domingo, 9 de março de 2014

BIOLOGIA [CESUPA]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

BIOLOGIA
19) O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2013 foi oferecido pelo Instituto Karolinska, em Estocolmo, aos pesquisadores James Rothman, Randy Schekman e Thomas Südhof, por seus trabalhos sobre o transporte vesicular, um importante processo celular. Segundo os membros do comitê que concede o prêmio, o entendimento do transporte vesicular foi importante para compreender melhor doenças como tétano e diabetes, entre outras. A insulina, por exemplo, é produzida e secretada para o sangue em pequenos “pacotes” chamados vesículas (g1.globo.com - adaptado).
 O processo envolvido na secreção de insulina para o sangue é chamado
A) exocitose.
B) endocitose.
C) fagocitose.
D) pinocitose.

20) O ciclo celular é basicamente o período de vida de uma célula. As células passam a existir a partir da divisão de outra, pré-existente, chamada célula mãe ou célula parental. O ciclo é dividido em duas etapas: Interfase - que compreende aproximadamente 95 % do tempo, sendo o período entre duas divisões celulares, no qual a célula executa suas funções normais, inclusive se preparando para a divisão, e Divisão Celular ou Fase M - representando o fim do ciclo celular, pois compreende o momento que uma célula mãe se divide e deixa de existir ao mesmo tempo em que gera duas células filhas. (http://maxaug.blogspot.com.br - adaptado).
 Analise a figura e o quadro abaixo e associe os eventos descritos no quadro com os períodos G1, S e G2 da Interfase apresentadas na figura.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta das fases da Interfase apresentadas no quadro acima.
A) S, G2, G1, S, G1.
B) S, G1, G2, S, G2.
C) S, G2, S, G2, S.
D) S, S, G1, G1, G2.

21) 
Ao propor a teoria da Evolução das  Espécies pela Seleção Natural, Darwin baseou-se em dois princípios para explicar a mudança evolutiva.
Assinale a alternativa que apresenta estes princípios.
A) As espécies mostram variação entre os indivíduos. O processo responsável por essa variação constitui a adaptação das espécies.
B) As espécies não são imutáveis. O processo responsável por essa modificação constitui a evolução das espécies. 
C) As espécies evoluem a partir de características adquiridas em resposta ao ambiente. O processo responsável por essa evolução constitui a seleção natural.
D) As espécies mudam ao longo do tempo. O processo responsável por essa mudança constitui a seleção natural.

22) 
O desmatamento tem um impacto significativo em uma comunidade clímax, pois interfere no equilíbrio relativo dessa comunidade com as condições ambientais.
Analise as proposições abaixo sobre as propriedades de uma comunidade clímax:
I. A produtividade primária líquida é baixa nas fases iniciais da sucessão e aumenta a medida que o clímax vai sendo atingido.
II. O consumo de matéria orgânica na comunidade aumenta por causa da fotossíntese.
III. Ao longo da sucessão ecológica observa-se aumento progressivo da diversidade de espécies, assim como da biomassa total.
IV. A taxa de respiração e a produtividade bruta igualam-se.
Estão corretas as proposições:
A) I, II.
B) I, III, IV.
C) III, IV.
D) II, III. 

23) A espécie Mourera fluviatilis, uma planta aquática encontrada na Amazônia e na Mata Atlântica do Nordeste depende das abelhas. Depois de seis meses submersa, a planta faz brotar flores lilases ou róseas, com um cheiro forte a adocicado. Mas, ao contrário das outras espécies da mesma família, o pólen não é disperso pelo vento ou submetido a uma autofecundação. Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) revelou que são as abelhas que garantem a reprodução da espécie, que está em risco de extinção. (http://www.ufpe.br/agencia/clipping - adaptado).
Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta adaptações nas flores das plantas polinizadas por insetos.
A) Flores com pétalas vistosas e coloridas, e com anteras pendentes.
B) Flores com pétalas pequenas e coloridas, e com estigma no interior da flor.
C) Flores que aparecem na estação fria, com nectários e estigma grande e plumoso.
D) Flores que aparecem na estação quente, com nectários e pólen pegajoso e rugoso. 

24) 
A deficiência de vitamina D ocorre principalmente devido a pouca exposição à luz solar e vem se tornando uma epidemia, inclusive no Brasil, porque hoje é comum passarmos a maior parte do dia em ambientes fechados e usando bloqueadores solares para prevenção de câncer de pele (http://milenar.org - adaptado).
Nesses casos a deficiência de vitamina D decorre da impossibilidade da radiação ultravioleta do sol
A) facilitar a absorção no intestino da vitamina D ingerida com alimentos.
B) converter o 7-deidrocolesterol em vitamina D.
C) sintetizar colágeno para a sustentação aos ossos e cartilagens.
D) converter a vitamina D a partir do metabolismo dos aminoácidos.

GABARITO
19-A
20-B
21-D
22-C
23-D
24-B

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...