BIOLOGIA [CESUPA]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

19)
O prêmio Nobel de Medicina 2009 foi concedido a três cientistas (Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider e Jack W. Szostak) que resolveram um problema maior na biologia: como os cromossomos podem ser copiados de modo completo durante as divisões celulares e como são protegidos da degradação. Os laureados pelo Nobel mostraram que a solução pode ser encontrada no final dos cromossomos, nos telômeros, e em uma enzima que os forma, a telomerase. Se os telômeros forem encurtados, as células não conseguem mais se dividir e as populações celulares não se renovam, instalando-se o envelhecimento. Entretanto, a telomerase, capaz de repor as unidades de DNA perdidas durante a divisão celular, impede o encurtamento dos telômeros. O trabalho lança luz nos estudos do processo de envelhecimento e do câncer, estimulando o desenvolvimento potencial de novas terapias. (http://notadolaboratorio.blogspot.com, 05/01/2010- adaptado).
Sobre os fatores mais importantes que podem influenciar na atividade enzimática da telomerase, assinale a alternativa correta.
A) Reagente e pH
B) Temperatura e reagente
C) Substrato e aminoácido
D) Temperatura e pH

20) Nas últimas eleições presidenciais (outubro/2010), muito se falou sobre a posição dos candidatos em relação a temas que colocam em oposição diferentes segmentos da sociedade civil, como é o caso do aborto e da união civil entre homossexuais. O texto abaixo trata do assunto como um problema de saúde pública, independentemente de questões morais e religiosas.
 “A discussão sobre a descriminalização do aborto envolve princípios religiosos, morais, jurídicos, científicos, e pode ser considerado um problema de saúde pública, visto que põe em risco a vida de milhões de mulheres que se submetem a procedimentos de forma clandestina. A legalização do aborto não é uma questão simples, pois o sistema público de saúde brasileiro não tem condições de realizar as cirurgias de curetagem, faltam infaestrutura adequada e dinheiro. Portanto, fica mais barato fazer campanhas educativas em favor da contracepção” .(Revista Veja, 13.out.2010, pp. 68-70 - adaptado).
 Sobre os vários métodos contraceptivos que poderiam ser objeto de campanhas educativas, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, aqueles normalmente utilizados por mulheres, nas categorias: de barreira, hormonal, comportamental e cirúrgico:
A) Camisinha, tabelinha, pílula anticoncepcional e vasectomia
B) Camisinha, pílula anticoncepcional, tabelinha e laqueadura
C) Dispositivo intra-uterino (DIU), tabelinha, diafragma e laqueadura
D) Diafragma, tabelinha, DIU e vasectomia

21) Nos últimos meses tem sido noticiada a morte de várias pessoas em função de infecção hospitalar causada pela superbactéria KPC (Klebsiella peneumoniae carbapenemase), termo utilizado para qualquer bactéria que desenvolva resistência a muitos medicamentos. Sobre os processos que levam à resistência bacteriana, é correto afirmar que:
A) A resistência a antibióticos surge em bactérias como resultado de alteração genética e se mantém nas populações por seleção natural.
B) Alterações genéticas em bactérias ocorrem por transmissão de material genético de uma bactéria para outra.
C) No núcleo da célula bacteriana são os plasmídeos que conferem à bactéria a resistência a antibióticos.
D) As mutações e a recombinação gênica ocorrem de forma espontânea entre os seres vivos e causam variabilidade genética.

22)
“Biocombustível estará em 10% dos ônibus até 2012 - O combustível ecológico que está em teste em Curitiba reduz em até 25% a fumaça e em 30% a emissão de monóxido de carbono..., um dos gases que contribui para o aquecimento global.” (Gazeta do Povo, http://www.gazetadopovo.com.br, 24/10/2010).
Sobre a utilização de combustíveis nos meios de transporte, analise as seguintes proposições e assinale a alternativa correta.
I. O uso do petróleo como fonte energética representa uma das maiores causas da poluição do ar, pois sua queima contribui para o aumento do efeito estufa.
II. Embora fabricado a partir de fontes renováveis, o biocombustível é uma alternativa questionável para substituição do petróleo, pois emite maior quantidade de poluentes.
III. A excessiva combustão dos derivados de petróleo constitui um dos fatores que causam desequilíbrio no ciclo do carbono na natureza.
IV. Os principais componentes da atmosfera que contribuem para o efeito estufa são o gás carbônico e o vapor d’água.
 Estão corretas:
A) I, II e III
B) II, III e IV
C) I, III e IV.
D) II e IV.

23) Você já observou uma cobertura vegetal muito pequena em muros e rochas?
 Esse “tapete verde”, muito comum em lugares úmidos, é formado por musgos - um tipo de briófita, plantas que dependem da água para reproduzir, encontradas preferencialmente em locais úmidos e com sombra, como barrancos, encostas de rios e cachoeiras. Com base no esquema abaixo, sobre o ciclo de vida de um musgo, correlacione, no quadro ao lado, os algarismos de 1 a 4 que definem corretamente cada uma das fases enumeradas no ciclo reprodutivo dessas briófitas.

Assinale a alternativa que representa a sequência numérica correta das fases observadas no ciclo reprodutivo do musgo.
A) 4, 2, 3 e 1.
B) 1, 2, 3 e 4.
C) 4, 3, 2 e 1.
D) 1, 3, 2 e 4.

24) 
 A maratona dos médicos no resgate dos mineiros chilenos - Especialistas organizam um roteiro de ações para garantir a saúde dos 33 homens soterrados antes, durante e após o resgate: Uma das principais preocupações diz respeito à reintrodução dos mineiros à luz solar. Todos vão usar óculos especiais com filtros para raios ultravioleta, durante a subida e na chegada à superfície. Os óculos podem impedir lesão séria da retina, além de auxiliar no processo de readaptação dos olhos à luminosidade natural. A equipe de salvamento apontou que os primeiros diagnósticos serão realizados em uma sala com pouca claridade, para evitar desconforto e maiores danos à visão. (http://veja.abril.com.br, 12/10/2010).
 A preocupação dos médicos se deveu ao fato de que na retina estão localizadas as células fotorreceptoras:
A) cones e bastonetes, que controlam a quantidade de luz que entra no olho.
B) íris e cristalino, que direcionam a intensidade da luz que penetra no olho.
C) íris e cristalino, que transmitem as imagens recebidas pelo cérebro.
D) cones e bastonetes, que recebem os estímulos luminosos.

GABARITO
19-D
20-B
21-A
22-C
23-A
24-D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]