sábado, 1 de fevereiro de 2014

CIÊNCIAS DA NATUREZA [PAS/UNB]


O uso de biomassa como fonte de energia tem recebido muita atenção dos pesquisadores, por se tratar de fonte de energia renovável, que reduz os danos ao ambiente, quando produzida de modo sustentável. L. L. N. Guarieiro et al. Energia verde. In: Ciência Hoje, n.º 285, vol. 48, set./2011.
A partir do fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.
51 O Programa Nacional do Álcool, apesar de não ter apresentado aspectos negativos, foi desacreditado devido a pressões internacionais.
52 No Brasil, a cana-de-açúcar e os óleos vegetais são, atualmente, as fontes de biomassa mais utilizadas na produção de biocombustíveis.


O emprego da biomassa como fonte de energia gera um ciclo fechado de carbono, conforme ilustra a figura acima. Na fotossíntese, CO2 e H2O da atmosfera são convertidos em moléculas
orgânicas constituintes da biomassa. A reação pode ser representada pela equação a seguir, que não está balanceada.

Com base nessas informações e considerando que a densidade da água seja igual a 1,0 g/mL, julgue os itens de 53 a 59 e assinale a opção correta no item 60, que é do tipo C.
53 O emprego do carvão mineral e o da energia solar são formas de se obter energia sem afetar o ciclo do carbono.
54 A partir da análise da figura, infere-se que a industrialização contribui para o aumento da biomassa e, consequentemente, para o aumento da captação de CO2 atmosférico.
55 É transferida entre os seres vivos na cadeia alimentar a energia que foi liberada na queima de petróleo ou de carvão mineral e ficou, por milhões de anos, fora de circulação.
56 Por meio da respiração dos organismos consumidores de água, as moléculas de água existentes na atmosfera são incorporadas à matéria orgânica.
57 O estoque de carbono subterrâneo é maior no solo da Mata Atlântica que no solo do Cerrado, porque a maior parte da biomassa da floresta encontra-se abaixo do solo.
58 Considere que os compostos CO2, H2O e C6H12O6 estejam, a 25 °C, nos estados gasoso, líquido e sólido, respectivamente.  Nesse caso, apenas o C6H12O6 tem temperatura de fusão
superior a 25 ºC e apenas o CO2 tem temperatura de ebulição inferior a 25 °C.
59 O volume de água necessário para a formação de 1,0 kg de C6H12O6 é superior a 700 mL.
60 Diferentemente do ciclo geológico, o ciclo biológico do carbono é relativamente rápido; estima-se que a renovação de carbono atmosférico ocorra de vinte em vinte anos. No ciclo biológico, o carbono é devolvido à atmosfera por meio da
A erupção de vulcões.
B produção de biomassa.
C decomposição orgânica.
D queima de combustíveis fósseis.

Considere que o gás natural seja constituído exclusivamente de metano (CH4), e a gasolina, de isooctano (C8H18). Em condições padrão, o calor liberado na combustão de 1,0 mol de metano e na de 1,0 mol de gasolina, cujas equações estão representadas abaixo, é igual, respectivamente, a 75 kJ/mol e 255 kJ/mol.

A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes.
61 De acordo com o princípio de Avogadro, na combustão do metano, o volume de CO2(g) formado é superior ao volume de CH4(g) queimado, porque a massa molar do CO2 é maior que
a massa molar do CH4.
62 Do ponto de vista ambiental, não é recomendada a conversão de um automóvel originalmente movido a gasolina em veículo movido a gás natural, porque ela resultará em aumento da liberação de CO2 por unidade de energia gerada.


Desde 2010, o óleo diesel, no Brasil, tem 5% de biodiesel. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), essa mistura, denominada B5, ajudará a reduzir em 3% a emissão de CO2 resultante da queima do combustível. A tabela acima apresenta características de algumas oleaginosas utilizadas na produção de biodiesel. Entre as espécies da tabela, o óleo de girassol corresponde, atualmente, a 3% da produção do biodiesel. No girassol, as sementes estão organizadas em espirais que percorrem os sentidos horário e anti-horário. As quantidades de espirais em um sentido e no outro costumam corresponder a números contíguos da seguinte sequência de Fibonnaci: a0 = 0, a1 = 1 e, para n ≥ 2, an = an-1 + an-2.
A proporção entre dois termos consecutivos

para n suficientemente grande, resulta em valor próximo à proporção áurea, que é igual a

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
63 Assumindo-se A = 1,618 como valor aproximado da proporção áurea, é correto concluir que s6 < A e s7 > A.
64 Se, em uma área de 50 ha, 20% são de cultivo de mamona, 50%, de soja e 30%, de dendê, então a expectativa é que esse cultivo resulte em rendimento médio em óleo superior a 2,0 t/ha.
65 A partir das informações apresentadas no texto, infere-se que é inferior a 2% a participação do óleo de girassol no diesel comercializado.

O óleo pode ser separado da parte proteica da semente de girassol pela extração com solvente. O óleo bruto é submetido, posteriormente, ao processo de refino, por meio do qual se removem os ácidos graxos livres. Para isso, o óleo bruto é tratado com uma base, conforme indicado na equação química abaixo, em que RCOOH representa um ácido carboxílico de cadeia hidrocarbônica R. Como resultado dessa reação, são gerados sal e água, que formam, com o óleo, uma emulsão.

A partir dessas informações e considerando que o ácido oleico e o sal resultante de sua neutralização (oleato de sódio) possuam massas molares iguais a 282,5 g/mol e 304,5 g/mol,
respectivamente, e que a densidade do óleo bruto de girassol seja 0,90 g/mL, julgue o item 66, assinale a opção correta no item 67, que é do tipo C, e faça o que se pede no item 68, que é do tipo B.
66 Dado que a neutralização de um ácido é uma reação exotérmica, é conveniente, para serem minimizadas as variações de temperatura no interior da câmara de reação, envolver o sistema com uma resistência elétrica, o que possibilita a reposição da energia envolvida na reação.
67 Para a separação do óleo bruto a partir do solvente utilizado na extração do girassol e para a separação do óleo a partir da emulsão formada durante seu refino, são, respectivamente, apropriadas
A a destilação e a centrifugação.
B a filtração e a decantação.
C a decantação e a filtração.
D a centrifugação e a destilação. 
68 Considerando a neutralização, com NaOH, de 1.000 L de uma amostra de óleo bruto de girassol que contém 0,020% em massa de ácido oleico, calcule, para a conversão de 100% do óleo, a massa do sal oleato de sódio, em gramas, que será obtida. Após efetuados todos os cálculos, despreze, para marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.


A temperatura é um dos fatores que afetam o nível de oxigênio das águas, conforme mostra o gráfico acima, no qual está representada a curva da solubilidade do gás oxigênio (O2) na água, em função da temperatura. Considerando que, no intervalo de temperatura apresentado no gráfico, a densidade da água seja igual a 1,0 g/mL e que a concentração mínima de oxigênio que permite a vida de determinado organismo seja 1,3 × 10 -4 mol/L, julgue os próximos itens.
69 Com o efeito estufa, a temperatura média na superfície terrestre aumenta e, portanto, a solubilidade do oxigênio na água diminui, o que pode ocasionar redução do nível de oxigenação de rios, lagos e oceanos.
70 O número de moléculas em 1,8 mL de água pura, nas condições de temperatura indicadas no gráfico, é superior a 1,0 × 1022.
71 Considere que a redução da solubilidade do referido gás em função da temperatura satisfaça uma progressão geométrica cujo primeiro termo é a1 = 14,4 e a razão é q = 2-0,02. Nessas condições, se an = 7,2, então n > 50.
72 Para uma solução aquosa saturada em oxigênio, a 40 °C, a concentração de oxigênio é suficiente para permitir a vida do organismo em questão.


Considerando a figura acima, que ilustra um losango de lado l inscrito em um retângulo cujos lados medem 16 cm e 12 cm, julgue os itens a seguir.
73 A partir da figura, conclui-se que

74 A área do losango é inferior a 95 cm2.
75 O perímetro do retângulo é 40% maior que o perímetro do losango.

Em setembro de 2012, o Senado Federal aprovou o projeto de lei que garante às meninas na faixa de 9 a 13 anos de idade o direito a receber gratuitamente, na rede pública de saúde, a vacina contra o papilomavírus humano, o HPV. A infecção pelo HPV é uma doença sexualmente transmissível e, em mulheres, se não tratada, pode evoluir para o câncer de colo de útero. Apesar de o HPV poder atingir mulheres de qualquer idade, a ideia é imunizar adolescentes que ainda não iniciaram a vida sexual, pois, segundo estudos, a vacina não é eficaz em mulheres expostas à infecção pelo HPV. A vacinação de meninos também é de interesse público, pois neles a infecção também está ligada a alguns tipos de câncer. Importante lembrar que, nos homens, a doença é comumente silenciosa. Tendo como referência as informações apresentadas, julgue os próximos itens.
76 As campanhas de vacinação contra o HPV contribuem para a redução das taxas de incidência de câncer de colo de útero em mulheres adultas.
77 A vacinação de meninos contra o HPV é importante para a interrupção do ciclo de transmissão desse vírus.
78 A vacinação anti-HPV previne a infecção por outros agentes sexualmente transmissíveis, como o herpes.
79 A vacina contra o HPV deve ser administrada a meninas de 9 a 13 anos de idade, faixa etária correspondente ao início da maturidade reprodutiva.

O uso de drogas ilícitas por meninos e meninas de rua começa, geralmente, por volta dos 11 anos de idade. Muitos deles consomem drogas, para não pensar em traumas vividos. Eles sentem-se rejeitados, e muitos são dependentes químicos. Vale ressaltar que o uso repetido de drogas acarreta dificuldade de concentração e déficit de memória e, por isso, esses usuários não conseguem seguir o cronograma de aulas. Jovens que evaporam. In: Revista Darcy, n.º 7, ago./set.2011 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue os itens 80 e 81 e faça o que se pede no item 82, que é do tipo C.
80 O uso repetido de uma droga lícita ou ilícita acarreta não só a compulsão para consumir tal substância, mas também a dificuldade de interromper o uso.
81 Na adolescência, o estresse gerado por conflitos familiares e problemas na estrutura familiar são fatores de risco para o uso de drogas, o qual afeta o desenvolvimento social, físico e psicológico dos usuários.
82 Segundo relatos, é no período entre a adolescência e o início da idade adulta que se registram os maiores índices de experimentação e de dependência ao uso de drogas. Acerca desse contexto, assinale a opção que melhor expressa a relação entre idade de início de consumo de drogas e desenvolvimento da dependência química.



Com base nos dados acima, relativos ao automóvel Camaro e à moto CG 125, e sabendo que 1 cv = 735,5 W, julgue os itens de 89 a 92 e faça o que se pede no item 93, que é do tipo B, e no item 94, que é do tipo C.
89 Na troca de um pneu furado de um automóvel, ao se utilizar o equipamento denominado macaco, o trabalho realizado para levantar o automóvel é bem menor que se fosse empregada apenas a força muscular.
90 Considere que sejam ativados os freios de uma moto à velocidade inicial de 50 km/h e que a moto percorra 18 m até parar completamente. Nesse caso, o valor da desaceleração (assumida constante) da moto é inferior a 23/4 m.s-2.
91 Quando o Camaro e a CG 125 atingem 100 km/h, partindo do repouso, a razão entre a energia cinética de ambos os veículos é maior que 10.
92 A força desenvolvida pela CG 125 à velocidade de 100 km/h, partindo do repouso, é maior que 304 N.
93 Considere as duas situações relatadas a seguir. Na primeira situação, uma pessoa (massa mp) está dirigindo, à velocidade v, a moto CG 125 (massa mCG), que se choca com um obstáculo. Na segunda, essa mesma pessoa, à mesma velocidade v com que dirigiu a moto CG 125, está dirigindo o Camaro (massa mcam), que se choca com um obstáculo. Considerando mcam = 32 mp e mCG = 2 mp, calcule a razão entre as velocidades finais (após a colisão) da referida pessoa no Camaro e na CG. Assuma que as velocidades da moto e do Camaro sejam nulas depois do choque. Após efetuar todos os cálculos solicitados, despreze, para marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado obtido, caso exista.


94 Considerando que, na figura acima, está representada a velocidade desenvolvida por determinado modelo de Camaro, em função do tempo, assinale a opção correta.
A A distância total percorrida foi superior a 1 km.
B A aceleração manteve-se constante o tempo todo.
C O movimento do Camaro foi retilíneo uniforme no período de 15 a 25 segundos.
D A velocidade média do Camaro em todo o trajeto foi menor que 144 km/h.


Na figura acima, um diagrama representa as forças atuantes no centro de massa (cm) e no solo referentes a um sistema motoqueiro-moto-solo. A moto realiza uma curva de raio r e está à velocidade constante v. Na figura, as forças peso, normal e de atrito correspondem, respectivamente, a P, N e Fa. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes.
95 O referido raio da curva (r) pode ser determinado pela expressão

em que v é a velocidade da moto, g é a aceleração da gravidade e µ é o coeficiente de atrito entre piso e pneus.
96 Na situação descrita, a força de atrito desempenha o papel de força centrípeta.

97 A figura acima mostra um indivíduo em repouso, na vertical e apoiado em uma parede. Considerando que não haja atrito apenas entre o indivíduo e a parede, desenhe as forças que atuam no indivíduo. O espaço reservado acima é de uso opcional, para rascunho. Não se esqueça de transcrever o seu desenho para o Caderno de Respostas.

Considere que a potência (p), em cv, da moto CG 125 é expressa por p(v) = av2 + bv + c, em que v é a velocidade da moto, em km/h, e a, b e c são constantes. Com base nessas informações e na figura acima, que apresenta o gráfico de p, julgue os itens 98 e 99 e faça o que se pede no item 100, que é do tipo C.
98 Se a potência máxima de 11,6 cv é atingida a 110 km/h, então b = 220a.
99 Se, no intervalo de 30 km/h a 90 km/h, o gráfico de p for uma reta, então

100 De acordo com o texto e o gráfico, assinale a opção correta a respeito das constantes.
A a > 0.
B b > 0.
C c > 0.

D a × c < 0.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...