domingo, 2 de fevereiro de 2014

CIÊNCIAS DA NATUREZA [CESPE/UNB]


As figuras abaixo representam fragmentos da estrutura do DNA, o qual corresponde a moléculas enormes cujas massas moleculares podem variar de 6 × 106 u a 16 × 106 u.

Um dos objetivos de um experimento clássico da biologia é a extração do DNA de células de cebola. Nesse experimento, o material biológico é colocado em um béquer que contém solução aquosa de cloreto de sódio e detergente e, em seguida, é aquecido em banho-maria. Após o resfriamento e a filtração da solução, é adicionado etanol ao líquido obtido e o DNA precipita-se na superfície da solução.
Considerando as informações acima, julgue os itens de 1 a 4 e assinale a opção correta nos itens 5 e 6, que são do tipo C.  
1 No experimento mencionado, o detergente contribui para a ruptura das membranas lipídicas das células.
2 Na figura III, as distâncias entre os átomos de nitrogênio e de oxigênio, identificadas por d1 e d2, são menores que a distância entre os átomos de nitrogênio, assinalada como d3.  
3 No grupamento fosfato, representado na figura I, são iguais os comprimentos das ligações entre o fósforo e os três oxigênios que não estão ligados à parte orgânica da molécula.
4 Na figura II, na qual está esquematizada parte de uma fita da molécula de DNA, os algarismos 1, 2 e 3 representam, respectivamente, grupamento fosfato, desoxirribose e base nitrogenada.
5 Precursor do grupamento fosfato presente nos nucleotídeos, o ácido fosfórico (H3PO4)
A tem estrutura molecular quadrática planar.
B é ácido conjugado da espécie anfotérica H2PO4-.
C apresenta ligações iônicas entre hidrogênios e oxigênios, mesmo sendo um composto covalente.
D apresenta três hidrogênios ionizáveis, com valores de constante de dissociação ácida que aumenta da primeira para a terceira ionização.
6 Considerando o experimento referido no texto, é correto afirmar que
A o etanol é usado para precipitar o DNA, por ser mais polar que a água.
B a densidade do DNA é menor que a da solução alcoólica porque ele se precipita na superfície da mistura.
C a destilação fracionada seria a técnica mais indicada para separar o DNA da solução alcoólica.
D a redução da temperatura final da mistura faria que o DNA se solubilizasse mais facilmente no etanol.

O conhecimento da sequência de DNA, ou seja, da ordem das bases nitrogenadas em moléculas ou fragmentos de DNA, tem-se tornado indispensável tanto na área de pesquisa quanto no setor de diagnóstico. Os primeiros sequenciamentos, realizados na década de 70 do século passado, tiveram como base protocolos laboratoriais complexos, caros e demorados. O projeto do genoma humano impulsionou o desenvolvimento da tecnologia, que, hoje, possibilita a realização, em algumas horas, do sequenciamento de genomas completos. Os equipamentos mais difundidos atualmente definem a sequência de fragmentos de DNA com base na separação de moléculas em eletroforese capilar.
Considerando o texto acima e as múltiplas implicações do assunto nele abordado, julgue os itens que se seguem.
7 A principal realização do projeto do genoma humano foi a descoberta do código genético humano.
8 A molécula de DNA é conhecida como molécula da vida, porque é material genético de todos os seres vivos.
9 O conhecimento da sequência de DNA de um indivíduo é suficiente para a identificação das características físicas desse indivíduo, como, por exemplo, altura, cor da pele e cor do cabelo.
10 O genoma de um organismo é o conjunto de genes desse organismo.
11 No núcleo de uma célula somática diploide de um indivíduo da espécie humana sem qualquer aberração cromossômica, existem 46 moléculas lineares de DNA, quantidade que é duplicada na fase S do ciclo celular.
12 A molécula de DNA é replicada de maneira semiconservativa, isto é, a molécula replicada é constituída por uma das fitas antigas e uma fita nova, tendo esta a fita antiga como molde para definir a sequência das bases nitrogenadas.

O maior gene humano é aquele que codifica a distrofina, proteína que auxilia na manutenção da integridade dos músculos. A ausência dessa proteína acarreta deterioração muscular e quadro clínico da doença denominada Duchenne, que é recessiva e ligada ao cromossomo X. O gene da distrofina, constituído por 79 éxons e 78 íntrons, apresenta 2.300.000 bases. A partir de experimentos in vitro de indução da expressão do gene da distrofina em células miogênicas (precursoras das células musculares), estimou-se que a transcrição completa desse gene demanda 16 horas. C. N. Tennyson, H. J. Klamut e R. G. Worton. Nature Genetics, n.o  9, 1995, p. 184-90. Internet: (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando uma cultura de células com 2,0 × 105 células, julgue os itens de 13 a 16 e faça o que se pede no item 17, que é do tipo B.
13 Nas células miogênicas em cultura, o processo de síntese do RNA mensageiro ocorre três vezes a cada dois dias.
14 Estima-se que seja superior a 2 centésimos de segundo o tempo necessário para a incorporação de cada base nitrogenada no processo de transcrição do gene da distrofina.
15 As células miogênicas, como as utilizadas no estudo de expressão do gene da distrofina, proliferam intensamente, por serem células indiferenciadas, ao passo que as células musculares cardíacas, que são diferenciadas, não proliferam.
16 As células musculares e as suas precursoras caracterizam-se por possuírem o citoplasma repleto de proteínas contráteis.
17 Considere que a proteína distrofina tenha 3.684 resíduos de aminoácidos e que o transcrito primário, isto é, o RNA gerado pela transcrição e ainda não processado, tenha 2.300.000 bases. Suponha, ainda, que os tamanhos desses 78 íntrons, quando listados em ordem crescente, formem uma progressão aritmética de razão igual a 1. Com base nesses dados, calcule a maior quantidade possível de bases para o menor desses íntrons. Divida o resultado obtido por 100. Para a marcação no Caderno de Respostas, despreze, caso exista, a parte fracionária do resultado final obtido, após efetuados todos os cálculos solicitados.

Em 1969, o homem pisou no solo da Lua e milhões de pessoas assistiram ao evento. Dois anos antes, em 1967, outro evento havia dado início a uma nova era para a medicina: o primeiro transplante de coração, realizado na África do Sul. Àquela altura, ainda não se conheciam os efeitos colaterais desse tipo de transplante, e o receptor dava sinais de estar rejeitando o novo coração. O paciente sofreu infecção pulmonar e morreu 18 dias depois de efetuado o transplante. A partir dessa data, os problemas de rejeição têm sido estudados e vêm sendo controlados. Hoje, o transplante de diversos órgãos, como rins, córnea, fígado e medula óssea, está bem estabelecido. Internet: (com adaptações).
Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, relativos a transplantes de órgãos e tecidos.
18 O transplante de rim entre indivíduos vivos é possível, porque tanto o receptor quanto o doador mantêm as funções de excreção.
19 Deficiências na absorção de carboidratos e lipídios indicam a necessidade de se realizar transplante de fígado.
20 Um indivíduo que tenha córnea transplantada pode apresentar alterações na cor dos olhos.
21 Infere-se do texto que o tempo de sobrevida de pacientes que tiveram órgãos transplantados após 1967 variou de forma inversamente proporcional à quantidade de transplantes realizados no mundo.
22 A rejeição de tecidos ou órgãos, como a que ocorreu no primeiro transplante de coração, deve-se à incompatibilidade do sistema sanguíneo RH do indivíduo receptor.
23 O coração humano tem quatro cavidades onde ocorre a mistura do sangue proveniente dos tecidos e dos pulmões.
24 Se o doador e o receptor de um coração a ser transplantado forem pai e filho, a chance de ocorrer rejeição é nula.
25 O transplante de medula óssea é indicado quando ocorrem alterações nas taxas proliferativas de células precursoras sanguíneas.

Durante 14 anos, uma equipe de pesquisadores observou o comportamento de um grupo de chimpanzés conhecidos como Kanyawara. A observação da interação desses chimpanzés com objetos revelou que as fêmeas jovens carregavam pedaços de madeira, galhos e gravetos com muito mais frequência que os machos e tratavam tais materiais como se fossem bebês. E, ainda, os machos jovens usavam os pedaços de madeira como armas em suas brincadeiras. De acordo com os pesquisadores, a forma como as fêmeas interagiam estavam relacionadas a um interesse por cuidados com um bebê ou ao que foi chamado de “brincar de maternidade”. Esse comportamento era manifesto por fêmeas jovens que, na maioria das vezes, ainda não tinham gerado o primeiro filhote. Além disso, apenas os pedaços de madeira eram depositados em espécie de ninhos. Os dados da pesquisa sugerem que a diferença de comportamento observada nos chimpanzés machos e fêmeas, semelhante à que se verifica entre os humanos, ocorreu pelo menos no ancestral comum de homens e chimpanzés. Internet: (com adaptações).
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, relativos aos múltiplos aspectos que ele suscita.
40 As fêmeas de mamíferos, como, por exemplo, as de chimpanzés Kanyawara, apresentam oscilações hormonais como as ilustradas no gráfico de ciclo menstrual abaixo.

41 Infere-se que, entre os chimpanzés, além da diferenciação sexual, ocorre a diferenciação de gênero.
42 O processo de diferenciação sexual entre os chimpanzés Kanyawara assemelha-se ao que ocorre em humanos, nos quais o sexo cromossômico é definido na fecundação.
43 De acordo com o esquema abaixo, que expressa a mais aceita filogenia dos grandes macacos, o ancestral comum entre chimpanzés e humanos que deveria apresentar o comportamento descrito no texto seria o gorila.

44 Infere-se que as diferenças na interação de chimpanzés machos e fêmeas com os pedaços de madeira estão diretamente relacionadas com os níveis plasmáticos de hormônios sintetizados pelo sistema nervoso central.

Em geral, as aves utilizam características físicas para demonstrar suas qualidades, como, por exemplo, uma plumagem chamativa. O chamariz é externo no caso da espécie Milvus migrans (milhafre-preto), ave de rapina que vive em praticamente todos os continentes, exceto nas Américas. Vinte dias antes da postura dos ovos, a fêmea e seu parceiro saem em busca de pedaços de plástico branco reluzente para decorar o ninho. Com essa prática, esses pássaros demarcam o território e protegem os ovos. De acordo com os pesquisadores, a preferência pela cor do material deve-se à facilidade de visualização da cor branca pelo pássaro. Em contraste com as cores escuras dos troncos de árvore, o tom alvo reluz e pode ser avistado de longe por outros indivíduos da mesma espécie. Outros pássaros são conhecidos por construir ou ornamentar ninhos, como o joão-de-barro (Furnarius rufus) e o pássaro-arquiteto (Ptilonorhynchus violaceus), sendo a motivação deles, no entanto, associada, geralmente, à sedução da fêmea.
Considerando o texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue os itens de 45 a 50.
45 O estudo relatado no texto mostra que os indivíduos da espécie Milvus migrans utilizam material do meio ambiente na composição do ninho como forma de atrair o parceiro para a reprodução.
46 Considerando que a figura ilustrada abaixo apresenta um corte transversal de um ovo durante o desenvolvimento embrionário de animais pertencentes à mesma classe que o milhafre-preto, o joão-de-barro e o pássaro-arquiteto, é correto afirmar que as estruturas A e B, indicadas na figura, são responsáveis, respectivamente, pela excreção de compostos nitrogenados, principalmente amônia, e pela sustentação física e metabólica do embrião.

47 A introdução, em áreas urbanas, de espécies que, como o milhafre-preto, ornamentam seus ninhos com material de baixa taxa de degradação, é eficaz como estratégia para minimizar os problemas ambientais, como o acúmulo de lixo, em especial, de derivados de petróleo.
48 Se o Milvus migrans desaparecer de sua área de ocorrência natural, espera-se que haja desequilíbrio na cadeia alimentar e diminuição da biomassa relativa aos organismos heterotróficos.
49 Sabendo que os ovos do milhafre-preto são de coloração clara, é correto afirmar que a escolha de plástico da cor branca facilita a identificação do ninho pela espécie e dificulta a ação dos predadores.
50 As espécies citadas no texto pertencem ao Filo chordata, pois apresentam, pelo menos em uma fase de suas vidas, notocorda, tubo nervoso dorsal e fendas branquiais.
Entre os detritos plásticos usados pelo milhafre-preto, inclui-se o politereftalato de etileno (PET), que é naturalmente incolor. Esse polímero pode ser tingido usando-se corantes orgânicos, como, por exemplo, a curcumina. As estruturas desses compostos estão representadas na figura abaixo.

Com base nas informações apresentadas e considerando as massas molares da unidade básica do PET e da curcumina iguais a 192 g/mol e 368 g/mol, respectivamente, julgue os itens de 51 a 55 e assinale a opção correta no item 56, que é do tipo C.
51 A reação da hidroxila fenólica da curcumina com um ácido carboxílico produz, na presença de ácidos minerais fortes, como o HCl ou o H2SO4 concentrados, um éter.
52 A fórmula molecular do ácido cinâmico (ácido 3-fenil-2-propenoico), precursor na biossíntese da curcumina, é igual a C9H10O2.
53 A oxidação da curcumina transforma em hidroxilas os grupamentos –OCH3 ligados aos anéis benzênicos laterais, e o grupamento cetônico, localizado na parte alifática da molécula, o que aumenta o caráter hidrofílico da curcumina.
54 O monômero do PET apresenta, em sua estrutura, quatro carbonos primários, quatro secundários e dois terciários.
55 Considerando-se que a impregnação da curcumina no PET produz um polímero homogeneamente colorido, é correto inferir que, na interação dessas duas moléculas, são formadas ligações de hidrogênio.
56 Considere que, em um processo de tingimento, 7,0 × 10-3 mol de PET, com n igual a 35, tenha sido misturado a 2,5 × 10-2 mol de curcumina e que, após homogeneização e lavagem do produto tingido, a taxa de impregnação do corante no polímero tenha sido de 80% em massa. Nesse caso, a concentração percentual (em massa) de curcumina no polímero colorido ficou no intervalo de
A 11% a 12%.
B 13% a 14%.
C 15% a 16%.
D 17% a 18%.

Muitas vezes, uma descoberta não está relacionada a fenômeno específico, mas a um arcabouço conceitual, que irá dar forma às descobertas subsequentes. Um exemplo disso é o primeiro dos paradoxos de Zenão, conhecido como paradoxo da flecha, em que se afirma que uma flecha, ao alçar voo, está, em cada instante, em um único lugar e perfeitamente parada e, portanto, seria um paradoxo que, ao final de um tempo qualquer, essa flecha tivesse percorrido qualquer distância. Assim, pelo seu caráter paradoxal, o movimento, segundo Zenão, deveria ser entendido como uma ilusão. Só com Aristóteles e milhares de anos de desenvolvimento conceitual, os nós lançados pelos paradoxos de Zenão foram desatados.
A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
57 A definição de Aristóteles de que o tempo é “a medida do movimento segundo o antes e o depois” está representada na definição matemática moderna de velocidade escalar e justifica a afirmação de Aristóteles de que o tempo não é uma sucessão de instantes.
58 Uma pedra em queda livre pode ter sua trajetória representada por uma linha reta ou um arco de parábola, conforme o critério adotado, o que justifica a afirmação de Zenão de que o movimento é ilusório.
59 Considere a seguinte informação: Aristóteles negou a possibilidade de existência do vácuo porque, segundo ele, se o vazio existisse, um ponto do espaço, na ausência de forças,
não diferiria de outro e, assim, não haveria razão para que um corpo, ao ser posto em movimento, parasse em um ponto A, e não, em um ponto B, devendo, portanto, mover-se
indefinidamente em linha reta. Com base nessa informação, é correto concluir que a proposição que Aristóteles negou é o que a física moderna considera a definição de inércia e, assim, é uma afirmação da existência do vácuo.
60 Suponha que se deixe cair um objeto verticalmente de certa altura de uma torre. Nesse caso, um observador em um avião que se afasta horizontalmente do ponto de lançamento do
objeto com velocidade inicial nula e aceleração igual à aceleração da gravidade do local, suposta constante, irá perceber a trajetória do objeto como retilínea.
61 Considere a seguinte informação: Aristóteles negava a existência do vácuo porque, segundo ele, é o meio que garante que um movimento ocorra com velocidade finita e, portanto, o movimento no vácuo deveria ocorrer com velocidade infinita. Com base nessa informação, é correto concluir que a segunda lei de Newton corrobora essa análise de Aristóteles.
62 Considere que uma pessoa de 80 kg esteja sobre uma balança localizada no interior de um elevador que sobe com aceleração igual a 3 m/s2. Nessa situação, considerando-se a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, é correto afirmar que a balança registrará um peso igual a 1.040 N.

O funcionamento de alguns instrumentos ópticos, como, por exemplo, o de um microscópio, é análogo ao do telescópio de Kepler. A invenção da microscopia de luz modificou a forma de ver o mundo. Embora a existência de criaturas invisíveis a olho nu tenha sido especulada há muitos anos, sua descoberta está associada à invenção do microscópio, por Robert Hook, em 1664. Hoje, é possível, em boa parte das escolas de ensino médio, o contato com o mundo microscópico por meio, por exemplo, de um microscópio óptico convencional, como o ilustrado na figura abaixo.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens de 90 a 93 e assinale a opção correta no item 94, que é do tipo C.
90 O organismo representado a seguir demanda a visualização ao microscópio de luz.

91 Na figura abaixo, que ilustra um corte de um órgão visualizado por meio do microscópio de luz, o tecido assinalado com um ponto de interrogação tem como funções principais o estabelecimento e a manutenção da forma do órgão.

92 As algas filamentosas, como a representada na figura abaixo, podem ser vistas por meio de microscópio de luz, desde que realizada a coloração prévia.

93 O agente etiológico da malária é um dos organismos que podem ser visualizados por meio de microscopia de luz.
94 No microscópio referido no texto, o local onde deve ser colocado o material a ser visualizado e a parte responsável pelo aumento da imagem estão indicados, respectivamente, pelos números
A 1 e 3.
B 3 e 2.
C 4 e 5.
D 6 e 4.
Faça o que se pede nos itens 95, que é do tipo D.

95 No espaço que se segue, desenhe o esquema de uma célula eucariota produtora e secretora de proteínas. No esquema, sinalize e nomeie as organelas responsáveis por essas funções.

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