CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFPEL]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

Questão 16
Como acontece com todos os seres vivos, o organismo dos peixes é formado por uma alta porcentagem de água, na qual estão dissolvidas muitas substâncias. Tanto os peixes de água doce como os de água salgada possuem um metabolismo e um sistema de adaptação para compensar o desequilíbrio entre a pressão osmótica interna de seu organismo e a pressão osmótica externa da água circundante. A seguir, pode-se observar dois exemplos de peixes: um de água doce e um de água salgada. Após o reconhecimento desses peixes, relacione as características numeradas abaixo com esses animais, assinalando a alternativa que contém a seqüência correta.

A = concentração salina interna
B = concentração salina externa
1. possui corpo hipotônico em relação ao meio
2. apresenta adaptações para eliminar o excesso de sais
3. elimina grande volume de água através de urina bastante diluída
4. apresenta constante entrada de água no corpo, por osmose
(a) 1-II, 2-I, 3-II, 4-I
(b) 1-II, 2-II, 3-I, 4-I
(c) 1-I, 2-I, 3-II, 4-II
(d) 1-I, 2-II, 3-I, 4-II
(e) Ignoro a resposta.

Questão 20
Leia os textos a seguir sobre biomassa:
Texto I
A biomassa (peso do número total de peixes), que pode ser explorada num intervalo de tempo, numa região específica, é definida como estoque pesqueiro. Para termos uma idéia da importância desses estoques para o homem, entre 1955 e 1970, o total mundial de peixes capturados - somando marinhos e de água doce - passou de 30 para 70 milhões de toneladas. Em 1992, esse total alcançou cerca de 98 milhões de toneladas, sendo 14,9% provenientes de águas doces.
Texto II
Se não for pescado, um estoque de peixes alcança um limite máximo de biomassa. Esse limite é determinado pela quantidade de recursos disponíveis na região, como alimento e oxigênio dissolvidos na água, e também pelo espaço. Quando um estoque atinge sua biomassa máxima, se as condições do ambiente forem estáveis, teoricamente podemos dizer que o estoque não aumentará nem diminuirá mais, permanecendo no chamado equilíbrio dinâmico.
B2 = B1 + (N1 + C) - (M1)
B2 = quantidade de biomassa atual ou futura
B1 = quantidade de biomassa de um ano atrás
N1 = nascimentos
C = crescimento
M1 = taxa de mortalidade
(Ciência Hoje. Nº 179/janeiro-fevereiro)
Analisando os textos I e II e a expressão matemática para a dinâmica dos estoques, é correto afirmar que
(a) quando temos a presença de esgotos industriais e domésticos, de agrotóxicos e de garimpos, há o prejuízo dos estoques pesqueiros, afetando o equilíbrio dinâmico, pois a biomassa gerada pelo nascimento de peixes, mais a gerada pelo crescimento são iguais à perdida pelas mortes.
(b) uma população está em equilíbrio dinâmico quando existe uma relação inversamente proporcional entre o seu potencial biótico - capacidade congênita de crescimento de uma espécie em condições ambientais favoráveis - e a resistência ambiental - ação de fatores bióticos e abióticos que impedem o aumento da densidade populacional.
(c) quando um estoque atinge sua biomassa máxima e as condições do ambiente são estáveis, teoricamente o estoque não aumentará nem diminuirá mais, afetando o chamado equilíbrio dinâmico.
(d) haverá o equilíbrio dinâmico quando a biomassa gerada pelo nascimento de peixes, mais a gerada pelo crescimento, forem maiores que a biomassa perdida pelas mortes no estoque.
(e) Ignoro a resposta.

Questão 25
O deslocamento para grandes altitudes é uma das causas de hipoxemia (baixo nível de O2 no sangue) e, para compensá-la, um organismo normal se utiliza de vários mecanismos. Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmações abaixo, assinalando a alternativa que contém apenas as corretas.
I – A pressão parcial de O2 na atmosfera é menor em grandes altitudes, conseqüentemente, a concentração desse gás também é menor. Assim, os habitantes de Bogotá têm um maior número de hemácias no sangue do que os que moram em Pelotas.
II - Em altitudes elevadas, a concentração de oxigênio na atmosfera é menor, o que ocasiona um aumento na quantidade de glóbulos vermelhos do sangue, embora a pressão atmosférica nesses locais seja maior do que em baixas altitudes.
III - Em grandes altitudes, como a concentração de oxigênio na atmosfera é menor, ocorre um aumento na quantidade de glóbulos brancos do sangue. Por isso, quanto maior a altitude, não há alteração na pressão atmosférica.
IV - Quanto menor a altitude, maior a concentração de O2 na atmosfera; por isso, normalmente necessitamos de níveis menores da proteína hemoglobina para respirar ao nível do mar do que no alto da Cordilheira dos Andes.
(a) I, II e III
(b) I e IV
(c) I e II
(d) III e IV
(e) Ignoro a resposta.

Questão 29
 

Com base na charge, em seus conhecimentos e sabendo que um dos princípios ativos utilizados em agrotóxicos é o dos organofosforados (que apresentam em suas estruturas moléculas de PO4-3), analise as afirmações abaixo, marcando a alternativa que contém apenas as que estão corretas.
I – A frase Não tem perigo é um argumento fraco utilizado para persuadir o agricultor a usar agrotóxicos, frente à necessidade do uso de proteção para a manipulação dos produtos.
II – O uso dos agrotóxicos é capaz de “alavancar” a capacidade produtiva das regiões mais pobres do planeta, acabando com a disparidade social entre o pequeno e o grande produtor.
III - A agricultura latino–americana sempre esteve e está inexoravelmente determinada pelos interesses financeiros externos, que impedem que o povo tenha alternativas agrárias diferentes das impostas pelas multinacionais da área química, como a hidroponia em estufas.
IV – A charge se baseia na frase "não tem perigo", totalmente inadequada, em função de que os compostos organofosforados contêm radicais PO4-3, os quais são derivados do ácido fosforoso, que, em solução aquosa, dissociam três hidrogênios ionizáveis.
(a) I e II
(b) III e IV
(c) II e III
(d) I e IV
(e) Ignoro a resposta.

Questão 30
Em populações de animais silvestres submetidas à redução de área de habitat, bem como à de número de indivíduos reprodutivamente ativos, pode ocorrer perda da variabilidade genética. Essa perda se manifesta tanto pelo efeito da deriva genética como por resultado de consagüinidade. Quanto menor e menos variável é uma população, maior será a ação destruidora de fatores como doenças ou variações ambientais severas. A figura abaixo mostra o que ocorre com a variabilidade genética em diversos tamanhos de população (Ne).
(Ciência Hoje, V.19, nº 111, adaptado).

Com base nos textos e em seus conhecimentos, é correto afirmar que
(a) em 200 gerações haverá uma perda de 60% da variabilidade genética em uma população de tamanho efetivo de 200 indivíduos, enquanto, numa população de 50 indivíduos, essa perda será inferior a 20%.
(b) a preservação dos ecossistemas garante uma maior variabilidade genética, pois as populações de animais silvestres serão maiores, aumentando a diversidade de genes que passará de uma geração para outra.
(c) a população com 50 indivíduos apresenta maior chance de sobreviver ao longo do processo evolutivo do que a de 200 indivíduos, pois a seleção natural já atuou, selecionando os indivíduos mais aptos.
(d) à medida que se intensifica a ação destruidora de fatores como doenças ou variações ambientais severas, uma população diminui em número e diversificação, o que acontece com a população de 200 indivíduos em relação à de 50.
(e) Ignoro a resposta.

Questão 39
Observe a seguir uma peça publicitária divulgada pela Secretaria da Saúde:
A propaganda tenta conscientizar as pessoas que decidirem viajar para as regiões endêmicas da doença - Norte e Centro-Oeste – sobre a importância de se tomar a vacina com, no mínimo, dez dias de antecedência. Utilizando os seus conhecimentos sobre as regiões citadas e sobre imunização, você justificaria a orientação dada pela Secretaria de Saúde, baseado(a) no fato de que os turistas que partirão para conhecer
(a) o cerrado, constituído por uma extensa planície situada a oeste de Mato Grosso do Sul, deverão submeter-se à vacina, pois esta induz uma imunização passiva, com efeito curativo, através da introdução, no organismo, de anticorpos já prontos.
(b) o Complexo Mineral de Carajás, no Estado do Pará, deverão submeter-se à vacina, pois ela produz uma imunização ativa, com efeito preventivo, através da introdução, no organismo, de antígenos controlados, os quais estimularão a produção de anticorpos.
(c) o delicado equilíbrio entre o solo e a exuberante vegetação de variadas espécies da Floresta Amazônica, deverão submeter-se à vacina, pois ela produz uma imunização passiva, com efeito preventivo, através da introdução, no organismo, de antígenos controlados, os quais irão estimular a produção de anticorpos.
(d) a Zona Franca de Manaus e seu notável parque ecológico, deverão submeter-se à vacina, pois ela produz uma imunização ativa, com efeito preventivo, através da introdução, no organismo, de anticorpos controlados, os quais irão estimular a produção de antígenos.
(e) Ignoro a resposta.

Questão 40
Com base nos dados abaixo, analise as afirmações, marcando a alternativa que contém apenas a(s) que está(ão) correta(s). 
"Durante uma fibrilação ventricular, um tipo bastante comum de ataque cardíaco, as câmaras do coração falham em sua tarefa de bombear o sangue, pois suas fibras musculares contraem-se e relaxam de forma desordenada com altíssima freqüência. Para salvar uma vítima de fibrilação ventricular, o músculo do coração deve ser estimulado, de modo que o ritmo das contrações seja restabelecido". (Física - Conceitos e Aplicações - PENTEADO, Paulo César M. vol. 3 Ed. Moderna - adaptado)
Considere um desfibrilador que possua um capacitor de 50 μF e seja carregado com 6000 V.
Quando uma chave controladora é acionada, o capacitor envia uma parcela de energia armazenada de uma placa para outra através do tórax do paciente.
Em uma determinada ocorrência, foi suficiente, para salvar a vítima, a transferência de aproximadamente 250 J de energia elétrica num tempo de aproximadamente 0,002 segundo.
I - Na ocorrência expressa no último parágrafo, a potência requerida para salvar o paciente foi de 125000 W, fazendo com que os movimentos rítmicos de contração (sístoles) e de relaxamento (diástoles) fossem normalizados.
II - Caso fosse aplicado, no capacitor, uma tensão elétrica de 3000 V, a energia armazenada por ele ficaria duas vezes menor.
III - No coração, as fibras musculares que compõem o tecido muscular estriado, apresentam contrações rápidas e involuntárias, que, em uma situação de fibrilação, se tornam ritmadas.
(a) II
(b) III
(c) I
(d) I e III
(e) Ignoro a resposta.

Questão 42
O cogumelo de chapéu, Amanita muscaria, anuncia a sua natureza tóxica através de uma capa escarlate brilhante. Mesmo assim, pode ser experimentado pelos gambás, que o acabam vomitando em função da presença de uma amina alucinógena, com sabor desagradável. Depois dessa “experiência”, o gambá aprende a evitar o cogumelo, reconhecendo o odor característico do 3-octenol, que é liberado pelo fungo, mas que por si só é praticamente inócuo. Assinale a alternativa com as palavras que completam corretamente as lacunas. Assim, o odor do ____________, liberado pelo organismo _________, que incorpora os seus alimentos por absorção, atua como um repelente para o mamífero ___________.
(a) fenol - heterótrofo – marsupial
(b) fenol - autótrofo - placentário
(c) álcool - autótrofo – placentário
(d) álcool - heterótrofo - marsupial
(e) Ignoro a resposta.

GABARITO
16-C
20-B
25-B
29-D
30-B
39-B
40-C
42-D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]