BIOLOGIA [CESUPA]
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
19)
A tirinha acima satiriza a técnica da Engenharia Genética que possibilita a transferência de genes de indivíduos de uma espécie para os de outra espécie. A referida técnica é responsável pela produção dos (I) , originados basicamente a partir de um processo em que sequências específicas de pares de bases da molécula de DNA são cortados, de uma forma controlada, por (II) que atuam como tesouras moleculares. O DNA plasmidial pode ser cortado e emendado em um outro segmento de uma molécula de DNA. O nome dado à técnica é (III) .
Completam corretamente as lacunas (I), (II) e (III), respectivamente:
A) Clones / polimerases do RNA / RNA recombinante
B) Híbridos / polimerases do DNA / DNA do plasmídeo
C) Transgênicos / enzimas de restrição / DNA recombinante
D) Mutantes / enzimas transgênicas / RNA mitocondrial
20) Uma equipe de designers sul-coreanos inventou um tipo especial de semáforo para pessoas daltônicas. O diferencial desse novo modelo de semáforo está no fato de que, além das cores, cada fase tem uma forma específica: o vermelho é um triângulo, o amarelo é um círculo e o verde um quadrado.
O invento acima ilustrado teria como objetivo auxiliar os indivíduos daltônicos no reconhecimento da sinalização luminosa do trânsito, pois o daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem geralmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica. Considerando-se que, na espécie humana, o daltonismo de origem genética é determinado por um gene recessivo ligado ao sexo, que pode ser representado por Xd é CORRETO afirmar que:
A) Os filhos do sexo masculino de uma mulher daltônica (homozigota) serão todos daltônicos, independente do genótipo do pai.
B) As filhas mulheres de um homem daltônico serão todas daltônicas, independente do genótipo da mãe.
C) As mulheres heterozigóticas para o daltonismo herdam o gene Xd exclusivamente do pai.
D) Os homens homozigóticos para o daltonismo recebem um gene Xd do pai e outro da mãe.
21)
A ilustração acima representa os anexos embrionários de um embrião humano, estruturas presentes, também, em embriões de répteis, aves e outros mamíferos, estando relacionados com a adaptação desses vertebrados ao ambiente terrestre. Os anexos embrionários são estruturas derivadas dos folhetos germinativos e que, com o desenvolvimento do embrião, atrofiam-se ou são expelidos por ocasião do nascimento. Sobre os anexos embrionários, é CORRETO afirmar que o(a)
A) Córion – ocorre apenas nos mamíferos e é formado pela união do âmnio e alantóide, do embrião, mais o endométrio materno.
B) Alantóide - é proveniente do pedúnculo embrionário. Atua como estrutura de comunicação entre o embrião e a placenta. Longo, mais ou menos cilíndrico, encerra três grossos vasos: uma veia e duas artérias.
C) Âmnio - é uma membrana que envolve completamente o embrião, delimitando a cavidade amniótica, que contém o líquido amniótico, cuja função é proteger o embrião.
D) Placenta - é uma membrana que envolve o embrião e todos os demais anexos embrionários, sendo o mais externo ao corpo do embrião.
22) O primeiro transplante multivisceral realizado no Brasil envolveu alguns órgãos como fígado, estômago, pâncreas e intestino delgado e mobilizou 15 médicos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento, ocorrido na madrugada do dia 4 de abril deste ano, consistiu na retirada, em bloco, de órgãos da região abdominal de um mesmo doador para a colocação em um receptor.
http://saudeweb.com.br/29239/hospital-albert-einstein-realiza-primeiro-transplante-multivisceral-do-brasil/ - adaptado.
O transplante multivisceral era necessário para que o organismo do receptor realizasse com eficiência as funções digestórias desempenhadas pelo fígado, estômago, pâncreas e intestino delgado. Assinale a alternativa que contém a função dos órgãos transplantados, respectivamente:
A) secreção da bile; hidrólise de proteínas; secreção de suco pancreático e absorção de nutrientes.
B) síntese de colesterol; secreção do suco gástrico; secreção de insulina; emulsificação de gorduras.
C) hidrólise de lipídeos; trituração do bolo alimentar; secreção de glucagon; absorção de água.
D) armazenamento de glicose; condução do bolo alimentar; secreção de suco entérico e absorção de nutrientes.
23) As andorinhas, assim como a maioria das aves, evoluíram para serem “máquinas voadoras”. Nestes animais, são atributos fundamentais que possibilitam o voo :
A) endotermia, penas, músculo peitoral e siringe.
B) asas, penas, glândula uropigiana e sacos aéreos.
C) ectotermia, asas, ossos pneumáticos e oviparidade.
D) penas, asas, ossos pneumáticos e músculo peitoral.
24) Leia a tira abaixo.
A umidade do ar, assim como a temperatura, influenciam a distribuição de espécies animais e vegetais, possibilitando a observação de diferenças entre a vegetação de regiões úmidas e secas. No Brasil, os biomas são caracterizados pelo tipo de vegetação em determinada região, em razão da diversidade climática, com destaque para a variação da umidade e temperatura, como relatado em:
A) A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente na região central brasileira, com árvores de médio e grande porte, formando uma floresta tropical fechada e densa, em razão do clima quente e úmido.
B) A Floresta Amazônica, tropical e densa, abrange a região norte brasileira, com clima quente e seco, que favorece formação vegetal com árvores de médio porte, como arbustos.
C) A vegetação do Cerrado apresenta árvores de médio porte com troncos retorcidos e secos, folhas grossas e raízes profundas, em razão do clima com estações marcadas por um longo período de seca e outro bem úmido.
D) A Caatinga é uma formação vegetal da região litorânea brasileira, marcada por pequenas árvores de troncos bem retorcidos e com poucas folhas, arbustos pequenos e cactáceos, adaptados ao clima semiárido e quente e à pouca disponibilidade de água.
25) As mitocôndrias, organelas membranosas encontradas no hialoplasma celular, contêm DNA próprio e podem ter sua carga genética analisada por técnicas que incluem o exame de DNA não convencional, capaz de indicar a mãe natural de qualquer indivíduo e, também, de revelar doenças genéticas transmitidas aos filhos. A herança mitocondrial materna pode ser explicada pelo fato de que:
A) Diferente do DNA nuclear, o DNA mitocondrial está sujeito a inúmeras mutações que podem provocar doenças de caráter congênito, transmitidas pela mãe, durante a formação do zigoto.
B) Na formação do zigoto, as mitocôndrias estão presentes no citoplasma do óvulo, enquanto o espermatozóide contribui apenas com o seu núcleo haplóide e um centríolo.
C) As mitocôndrias estão presentes no pronúcleo feminino, sendo repassadas ao embrião no momento da formação do zigoto.
D) As mitocôndrias apresentam DNA exclusivamente materno, com genes que apresentam uma herança holândrica, repassados ao embrião durante a fusão dos pronúcleos.
26) Ao contrário do que se pode pensar, vitaminas em excesso podem ser prejudiciais aos humanos. Pesquisadores americanos descobriram, por exemplo, que homens que tomam suplementos da vitamina E têm 17% mais chances de desenvolver câncer de próstata, em sete anos. Em geral, todas as vitaminas de que precisamos podem ser obtidas em quantidade suficiente com uma alimentação equilibrada (http://hypescience.com - adaptado). Sobre as vitaminas, é correto afirmar que
A) a vitamina A atua sobre a pele e as mucosas, prevenindo a calvice masculina e feminina.
B) a vitamina B2 (riboflavina) atua no metabolismo do colesterol e existe em todas as células animais e vegetais.
C) a vitamina D atua na prevenção da osteoporose e pode ser encontrada no óleo de fígado de peixes, laticínios e gema de ovo.
D) a vitamina E tem função antioxidante, favorecendo a absorção de oxigênio pelo cérebro e o equilíbrio do sistema nervoso.
27) Atualmente, tem sido utilizada uma técnica especial de fertilização in vitro para a seleção de embriões saudáveis e geneticamente compatíveis com irmãos portadores de doenças fatais. Um casal brasileiro espera sua segunda filha, selecionada, entre outros embriões, pela utilização do teste de compatibilidade. Considerado o primeiro caso de nascimento programável no país, ao nascer, a menina doará células do cordão umbilical a sua irmã, portadora de uma doença rara da medula óssea (Revista Veja, 12.out.2011, pp. 130-134 - adaptado). Nos programas de fertilização in vitro, a primeira etapa envolve o estímulo dos folículos ovarianos por meio de drogas injetáveis, para que ocorra a ovulação, seguida da aspiração dos ovócitos que serão fertilizados em laboratório. No momento da aspiração, os ovócitos ainda se encontram em processo de divisão celular, tendo em vista que
A) permanecem na metáfase I até a mulher atingir a puberdade.
B) estabilizam na prófase II até ocorrer a fecundação.
C) iniciam a divisão meiótica somente quando ocorre a ovulação.
D) completam a meiose II somente quando fecundados.
28) Muitos predadores e presas se utilizam de suas cores como uma estratégia de sobrevivência e, desta forma, executam com sucesso suas atividades, como nos exemplos a seguir:
I. O bicho-pau, um inseto encontrado nas regiões tropicais e subtropicais do mundo inteiro, é totalmente inofensivo e possui movimentos lentos. Por apresentar forma e cor semelhantes a galhos de árvores, pode passar horas paralisado, sem que seja notado.
II. Uma espécie de aranha (Myrmarachne plataleoides) imita o tamanho, cor, formato e, até mesmo, o comportamento de uma formiga agressiva e de gosto ruim, para se proteger e minimizar as chances de ser devorada por predadores.
III. Membros de uma família de anfíbio (Dendrobatidae) apresentam colorido intenso e produzem toxinas potentes que se encontram na pele. Algumas tribos indígenas da América do Sul utilizam estas toxinas na ponta das flechas para capturar pequenos animais. Os três exemplos tratam, respectivamente, das seguintes estratégias de defesa:
A) Mimetismo, mimetismo, camuflagem.
B) Camuflagem, mimetismo, coloração de advertência.
C) Camuflagem, camuflagem, mimetismo.
D) Mimetismo, camuflagem, coloração de advertência.
29) A Doença de Chagas, moléstia que causa hipertrofia de órgãos, principalmente o coração, está afetando a população paraense, na qual o número de casos e a taxa de mortalidade têm aumentado em relação ao ano passado. Os picos de registros coincidem com a safra do açaí, levando os especialistas a concluírem que há uma relação direta da incidência da doença com o consumo desse alimento, manipulado de maneira incorreta. (diariodopara.diarioonline.com.br, 19.out.2011 - adaptado). O aumento do número de casos da doença no Pará se deve, provavelmente:
A) À ingestão do açaí contaminado por fezes do Triatoma infestans contendo o Trypanossoma cruzi, contrariando as normas de manipulação de alimentos estabelecidas pela ANVISA.
B) À falta de condições de higiene nos locais de manipulação do alimento, favorecendo o contágio pelo Toxoplasma gondii.
C) Ao aumento da resistência do Balantidium coli às medidas profiláticas estabelecidas pelas secretarias de saúde.
D) À ingestão do suco de açaí contaminado com cistos de Giardia lamblia, decorrente da má qualidade da água utilizada na preparação do alimento.
30) O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfonóides, ductos, tecidos, capilares e vasos linfáticos que produzem e transportam a linfa dos tecidos para o sistema circulatório.
As proposições abaixo referem-se às funções interrelacionadas do sistema linfático.
I. Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais.
II. Absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório.
III. Produção de células imunes (linfócitos e monócitos) e células produtoras de anticorpos (plasmócitos).
Estão corretas apenas as afirmativas
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) I, II e III.
GABARITO
19-C
20-A
21-C
22-A
23-D
24-C
25-B
26-C
27-D
28-B
29-A
30-D
Comentários