BIOLOGIA [UPE]
BIOLOGIA I
01. Leia o texto abaixo:
História e variações do cuscuz
O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África Setentrional. Inicialmente, feito pelos mouros com arroz ou sorgo, o prato se espalhou pelo mundo no século XVI, sendo feito com milho americano. No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses na fase Colonial. Estava presente apenas nas mesas das famílias mais pobres e era a base da alimentação dos negros. Em São Paulo e Minas Gerais, o prato se transformou em uma refeição mais substancial, recheado com camarão, peixe ou frango e molho de tomate. No Nordeste, a massa de milho feita com fubá é temperada com sal, cozida no vapor e umedecida com leite de coco com ou sem açúcar. Fonte: www.mundolusiada.com.br/.../gas015_jun08.
01. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna. Delícias da culinária da nossa terra, o cuscuz feito de milho é rico em _________.
A) amido.
B) carotenoide.
C) cera.
D) glicogênio.
E) lipídio.
02. No planeta Terra, há aproximadamente quatro bilhões de anos, gerou-se a vida atendendo a seu imperativo autopoético em um universo que obedecia a leis termodinâmicas. A origem da vida se baseia em diferentes hipóteses. Assinale a afirmativa que correlaciona adequadamente a teoria relativa à origem dos seres vivos ao exemplo correspondente.
A) Teoria da Abiogênese - no século V a.C., o cientista grego Anaxágoras lançou a ideia de que a vida, dispersa sob a forma de sementes por todo o universo, havia pousado na Terra.
B) Teoria do Big Bang - “Ser uma entidade distinta do ambiente exige uma barreira à difusão livre. A necessidade de isolar um subsistema termodinamicamente é uma condição irredutível da vida. É o fechamento de uma membrana anfifílica de duas camadas, sob a forma de uma vesícula, que representa a transição clara da não-vida para a vida.” (Harold Morowitz)
C) Teoria da Biogênese - os seres vivos se originam a partir de outro pré-existente, sendo assim não podem surgir por outros mecanismos que não a reprodução. Assim Lewis Thomas destaca “O aparecimento dessas células, ... foi um grande acontecimento da evolução planetária, e levou diretamente, linhagem por linhagem, a nosso eu complexo, com o cérebro e tudo o mais.”
D) Teoria do Mundo de RNA - “Quando se espreme uma roupa de baixo suja, ...um fermento drenado da roupa e transformado pelo cheiro do cereal reveste o próprio trigo com sua pele e o transforma em camundongos...” (Jan Baptiste Van Helmont)
E) Teoria da Panspermia – segundo Gilbert, a reprodução e o metabolismo das primeiras formas de vida dependiam das atividades catalíticas e replicativas do RNA, e que tanto o DNA quanto as proteínas teriam assumido suas funções atuais posteriormente.
03. A figura abaixo representa um corte histológico de raiz de cebola, na qual estão enumeradas diferentes fases do ciclo celular.
Assinale a frase que identifica CORRETAMENTE a fase 5 (cinco) e a estrutura apontada com uma seta.
A) A interfase está subdividida nas fases S, G1 e G2. A estrutura apontada é o cloroplasto.
B) Na metáfase, os cromossomos estão alinhados na placa equatorial. A estrutura apontada é o cloroplasto.
C) Na metáfase, os cromossomos estão alinhados na placa equatorial. A estrutura apontada é a parede celular.
D) Na telófase, ocorre a descondensação dos cromossomos e a citocinese centrípeta. A estrutura apontada é o fragmoplasto.
E) Na telófase, ocorre a descondensação dos cromossomos e a citocinese centrífuga. A estrutura apontada é o fragmoplasto.
04. O quadro apresenta, na coluna I, os tipos de tecidos musculares e, na coluna II, seus esquemas; na coluna III, a forma das células, o número e a localização do núcleo e, na coluna IV, o tipo de contração. Associe CORRETAMENTE essas colunas.
Assinale a alternativa que contém a associação CORRETA.
A) 1 C I c / 2 A III b / 3 B II a.
B) 1 B I c / 2 A II b / 3 C III a.
C) 1 A II a / 2 B I c / 3 C III b.
D) 1 A III a / 2 C I c / 3 B II b.
E) 1 C II b / 2 B III a / 3 A I c.
05. Na música infantil Fui à Espanha, o caranguejo é comparado a um peixe, mas, enquanto este se caracteriza pela presença de vértebras, aquele não as possui e, ainda assim, pertencem a uma mesma categoria hierárquica na nomenclatura Zoológica.
Dessa forma, obrigatoriamente devem pertencer à (ao) mesma(o)
A) Classe.
B) Espécie.
C) Família.
D) Ordem.
E) Reino.
06. Muitos fungos são utilizados na produção de bebidas e no preparo de alimentos. O gênero Saccharomyces por exemplo, compreende inúmeras espécies, sendo uma das principais a levedura de cerveja. Sabe-se que o levedo de cerveja é um fermento inativo, resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja. É uma das fontes naturais de vitaminas do complexo B, de proteínas, fibras e vitaminas.
Tendo em vista o tema apresentado acima, analise as proposições abaixo:
I. O termo levedura é usado para nomear espécies de fungos unicelulares.
II. A Saccharomyces cerevisae é capaz de realizar fermentação alcoólica na presença de oxigênio, degradando o açúcar em álcool etílico e gás carbônico.
III. Leveduras se reproduzem assexuadamente por brotamento, em que ocorre uma projeção, separando-se depois da célula-mãe e originando um novo indivíduo.
IV. Leveduras são representantes dos zigomicetos que reúnem o maior número de espécies entre os fungos.
Somente está CORRETO o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.
07. As angiospermas compreendem uma ampla diversidade de plantas; os dois maiores grupos que as constituem correspondem às monocotiledôneas e às eudicotiledôneas, os quais são distintos por diversas características. O quadro mostra, de forma aletória, características que são observadas frequentemente em um ou outro grupo.
I. Raiz axial;
II. Pólen monoaperturado (possui um poro ou sulco)
III. Folhas com nervuras paralelas;
IV. Flores terâmeras ou pentâmeras;
V. Vasos de condução ordenados regularmente.
Assinale a alternativa que indica características que estão presentes apenas nas Monocotiledôneas.
A) I, II, III e IV.
B) II e III.
C) II, III e IV.
D) III, IV e V.
E) IV e V.
08.
Em gatos malhados, certas regiões do corpo apresentam coloração preta (XP)
ou amarelo-alaranjado (XA), relacionadas a genes presentes no
cromossomo X, entremeadas por áreas de pelos brancos, condicionadas pela ação
de genes autossômicos de caráter recessivo (bb). As fêmeas heterozigotas
apresentam três cores e recebem a denominação de cálico, enquanto os machos
possuem apenas duas cores. No Texas (EUA), ocorreu a clonagem de uma gatinha
cálico chamada Rainbow, e, para surpresa dos pesquisadores, o clone que deveria
ser idêntico à matriz apresentou um padrão de manchas diferentes da original.
Isso ficou conhecido como o caso Carbon Copy ou Copy Cat. A clonagem da gatinha
não foi bem sucedida devido à(ao)
A) adição de um cromossomo X em certo par, constituindo uma trissomia e elevando a homozigose; por isso, a clonagem de um cálico nunca resultará em um mesmo padrão.
B) deleção de determinada região do cromossomo X, causando um fenótipo diferente do esperado, visto Carbon Copy ter sido criada a partir de um óvulo que se misturou com o núcleo de Rainbow.
C) efeito pleiotrópico, no qual a ação do par de genes é responsável pela ocorrência simultânea de diversas
características que ativa os dois cromossomos X da fêmea, no caso de haver clonagem.
D) processo de inativação ao acaso de um dos cromossomos X da fêmea, relacionado a genes que aparecem em heterozigose, resultando em padrão de pelagem diferente, mesmo quando os indivíduos são geneticamente idênticos.
E) tipo de herança quantitativa, em que os genes possuem efeito aditivo e recebem o nome de poligenes. Assim, em cada gata, haverá um padrão de pelagem diferente, pois só funcionará um cromossomo X por indivíduo.
09. Uma das grandes preocupações atuais é a manutenção da biodiversidade, representada pela variedade de seres vivos existentes em determinado local ou na Terra. Em geral, a extinção de espécies é um processo natural e lento, no entanto a principal causa da extinção das espécies é, na atualidade, a atividade humana. Analise as afirmativas abaixo:
I. A diversidade da vida ao longo do tempo reflete as taxas de perdas e ganhos de novas espécies. A perda ocorrendo por extinção, e o ganho, por especiação. Assim, quando a taxa de especiação suplanta a de extinção em um táxon, a diversidade diminui neste. Quando a taxa de extinção supera a de especiação, a diversidade nele aumenta.
II. O ser humano sempre selecionou espécies mais disponíveis e rentáveis para a agricultura e pecuária, mas essa uniformidade é saudável, pois diminui a sensibilidade ao ataque de pragas e a mudanças climáticas. Assim, espécies selvagens funcionam como um “banco genético”, onde, por meio de enxertos e cruzamentos, são melhoradas as espécies domésticas e, até mesmo, salvas de extinção.
III. A destruição de habitats para ocupação humana, lavoura, pastagem, extração de recursos, exploração comercial excessiva, poluição e introdução de espécies exóticas são as principais causas para o aumento da atual taxa de extinção.
IV. Para proteger a biodiversidade, é necessário se preservar o meio-ambiente por meio de leis e do seu cumprimento, da promoção de campanhas educativas de respeito à natureza bem como da criação e manutenção de unidades de conservação, como parques nacionais e reservas biológicas. É preciso, também, combater a biopirataria, que envia seres vivos ao exterior para extração e pesquisa de medicamentos, cosméticos e outros produtos.
V. Quando uma espécie se extingue, libera espaço ecológico que pode ser explorado por outra espécie. Dessa forma, se ocorre extinção de um grupo taxonômico, irá haver a liberação de espaço, o que permitirá uma nova irradiação adaptativa de um grupo competidor.
Somente está CORRETO o que se afirma em
A) I e II.
B) I, III e IV.
C) II e III.
D) II e V.
E) III, IV e V.
10. Na tirinha, Calvin se reporta ao crocodilo (quadrinho 1), à camuflagem (quadrinho 2) e à predação (quadrinho 3). Embora saibamos que os crocodilos verdadeiros não vivem na Amazônia (quadrinho 1) e, sim, na África, podemos fazer um paralelo com nossos jacarés, distribuídos por todo o Brasil, que são predadores, embora também convivam em colaboração com aves que entram em sua boca e se alimentam, removendo detritos e sanguessugas das suas gengivas.
Na coluna à esquerda, estão relacionados alguns tipos de relação ecológica interespecíficos (representados por algarismos romanos) e de adaptações decorrentes da seleção natural (representadas por algarismos arábicos) e, na coluna à direita, as definições e/ou exemplos correspondentes (representadas(os) por letras).
Assinale a alternativa que mostra a CORRETA associação entre tipo de relação e/ou adaptação e seus respectivos exemplos.
A) I-A, II-B, III-C, IV-D, 1-E, 2-F, 3-G, 4-H
B) I-B, II-A, III-F, IV-H, 1-C, 2-D, 3-E, 4-G
C) I-C, II-D, III-E, IV-G, 1-A, 2-B, 3-F, 4-H
D) I-F, II-E, III-B, IV-D, 1-G, 2-H, 3-A, 4-C
E) I-F, II-C, III-H, IV-D, 1-E, 2-B, 3-G, 4-A
GABARITO
1. A
2. C
3. E
4. NULA
5. E
6. B
7. B
8. D
9. E
10. D
Comentários