BIOLOGIA [CESUPA]
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
19) Nos dias 26 a 28 de abril aconteceu, no Rio de Janeiro, o Arnold Classic Brasil 2013, um evento esportivo que leva o nome do ator e ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger, que esteve presente no evento. Segundo o presidente da IFBB-RS - Federação Gaúcha de Fisiculturismo e Body Fitness, “O fisiculturismo já está crescendo no Brasil e, com a vinda deste mega-evento, o número aumentará ainda mais. Pela avaliação da IFBB-RS, no mínimo dobraremos o número de atletas em nossos campeonatos”
(http://sgnh.com.br/arnold-classic-brasil-2013/ - adaptado).
A interação entre o exercício e a testosterona, um esteroide sexual, resulta em aumento da massa muscular, como evidenciado nos fisiculturistas. A testosterona promove o crescimento da musculatura por se ligar a certos receptores nas células e, com isso, altera a expressão gênica,
A) aumentando o risco de doenças do coração.
B) acelerando a atividade metabólica.
C) desencadeando a síntese proteica.
D) tornando os órgãos sexuais não funcionais.
20) Dezesseis anos depois da clonagem do primeiro mamífero, a ovelha Dolly, cientistas conseguiram, pela primeira vez, clonar um embrião humano em seus primeiros estágios de desenvolvimento para produzir células-tronco embrionárias, num avanço bastante significativo e há muito tempo esperado para o tratamento de lesões e doenças graves. Especialistas envolvidos no processo garantem que o objetivo não é clonar seres humanos, mas sim criar novas terapias personalizadas. Células da pele de um indivíduo foram colocadas em um óvulo previamente esvaziado de seu material genético e estimuladas a se desenvolver.
Quando atingiram a fase de blastocisto, as células-tronco embrionárias foram extraídas e os embriões destruídos (http://oglobo.globo.com/ciencia).
O blastocisto, utilizado para extração das células-tronco embrionárias, possui
A) massa externa de células multipotentes, o sinciotrofoblasto, capaz de se diferenciar em quase todos os tecidos do corpo, exceto placenta.
B) massa externa de células totipotentes, o embrioblasto, capaz de se diferenciar em todos os tecidos do corpo.
C) massa interna de células pluripotentes, o trofoblasto, capaz de se diferenciar em qualquer tipo de célula do corpo.
D) massa interna de células pluripotentes, o embrioblasto, capaz de se diferenciar em quase todos os tecidos do corpo, exceto placenta e anexos embrionários.
21)
Os organismos transgênicos são aqueles que:
A) possuem material genético com moléculas híbridas de DNA de diferentes tecidos.
B) tiveram genes de outro ser vivo inseridos em seu código genético.
C) surgiram de linhagens com grande variabilidade genética.
D) receberam segmentos isolados de outra molécula de RNA recombinante.
22) Uma questão central no debate sobre as mudanças climáticas globais é a possibilidade de se atribuir o aumento observado de temperatura às atividades antropogênicas e às emissões de gases de efeito estufa. Alguns cientistas afirmam que essas emissões, aliadas às profundas alterações no uso do solo, são os principais fatores responsáveis pelo aumento observado na temperatura das diversas regiões do planeta e, desse modo, fornecem evidências fortes de que as mudanças ambientais observadas nos últimos 100 anos são resultantes de uma complexa interrelação entre ações humanas e causas naturais. Portanto, supõe-se que esses mecanismos estejam alterando de forma contundente os ciclos biogeoquímicos e afetando o sistema climático do planeta. (http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br - adaptado).
Analise as proposições abaixo sobre a quantidade de carbono na atmosfera.
I. Alterações no uso do solo pela destruição das florestas diminui a assimilação fotossintética, levando ao aumento da concentração de CO2 na atmosfera.
II. O aumento na concentração de CO2 na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis é compensado totalmente pela assimilação fotossintética do carbono na biosfera.
III. O carbono na Terra ocorre essencialmente na forma de compostos inorgânicos e carbonatos ou sob a forma de gás (CO2) na atmosfera.
IV. O CO2 é o principal gás da atmosfera que reflete a radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra, impedindo que parte desta seja perdida para o espaço.
Estão corretas:
A) apenas I, IV.
B) apenas II, III.
C) apenas I, II.
D) apenas I, III, IV.
23) Os fungos basidiomicetos, como as orelhas-de-pau, desempenham papel fundamental na ciclagem de nutrientes, pois são capazes de degradar polímeros naturais encontrados na madeira. Esses fungos também estão sendo utilizados em pesquisas devido ao seu potencial de degradação de polímeros sintéticos, como o polietileno tereftalato (PET), presente nas “garrafas PETs”, material resistente à degradação natural. (www2.uea.edu.br, 28.dez.2012 - modificado).
Os basidiomicetos são caracterizados por um ciclo de vida com alternância de geração entre uma fase assexuada e outra sexuada. Nesta última ocorrem a plasmogamia e a cariogamia, que correspondem, respectivamente, à:
A) formação de hifas monocarióticas e formação de hifas dicarióticas.
B) formação de esporos diplóides e formação de esporos haplóides.
C) fusão do citoplasma e fusão dos núcleos.
D) fusão dos núcleos e formação de hifas dicarióticas.
24)
Nos seres humanos, a região do tubo neural que forma o encéfalo produz três dilatações durante o seu desenvolvimento. No indivíduo adulto, a dilatação que está relacionada com a percepção consciente, associação, pensamento, sendo a sede do aprendizado, memória e inteligência é:
A) Telencéfalo.
B) Dielencéfalo.
C) Metencéfalo.
D) Mielencéfalo.
GABARITO
19-C
20-D
21-B
22-A
23-C
24-A
Comentários