BIOLOGIA [UFPB]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

37. A febre aftosa, a dengue e a AIDS são doenças que atualmente afetam o homem e causam sérios problemas econômicos. Com relação aos organismos causadores dessas doenças, pode-se afirmar que
I. são bactérias patogênicas contaminadas com bacteriófagos que possuem como tipo de reprodução o ciclo lítico.
II. o material genético destes organismos pode ser DNA ou RNA. No caso da AIDS é um RNA, possuindo uma enzima denominada de transcriptase reversa que transcreve uma molécula de DNA a partir do seu RNA.
III. são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, precisam de células hospedeiras para utilizar sua maquinaria bioquímica, a fim de fazer funcionar seu programa genético.
Está(ão) correta(s) apenas
a) I e II 
b) I e III 
c) II e III 
d) III 
e) II

38. Os organismos Procariontes são considerados ecológica e economicamente importantes porque
a) melhoram a fertilidade do solo através da ação de bactérias decompositoras que formam associações com raízes de plantas, denominadas de micorrizas.
b) fixam o nitrogênio atmosférico, quando associados a raízes de plantas leguminosas, produzindo compostos nitrogenados que são assimilados pelas plantas.
c) são utilizados na preparação de alimentos e bebidas fermentadas, como é o caso da espécie Saccharomyces cerevisae, empregada na fabricação de pão e de bebidas alcóolicas.
d) são responsáveis por um grande número de doenças humanas, podendo levar à morte do indivíduo, como é o caso da gripe, dengue, cólera e leishmaniose.
e) participam da atividade decompositora da matéria orgânica morta através da emissão de um conjunto de hifas, que produzem enzimas digestivas.

39. “Eles são operários quase anônimos da natureza, ao mesmo tempo criadores e destruidores da vida. Uma espécie fermenta as uvas para transformá-las em vinho; outra as destrói ainda na videira. Há as que fazem o pão crescer e aquelas que são a alegria dos gourmets. Existem ainda as espécies que decompõem lascas de madeira e troncos, produzindo enzimas que degradam a celulose sem o uso de substâncias químicas tóxicas” (National Geographic, 1(4):70-83, 2000).
Esse texto refere-se a organismos classificados como:
a) líquens 
b) bactérias 
c) algas 
d) fungos
e) protozoários

40. O reino Plantae reúne cerca de 300 mil espécies de organismos que possuem características em comum, ou seja, esses organismos são 
a) eucariontes e procariontes, autótrofos fotossintetizantes, contendo cloroplastos com pigmentos.
b) autótrofos facultativos, com células de paredes rígidas, contendo celulose e cloroplastos com clorofila.
c) unicelulares ou pluricelulares, autótrofos fotossintetizantes e quimiossintetizantes, contendo cloroplastos com clorofila e outros pigmentos.
d) eucariontes, autotróficos fotossintetizantes, contendo células de parede celular rígida, com celulose e cloroplasto com clorofila.
e) autotróficos fotossintetizantes, com células de parede celular flexível, contendo celulose e cloroplasto com clorofila e outros pigmentos.

41. Nas algas, podem ocorrer três tipos de ciclos de vida: 1) haplobionte haplonte, 2) haplobionte diplonte e 3) diplobionte, também chamado haplodiplobionte ou metagênese, onde ocorre alternância de gerações haplóides e diplóides. Baseado no esquema ao lado, é correto afirmar que a alga verde Ulva apresenta um ciclo de vida do tipo:

a) haplobionte diplonte no qual o esporófito representa a geração diplóide.
b) haplobionte haplonte no qual os gametófitos masculinos e gametófitos femininos representam a geração haplóide.
c) diplobionte no qual o zigoto representa a geração diplóide e os gametas representam a geração haplóide.
d) haplodiplobionte no qual a geração haplóide é representada pelo esporófito e a geração diplóide é representada pelos gametófitos.
e) diplobionte no qual o esporófito representa a geração diplóide e o gametófito representa a geração haplóide.

42. Um estudante de Biologia, realizando experimentos com algaroba, observou o efeito da aplicação de diferentes concentrações de auxina (ácido indolilacético - AIA) no desenvolvimento de caules e raízes. Os resultados obtidos mostraram que as concentrações abaixo de determinado ponto mínimo são insuficientes para promover o crescimento, enquanto concentrações acima de determinado ponto máximo inibem o crescimento. 

Além disso, verificou a existência de uma concentração ótima onde o crescimento é maior. Os resultados obtidos foram representados no gráfico acima. Em seguida, para discutir com o professor e seus colegas de turma, o estudante elaborou as seguintes conclusões:
I. O ponto máximo para desenvolvimento da raiz é mínimo para o desenvolvimento do caule.
II. As concentrações de auxina acima do ponto A inibem o crescimento da raiz e estimulam o crescimento do caule.
III. A concentração de auxina ótima para o desenvolvimento da raiz é maior do que a concentração ótima para o desenvolvimento do caule.
IV. A inibição do crescimento de caules e raízes começa a ocorrer, a partir da concentração ótima de auxina para o desenvolvimento do caule. 
Estão corretas apenas as conclusões
a) I, III e IV 
b) I e II 
c) I, II e IV 
d) II e IV 
e) II, III e IV

43. Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a invadirem o ambiente terrestre. No entanto, ainda necessitam da água para completarem o seu ciclo de vida. Para a adaptação dos anfíbios à vida terrestre, observam-se:
a) desaparecimento de brânquias e aparecimento de pulmões nos adultos / respiração cutânea e pele rica em glândulas mucosas / absorção de água por osmose.
b) amplificação do sistema sonoro com aparecimento de tímpano / olho com pálpebras e glândulas lacrimais / fecundação externa com produção de ovos sem casca.
c) presença de pele lisa, pobre em queratina / olhos com pálpebras e glândulas lacrimais / excreção de amônia.
d) respiração cutânea / presença de olhos com pálpebras e glândulas lacrimais / absorção de água por osmose.
e) aparecimento de olhos com pálpebras e glândulas lacrimais / surgimento de membrana timpânica / presença de pulmões nos adultos.

44. Os animais podem ser classificados em: amoniotélicos, ureotélicos e uricotélicos, com base no principal produto nitrogenado excretado. Esses excretas estão associados com o processo evolutivo de conquista do ambiente terrestre e com o tipo de desenvolvimento embrionário.
Baseado nestas informações, é correto afirmar:
a) Os ureotélicos são representados por peixes cartilaginosos, anfíbios adultos e mamíferos que excretam principalmente uréia, substância menos tóxica do que a amônia.
b) Os amoniotélicos são representados por peixes cartilaginosos e anfíbios adultos que excretam principalmente amônia, substância muito tóxica e pouco solúvel na água.
c) Os uricotélicos são representados pelos mamíferos, répteis e aves que excretam principalmente ácido úrico, substância muito tóxica e quase insolúvel na água.
d) Os amoniotélicos são representados pelos peixes ósseos, répteis e anfíbios na fase larval que excretam principalmente amônia, substância pouco tóxica e muito solúvel na água.
e) Os uricotélicos são representados por peixes cartilaginosos, mamíferos e aves que excretam principalmente ácido úrico, substância pouco tóxica e muito solúvel na água.

GABARITO
37-C
38-B
39-D
40-D
41-E
42-B
43-E
44-A

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]