CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFPEL]
Questão 05
O sistema de respiração branquial dos peixes funciona retirando oxigênio dissolvido na água, captando-o para o seu organismo por intermédio de seus filamentos branquiais, por difusão gasosa. O dióxido de carbono, proveniente do metabolismo, é eliminado para o meio externo também por intermédio dos filamentos branquiais. Tomando como base o texto acima, pode-se afirmar que:
a) o oxigênio entra na circulação dos peixes por meio dos capilares branquiais, dada a sua menor concentração no meio aquático.
b) o oxigênio entra na circulação dos peixes por meio dos capilares branquiais, dada a sua maior concentração no meio aquático.
c) o dióxido de carbono entra na circulação dos peixes por meio dos capilares branquiais, dada a sua maior concentração no meio aquático.
d) o dióxido de carbono sai da circulação dos peixes por meio dos capilares branquiais, dada a sua maior concentração no meio aquático.
e) para fins de respiração, tanto o dióxido de carbono como o oxigênio entram e saem do organismo do peixe, não necessariamente pelas brânquias, mas por qualquer região do corpo desse animal.
Questão 08
Um motor a explosão tem, como princípio básico de funcionamento, a reação de combustão de hidrocarbonetos (heptano), com a produção de dióxido de carbono, água e energia, conforme a reação completa, não balanceada, abaixo:
Conhecendo-se a cilindrada do motor, que
se refere ao volume dos cilindros (pistões) medido em cm3 e ao curso
do pistão, pode-se saber sua potência. Esses dados estão nas fichas técnicas
dos automóveis. De uma delas — referente a um carro popular — foram extraídas
duas informações: as cilindradas: 999 cm3 e a respectiva potência:
51,5 cv (37,9 kW).
De uma maneira geral, os motores que têm
cilindros de raio maior que o curso, são mais aptos para potências em altas
rotações, o que acontece nos carros esportivos ou de corrida. Em situação
inversa, temos os carros populares.
De acordo com todas essas informações,
analise as afirmativas abaixo:
I. Um carro popular tem raio do cilindro
menor que o seu curso.
II. Para desenvolver uma velocidade de 80
km/h, necessita-se de uma força de 1,7 kN (trabalhe com uma casa decimal e
obedeça as regras de arredondamento).
III. O motor funciona porque o combustível
sofre uma reação de oxidação exotérmica.
É(são) verdadeira(s):
a) apenas as afirmativas I e II.
b) todas as afirmativas.
c) apenas as afirmativas II e III.
d) apenas a afirmativa I.
e) apenas a afirmativa III.
Questão 09
Sabe-se há muito tempo que o metano é produzido naturalmente nos pântanos, por fermentação da matéria orgânica dos sedimentos, derivando daí seu antigo nome "gás dos pântanos". Atualmente, calcula-se que aproximadamente 70% do metano introduzido na atmosfera provém de fontes ligadas à atividade humana. Esse gás resulta principalmente da decomposição microbiana de matéria orgânica (bactérias metanogênicas), na ausência de oxigênio. Os pântanos, aterros sanitários, solos saturados com água e áreas irrigadas por inundação (lavouras de arroz) são os grandes produtores de metano.
Sobre o metano, pode-se afirmar que:
a) é um alcano obtido pela decomposição da matéria orgânica, oriunda da ação de bactéria aeróbicas.
b) é um hidrocarboneto obtido pela decomposição da matéria orgânica, oriunda da ação de bactérias anaeróbicas.
c) é um hidrocarboneto aromático obtido pela decomposição da matéria orgânica, oriunda da ação de bactérias anaeróbicas.
d) é um álcool obtido pela decomposição da matéria orgânica, oriunda da ação de bactérias anaeróbicas.
e) é um alceno obtido pela decomposição da matéria orgânica, oriunda da ação de bactérias aeróbicas.
Questão 11
Um carro de massa 1000kg, a 100km/h, precisa de pelo menos 5s para que o trabalho das forças frenantes consiga baixar até zero sua energia cinética. (Fiat: Fórmulas no Trânsito, p.06)
O gráfico abaixo mostra como varia a energia cinética com a velocidade.
Analise as afirmativas que seguem, trabalhando com uma casa decimal e obedecendo às regras de arredondamento:
I. A velocidade cuja energia cinética
corresponde à metade da inicial é 72 km/h.
II. Supondo que o carro pare em 5s, a
aceleração de frenagem é, em módulo, 5,6 m/s2.
III. Durante o processo de frenagem, a
distância percorrida foi de aproximadamente 6,9
m.
IV. A intensidade da força de atrito é
5900 N.
Estão corretas:
a) apenas as afirmativas I e II.
b) apenas as afirmativas II e III.
c) apenas as afirmativas I e IV.
d) apenas as afirmativas II, III e IV.
e) apenas as afirmativas I, III e IV.
Questão 14
Os automóveis podem ser equipados com um mecanismo de segurança, o air bag (almofada inflável). Quando ocorre uma forte colisão, com velocidades, em média, superiores a 22 km/h, o air bag é inflado com gás nitrogênio, produzido segundo as reações abaixo:
O mecanismo mostrado na figura é usado como sensor de colisão do veículo. Quando o carro desacelera bruscamente, em uma colisão, a bola de aço empurra a extremidade superior da alavanca. Esse empurrão supera o efeito da mola de contrapressão, a alavanca se desloca no sentido horário, sobre um pivô, liberando o rolo, que irá atingir uma espoleta. Essa espoleta causa a combustão das substâncias químicas, e, dentro de quatro centésimos de segundo após a colisão, o air bag está completamente inflado.
Com base no texto, analise as afirmativas que seguem.
I. O air bag é projetado para funcionar até mesmo numa freada muito forte.
II. Durante a colisão frontal, a inércia conserva o movimento da bola de aço para a frente.
III. Os produtos da reação ( 2 ) para produção do nitrogênio, são o nitrato de potássio e os óxidos ácidos de sódio e potássio.
Está(estão) correta(s):
a) somente as afirmativas I e III.
b) somente a afirmativa II.
c) somente as afirmativas II e III.
d) somente as afirmativas I e II.
e) todas as afirmativas.
Questão 15
Os gêiseres são fontes de águas aquecidas por camadas de rochas mais profundas, de natureza vulcânica, apresentando, periodicamente, erupções. Na Islândia, o calor produzido pelos gêiseres é aproveitado para o aquecimento de estufas — onde são cultivados até produtos tropicais — e também para o aquecimento doméstico.
A água dos gêiseres é lançada em jatos, a metros de altura, devido à grande diferença de pressão, que eleva o ponto de _____________, e ao grande aquecimento provocado _______________ . Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
a) ebulição; pelo magma
b) evaporação; pela hidrosfera
c) fusão; pela hidrosfera
d) condensação; pelo magma
e) sublimação; pela hidrosfera
Questão 16
A transmissão de impulsos nervosos se deve à variação da permeabilidade da membrana plasmática, ou seja, da entrada de sódio e saída de potássio do interior da célula nervosa. Um caso de transporte ativo bem conhecido é o bombeamento de íons de sódio (Na+) e potássio (K+), através de membranas celulares. Com a participação ativa de proteínas da membrana, que atuam como bombas iônicas, a célula mantém uma concentração de íon potássio maior no meio intracelular. O inverso ocorre com a concentração dos íons sódio. Ao receber o estímulo nervoso, a membrana do neurônio, tornando-se mais permeável ao sódio, ao longo do axônio, inverte as cargas ao seu redor, o que faz com que a superfície externa se mantenha carregada negativamente, em relação ao meio intracelular, gerando o impulso nervoso que se propaga ao longo do axônio. (Adaptado - AMABIS & MARTHO. Biologia das Células. 2º grau. Ed. Moderna, 1994; LOPES, Sônia. Biologia. Vol.01. 2º grau,1992)
Analise as afirmativas abaixo:
I. Entre o meio intracelular e a superfície externa da membrana do axônio, surge uma diferença de potencial, que gera um campo elétrico, o que resulta na propagação do impulso nervoso no sentido dendrito/axônio.
II. Como na zona de encontro entre dois neurônios (sinapses) há fusão entre as membranas celulares desses neurônios, o impulso elétrico é transmitido independentemente dos mediadores químicos existentes no interior do citoplasma e da diferença de potencial, no interior do axônio.
III. A variação da permeabilidade tratada no texto pode acontecer nos dois sentidos da membrana, de fora para dentro e vice-versa, tanto para o sódio como para o potássio, mantendo-se constante o potencial elétrico, ao longo da transmissão do impulso nervoso.
Está(estão) correta(s):
a) as afirmativas I e III.
b) somente a afirmativa I.
c) somente a afirmativa III.
d) as afirmativas I e II.
e) as afirmativas II e III.
As questões 17, 18 e 19 referem-se ao texto a seguir:
O projeto Genoma Humano sempre mereceu metáforas grandiosas.(...) O término do monumental esforço científico para seqüenciar os 3,1 bilhões de pares de "letras" químicas que compõem o DNA humano, anunciado com pompa em Washington, é realmente comparável aos grandes eventos que deram novos rumos à história da humanidade. Nosso código genético é agora um livro aberto à leitura de todos os interessados. (...) (Treich, D.H. Genoma — o que ele tem a ver com sua vida. In: Revista Veja, 05/07/2000)
Questão 17
As "letras" químicas referidas no texto são:
a) A (adenina), U (uracila), C (citosina) e G (guanina), as quatro bases nitrogenadas que, associadas a fosfatos e pentoses, formam os ácidos nucléicos.
b) A (adenina), T (timina), C (citosina) e G (guanina), as quatro bases nitrogenadas que, associadas a fosfatos e desoxirriboses, formam a molécula de DNA.
c) A (adenina), T (timina), C (citosina) e G (guanina), os quatro aminoácidos essenciais na síntese da proteína.
d) A (adenina), T (timina), U (uracila), C (citosina) e G (guanina), as cinco bases nitrogenadas que, associadas a fosfatos e desoxirriboses, formam a molécula de DNA.
e) A (adenina) e G (guanina), com uma cadeia homogênea na sua estrutura, que, associadas a fosfatos e pentoses, formam os ácidos nucléicos.
Questão 19
O objetivo do Projeto Genoma Humano é determinar a seqüência de bases do DNA humano. A respeito do DNA, é correto afirmar que:
a) é uma molécula com formato de dupla hélice, encontrada no núcleo das células, e sua importância reside no fato de que ela carrega os genes.
b) é uma molécula formada por cinco anéis aromáticos, encontrada no meio intracelular, e sua importância reside no fato de que é formada pelos cromossomos.
c) é uma molécula constituída de bases nitrogenadas alifáticas, ácido fosforoso e um açúcar, encontrada no sangue, e sua importância reside no fato de que é utilizada em exames de determinação de paternidade.
d) é uma molécula com formato de fita simples, encontrada somente no sangue, e sua importância reside no fato de que ela forma os cromossomos.
e) é uma molécula com formato de dupla hélice, encontrada no núcleo das células, e sua importância reside no fato de que é composta por proteínas essenciais para o desenvolvimento celular.
Questão 23
A água pura não pode manter organismos vivos em seu interior durante muito tempo, ao contrário das águas naturais, que são ricas em substâncias gasosas e líquidas. Entre esses gases, destacam-se o oxigênio e o dióxido de carbono. Outras matérias de grande importância são os nitratos, sulfatos, cloretos e fosfatos, além de minerais, como sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio. Nas águas pobres
em cálcio, ficou comprovado que não sobrevivem caracóis nem outros moluscos aquáticos.(...) (Revista Superinteressante, dezembro 1993, p.22)
O texto faz referência à presença de vida na água, devido ao fato de ela apresentar, em solução, uma mistura de substância simples ____, ânions monovalentes ______ e cátions bivalentes ______, sendo o cálcio indispensável para os moluscos sintetizarem __________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
a) (CO2); (cálcio e magnésio); (nitrato e cloreto); o
exoesqueleto
b) (O2); (nitrato e cloreto); (sódio e potássio); o
exoesqueleto
c) (CO2); (cálcio e magnésio); (sódio e potássio); a concha
d) (O2) ; (nitrato e cloreto) ; (sódio e potássio) ; a concha
e) (O2);(nitrato e cloreto);(cálcio e magnésio); a concha
GABARITO
05.B
08.B
09.B
11.A
14.B
15.A
16.B
17.B
19.A
23.E
Comentários