BIOLOGIA [UFPEL]


Questão 1
Cada uma das 75 a 100 trilhões de células de um ser humano é uma estrutura viva que pode sobreviver indefinidamente, desde que os líquidos que a banham contenham os nutrientes adequados.(...). Seus constituintes principais são o núcleo e o citoplasma. O núcleo é separado do citoplasma pela membrana nuclear e o citoplasma é separado dos líquidos circundantes pela membrana celular (...). O citoplasma é cheio por partículas e organelas, tanto minúsculas como grandes, com dimensões que variam entre uns poucos nanômetros a muitos micrômetros. Fonte: GUYTON, Arthur C., Fisiologia Humana. Ed. Guanabara.
Analisando a figura, baseado(a) no texto e em seus conhecimentos, faça o que se pede.
(a) Sabendo que a membrana celular não serve apenas para delimitar a célula, que outra função ela pode exercer no organismo humano?
(b) Escolha 3 (três) organelas citoplasmáticas e mencione a função principal de cada uma delas.
A vida de uma célula pode ser dividida em 2 (duas) etapas: a interfase e a divisão celular.
(c) Em relação à interfase, quais são as suas fases? Explique-as.
(d) Em relação à divisão celular, quais são os tipos de divisão que ocorrem no nosso organismo? Em que momentos podem ser observados?

Questão 2
Após a análise da charge, responda, com base nos seus conhecimentos, às questões abaixo:
DIÁRIO POPULAR 09/06/2002
(a) Pode-se concordar com o fato de que os moluscos possuem somente habitat marinho? Justifique sua resposta.
(b) Suponha que o sobrinho do Libório perguntasse a você o que é um molusco. Comece explicando a ele o porquê do nome molusco. Após, comente a divisão do corpo desse invertebrado e a importância de cada uma dessas partes.
(c) Moluscos do gênero Biomphalaria são os hospedeiros intermediários do parasito Schistosoma mansoni, agente causador da esquistossomose, doença também conhecida por “barriga d’água”. Como o homem, hospedeiro definitivo, contrai essa doença? Mencione duas medidas profiláticas.

Questão 3
Uma das formas de se conservar algumas frutas, por um longo período de tempo, é através da redução na concentração de oxigênio (O2) até um determinado nível, em condições controladas. Isso possibilita, junto com outros métodos de conservação, a redução na taxa de respiração dos frutos, e, conseqüentemente, permite uma maior conservação e possibilidade de oferta de produtos na entressafra. Entretanto, a concentração de oxigênio não deve ser reduzida a um nível que leve o fruto a entrar em processo de fermentação, pois isso levaria à sua deterioração de forma mais acelerada. Observe o gráfico abaixo, que mostra a influência da concentração de O2 atmosférico sobre a produção de CO2 em frutos de maçã.
Com base nos textos e em seus conhecimentos, faça o que se pede.
(a) Como se comporta a respiração, nos frutos de maçã, com a variação na concentração de O2 na atmosfera controlada?
(b) Identifique os tipos de respiração que ocorrem, respectivamente, à direita e à esquerda da seta, citando qual é a mais energética.
(c) Em que condição a concentração de O2 é mais crítica e, portanto, não recomendável para a conservação de frutos de maçã? Justifique.

Questão 4
“Na natureza, as espécies mantêm constantes relações entre si, exercendo, assim, influências recíprocas em suas vidas. A seguir, temos uma situação que ilustra bem esse tipo de relação. A “acácia-de-chifre-de-búfalo” (Acacia cornigera) tem grandes espinhos como chifres com uma cobertura vegetal dura recheada por um interior macio. Para iniciar uma colônia na acácia, uma formiga rainha da espécie Pseudomyrmex ferruginea cava um buraco na base de um dos grandes espinhos e retira um pouco do material macio de dentro para abrir espaço para a sua ninhada. Além de alojar as formigas, as acácias proporcionam alimento para elas em néctares na base das folhas e na forma de nódulos de corpos de Beltian, na ponta de algumas folhas. À medida que o formigueiro cresce, mais e mais espinhos da planta são preenchidos; em troca as formigas protegem a planta de insetos pragas. A relação entre Pseudomyrmex e a Acacia é obrigatória: nem as formigas nem as acácias podem sobreviver umas sem as outras.” FONTE: RICKLEFS, R. 1996. A Economia da Natureza. 3a ed. Editora Guanabara Koogan S.A. Rio de Janeiro, RJ. 470 p.
Com base no texto e em seus conhecimentos, responda:
(d) Qual a relação ecológica existente entre as espécies Acacia cornigera e Pseudomyrmex ferruginea? Justifique sua resposta.
(e) Os indivíduos de Pseudomyrmex ferruginea constituem uma colônia ou uma sociedade? Justifique sua resposta.
(f) Sabendo-se que, em um ecossistema, existem componentes bióticos e abióticos, qual das espécies mencionadas é considerada um organismo autótrofo e qual é heterótrofo?

Questão 5
A variabilidade genética é importante para o melhoramento de plantas, em que novas variedades estão constantemente sendo lançadas, com maior rendimento, maior teor de proteínas, resistência a doenças e muitas outras características importantes. A forma de reprodução da espécie que está sendo trabalhada é determinante no processo de melhoramento vegetal. Com base no enunciado e considerando duas espécies com sistema de reprodução diferente: o alho (Allium sativum L.), que se reproduz vegetativamente através do bulbilho (“dente” do alho), e o arroz (Oryza sativa L.), que se propaga por sementes, faça o que se pede.
(a) Compare as duas espécies no que se refere à variabilidade genética para o melhoramento de plantas.
(b) Considerando um híbrido de arroz, com genótipo Aa para uma determinada característica e uma planta de alho, com genótipo Bb para outra característica, quais genótipos serão originados a partir da propagação de cada uma dessas plantas e quais, respectivamente, as proporções genotípicas?
(c) Considerando que ocorra uma drástica mudança ambiental em todos os locais onde são cultivados tanto o arroz quanto o alho, qual das duas espécies tem mais chance de se adaptar à nova situação? Justifique.

Questão 6
Os ruminantes caracterizam-se por fazer uma primeira apreensão dos alimentos, em grande quantidade, de forma rápida e sem seleção. Após, retiram-se e, calmamente, iniciam ciclos de ruminação para que, agora, a fibra possa ser bem triturada, facilitando sua digestão. Para isso, esses animais apresentam características bem marcantes, no seu trato digestivo, que os diferenciam de outros mamíferos, possuindo capacidade de desdobrar a celulose para aproveitamento na alimentação. Baseado(a) nos seus conhecimentos, responda:
(a) Como se dividem os compartimentos gástricos dos ruminantes? Em qual deles ocorre a digestão e absorção da celulose (seu principal alimento)?
(b) Qual é a característica marcante relatada no texto que diferencia os ruminantes dos demais mamíferos, no que se refere à capacidade de digerir a celulose?


Comentários

@ÉricaPB^^ disse…
Onde esta a respostas

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]