BIOLOGIA [UFPB]
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
37. A transdução é um dos processos de transferência de material genético de uma bactéria para outra, que se dá pela(o)
a) passagem de segmentos do DNA de uma bactéria para outra, através de pontes citoplasmáticas.
b) englobamento de um segmento do DNA de uma bactéria por outra.
c) duplicação da molécula do DNA da bactéria e sua posterior separação em duas novas células.
d) transferência de um segmento do DNA de uma bactéria para outra, através de um bacteriófago.
e) transferência do DNA de um bacteriófago para uma bactéria.
38. A figura ao lado representa um corte transversal da folha de uma planta de jardim.
Nessa figura, a seta indica
a) a epiderme que protege contra a perda de água.
b) o parênquima aerífero responsável pela flutuação da folha.
c) o parênquima paliçádico que realiza fotossíntese.
d) o estômato que atua na troca gasosa e na transpiração.
e) o floema responsável pela condução da seiva.
39. Os hormônios vegetais são substâncias que atuam no crescimento e no desenvolvimento das plantas. Sobre essas substâncias, afirma-se:
I. As giberelinas estimulam o alongamento do caule e quebram a dormência das sementes.
II. As auxinas podem induzir a formação de frutos sem sementes.
III. A auxina do meristema apical do caule inibe a atividade das gemas laterais.
IV. As citocininas inibem a divisão celular e, conseqüentemente, o crescimento do vegetal.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) III e IV
e) I, II e III
40. Um professor de ciências mostrou aos seus alunos duas plantas de feijão (Phaseolus vulgaris) que haviam se desenvolvido em pequenos vasos no laboratório. Chamou a atenção dos alunos para as diferenças de coloração e tamanho observadas entre as duas plantas e pediu a elaboração de uma lista de hipóteses que justificassem esse desenvolvimento desigual. A lista foi assim elaborada:
I. As condições de calor e umidade foram diferentes para as duas plantas, durante o desenvolvimento.
II. Os constituintes nutricionais são distintos nos dois vasos.
III. As condições de luminosidade foram diferentes para as duas plantas.
IV. As diferenças interespecíficas levaram as duas plantas ao desenvolvimento distinto.
V. As duas plantas têm idades diferentes.
O desenvolvimento diferenciado dessas plantas NÃO pode ser justificado pela hipótese:
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
41. Um biólogo construiu, em seu sítio, um laboratório ao ar livre onde professores de colégios podem excursionar com seus estudantes, pesquisando sobre diversos aspectos da Biologia. Para os estudos de botânica, organizou as seguintes áreas:
I. Mata de pinheiros
II. Pomar
III. Horta
IV. Plantações de milho e feijão
V. Plantação de cana-de-açúcar
VI. Aquários de água salgada, contendo algas pardas e vermelhas
VII. Plantações de avencas e samambaias
VIII. Regiões sombreadas e úmidas cobertas por musgos
Um grupo de alunos que deseje conhecer feófitas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, nessa seqüência, deverá observar, respectivamente, as áreas:
a) VI, VIII, VII, I e II
b) VIII, VII, VI, I e II
c) VII, VI, VIII, I e IV
d) VI, VII, VIII, I e III
e) VIII, VI, VII, V e IV
42. O quadro abaixo relaciona algumas parasitoses humanas com suas características:
Neste quadro, as letras A, B e C correspondem, respectivamente, a
a) carne de boi infestada / náuseas e vômitos / lavagem das mãos.
b) carne de porco infestada / febre cíclica / tratamento de esgotos e uso de calçados.
c) verduras mal lavadas / disenteria / tratamento da água.
d) água contaminada / apatia e sonolência / construção de esgotos.
e) molusco planorbídeo / barriga d’agua / evitar banho em lagoas e rios.
43. Embora pertencentes ao mesmo filo, os animais representados abaixo possuem características diferenciais.
São características típicas do espécime A que permitem diferenciá-lo do espécime B:
a) Presença de pernas articuladas, ausência de antenas e corpo dividido em cefalotórax e abdome.
b) Ausência de asas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e presença de 1 par de pedipalpos.
c) Ausência de antenas, presença de 1 par de mandíbulas e de 4 pares de pernas.
d) Corpo segmentado, ausência de asas e de antenas, presença de 5 pares de pernas.
e) Corpo dividido em cefalotórax e abdome, presença de 1 par de quelíceras e de 1 par de pedipalpos.
44. O quadro a seguir relaciona algumas características do sistema circulatório com o respectivo tipo de respiração presente em diferentes vertebrados. Entre os anfíbios, o sapo adulto é caracterizado por apresentar:
GABARITO
37-D
38-C
39-E
40-D
41-A
42-B
43-E
44-C
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