CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFRB]

[ASSINALE A SOMA DAS ALTERNATIVAS CORRETAS]
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

Ciências Naturais – QUESTÕES de 11 a 30
Questão 11
No século XVII, existiam na Bahia 174 engenhos de açúcar, segundo Wanderley de Pinho, e, no século XVIII, o número de engenhos subiu para 1 200, boa parte deles localizados no Recôncavo. A vida nesses engenhos e a exploração do açúcar deixaram um traço muito significativo na economia do Recôncavo. A colheita de cana é feita depois da planta queimada. As máquinas colheitadeiras operam apenas em terrenos com até 12º de inclinação. O óleo de dendê é o campeão das exportações e importações mundiais de óleo, pois os países produtores não são os mesmos consumidores, como é o caso do óleo de soja. O consumo de carne era pequeno, vez que os portugueses preferiam a carne suína e o peixe como alimento, o que contribuiu de certa forma para uma proliferação acentuada do efetivo bovino. Um tipo de pecuária mais moderna também vem avançando em Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e no Recôncavo norte, voltada principalmente para a produção de leite. Aliás, a única usina de leite tipo A existente no Estado está localizada no Recôncavo. (MENDONÇA, 2008).
Com base em conhecimentos científicos, uma análise da diversidade da agricultura e da agroindústria do Recôncavo permite afirmar:
(01) A fuligem produzida na queima da cana eleva-se devido ao processo de convecção térmica.
(02) A intensidade da força de reação normal aplicada em uma máquina colheitadeira que sobe aceleradamente uma estrada inclinada de 12º em relação à horizontal é igual ao peso da máquina.
(04) O óleo de dendê é constituído principalmente por ésteres.
(08) Os óleos e as gorduras são restringidos nas dietas de emagrecimento, entre outros fatores, por serem mais calóricos do que as proteínas.
(16) O consumo preferencial de carne suína e de peixe resultou no aumento considerável do potencial biótico dos bovinos.
(32) A variação de temperatura, em módulo, na pasteurização do leite que foi aquecido a 74,0ºC, durante 18s, e resfriado imediatamente, até 4,0ºC, é de 126,0ºF.

QUESTÕES 12 e 13
O gasoduto que a estatal Bahiagás está construindo entre o município de Candeias, na Grande Salvador, e Feira de Santana é a peça que faltava para tornar viável o florescimento do Polo Cerâmico do Recôncavo. Ao gás e à argila, acrescentam-se outros fatores favoráveis, como a completa infraestrutura, incluindo os portos de Salvador e Aratu. Segundo a assessoria da CBPM, o governo baiano imagina um polo, constituído por “empresas de grande porte e tecnologia avançada”, atuando principalmente no ramo cerâmico que mais agrega valor, o das peças claras, de onde procedem as louças sanitária e elétrica. Dentre as características físicas das placas cerâmicas, tem-se a absorção de água e a resistência ao gretamento — fissuras da superfície esmaltada. A absorção de água tem influência direta sobre outras propriedades do produto, a exemplo da resistência mecânica, que é tanto maior quanto mais baixa for a absorção. As não conformidades encontradas no ensaio de Resistência ao Ataque Químico, onde é simulada a utilização de produtos de limpeza (amoníaco, cloro e produtos ácidos), sobre o revestimento, estão relacionadas à composição do esmalte. (VALVERDE, 2008).
Questão 12
Em referência às propriedades da cerâmica e dos materiais envolvidos em sua utilização, são verdadeiras as proposições:
(01) A cerâmica utilizada na fabricação de louças para instalações elétricas tem resistividade elétrica muito pequena.
(02) A resistência mecânica é uma propriedade funcional da matéria.
(04) As placas cerâmicas de maior resistência mecânica tornam os revestimentos menos suscetíveis à contaminação por bactérias e fungos.
(08) A argamassa é uma substância simples que é alótropa da argila.
(16) O gretamento da cerâmica ocorre porque o esmalte dilata menos do que a massa.

Questão 13
Sobre a produção, o transporte e a utilização da cerâmica, é correto considerar:
(01) A habilidade manual, expressa na fabricação de peças de cerâmica, é uma aquisição adaptativa, associada à condição bípede no processo de evolução da espécie Homo sapiens.
(02) A percepção humana das características da cerâmica depende de reações em células sensoriais independentemente do sistema nervoso central.
(04) O princípio de funcionamento de uma prensa hidráulica utilizada no preparo da cerâmica é o mesmo do freio hidráulico de um veículo automotor.
(08) A força normal exercida pelo revestimento cerâmico de uma garagem e o peso do veículo constituem um par ação-reação da terceira lei da mecânica newtoniana.
(16) O módulo da tração T no cabo de um guindaste que opera no porto de Aratu, levantando uma carga de massa m com aceleração a, é determinado pela relação T = m(a+g), sendo g o módulo da aceleração da gravidade local.
(32) As substâncias de limpeza utilizadas em ensaios de Resistência ao Ataque Químico, em meio aquoso — como amoníaco e hipoclorito de sódio —, são ácidos fortes que possuem ligações apolares.

Questão 14
Com base na análise das ilustrações e em conhecimentos sobre os métodos de estudo do material genético, é correto afirmar:
(01) Uma lupa fornece a imagem de um mapa genético ampliada e direita, quando o mapa se encontra entre o foco e o centro óptico da lente.
(02) O princípio da complementaridade entre bases nitrogenadas se aplica aos processos genéticos básicos — replicação, transcrição e tradução.
(04) As figuras de difração que ajudaram a revelar a estrutura do DNA foram obtidas utilizando-se micro-ondas.
(08) As forças de Van der Waals mantêm unidos, na estrutura do DNA, a desoxirribose e o fosfato.
(16) O padrão de bandas do DNA, obtido a partir de eletroforese, representa a “impressão digital” molecular própria de cada indivíduo.

Questão 15
A Biotecnologia consiste em usar organismos vivos para produzir materiais de interesse para a sociedade. Atualmente, no entanto, o uso da palavra “biotecnologia” inclui a manipulação das características genéticas de uma espécie, visando obter novas características desejadas. Essa técnica de manipulação se desenvolveu a partir da década de 1970 e consiste essencialmente em isolar um segmento de DNA de uma certa espécie e inseri-lo no DNA de outra espécie. O termo mais comum para esse procedimento é “Engenharia Genética” ou “técnica do DNA recombinante”. Essa tecnologia foi usada, com sucesso, para produzir insulina humana em “fábricas bacterianas”, conforme esquematizado na ilustração. (PERUZZO; CANTO, 2003, p. 218).
A partir da análise do texto e da ilustração e com base em conhecimentos das Ciências Naturais, é correto afirmar:
(01) A possibilidade de a bactéria expressar informações contidas em moléculas de DNA recombinante reflete a universalidade do código genético.
(02) A insulina, que estimula a captação da glicose pela maioria das células, apresenta, na estrutura molecular, ligações covalentes entre ácido carboxílico e amina.
(04) A expressão de um gene eucariótico em bactérias ocorre na ausência de sequência promotora no plasmídio recombinante.
(08) A síntese de insulina em células humanas ocorre no retículo endoplasmático rugoso, obedecendo a uma rota de exportação.
(16) A insulina, quando aquecida com soluções aquosas de ácidos ou de bases, é hidrolisada.
(32) Um microscópio eletrônico constituído de bobinas — lentes eletromagnéticas —, utilizado para observar bactérias com cópias do DNA recombinante, funciona desviando feixes de elétrons submetidos a campos magnéticos.
(64) O aumento linear transversal de um microscópio óptico composto, utilizado na observação de células bacterianas transformadas, é determinado pela soma do aumento linear transversal da objetiva mais o aumento linear transversal da ocular.

Questão 16
EUA vão testar terapia de DNA contra a hemofilia.
Nos portadores de hemofilia tipo B — a variedade contra a qual a nova terapia de DNA foi criada —, uma mutação impede a produção do “fator IX”, uma proteína fundamental para a coagulação sanguínea. Estima-se que uma em cada 30 mil pessoas do sexo masculino em todo o mundo seja portadora dessa variedade de hemofilia. Essa doença é bastante rara no sexo feminino, exatamente por sua característica genética — o gene está no cromossomo X e se comporta como recessivo. (GERAQUE, 2008, p. A15).
Sobre aspectos da fisiologia, da hereditariedade e do controle da hemofilia, pode-se afirmar:
(01) A taxa de ocorrência de hemofilia tipo B, em pessoas do sexo masculino no mundo, é de aproximadamente 0,003%.
(02) A deficiência de coagulação em indivíduos hemofílicos se concretiza na impossibilidade de converter o fibrinogênio em fibrina.
(04) O sangue é uma mistura que apresenta tampões resistentes a pequenas variações de pH.
(08) Um casal em que o homem é hemofílico e a mulher é normal transmitirá o gene associado à hemofilia a todos os filhos do sexo masculino.
(16) A seleção de sangue para a transfusão deve considerar, entre outros fatores, a compatibilidade doador-receptor para o sistema ABO.
(32) A equação

que representa o equilíbrio químico que ocorre no sangue, revela que o aumento da concentração de CO2 provoca redução do pH do meio sanguíneo.
(64) A terapia gênica em células somáticas de hemofílicos adultos se configura como uma alternativa
de prevenção primária, reduzindo a probabilidade de nascimento de indivíduos com essa alteração genética.

Questão 17
O bafômetro é um aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool etílico na corrente sanguínea. A quantidade de álcool presente no ar expirado é proporcional à quantidade de álcool presente no sangue, e a intensidade de corrente elétrica registrada pelo bafômetro é proporcional à quantidade de álcool que reage. Os bafômetros mais modernos funcionam como pilhas de combustível, de acordo com as semi-reações representadas:
(USBERCO; SALVADOR, 2007, p. 234).
Princípios físicos, químicos e biológicos estão envolvidos na construção e no funcionamento do bafômetro.
A partir desses princípios, é correto afirmar:
(01) A estreita relação, evolutivamente construída, entre os sistemas circulatório e respiratório constitui uma interação fisiológica que sustenta o uso do bafômetro como indicador do índice de álcool no organismo humano.
(02) O álcool presente na circulação sanguínea é parcialmente de origem exógena e parcialmente de origem endógena, como produto intermediário de processos bioenergéticos em células humanas.
(04) A absorção do álcool, por difusão, pelas células das mucosas do sistema digestório está associada à organização molecular da membrana plasmática.
(08) O álcool atua como agente redutor do oxigênio do ar, na reação que ocorre nos bafômetros modernos.
(16) O aldeído acético é produzido pela oxidação do álcool no interior do bafômetro moderno.
(32) A partir da oxidação de 1 mol de álcool etílico, são produzidas 1,204 .1024 moléculas de água.
(64) O sentido convencional da corrente elétrica que flui no interior do bafômetro é o mesmo do movimento dos elétrons liberados na reação.

Questão 18
Água correndo é sinal de fartura, de vida. Sabe bem disso quem convive diariamente com a seca [...].
Uma nova tecnologia, inspirada em técnicas milenares de captação de água da chuva, está contribuindo para mudar a paisagem [...]. Pequenas barragens foram construídas para represar água da chuva, aproveitando a configuração do terreno, onde se forma uma lama fértil que permite o crescimento da vegetação. 
[...]
As barraginhas são construídas no formato de meia lua, com 15,0m de diâmetro por 1,5m a 2,0m de profundidade.
[...] Uma outra tecnologia para armazenamento de água é o Lago de Múltiplo Uso. Na parte mais alta, são instalados os lagos mestres e, com a ajuda da gravidade, a água é distribuída a lagos menores que abastecem os campos experimentais [...]. (FAGUNDES, 2007/2008, p. 20-22).
Técnicas utilizadas para captação de água da chuva nas barraginhas e nos Lagos de
Múltiplo Uso estão fundamentadas em conhecimentos científicos que permitem afirmar:
(01) A captação de água de chuva é um fenômeno químico que representa uma transformação da matéria.
(02) A manutenção do nível de água nas barraginhas depende, entre outros fatores, dos processos de evaporação e de condensação.
(04) A dependência das plantas como fonte primária do alimento — produto inerente à sustentabilidade da vida — deve orientar o comportamento do homem na utilização de recursos da natureza.
(08) O trabalho realizado para levar a água dos lagos mestres até os lagos menores depende do caminho percorrido pela água, desprezando-se os efeitos de forças dissipativas.
(16) A pressão total na base da barraginha, com profundidade de 2,0m, situada ao nível do mar é aproximadamente igual a 1,2.105Pa, considerando-se a densidade absoluta da água 1,0g/cm3, a pressão atmosférica, 1,0.105Pa, e o módulo da aceleração da gravidade local, 10,0m/s2.

Questão 19
Cachoeira é um município brasileiro do Estado da Bahia e está localizado na
microrregião de Santo Antônio de Jesus. Já foi conhecida pelo apelido de “Meca
da Bahia”, pela forte influência malê na cidade. [...]
O desenvolvimento do cultivo de cana-de-açúcar, da mineração de ouro no rio das Contas e a intensificação do tráfego pelas estradas reais e da navegação do rio Paraguaçu colaboraram para o rápido desenvolvimento econômico da região a partir do século XVIII.
[...]
Dentre as atrações turísticas de Cachoeira, se destacam a Ponte Imperial D. Pedro II e o rio Paraguaçu. (CACHOEIRA..., 2008).
Com base nas informações do texto e em conhecimentos de Química, Física e Biologia, é correto afirmar:
(01) A importação de mão de obra para o desenvolvimento econômico da região favoreceu um aumento no fluxo gênico com repercussões na composição genética da população nativa.
(02) O ouro, na mineração, é dissolvido no mercúrio, formando uma mistura homogênea.
(04) O processo de filtração simples é utilizado, na mineração, para separar o ouro da areia.
(08) Um barco que desenvolvesse velocidade constante de 27,0km/h, navegando no rio Paraguaçu contra uma correnteza de 2,5m/s, percorreria uma distância de 30,0km, em relação às margens, no intervalo de 1h e 40min.
(16) A razão entre o comprimento final e o inicial de uma linha férrea da Ponte Imperial D. Pedro II, quando a temperatura aumentar de θ0 para θ, é determinada pela relação (1 − αΔθ), sendo α o coeficiente de dilatação linear do trilho.

Questão 20
Pedra do Cavalo é uma barragem do rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina, localizada a cerca de 2km das sedes dos municípios de Cachoeira e São Félix e a 140km de Salvador, no Estado da Bahia. [...]
A usina hidrelétrica Pedra do Cavalo funciona através do aproveitamento da reserva dessa barragem. A água passa por dois condutos [...] e é levada até a casa de força. A água passa pela turbina, produzindo movimento de rotação que é transmitido para o gerador. A energia elétrica é distribuída por meio de cabos até os centros consumidores. (A BARRAGEM de..., 2008).
Considerando-se essas informações e conhecimentos científicos a elas associados, é correto afirmar:
(01) A corrente elétrica produzida na usina hidrelétrica é contínua, com intensidade constante.
(02) A água represada nas barragens de uma usina hidrelétrica tem como finalidade promover conversão de energia potencial gravitacional em energia cinética de rotação.
(04) O movimento relativo entre as bobinas e as linhas de indução do campo magnético no interior do gerador assegura a geração de energia elétrica.
(08) A energia elétrica deve ser transmitida com corrente de baixa intensidade e alta voltagem, para reduzir as perdas, por efeito Joule, nos fios transportadores.
(16) As ligações de hidrogênio conferem à água uma tensão superficial superior à de líquidos que possuem interações moleculares do tipo dipolo-dipolo.
(32) A quantidade de calor necessária para vaporizar 5,0 mol de H2O é 220,0kJ, a 25,0°C, sendo a entalpia de vaporização de 1,0 mol de H2O igual a 44,0kJ/mol, à mesma temperatura.
(64) A criação de viveiros de mudas associada à construção e ao funcionamento de barragens no Semiárido garante a manutenção da biodiversidade da região.

Questão 21
Em 1948, o químico suíço Paul Müller (1899-1965) recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta de propriedades inseticidas da substância diclorodifeniltricloroetano (C14H9Cl5). O pesticida organoclorado, que ficaria conhecido como DDT, foi largamente empregado no combate a insetos transmissores de malária e peste bubônica — doenças fatais que haviam proliferado assustadoramente após a Segunda Guerra Mundial. [...]
[...]
Sabe-se hoje que a contaminação pelo DDT pode ocorrer por inalação, ingestão ou contato com a pele. No ambiente, pode ser encontrado na água, no ar, no solo, nas frutas e verduras e nos animais.
[...] Os principais danos causados ao organismo humano são reações alérgicas, queda de resistência imunológica, lesões no fígado e nos rins, atrofia nos testículos, esterilidade masculina e desenvolvimento de tumores, entre outros. (SANTOS; MÓL (Coord.), 2005, p. 208-209).
Sobre as relações referidas no texto, a estrutura e a utilização do DDT e as consequências
da exposição ao produto, são considerações verdadeiras:
(01) O diclorodifeniltricloroetano, C14H9Cl5, é um haleto orgânico insaturado, que apresenta ligações covalentes.
(02) Uma mistura gasosa que contém DDT em uma embalagem tipo spray, quando liberada rapidamente, expande-se mantendo a temperatura constante.
(04) O DDT se concentra nas cascas das frutas por ser um composto orgânico alicíclico.
(08) O ciclo biológico do patógeno da malária envolve, necessariamente, a relação trófica de um anofelino com o homem.
(16) Espécies de dois reinos distintos estão incluídas no grave problema da malária.
(32) A geração de imagens de tumores e órgãos danificados por exposição a substâncias tóxicas,
utilizando-se a ultra-sonografia — técnica de obtenção de imagens com ondas sonoras de alta frequência e seus ecos —, tem alicerce nos fenômenos ondulatórios da refração e da reflexão.

Questão 22
As sugestões apresentadas fundamentam-se em conceitos e princípios das Ciências Naturais que permitem considerar o seguinte:
(01) Estratégias reprodutivas em angiospermas respondem a diferenças sazonais que incluem a disponibilidade de biopolinizadores.
(02) As frutas e os legumes encerados para melhorar a aparência e a conservação brilham, porque refletem os raios de luz incidentes.
(04) A concentração da solução de lavagem das frutas é de 40000ppm, quando se utiliza uma colher que contém 10,0mL de vinagre.
(08) O C2H4O2, substância responsável pelo sabor azedo do vinagre, é um ácido inorgânico poliprótico.
(16) A recomendação de retirar a gordura de carnes e a pele de aves deve-se à tendência que os agrotóxicos têm de, nesses tecidos, se converterem em colesterol, substância tóxica às células.
(32) A faca afiada descasca as frutas facilmente, porque a sua superfície cortante aumenta a força aplicada para retirar a casca.

Questão 23
Polímeros que emitem luz geram tecnologia concorrente ao cristal líquido. Essa tecnologia utiliza os “LEDs poliméricos e os LEDs de material orgânico”. Os LEDs orgânicos são produzidos a partir de moléculas que contêm íons de terras raras, e os poliméricos podem ser feitos com silício. [...] O LED — sigla em inglês para “diodo emissor de luz” — é formado por dois eletrodos que conduzem eletricidade, sendo um deles transparente para que a luz possa sair. Entre esses dois eletrodos se coloca um material de potencial elétrico, que gera luz. [...] Para um LED ser eficiente é preciso injetar carga elétrica nos dois eletrodos. As cargas são injetadas utilizando-se um novo tipo de material, chamado ionômero — um polímero mil vezes mais fino do que um fio de cabelo — e que contém eletricidade suficiente para garantir a eficiência desejada.
[...]
Outra área em que os LEDs poliméricos podem ser empregados é na iluminação, na substituição das lâmpadas fluorescentes que têm o inconveniente de poluir o ambiente por conter mercúrio em sua composição. Isso torna o seu descarte um processo bastante caro e problemático, porque dificilmente se encontra uma destinação apropriada para esse mercúrio. (LOT, 2008, p. 42-43).
Com base na produção e utilização dos LEDs e considerando-se os conhecimentos das Ciências Naturais, pode-se afirmar:
(01) Os LEDs poliméricos são macromoléculas formadas por unidades monoméricas.
(02) Os lantanídeos, elementos químicos antigamente chamados de “terras raras”, possuem propriedades semelhantes e pertencem a um mesmo grupo da Tabela Periódica.
(04) A luz vermelha que fica acesa em “stand by” nos aparelhos eletroeletrônicos é, predominantemente, a radiação infravermelha emitida pelos LEDs.
(08) O material colocado entre eletrodos de LEDs para gerar luz é um receptor elétrico.
(16) O diâmetro de um ionômero é da ordem de 10−5m.
(32) O descarte e o uso inapropriado do lixo contendo mercúrio, contaminando comunidades, podem resultar em um efeito de magnificação trófica.

Questão 24
Estudando o Recôncavo Baiano, pesquisadores da UFBA notaram que o spray marinho diminui a possibilidade de formação de chuva ácida — chuva com pH entre 2,0 e 4,0. Eles verificaram que o pH das chuvas no Recôncavo varia, em média, de 4,8 a 5,3.
[...]
Assim como o spray marinho, a brisa também ajuda a dispersar a poluição e acaba diminuindo a concentração de poluentes, nas cidades litorâneas. (MASCARENHAS, 2008, p. 33).
Uma análise científica do texto e da ilustração permite afirmar:
(01) A purificação do ar com absorção de partículas poluentes pelas partículas do “salitre” decorre de colisões elásticas.
(02) A quantidade de movimento antes e depois dos choques entre as partículas de “salitre” e as de poluentes se mantém constante.
(04) O spray marinho é uma dispersão coloidal, considerando-se o tamanho das partículas dispersas no ar atmosférico.
(08) Os pesquisadores concluíram que o spray marinho deixa a concentração hidrogeniônica do ar do Recôncavo em aproximadamente 1,0.10−4mol/L.
(16) A brisa desloca o spray marinho da terra para o mar, durante o dia, e do mar para a terra, durante a noite, favorecendo uma baixa concentração desse spray na faixa litorânea.
(32) A poluição do ar afetando as condições fisiológicas dos alvéolos pulmonares, que envolvem uma estrutura vascularizada e permeável, compromete as trocas gasosas.

Questão 25
O dióxido de carbono, CO2, emitido por atividades humanas tem tornado a água dos oceanos tão ácida que ela está corroendo conchas e esqueletos de estrelas-do-mar, corais, moluscos e outros organismos marinhos, dizem cientistas. (MAIS ÁCIDA por causa..., 2008, p. A15).
Com base nessas informações e em conhecimentos das Ciências Naturais, é correto afirmar:
(01) O CO2 é um óxido neutro que forma um ácido forte quando dissolvido na água do mar.
(02) O pH da água do oceano é menor que 7 em função do aumento da concentração de H3O+(aq).
(04) A intensificação da emissão de CO2 na atmosfera terrestre favorece a redução da densidade absoluta da água do mar.
(08) O valor elevado da capacidade térmica dos oceanos dificulta a ocorrência de variações bruscas de temperatura nas cidades litorâneas.
(16) O efeito da acidificação dos oceanos é restrito aos invertebrados marinhos, únicos organismos sensíveis a variações de pH.

Questão 26
Duas proteínas do fungo Maniliophtha perniciosa que levam as plantas de cacau a sofrer necrose, morrer e adquirir o aspecto de vassouras velhas, podem se tornar novas armas contra as ervas daninhas. “As duas proteínas têm perfis semelhantes de ação e podem dar origem a herbicidas muito eficientes”, afirma um pesquisador da Unicamp. Essas moléculas são parte do “feitiço” da vassoura-de-bruxa e atacam especificamente plantas do grupo das dicotiledôneas, que acarretam grandes prejuízos econômicos aos produtores. O glifosato, o herbicida não seletivo mais utilizado no mundo, atualmente só se mostra eficiente contra monocotiledôneas. Segundo esse pesquisador, o resultado do uso intensivo dessa substância foi a seleção de ervas daninhas resistentes a ela. Assim, o controle das ervas daninhas dicotiledôneas, em geral, requer o uso de herbicidas seletivos em combinação com o glifosato. Além da resistência de algumas ervas daninhas, os resíduos da substância podem ser encontrados em colheitas e em animais usados na alimentação humana, bem como nas águas subterrâneas e até na água potável. (NATÉRCIA, 2008, p. 74).
Com base na análise do texto e considerando-se conhecimentos das Ciências Naturais, é
correto afirmar:
(01) M. perniciosa, por sua relação alimentar com certas plantas, deve integrar o primeiro nível trófico na cadeia alimentar.
(02) O fungo da vassoura-de-bruxa apresenta a digestão extracelular como característica do reino a que pertence, segundo a classificação de Whittaker.
(04) A resistência ao glifosato vem sendo desenvolvida por plantas cujas sementes apresentam um único cotilédone.
(08) A aplicação do glifosato na forma pulverizada é um procedimento que facilita a absorção desse herbicida pelas plantas.
(16) O efeito sistêmico do glifosato é condicionado a sua absorção pelo xilema que transporta a seiva elaborada nas plantas vasculares.
(32) A contaminação de águas subterrâneas com os resíduos do glifosato utilizado na lavoura se deve à ação da gravidade terrestre.

Questão 27
Um alimento muito consumido por jovens e adolescentes brasileiros, o chips está ganhando uma nova versão enriquecida com vitamina E e ácido fólico na Bahia, feito à base de mandioca. Segundo a pesquisadora responsável pelo projeto, os chips de mandioca são parecidos com os produzidos a partir da batata, porém possuem mais nutrientes, pois a mandioca tem uma quantidade significativa de carboidratos e cálcio. A iniciativa, segundo a pesquisadora, tem caráter ecoeficiente, já que o processo aproveitará os subprodutos da mandioca, como folhas e cascas, que serão usados para produzir ração. (CARVALHO; CASALI, 2006, p. 28).
Em referência à mandioca, a seus subprodutos e às etapas do processo de preparação de chips enriquecidos, são verdadeiras as proposições:
(01) O cálcio é um metal alcalino responsável pela acidez do chips de mandioca.
(02) O amido, principal nutriente da mandioca, é um polissacarídeo.
(04) A raiz da mandioca é um tecido de reserva de carboidratos, devendo, portanto, apresentar uma alta taxa fotossintética.
(08) O aproveitamento das folhas e da casca da mandioca para ração de bovinos leva em consideração a capacidade de síntese da celulase por esses ruminantes.
(16) A resistência elétrica do fio metálico enrolado na forma helicoidal, presente no circuito elétrico de um forno, depende do material, da área da secção transversal e do comprimento do fio.
(32) A quantidade de calor fornecido por um forno elétrico na fabricação de chips de mandioca é diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de corrente elétrica que atravessa a resistência do forno.

QUESTÕES 28 e 29
Governo do Estado incentiva produção de vinho e camarão.
A produção de vinho no Estado tem destaque na região do Vale do São Francisco, principalmente no município de Juazeiro. O alto teor de açúcar é a principal marca dos vinhos do Vale do São Francisco, característica provocada pela exposição das videiras ao sol, durante mais de três mil horas por ano. Já a cultura do camarão tem como seus principais polos, na Bahia, os municípios de Jandaíra, no norte, Salinas da Margarida, no Recôncavo, Valença, no baixo sul, e Canavieiras, no sul.
O Estado é o quarto maior exportador de camarão produzido em cativeiro, com 1,04 mil toneladas, em 2006, de acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Camarão. (GOVERNO do Estado..., 2008).
Questão 28
A produção de vinho envolve aspectos físicos, químicos e biológicos expressos corretamente nas proposições:
(01) Os processos bioenergéticos das plantas são suficientes para a produção de vinho em escala industrial.
(02) O gás CO2, utilizado na produção do vinho para evitar oxidação, apresenta densidade absoluta de aproximadamente 1,8g/L, a 25,0°C e 1atm de pressão.
(04) O álcool produzido na fabricação dos vinhos é produto de um processo biológico de obtenção de energia, a partir da degradação parcial das moléculas da glicose com liberação de CO2.
(08) O vinho “avinagrado” é resultante da oxidação do etanol, presente na bebida, em ácido acético.
(16) A transformação de açúcar em álcool é uma reação química endotérmica, uma vez que apresenta
ΔH° = −28,0kcal.
(32) Os cilindros de uma esmagadeira de uvas, quando giram com 45rpm, têm frequência de rotação
igual a 7,5.10−1Hertz.

Questão 29
Em referência a aspectos da biologia e do cultivo do camarão, é correto afirmar:
(01) A circulação fechada é uma aquisição evolutiva que se iniciou entre os artrópodos.
(02) A realização de mudas durante o desenvolvimento é uma característica fisiológica dos camarões,
associada à presença de um exoesqueleto de natureza quitinosa.
(04) A oferta de ração aos camarões de cultivo propicia à espécie um novo nicho ecológico.
(08) O sucesso da “estratégia artrópode” está relacionado à aquisição de apêndices articulados conectados a um exoesqueleto.
(16) A produção baiana de camarão para exportação, no ano de 2006, foi da ordem de 106kg.

Questão 30
O bem do mar
O pescador tem dois amor
Um bem na terra, um bem no mar
O bem de terra é aquele que fica
Na beira da praia quando a gente sai
O bem de terra é aquela que chora
Mas faz que não chora quando a gente sai
O bem do mar é o mar, é o mar
Que carrega com a gente
Pra gente pescar
(CAYMMI, 2008).
No contexto das Ciências Naturais, sobre o mar — referido poeticamente por Dorival Caymmi no poema-canção —, pode-se afirmar:
(01) A relação da espécie humana com o mar, na busca de alimento, evidencia a inter-relação de diferentes ecossistemas.
(02) A água do mar é uma solução líquida que contém gases dissolvidos, a exemplo do oxigênio.
(04) A biodiversidade marinha constitui uma significativa fonte de recursos para a humanidade.
(08) A evaporação da água do mar possibilita a obtenção do sal comum.
(16) Ambientes marinhos exigem poucas estratégias adaptativas de suas comunidades, o que resulta em grande vulnerabilidade das espécies.
(32) Uma onda que se propaga de uma região profunda e atinge a praia, mantém o comprimento de onda constante.
(64) O pescador sentado no barco, quando olha para baixo, tem a sensação de estar vendo os peixes mais próximos da superfície da água, porque os raios de luz se refratam, aproximando-se da direção normal à superfície de separação ar-água.

GABARITO
11. 01 + 04 + 08 + 32 = 45
12. 04 + 16 = 20
13. 01 + 04 + 16 = 21
14. 01 + 02 + 16 = 19
15. 01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59
16. 01 + 02 + 04 + 16 + 32 = 55
17. 01 + 04 + 08 = 13
18. 02 + 04 + 16 = 22
19. 01 + 02 + 08 = 11
20. 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 62
21. 01 + 16 + 32 = 49
22. 01 + 02 = 03
23. 01 + 02 + 08 + 32 = 43
24. 02 + 04 + 32 = 38
25. 02 + 08 = 10
26. 02 + 08 + 32 = 42
27. 02 + 16 + 32 = 50
28. 02 + 04 + 08 + 32 = 46
29. 02 + 08 + 16 = 26
30. 01 + 02 + 04 + 08 + 64 = 79

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]