CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFPEL]
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
12 A ingestão de alimentos com muito sal provoca algumas alterações no organismo. O excesso de sal torna o plasma e o líquido intersticial ___________, o que provoca retirada de água das células por ____________. Essa desidratação celular nos dá sensação de sede. Ao mesmo tempo, há estímulo para secreção de um hormônio, o _____________ pelos núcleos supra-ópticos do hipotálamo. Como parte deste hormônio formado fica armazenado na neuro-hipófise, por estímulos nervosos que partem do hipotálamo, o hormônio é lançado no sangue, indo atuar nos rins, promovendo a __________de água nos segmentos distais finais do néfron. Com isso, o plasma e o líquido intersticial podem tornar-se, num organismo normal, novamente, _______________.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas do texto.
(a) hipertônicos; osmose; ADH; reabsorção; isotônicos (b) hipertônicos; difusão simples; FSH; fixação; hipotônicos
(c) hipotônicos; transporte ativo; SH; secreção; hipertônicos
(d) hipotônicos; osmose; ADH; reabsorção; isotônicos (e) isotônicos; difusão simples; FSH; fixação; hipertônicos
(f) I.R.
13 O gráfico abaixo representa o volume sangüíneo que deve ser bombeado para uma dada quantidade de oxigênio, em um mamífero.
De acordo com o gráfico e seus conhecimentos, analise as afirmações abaixo:
I) O volume sangüíneo que deve ser
bombeado para uma dada quantidade de oxigênio será reduzido se for baixa a
capacidade de o sangue transportar esse gás.
II) O aumento da capacidade de transporte
do oxigênio no sangue, pelos eritrócitos, está inversamente relacionado com a
volume de sangue circulante para uma mesma quantidade de O2.
III) Se a capacidade de transporte do
oxigênio for de 20 cm3 por 100 cm3 de sangue, em 10 ml de
sangue teremos, no máximo, 2 ml de O2.
IV) A quantidade de oxigênio que circula
pelo coração, em condições normais, depende da freqüência cardíaca e da
capacidade de transporte de O2 pela hemoglobina dissolvida no
plasma.
Estão certas apenas as afirmações
(a) I e III.
(b) I, III e IV.
(c) II, III e IV.
(d) I e II.
(e) II e III.
(f) I.R.
16 A poluição do ar é particularmente mais grave nos grandes centros urbano-industriais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outros. Consiste na emissão de vários gases (dióxido de carbono, dióxido de enxofre, metano, etc.) e material particulado (poeira, fuligem, etc.), por parte, principalmente, das indústrias e dos veículos motorizados, podendo ocasionar o chamado efeito estufa. No caso das indústrias, a obrigatoriedade do uso de filtros e o aumento da fiscalização possibilitaram uma significativa redução nos níveis de poluição, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que continuam ostentando níveis muito elevados de poluição. (COELHO, Marcos do Amorim. Geografia do Brasil. 4 ed, São Paulo : Moderna, 2001, adapt.)
De acordo com o texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
(a) O dióxido de enxofre mencionado no texto, em solução aquosa como a chuva, produz ácido sulfuroso, sendo um dos poluentes resultantes do modelo predatório de crescimento econômico que reproduz, no Brasil, vários tipos de problemas ambientais.
(b) A combustão completa dos hidrocarbonetos (palavra composta por um processo de aglutinação de “carbono” e “hidrogênio”) presentes na gasolina produz, entre outros gases, o metano, um dos responsáveis pelo efeito estufa.
(c) O monóxido de carbono pode ser produzido pela combustão completa da gasolina.
(d) A palavra "particulado" (linha 3) explicita a redução de partículas da poeira, fuligem e outras substâncias simples, como o gás carbônico e o dióxido de enxofre.
(e) São Paulo e Rio de Janeiro, com alta concentração de poeira, apresentam, como conseqüência, o aumento da incidência de doenças pulmonares, situação que vem sendo exacerbada com o aumento da fiscalização.
(f) I.R.
17 Observe a figura e analise as afirmações abaixo:
I) A energia potencial no ânodo é maior do que no cátodo, ocorrendo neste a oxidação do alumínio.
II) A corrente que circula no resistor é igual a 1A, ocorrendo a oxidação do alumínio no ânodo da pilha.
III) A potência dissipada no resistor é de 2W, ocorrendo, no cátodo da pilha, a redução do cobre.
IV) A potência dissipada no resistor é de 1W, ocorrendo, no cátodo da pilha, a oxidação do cobre metálico.
Estão corretas apenas as afirmações
(a) I, II e IV.
(b) I, II e III.
(c) I e IV.
(d) II e III.
(e) II e IV.
(f) I.R.
18 O gráfico abaixo representa a variação da velocidade da reação enzimática em função da temperatura.
De acordo com o gráfico e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
(a) Para o intervalo de temperatura entre 100°C e 400°C, a atividade enzimática é diretamente proporcional à temperatura, o que significa um deslocamento do equilíbrio químico em favor dos reagentes. Essa variação de temperatura correspondente a 86°F.
(b) A enzima aumenta a velocidade das reações à medida que aumenta a temperatura. Podemos afirmar que, a 140°F, a velocidade da função ainda não atingiu seu valor máximo.
(c) Podemos afirmar que, à temperatura de 86°F, a função se inverte, e a velocidade dessa reação se torna inversamente proporcional à temperatura.
(d) O gráfico indica que as enzimas têm um comportamento que depende da temperatura e esse comportamento é uma função linear porque, à medida que aquela aumenta, a energia de vibração das moléculas também aumenta.
(e) As enzimas, proteínas que catalisam reações químicas, aumentam a velocidade dessas reações; para o intervalo de temperatura entre 10°C e 40°C, a função representada no gráfico é crescente, significando essa variação 54°F.
(f) I.R.
21 De acordo com seus conhecimentos e com o gráfico, analise as seguintes alternativas, assinalando a correta.
(LOPES, Sonia. Biologia. São Paulo: Saraiva, 1999)
(a) Há uma relação direta entre o aumento da intensidade luminosa e a fotossíntese; já a respiração — processo anabólico — é independente da intensidade da luz.
(b) As plantas umbrófilas necessitam de muita luz para viver; já as heliófilas necessitam de pouca luz e, por isso, o ponto de compensação fótica pode variar com a espécie.
(c) O gráfico mostra que a respiração — processo catabólico — se mantém constante e independente do valor da intensidade da luz; o ponto de intersecção representado no gráfico é denominado “ponto de compensação fótica”.
(d) O gráfico mostra que a respiração — processo catabólico — não depende do valor da intensidade da luz, e o ponto de intersecção representado no gráfico é denominado “ponto crítico”.
(e) Há uma relação direta entre o aumento da intensidade luminosa e a velocidade da reação de fotossíntese — processo catabólico —, resultando em um aumento da quantidade de glicogênio.
(f) I.R.
22 O angico (Parapiptadenia rigida), espécie arbórea nativa do Brasil, pertence à família Fabaceae (antiga Leguminosae), apresenta altura de 20-30 m e tronco de 60-110cm de diâmetro. Sua madeira é pesada (densidade de 0,85g/cm3) e considerada muito resistente, sendo empregada para várias finalidades. (Fonte: LORENZI, H. Árvores Brasileiras. Ed. Plantarum, 1992).
Um técnico da Secretaria da Agricultura, após liberação pelo IBAMA para corte de uma dessas árvores em condições de cultivo, necessita estimar a sua altura total, bem como o volume e a massa do tronco aproveitado. Para isso, ele dispõe de um esquadro de madeira e uma trena. Para estimar a altura da árvore, o técnico utilizou o esquadro, com o cateto menor paralelo ao solo, e observou o seu ponto mais alto pelo alinhamento da hipotenusa. Utilizando a trena, mediu a distância entre o ponto de observação e a árvore, que foi de 20m. Considere que os olhos do observador estão a 1,60 m do chão, que a parte da árvore aproveitada para madeira corresponde a 70% de sua altura, com diâmetro de, em média, 80cm. Os catetos menor e maior apresentam, respectivamente, 40 cm e 50 cm.
Na figura são destacadas duas características morfológicas desta espécie.
Com base nos textos e em seus
conhecimentos, é correto afirmar que a árvore analisada é uma angiosperma
(a) monocotiledônea, com sistema radicular
do tipo fasciculada, com altura estimada de 25 m, sendo que a parte
aproveitável do tronco possui, aproximadamente, um volume de 12,56 m3
e massa de 10,68 t.
(b) dicotiledônea, com flores trímeras,
com altura estimada de 26,6 m, sendo que a parte aproveitável do tronco possui,
aproximadamente, um volume de 13,36 m3 e massa de 11,36 t.
(c) monocotiledônea, com flores pentâmeras,
com altura estimada de 26,6 m, sendo que a parte aproveitável do tronco possui,
aproximadamente, um volume de 8,79 m3 e massa de 7,95 t.
(d) dicotiledônea, com folhas
reticulinérveas, com altura estimada de 25 m, sendo que a parte aproveitável do
tronco possui, aproximadamente, um volume de 8,79 m3 e massa de 7,47
t.
(e) dicotiledônea, com sistema radicular
do tipo pivotante, com altura estimada de 26,6 m, sendo que a parte
aproveitável do tronco possui, aproximadamente, um volume de 9,35 m3
e massa de 7,95 t.
25 As figuras abaixo, respectivamente A e B, mostram um experimento utilizado para demonstrar a condutividade da corrente elétrica de diferentes soluções. Nesse experimento, temos uma solução de ácido em que foi introduzido um circuito com uma bateria ligada a uma lâmpada. As lâmpadas utilizadas em A e B
têm resistência idêntica e muito baixa. Considere que ambas as baterias fornecem aos circuitos tensões idênticas (9 V).
De acordo com o enunciado, a figura e seus conhecimentos, é correto afirmar que
(a) a intensidade da corrente elétrica, no circuito A, é maior, pois a solução é constituída de um ácido de alto grau de ionização.
(b) o brilho da lâmpada, no circuito B, é maior, pois a solução é constituída de um ácido de alto coeficiente de condutividade.
(c) a intensidade da corrente, na lâmpada do circuito com solução de ácido sulfúrico, é maior do que na solução com ácido acético, podendo ser medida através de um amperímetro em paralelo com a lâmpada do circuito.
(d) a intensidade da corrente é maior na solução com ácido acético e pode ser medida através de um amperímetro colocado em série com a lâmpada.
(e) para medirmos a tensão elétrica sobre a lâmpada no frasco com ácido acético (que brilha mais), devemos colocar o voltímetro em série com a lâmpada.
(f) I.R.
26 Nas pessoas que manifestam fenilcetonúria (doença genética autossômica recessiva), o fígado apresenta uma deficiência que não permite a conversão do aminoácido fenilalanina em tirosina. Isso eleva o nível de fenilalanina no sangue. Uma das conseqüências dessa doença nos primeiros anos de desenvolvimento é o retardo mental. Atualmente, o diagnóstico da fenilcetonúria é realizado, em recém-nascidos, através do “Teste do Pezinho”, coletando-se algumas gotas de sangue e medindo-se a concentração de fenilalanina. Quando diagnosticada a tempo, essa doença pode ser controlada por meio de uma dieta alimentar adequada. A conversão de fenilalanina em tirosina - mediante a fenilalanina hidroxilase - pode ser representada pela reação a seguir.
Considere um casal formado por um homem normal, filho de pai que apresenta fenilcetonúria, e por uma mulher normal, filha de mãe com fenilcetonúria. A probabilidade de esse casal gerar um indivíduo do sexo _________________ doença é de ________. Essa criança ___________ a enzima capaz de transformar a fenilalanina, o que ________, conseqüentemente, os teores de _______________ no sangue. Assinale a alternativa que corretamente completa as lacunas do texto:
(a) masculino portador da; 25%; produz; recrudesce; fenilalanina
(b) feminino sem a; 37,5%; produz; aumenta; ácido-3-fenil-2-amino-propanóico
(c) feminino portador da; 37,5%; produz; diminui; ácido-3-(4-hidróxi-fenil)-2-aminopropanóico
(d) feminino com a; 12,5%; não produz; eleva; ácido-3-fenil-2-amino-propanóico
(e) masculino com a; 25%; produz; diminui; fenilalanina
(f) I.R.
29 Se há uma coisa que as florestas podem fazer para atenuar o aquecimento global, é engolir gás carbônico. Esse é, de fato, o prato principal dos vegetais que, além disso, precisam da energia proveniente do Sol, e de sais minerais, extraídos do solo pelas raízes. Na prática, grande parte do peso de uma árvore é carbono. Nesse caso, a conclusão é direta: se aumentarmos a quantidade de árvores no planeta, elas podem ajudar a limpar a atmosfera e restabelecer o equilíbrio climático. Nas matas nativas, em que a maior parte das árvores já atinge a plenitude, o carbono retirado do ar é compensado pelo que é liberado dos troncos ao morrer e apodrecer. Só as florestas em pleno crescimento tiram mais carbono do ar do que põem. (Revista Galileu, nº 133, agosto /2002, adapt.)
Levando em consideração o texto e os seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
(a) Durante o dia, a planta realiza fotossíntese, consumindo CO2 e produzindo O2, sendo parte deste utilizado, em seguida, na respiração. O vegetal incorpora CO2 porque, absorvendo a energia solar, num processo exotérmico e de convecção, consegue, através dele, produzir glicose.
(b) Através da fotossíntese, moléculas de água e CO2 reagem e produzem glicose, subunidades da celulose, usando ondas eletromagnéticas do Sol como fonte de energia.
(c) Para a árvore produzir 1 mol de glicose, necessita de 146,8 litros de dióxido de carbono, nas CNTP. A seiva bruta, constituída por H2O e sais minerais absorvidos pelas raízes, é transportada até as folhas, processo explicado pela teoria da coesãotensão, formando uma coluna líquida.
(d) Plantas mantidas em condições ideais de luminosidade e de concentração de CO2 atmosférico aumentam a taxa de fotossíntese à medida que aumenta, sem limite, a temperatura ambiente, produzindo moléculas de glicose cujo mol tem, aproximadamente, 180 g.
(e) Os vegetais necessitam de vitaminas e óxidos como o NO2 e o SO3, extraídos do solo pelas raízes, e da energia que absorvem do sol por condução, através de um processo endotérmico.
(f) I.R.
31 As soluções relacionadas na primeira tabela podem ser identificadas como ácidas ou básicas a partir do uso de medidores, a exemplo dos relacionados na segunda.
Com base nos textos e em seus conhecimentos, é correto afirmar que,
ao adicionarmos ___________________ à
solução de _______________, ela apresentará uma
coloração ____________, porque esse indicador
apresenta tal coloração, em soluções cujo pH é
_____________ ao representado pela expressão
____________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima.
(a) alaranjado de metila; hidróxido de
sódio; amarela; superior; - log (1.0 x 10 –8 M)
(b) fenolftaleína ; suco de laranja;
rosa; superior; log (1.0 x 10 –6 M)
(c) tornassol; leite de magnésia;
azul; inferior; - log (1.0 x 10–5 M)
(d) fenolftaleína; água da chuva;
incolor; superior; - log (1.0 x 10–9 M)
(e) alaranjado de metila; água da
chuva; amarela; inferior; - log (1.0 x 10 –13 M)
(f) I.R.
32
Pela análise da charge, podemos concluir que
(a) apoiado nas idéias de Charles Darwin, o autor da charge indica que a globalização, apesar da existência do FGTS, é um meio de evolução sócio-econômica dos trabalhadores brasileiros.
(b) inspirado nas idéias evolucionistas, o autor da charge diz que há um caminho involutivo que leva o trabalhador do desemprego à morte, situação condicionada pela globalização econômica, embora exista o FGTS que barre esse processo.
(c) inspirado na Teoria da Evolução das Espécies, de Charles Darwin, o autor da charge, ironicamente, indica que, apesar da propalada proteção do FGTS, o personagem involuiu para o vício, a marginalização, a miséria e a morte.
(d) para o autor da charge, não há contraste entre a finalidade da criação do FGTS e as idéias evolucionistas de Darwin.
(e) com base nas idéias darwinistas, todo ser humano evolui, embora no caso da charge, pelo seu conteúdo hilário, seja necessário explorar um aspecto negativo, ou seja, o caminho inevitável da marginalização para a morte, mesmo havendo a proteção do FGTS para o trabalhador.
(f) I.R.
GABARITO
12-A
13-E
16-A
17-D
18-E
21-C
22-E
25-A
26-D
29-B
31-A
32-C
Comentários