BIOLOGIA [UFES]


1ª QUESTÃO A digestão dos alimentos no homem inclui processos mecânicos, químicos e de absorção. A ação mecânica da digestão começa com a trituração dos alimentos na boca e continua através de todo o trato intestinal, por meio dos diversos movimentos peristálticos. A figura abaixo indica as porcentagens de alimentos não digeridos em relação ao tempo, durante a sua passagem pelo aparelho digestivo.

Considerando que os alimentos em questão são constituídos por amido, proteínas e gordura, faça o que se pede: 
A) Identifique os órgãos representados na figura por I, II, III, IV e V, respectivamente. 
B) Indique o algarismo romano que representa, no gráfico, o órgão do aparelho digestivo onde se inicia a digestão química das proteínas e informe qual é a enzima localizada nesse órgão que será a responsável por esse início de digestão. 
C) Explique quais serão os eventos mais importantes que ocorrerão no órgão indicado por V.

2ª QUESTÃO A figura ao lado representa os passos envolvidos na síntese de novas proteínas. 

A) Identifique o que representam I, II, III, IV e V, na figura. 
B) Informe como são denominados os processos indicados pelos números 1 e 2. 
C) Descreva a função das estruturas III e IV, representadas em 2. 
D) Cite duas modificações que a molécula de II sofre antes de participar do processo 2.

3ª QUESTÃO
A Estação Biológica de Santa Lúcia, localizada no município de Santa Teresa-ES, apresenta uma enorme diversidade de espécies. Estudos com aves, mamíferos, lepidópteros e flora indicam a presença de alta riqueza biológica nessa região, em comparação com outras áreas de Mata Atlântica1. A tabela abaixo contém algumas características de plantas pertencentes às divisões Pteridophyta e Bryophyta e às classes Gymnospermae e Eudicotiledonia.

A) Ordene as plantas I, II, III e IV segundo um critério evolutivo de seu aparecimento no meio terrestre.
B) Identifique a divisão ou classe a que pertencem as plantas I, II, III e IV.
C) Explique a principal diferença entre as plantas I e II, em relação ao grau de dependência de umidade no ambiente no qual ocorrerá reprodução sexuada.

4ª QUESTÃO
A figura abaixo mostra o esquema de um cladograma no qual os quadrados correspondem aos grupos de animais (I a V), relacionados no quadro à direita da figura, enquanto os triângulos equivalem às características (1 a 6), indicadas no mesmo quadro, que surgiram durante o processo evolutivo.


5ª QUESTÃO
“O litoral está prestes a voltar a seu estado de berçário a céu aberto. Tartarugas vindas de várias partes do mundo já estão chegando às praias onde nasceram. As equipes do Projeto Tamar estão a postos para registrar esse acontecimento, que se repete todos os anos, principalmente para protegê-las e para reduzir os impactos à vida das cinco espécies que existem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. A participação e o apoio das pessoas que utilizam as praias usadas pelas tartarugas são fundamentais para o sucesso do programa de conservação; por isso, os pesquisadores realizam constantemente atividades de sensibilização e educação ambiental.” (Disponível em: . Acesso em 20 set. 2013. Adaptado).

A) Identifique o tipo de desenvolvimento das tartarugas.
B) Sabendo que as tartarugas marinhas são da Ordem Chelonia, indique a Classe a que elas pertencem.
C) Com base nos anexos embrionários, explique por que as tartarugas pertencem ao grupo considerado como os primeiros vertebrados verdadeiramente terrestres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]