BIOLOGIA [CESUPA]
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
19)
“ A comerciante Jucéa Maria de Andrade, que deu à luz gêmeos após uma gravidez rara em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais, recebeu alta e está em casa com os recém-nascidos Isabella e Mateus.(...) Por causa de uma malformação chamada “útero Didelfo”, Jucéa, de 38 anos, tem dois órgãos reprodutores e cada um dos filhos foi gerado em um útero diferente.
(Disponível em: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/05/gemeos-gerados-em-dois-uteros-e-mae-deixam-hospital-no-sul-de-mg.html)
A explicação para o desenvolvimento dos gêmeos Mateus e Isabela seria a de que as crianças foram geradas a partir da fecundação de
A) um único óvulo por dois espermatozóides, gerando um zigoto que, após algumas divisões, se separou em dois embriões.
B) dois óvulos por um único espermatozóide, gerando dois zigotos que, por sucessivas divisões, originou dois gêmeos não idênticos.
C) um único óvulo por um único espermatozóide, gerando um zigoto que, após algumas divisões, originou os dois embriões.
D) dois óvulos por dois espermatozóides distintos, dando origem a dois zigotos, gerando gêmeos não idênticos.
20)
“Até este ponto, todas as vezes que nos referimos às variações – tão comuns e multiformes nos animais e vegetais em estado doméstico, e que ocorrem em grau mais reduzido nos que se encontram em estado selvagem – atribuímos sua ocorrência ao mero acaso. Trata-se, indubitavelmente, de um modo de falar inteiramente incorreto, numa demonstração cabal de nossa ignorância quanto às causas de cada variação em particular”
O trecho extraído da obra “A Origem das espécies”, de Charles Darwin (1859) expressa claramente uma das lacunas deixadas pela Teoria da Seleção Natural, no que diz respeito à falta de explicação para as causas das variações existentes entre indivíduos da mesma espécie. Somente no século XX, a partir do redescobrimento dos trabalhos de Mendel, foi possível formular a Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo, que veio complementar a teoria de Darwin, apresentando como principais causas das variações:
A) as mutações e a recombinação gênica.
B) as mutações e a transmissão dos caracteres adquiridos.
C) a auto-fecundação e a transmissão dos caracteres adquiridos.
D) a recombinação gênica e a auto-fecundação.
21)
O açaí, alimento tradicional da cultura amazônica, tem suas formas mais comuns de consumo descritas na canção de Nilson Chaves. Os elementos associados tradicionalmente ao açaí, destacados no trecho da canção acima, são ricas fontes de ____________________, substância que no organismo humano _______________________ . Completam corretamente a informação acima, respectivamente:
A) ferro / participa da constituição da hemoglobina.
B) glicídio / desempenha função energética.
C) carboidrato / funciona como fonte de aminoácidos.
D) lipídio / funciona como isolante térmico
Leia o texto abaixo e responda as questões 22 e 23
Na última década, o país registrou seu pior desempenho na expansão da rede de esgotos. (....) 45% dos domicílios brasileiros ainda permanecem desconectados do sistema de escoamento. Nesses lares, 90 milhões de pessoas usam fossas sépticas ou despejam seus excrementos em valas a céu aberto ou diretamente nos rios e no mar. (...) Onde não há esgoto proliferam a hepatite, a esquistossomose, a leptospirose e a diarreia (uma manifestação comum de várias doenças, p. ex., amebíase). Na capital do Pará, Belém, como apenas 6% de seus domicílios são ligados à rede de esgotos, a taxa de internação por diarreia atinge por ano 500 pessoas de cada grupo de 100.000 habitantes.
É uma proporção 36 vezes maior que a da cidade paulista de Santos, onde 99% das casas estão conectadas ao sistema de coleta. O impacto sobre o ambiente também é devastador. Na Grande São Paulo, há oito meses a cidade de Guarulhos ainda lançava in natura no rio Tietê os excrementos de todo o seu 1,2 milhão de habitantes. Respondia, assim, por 10% da poluição do rio. (Revista Veja, 25.mai.2011, p. 76 - adaptado).
22) Correlacione as doenças apresentadas no texto acima, e que estão listadas no quadro A (algarismos de 1 a 4), com as informações apresentadas no quadro B, que definem o agente causador e a forma de transmissão associada a ausência de saneamento básico na maioria das cidades brasileiras.
Assinale a alternativa que representa a sequência numérica correta da relação das doenças listadas no quadro A com as informações correspondentes no quadro B.
A) 1, 2, 3 e 4.
B) 2, 1, 4 e 3.
C) 1, 3, 2 e 4.
D) 3, 1, 4 e 2.
23) A poluição dos rios, decorrente da falta de um sistema de coleta, tratamento e disposição final de esgoto sanitário, como apresentado no texto, interfere no ciclo da água, de maneira que:
A) a qualidade e a quantidade de água potável diminui em função da poluição pelo esgoto sanitário.
B) a disponibilidade da água, um recurso natural não renovável, diminui com a poluição pelo esgoto sanitário.
C) a degradação da qualidade da água, um recurso natural renovável, diminui em função da poluição pelo esgoto sanitário.
D) a constante mudança de estado físico da água diminui em função da poluição pelo esgoto sanitário.
24)
Oxi: efeitos da nova droga. Uma nova droga chamada oxi vem causando preocupação entre as autoridades brasileiras. Bastante similar ao crack - que até então era considerada a droga mais perigosa - o oxi é ainda mais danoso e, por ser mais barato, está se espalhando rápido entre os usuários. É vendido em pedras, como o crack, entretanto, resulta da mistura da pasta da cocaína com cal virgem e um combustível (gasolina ou querosene). Quando as pedras são queimadas, liberam uma fumaça altamente tóxica que, ao ser inalada, provoca sensações de prazer e euforia. Como toda droga, possui efeitos devastadores no organismo, entre eles: efeitos alucinógenos no cérebro; perda de dentes; queimaduras nos lábios; necrose de tecidos da boca; enfisema pulmonar; derrame; aumento dos riscos de hipertensão e infarto; vômitos; diarreia, e inflamações no fígado e rins (www.bem-estar.org, 15.mai.2011 - adaptado).
Analise as proposições abaixo sobre os efeitos do oxi no organismo dos seres humanos.
I. O enfisema pulmonar ocorre pela destruição dos tecidos pulmonares nos bronquíolos, local responsável pela troca do oxigênio por gases tóxicos presentes na fumaça inalada.
II. Os efeitos no sistema nervoso ocorrem pelo aumento da concentração de dopamina, um neurotransmissor, responsável pelas sensações de prazer e motivação.
III. As inflamações no fígado e rins ocorrem em função destes órgãos serem os locais responsáveis pela eliminação de toxinas do organismo.
IV. A diarreia ocorre em função da absorção pelo estômago dos resíduos combustíveis que são misturados a droga.
São corretas as afirmações:
A) I e II.
B) II e III.
C) I, II e III.
D) II, III e IV.
GABARITO
19-D
20-A
21-B
22-C
23-A
24-B
Comentários