BIOLOGIA [UFC]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

01. As células somáticas e os gametas apresentam, respectivamente, os cromosomos homólogos na forma:  
A) haplóide e triplóide. 
B) triplóide e haplóide. 
C) diplóide e haplóide. 
D) diplóide e diplóide. 
E) triplóide e diplóide. 

02. Considere o texto abaixo:  
“Um implante de células nervosas, já testado com sucesso em ratos para recuperar lesões cerebrais, foi  feito pela primeira vez em seres humanos nos EUA, por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh,  segundo informou ontem o jornal The Washington Post. [...] O material implantado, extraído de um tumor de testículo, foi cultivado em laboratório por 20 anos. Nesse período, os cientistas foram capazes de forçar quimicamente a transformação das células cancerosas em neurônios. As células de tumor foram escolhidas porque têm grande poder de multiplicação. [...] Cerca de 2 milhões de novas células nervosas foram aplicadas na região lesada de uma mulher de 62 anos, parcialmente paralisada por um derrame cerebral ocorrido há 19 anos. [...] Segundo os pesquisadores, a eficácia da operação só poderá ser comprovada em alguns meses” (Folha de São Paulo, 3 de julho de 1998).  
Ao transformar células cancerosas em células nervosas, os cientistas conseguiram que estas últimas passassem a ter a seguinte constituição básica:  
A) corpo celular, parede celular e flagelos. 
B) parede celular, axônio e dendritos. 
C) corpo celular, axônio e dendritos. 
D) axônio, dendritos e flagelos. 
E) corpo celular, parede celular e dendritos. 

03. A célula é a unidade básica dos seres vivos, existindo seres uni ou pluricelulares. Utilizando-se a classificação de Whittaker (1969), que considera as algas multicelulares como plantas, associe corretamente os reinos com a constituição celular de seus representantes, relacionando as duas colunas.  
REINO REPRESENTANTES  
(1) Reino Monera. 
(2) Reino Protista. 
(3) Reino Fungi. 
(4) Reino Plantae. 
(5) Reino Animalia. 
(a) seus representantes são todos unicelulares. 
(b) seus representantes são todos multicelulares. 
(c) seus representantes podem ser uni ou pluricelulares. 
A seqüência correta das associações é:  
A) 1a, 2a, 3c, 4b, 5b. 
B) 1a, 2a, 3a, 4b, 5b. 
C) 1c, 2b, 3a, 4c, 5c. 
D) 1a, 2a, 3b, 4c, 5c. 
E) 1c, 2c, 3c, 4b, 5b. 

04. A grande importância ecológica das algas planctônicas é devida ao fato de elas proporcionarem:  
A) o equilíbrio da temperatura dos oceanos. 
B) a produção de oxigênio na Terra. 
C) a ciclagem do nitrogênio nos oceanos. 
D) o equilíbrio da salinidade dos oceanos. 
E) o equilíbrio da temperatura na Terra. 

05. O gráfico ao lado mostra a influência da intensidade luminosa na velocidade da fotossíntese de uma determinada planta, em condições uniformes de CO2 e temperatura. 
Analisando o gráfico é correto afirmar que:  
A) há uma relação direta e constante entre a intensidade luminosa e a velocidade de fotossíntese. 
B) após uma determinada faixa de intensidade de luz, acontece o ponto de saturação luminosa. 
C) um aumento da concentração de CO2 disponível não influencia no perfil gráfico mostrado. 
D) para reversão do ponto de saturação, é necessário uma intensidade luminosa ainda maior. 
E) há uma relação inversa entre a intensidade luminosa e a velocidade da fotossíntese. 

06. É Característica típica das plantas terrestres vasculares a presença de folhas, que constituem expansões laminares verdes, especializadas na função fotossintética. No entanto, em ambientes áridos, encontram-se muitas vezes plantas sem evidência de folhas e com espinhos, como as cactáceas. Esta característica tem relação com o hábitat porque permite:  
A) uma adaptação temporária até que o ambiente mude. 
B) um aumento da taxa de fotossíntese e de matéria orgânica formada. 
C) um aumento das velocidades de fotossíntese e transpiração. 
D) uma adaptação especial voltada à diminuição na perda d’água. 
E) um aumento da temperatura interna da planta e da produção de carboidratos. 

07. O seguinte experimento de clonagem foi realizado com uma planta herbácea. Uma pequena porção da folha foi colocada em tubo de ensaio, contendo meio de cultura apropriado e hormônios vegetais. Após um período de incubação, desenvolveu-se uma nova planta completa, com raiz, caule e folhas.  
Este experimento confirma que:  
A) a diferenciação celular ocorre sem regulação gênica. 
B) só ocorre diferenciação celular em células diplóides. 
C) o meio não influi sobre a diferenciação celular. 
D) células somáticas podem sofrer dediferenciação. 
E) a diferenciação celular é totalmente irreversível. 

08. Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas estimulam diversas funções e atividades dos organismos como, por exemplo, o crescimento e reações de susto e raiva nos vertebrados.  
Assinale a opção inteiramente correta quanto às glândulas secretoras e aos efeitos dos hormônios indicados. 
A) Ocitocina – é liberada na hipófise e acelera as contrações uterinas que levam ao parto. 
B) Somatrofina – é liberada no pâncreas e promove o crescimento corporal. 
C) Insulina – é liberada na hipófise e diminui a concentração de glicose no sangue. 
D) Adrenalina – é liberada nas supra-renais e diminui a pressão arterial. 
E) Estrógeno – é liberado nos testículos e determina o impulso sexual nos machos. 

09. Sobre os diferentes papéis dos ácidos nucléicos na síntese de proteínas podemos afirmar corretamente que:  
A) a seqüência de bases no DNA determina a seqüência de aminoácidos na cadeia polipeptídica. 
B) a posição dos aminoácidos na cadeia polipeptídica depende da seqüência de bases do tRNA. 
C) o transporte de aminoácido para o local da síntese é feito pelo mRNA. 
D) a seqüência de bases do rRNA é transcrita a partir do código do mRNA. 
E) a extremidade livre dos diversos tRNA tem seqüências de bases diferentes. 

10. Em estudo publicado na revista Nature de 25 de junho passado, pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, afirmam que o gene CYP2A6 está ligado à dependência das pessoas ao cigarro. Este gene, em sua forma normal, codifica a síntese de uma enzima que metaboliza a nicotina, tornando as pessoas dependentes. Eles afirmam, ainda, que há, na espécie humana, três alelos para este gene: um normal e dois defeituosos. Fumantes portadores de dois alelos normais (homozigoto para o alelo normal) são altamente dependentes do cigarro, enquanto que portadores de dois dos alelos defeituosos, apesar de fumantes, jamais se tornam dependentes. Por outro lado, fumantes heterozigotos, portadores de um alelo normal e outro defeituoso, são moderadamente dependentes, consumindo 20% menos cigarros que os fumantes inteiramente dependentes.  
Com base no texto acima, é correto afirmar que a dependência ao cigarro determinada pelo gene CYP2A6 
é um caso de: 
 
A) herança quantitativa, pois o fenótipo apresenta uma continuidade entre dependentes e não dependentes. 
B) pleiotropia, pois o heterozigoto apresenta fenótipo diferente de ambos os homozigotos. 
C) epistasia recessiva, pois qualquer um dos alelos defeituosos inibe, parcialmente, a ação do alelo normal. 
D) dominância completa da forma normal do gene CYP2A6 sobre as formas defeituosas. 
E) dominância incompleta entre a forma normal e as defeituosas do gene CYP2A6. 

11. Considere o texto abaixo:  
“Os alimentos transgênicos, produtos que sofreram alteração genética com o objetivo de melhorar a qualidade, já ocupam prateleiras dos supermercados nos Estados Unidos e Canadá, mas o consumidor não sabe disso: não há lei que obrigue os fabricantes a informar que o produto sofreu alteração genética. No Brasil, onde também não há obrigação de alertar o consumidor, a multinacional Monsanto está tentando conseguir autorização do Ministério da Ciência e Tecnologia para produzir soja transgênica no país. Os benefícios [advindos de plantas transgênicas], porém, podem esconder riscos ainda não esclarecidos [...], pois os resultados das experiências podem ser imprevisíveis. Até o momento, o resultado mais trágico do uso de produtos transgênicos surgiu no Japão em 1989: 5000 pessoas ficaram doentes, 1500 se tornaram permanentemente inválidas e 37 morreram”. (Folha de São Paulo, 6 de agosto de 1998).  
Pela leitura do texto acima, pode-se concluir, corretamente, que:  
A) toda planta transgênica produz substâncias altamente tóxicas ao ser humano. 
B) plantas transgênicas são aquelas cujos fenótipos se devem mais ao ambiente do que aos genes. 
C) manipulações genéticas podem alterar o funcionamento dos genes naturais de um organismo. 
D) as técnicas de transferência de genes por engenharia genética são altamente seguras. 
E) todas as plantas transgênicas são estéreis a partir da segunda geração mutante. 

12. Leia com atenção o texto abaixo da autoria de Oparin, 1968: 
 “Miller, no seu bem conhecido trabalho publicado em 1953, obteve dados fundamentais sobre a formação dos aminoácidos quando uma mistura gasosa, simulando a possível composição da atmosfera primária da Terra, era submetida a descargas elétricas. Miller fez saltar faísca e descargas silenciosas durante uma semana numa mistura de CH4, NH4, H3 e vapor de água em circulação constante, e encontrou na mistura: glicina, alanina, ácidos α – aminobutírico e α – aminoisobutírico, β – alanina, ácidos aspártico e glutâmico, sarcosina e NCN3-alanina. Os produtos intermediários da reação foram aldeídos e HCN”.  O clássico experimento de Miller veio reforçar a teoria segundo a qual a vida na Terra:  
A) foi criada por Deus, exatamente como está descrito no Gênese, primeiro livro da Bíblia. 
B) surgiu pelo transporte casual para o nosso planeta de microrganismos completamente organizados provenientes de outros mundos. 
C) originou-se pela semeadura intencional de microrganismos por seres inteligentes de outros mundos. 
D) iniciou-se pela síntese de monômeros e sua posterior polimerização, seguindo-se o surgimento dos primeiros seres vivos. 
E) iniciou-se pela chegada à Terra de compostos orgânicos presentes em meteoritos e cometas. 

13. Assinale a opção que se refere à principal contribuição de Charles Darwin à teoria da evolução. 
A) A seleção natural atua como a principal força criadora das mudanças evolutivas. 
B) Existe em todos os organismos um impulso interior para a perfeição. 
C) A vida é gerada contínua e espontaneamente de forma muito simples. 
D) Todos os organismos têm capacidade de adaptar-se ao ambiente. 
E) Os caracteres adquiridos transformam-se em hereditários. 

14. Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de Brasília estudaram duas populações de sagüis (soins), denominadas Callithrix jacchus e Callithrix penicillata, com a finalidade de melhor entender os mecanismos de especiação neste grupo taxinômico. Descobriram que as duas populações são morfológica e cariotipicamente diferentes e ocupam extensas e distintas áreas de distribuição, no Recôncavo Baiano. Há, no entanto, uma área de contato entre as duas populações, uma faixa de terra com cerca de 50 km, onde foram encontrados indivíduos e grupos familiares de híbridos entre elas. Outros pesquisadores relataram que obtiveram, em cativeiro, três gerações férteis de híbridos entre C. jacchus e C. penicillata.  
Aplicando-se o conceito biológico de espécie ao estudo acima, podemos então afirmar corretamente que C. jacchus e C. penicillata:  
A) são duas espécies diferentes, pois recebem nomes científicos diferentes. 
B) são duas espécies diferentes, pois apresentam diferenças morfológicas e cariotípicas. 
C) são duas espécies diferentes, pois estão isoladas em áreas distintas. 
D) pertencem à mesma espécie, pois não há isolamento reprodutivo entre as populações. 
E) pertencem à mesma espécie, pois não há isolamento geográfico entre as populações. 

15. A Doença de Chagas continua causando muitas mortes no Brasil e em países pobres do mundo. O texto a seguir sobre esta doença é hipotético. Leia-o com atenção. “Um paciente residente na periferia de Fortaleza procurou o posto médico, queixando-se, entre outras coisas, de febre, anemia, cansaço e hipertrofia ganglionar. Após os exames clínico e laboratorial, diagnosticou-se, corretamente, que ele estava com a Doença de Chagas. Ao tomar conhecimento do caso, um professor resolveu discutir o caso com seus alunos, solicitando que eles opinassem sobre que medidas deveriam ser tomadas para controlar a propagação da doença. Os alunos apresentaram cinco sugestões".  
Dentre as sugestões apresentadas pelos alunos, a única inteiramente correta é: 
A) isolamento do paciente, para evitar o contágio com outras pessoas, pois a doença se propaga também pela inalação do ar contaminado; 
B) campanha de vacinação em massa, em Fortaleza e por todo o estado do Ceará, para evitar uma epidemia na cidade. 
C) aplicação de inseticidas em toda a cidade, para eliminação do Aedis aegypti, inseto transmissor do Trypanosoma cruzi, agente causador da doença; 
D) vacinação de cães e eliminação de cães de rua, pois eles são reservatórios naturais de protozoários do grupo Trypanosoma
E) proteção das portas e janelas com telas, a fim de evitar a entrada do barbeiro, inseto transmissor da doença, nas residências”. 

GABARITO
1-C
2-C
3-A
4-B
5-B
6-D
7-D
8-A
9-A
10-E
11-C
12-D
13-A
14-D
15-E

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