adenosina Trifosfato.
QUESTÃO 52
Em raro caso envolvendo tecnologia, bioterrorismo e chocolate, cientistas estão correndo para sequenciar o genoma do cacaueiro. Eles temem que sem o genoma em mãos sejam incapazes de deter dois patógenos fatais que ameaçam devastar as plantações mundiais de cacau, os fungos causadores da vassoura-de-bruxa e da podridão-parda. (MORTE..., 2008, p. 13).
Sabe-se que o Moniliophthora perniciosa, causador da vassoura-de-bruxa, que é responsável pelos grandes prejuízos à cacauicultura do Sul da Bahia, está classificado como um fungo do grupo dos Basidiomicetos. Com base nos conhecimentos acerca das características que distinguem os Basidiomicetos dos fungos pertencentes a outros grupos, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Fungos pertencentes ao Filo Basidiomycota formam, durante o processo de reprodução sexuada, células
especiais que originam os esporos sexuais.
( ) Algumas espécies pertencentes a este grupo formam corpos de frutificação extremamente elaborados, conhecidos popularmente como cogumelos.
( ) O processo de reprodução assexuada por meio de brotamento, em que há a produção de hifas especializadas, é uma das características que distingue o grupo.
( ) Este grupo reúne espécies de classificação ainda um pouco indefinida, em que não se conhecem bem os modos de reprodução e estruturas reprodutivas verdadeiras.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
01) V F V F
02) F V F V
03) V V F F
04) F F F V
05) V V V F
QUESTÃO 53
O Ministério da Saúde registra, a cada ano, 137 mil novos casos de Papilomavírus Humano (HPV) no Brasil e, por conta desta incidência expressiva, vem discutindo a possibilidade de inclusão da vacina contra o HPV no Programa Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde. Com base nos conhecimentos relacionados à infecção pelo Papilomavírus humano e possível ação da vacinação, é correto afirmar que a
01) vacinação visa à modificação de componentes virais que interagem com receptores específicos de superfície celular.
02) vacinação em indivíduos do sexo masculino não é realizada devido à impossibilidade de ocorrência de câncer nos órgãos genitais masculinos por meio da ação do HPV.
03) infecção pelo HPV em mulheres está diretamente relacionada à incidência de câncer de colo de útero, sendo o tratamento precoce indicado para redução da evolução da doença.
04) vacinação de mulheres grávidas impedirá possíveis malformação cardíacas e morte de fetos em desenvolvimento.
05) ação da vacina está relacionada à introdução de células do sistema imune que impedirão o ataque dos vírus às células dos órgãos genitais.
QUESTÃO 54
Milhares de anos atrás, os seres humanos se movimentaram pela primeira vez até o planalto tibetano, uma vasta extensão de estepes, que se projeta a 4,2 mil metros acima do nível do mar. Embora esses pioneiros tivessem o benefício de entrar em um novo ecossistema livre da concorrência de outras pessoas, os baixos níveis de oxigênio naquela altitude teriam imposto enorme sobrecarga sobre o corpo, resultando em doenças crônicas de altitude e alta mortalidade infantil. No início deste ano, uma série de estudos identificou uma variante genética comum no Tibete e rara em outras populações. Essa variante, que ajusta a produção de glóbulos vermelhos nos tibetanos, ajuda a explicar como eles se adaptaram as condições adversas. (COMO ESTAMOS..., 2010, p. 32; 39).
Com base no fragmento do texto e de acordo com os conhecimentos relacionados à genética evolutiva, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Uma mutação vantajosa propaga-se pela população em resposta a uma pressão ambiental e se dissemina para outros grupos à medida que há migração populacional.
( ) A frequência de um alelo na população é dependente da seleção natural fazendo com que este seja mais ou menos favorecido.
( ) A ocorrência de alterações nas condições ambientais induz o aumento da freqüência de mutações adaptativas em distintas populações.
( ) Caso o alelo vantajoso aumente o sucesso reprodutivo do grupo, este alelo tenderá a se disseminar e poderá se fixar na população.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
01) V F V F
02) F F V V
03) V V F F
04) V V F V
05) F V F V
QUESTÃO 55
Além da análise de diversas características fenotípicas de ervilhas individualmente, Mendel analisou a transmissão de duas ou mais características, lançando as bases da lei da segregação independente, que pode ser explicada pelo fato de
01) os genes analisados estarem localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos.
02) os genes investigados situarem-se em diferentes loci de um mesmo cromossomo.
03) um par de alelos impedir a expressão de outros alelos, que podem ou não estar no mesmo cromossomo.
04) alelos dominantes estarem situados em cromossomos não homólogos, segregando-se de modo independente.
05) a separação de alelos na meiose determinar que cada gameta porte apenas um alelo de cada gene.
QUESTÃO 56
A eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém nascido caracteriza-se pela destruição das hemácias de recém-nascidos, ocasionando uma anemia profunda. Na tentativa de compensar a hemólise, o organismo começa a produzir hemácias imaturas ou eritroblastos. O desenvolvimento desta doença esta relacionada à incompatibilidade do sistema Rh entre mães e filhos.
A ocorrência dessa doença pode se dar entre
01) mães Rh– e filhos Rh–.
02) mães Rh+ e filhos Rh–.
03) mães Rh– e filhos Rh+.
04) mães Rh+ e filhos Rh+.
05) pais Rh+ e filhos Rh–.
QUESTÃO 57
As hemácias de indivíduos portadores de Anemia Falciforme apresentam-se em forma de foice, o que ocasiona deficiência no transporte de oxigênio no sangue e efeitos secundários, tais como prejuízo de crescimento, fadiga e aumento da suscetibilidade às infecções. As alterações celulares que resultam na Anemia Falciforme são decorrentes de
01) translocação de material genético entre cromossomos homólogos.
02) deleção de uma cadeia longa de nucleotídeos, que constitui a molécula de ácido desoxirribonucleico.
03) inserção de um par de aminoácidos adicional na sequência polipeptídica da globina humana.
04) mutação na sequência responsável pela codificação da globina.
05) recombinação sítio específica entre pares de cromossomos não homólogos.
QUESTÃO 58
As interações existentes entre os organismos que constituem uma comunidade biológica, denominadas relações ecológicas, são essenciais para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
Com relação às relações ecológicas, é correto afirmar:
01) A competição caracteriza-se pela disputa por recursos genéticos similares por distintos organismos, sem haver gasto energético demasiado.
02) A relação que se estabelece entre dois indivíduos de uma espécie que competem por alimento caracteriza-se como predação.
03) O parasitismo é uma relação ecológica em que um indivíduo necessita do outro para sobreviver, levando-o necessariamente à morte.
04) A herbivoria caracteriza-se pela alimentação de organismos voltada ao consumo de produtores primários de uma cadeia alimentar.
05) O parasitismo caracteriza-se pela utilização de um indivíduo como moradia para outro, sem prejuízo a ambos.
QUESTÃO 59
O Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está desenvolvendo um novo produto farmacêutico para combater a malária. O sal híbrido Mefas é um insumo farmacêutico ativo resultante da combinação de duas substâncias: artesunato e mefloquina. O novo fármaco está sendo desenvolvido em colaboração com o Centro de Pesquisa René Rachou em Minas Gerais. Em breve, esse fármaco será disponibilizado à população por meio do Sistema Único de Saúde e a outros países endêmicos. (NOVO..., 2010). A malária ou paludismo aflige a humanidade há cerca de cinco mil anos e ainda hoje atinge mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo.
Com relação a essa doença, é correto afirmar:
01) A aquisição dessa doença dar-se-a por meio do contato do flagelado Trypanossoma cruzi com as mucosas dos seres humanos.
02) A contaminação por essa doença é possibilitada pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados pelo plasmódio.
03) A principal medida preventiva de combate à malária consiste em impedir a proliferação de mosquitos do
gênero Aedes transmissores da doença.
04) A picada do mosquito transmissor da doença em associação à sua defecação, sob o local da picada permite a inserção de esporozoítos na corrente sanguínea humana.
05) O contato com lesões epidérmicas resultantes da infecção ocasionada por protozoários pode levar a um outro modo de transmissão da doença.
QUESTÃO 60
O aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera, próximo à superfície do planeta, o aquecimento global, decorre da intensificação do efeito estufa, fenômeno natural que mantém a temperatura planetária dentro de níveis adequados à existência da vida. Sabe-se que as alterações nas concentrações de CO2 contribuem significativamente para o aquecimento do planeta. Com base nos conhecimentos relacionados ao CO2 atmosférico e à sua disponibilização por meio do ciclo de carbono, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A ação de micro-organismos saprófitos devolve ao ambiente grande parte do carbono aprisionado nas moléculas orgânicas.
( ) A queima, pelo homem, de hidrocarbonetos retirados do fundo oceânico causa sensíveis elevações na concentração de CO2 atmosférico.
( ) Grande parte das substâncias orgânicas produzidas pelos vegetais é degradada e liberada sob a forma de
CO2 atmosférico durante a fotossíntese.
( ) As substâncias orgânicas incorporadas pelas células dos animais herbívoros são degradadas na respiração, sendo o CO2 liberado nesse processo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima pra baixo, é a
01) V V F F
02) F V F V
03) F F V V
04) V V F V
05) V V V V
Comentários