BIOLOGIA [UFGD]



BIOLOGIA
QUESTÃO 1
Os ecossistemas brasileiros são formações florestais, arbustivas, herbáceas, vegetação litorânea e pantanal. Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata dos Cocais e Mata das Araucárias são formações florestais brasileiras.
(I) a Floresta Amazônica tem solo arenoso, pobre em nutrientes e dotado de uma fina camada de húmus, que abriga grande variedade de espécies vegetais, ricas fontes de fármacos e madeira, cuja exploração está levando à destruição de grandes áreas.
(II) a Mata Atlântica já ocupou toda a costa compreendida entre o Rio Grande do Sul e o Rio Grande do Norte. A ação humana, no entanto, promoveu derrubadas e queimadas que dizimaram espécies vegetais e animais em alguns trechos. Em algumas regiões, 
como na Serra do Mar, no Sul da Bahia e no norte do Espírito Santo, a Mata Atlântica já deixou de existir também. 
(III) a Mata das Araucárias está situada mais expressivamente nos estados da Bahia e do Espírito Santo. É constituída por pequena variedade de espécies vegetais, entre elas o cedro, a canela, a imbuia e a erva-mate. 
(IV) o Cerrado caracteriza-se por apresentar vegetação composta por plantas herbáceas rasteiras, bem como arbustos e árvores de pequeno porte. Essa formação desenvolve-se sobre um solo bastante ácido, com pouco nutriente e com excesso de alumínio.
(V) A Caatinga é constituída por grande quantidade de arbustos. Estes, no curto período de chuva, perdem suas folhas, adotando aspecto espinhoso. Nos períodos de seca, enchem-se de folhas e flores, enquanto o solo fica coberto de plantas herbáceas. 
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
(A) I apenas. 
(B) I e II. 
(C) III e IV. 
(D) I e IV. 
(E) I e V

QUESTÃO 2
“Outono, a temporada de infestação de piolhos - Tempo frio e confinamentos fazem da estação época propícia para proliferação do inseto”. Fonte: http://oglobo.globo.com/saude/outono-temporada-de-infestacao-de-piolhos-8357101#ixzz2iMONlw7D
A notícia foi retirada do jornal on line O globo e foi publicada em 2013; entretanto, todos os anos as infestações de piolhos da subordem Anoplura têm sido relatadas com frequência. Assinale a alternativa que contenha a afirmação correta quanto às características bio e epidemiológicas do ectoparasito.
(A) O ciclo completo de ovo até a fase adulta é de 45 a 60 dias; por isso, a dificuldade em conter as infestações. 
(B) O Pediculus humanus é o piolho mais frequente nas infestações escolares e depositam 50 ovos/ dia em média. 
(C) Este parasito hematófago (Pediculus capitis) vem encontrando condições satisfatórias para sua persistência no Brasil, devido, principalmente, à elevada concentração da população jovem nos grandes centros urbanos, em precárias condições de moradias e saneamento básico.
(D) Como aconteceu com vários outros ectoparasitos, o “piolho”, no Brasil, perdeu seu caráter sazonal, sendo mais frequente de dezembro a fevereiro, ou seja, no período de férias escolares. 
(E) O Pediculus capitis, além de causar o transtorno já conhecido, também é o vetor natural de tifo exantemático, febre das trincheiras e febre recorrente. 

QUESTÃO 3
Mendel concluiu que, na formação dos gametas, os fatores responsáveis por dois ou mais caracteres distribuíam-se independentemente, permitindo maior número de combinações.
(I) A 1ª Lei de Mendel trata da transmissão de várias características através das gerações.
(II) Os princípios estabelecidos na 2ª Lei de Mendel podem ser aplicados nos cruzamentos que envolvem um ou dois pares de genes.
(III) Num determinado gameta, o gene dominante V poderia estar acompanhado tanto do gene dominante R quanto do gene recessivo r. O mesmo fenômeno ocorreria com gene recessivo v, que poderia estar com genes R e r.
(IV) Num cruzamento, os diferentes tipos de gametas masculinos e femininos podem unir-se aleatoriamente.
(V) Polihibridismo refere-se à análise realizada em até duas características ao mesmo tempo
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
(A) Apenas I. 
(B) I e II. 
(C) I, II e V. 
(D) III e IV. 
(E) IV e V.

QUESTÃO 4
“Estudo da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP revelou alta presença de ovos de vermes, transmitidos pelas fezes de animais e do homem, em dez praças públicas com parque infantil nos bairros de São Miguel Paulista e São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. Após doze meses de coletas, verificou-se que das 1.800 amostras analisadas, 49,7% possuíam ovos de vermes. Os ovos encontrados nos parques infantis estudados pertencem aos vermes denominados geohelmintos. Estes parasitas necessitam obrigatoriamente de um período no solo com condições adequadas de temperatura e umidade para poderem se tornar infectantes. De acordo com a pesquisadora Cleidenice 
Barbosa da Silva Mello, responsável pelo estudo, “as praças analisadas dão uma dimensão do panorama de contaminação dos bairros vizinhos”. Segundo ela, as elevadas taxas encontradas no estudo devem-se, principalmente, aos animais de rua e à falta de saneamento básico de muitas regiões. “As praças e parques públicos da Zona Leste de São Paulo são transitadas e servem de refúgio para animais errantes, como cães e gatos, que transmitem doenças parasitológicas. Além disso, muitos parques públicos são cortados por esgoto a céu aberto ou estão em regiões que não possuem condições sanitárias adequadas”, relata Cleidenice.” Fonte: http://www.usp.br/agen/
A notícia acima evidencia um frequente problema de saúde pública no país, dentre os parasitos considerados geohelmintos. Marque a alternativa que corresponde aos principais causadores da larva migrans cutânea e larva migrans visceral, respectivamente:
(A) Toxocara leonina e Toxocara canis.
(B) Ancylostoma caninum e Trichuris trichiura.
(C) Ancylostoma braziliense e Dioctophyma renale.
(D) Ancylostoma braziliense e Toxocara canis.
(E) Toxocara canis e Ancylostoma braziliense.

QUESTÃO 5
A reprodução sexuada pode ser realizada por indivíduos unicelulares ou pluricelulares. Nos unicelulares, os próprios organismos atuam como gametas, fundindo-se aos pares para dar origem ao zigoto. Quando o zigoto não sofre divisão reducional, mantém-se diploide e o indivíduo que dele se origina também será diploide. Caso ocorra divisão meiótica, o novo indivíduo será haploide.
(I) o ciclo de vida das algas pode compreender duas fases: uma haploide e outra diploide. Ambas compõem a metagênese ou alternância de gerações.
(II) O ciclo de vida da maioria dos fungos não apresenta alternância de gerações gametofítica e esporofítica. 
(III) a reprodução dos flagelados é geralmente sexuada por divisão binária longitudinal da célula. 
(IV) Em relação ao ciclo de vida dos representantes do reino monera, as bactérias reproduzem-se por conjugação, cissiparidade ou transdução.
(V) nos seres unicelulares, a reprodução sexuada ocorre com participação dos gametas. Nos animais os gametas masculinos são espermatozoides, e os gametas femininos recebem o nome de óvulos.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
(A) apenas I. 
(B) II e III. 
(C) I, IV e V. 
(D) II e III. 
(E) I, III e V.

QUESTÃO 6
“As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras doenças, inclusive a Aids, além de terem relação com a mortalidade materna e infantil. No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, são: Sífilis: 937.000; Gonorreia: 1.541.800; Clamídia: 1.967.200; Herpes genital: 640.900; HPV: 685.400”. Fonte: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-no-brasil
Em relação às enfermidades citadas, assinale aquela que corresponde corretamente a cada doença abordada:
(A) A Sífilis é uma doença transmitida pelo vírus (Treponema pallidum), de transmissão vertical. Pode ser fatal, caso não haja tratamento. 
(B) A Gonorreia é uma doença bacteriana causada pela Neisseria gonorrhoeae; porém, o tratamento através da antibioticoterapia é eficaz e rápido, quando a doença é diagnosticada corretamente pelo médico.
(C) A Clamídia é uma DST de maior prevalência mundial. Causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, a qual infecta ambos os sexos, entretanto a transmissão vertical não ocorre. A infecção atinge principalmente órgãos genitais e uretra e, em casos mais graves, observam-se também doenças pulmonares. 
(D) O Herpes pode ser causado por dois tipos de vírus, um acomete lábios e as faces e o outro a área genital. A sintomatologia pode desaparecer até quatro semanas. Quando tratada corretamente, o agente etiológico é eficazmente eliminado do organismo hospedeiro. 
(E) O Papilomavírus Humano (HPV) engloba mais de cem tipos virais. As lesões genitais são consideradas de médio risco, pois raramente evolui para tumores malignos e acomete somente mulheres. É um grande problema de saúde pública, embora já se tenha a vacina para esta enfermidade. 

QUESTÃO 7
Representado por animais como lesmas, caracóis, ostras e polvos, o filo Mollusca é considerado um dos filos que apresenta o maior número de espécies. Há muitas diferenças morfológicas entre os moluscos. O tamanho, por exemplo, varia de 2 ou 3 centímetros até mais de 15 metros. Porém, existem várias características comuns entre eles: são todos protostômios e triblásticos, além de apresentarem simetria bilateral e um celoma reduzido.
(I) O corpo dos moluscos, geralmente, é dividido em cabeça, pé e massa visceral. É revestido por uma epiderme simples, normalmente ciliada e rica em células produtoras de muco.
(II) A concha é composta geralmente por carbonato de cálcio e por uma substância orgânica – a conchiolina. A concha pode ser única ou formada por duas ou mais peças articuladas.
(III) Polvos e lulas rastejam com o auxílio de longos tentáculos dotados de ventosas, deslocam-se sempre lentamente, eliminando jatos de água por meio de uma estrutura chamada sifão de propulsão. 
(IV) A maioria dos moluscos possui circulação aberta. Lulas e polvos possuem circulação fechada. O coração dorsal é normalmente dividido em três cavidades e bombeia o sangue. Seu pigmento respiratório é a hemocianina.
(V) Os moluscos são dotados de receptores para estímulos químicos, táteis, luminosos e também para o equilíbrio. Caracóis e ostras são os únicos moluscos a apresentar um olho com lente. 
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
(A) I e II. 
(B) I e V. 
(C) II e III. 
(D) I, II e III. 
(E) I, II e IV.

QUESTÃO 8
Em relação às Leishmanioses existem medidas de controle e profilaxia devem ser executadas tantos pelos indivíduos como por órgãos competentes continuamente. Dentre tais medidas, destacam-se as afirmadas a seguir:
(I) Monitoramento e levantamento entomológico.
(II) Manejo ambiental.
(III) Coleiras impregnadas com Deltametrina a 4%.
(IV) Tratamento dos animais infectados, especialmente caninos.
(V) Controle da população canina errante.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
(A) I, II, III, IV e V. 
(B) I, II, IV e V. 
(C) I, II, III e V. 
(D) II, III, IV e V. 
(E) III, IV e V.

QUESTÃO 9
As Doenças Transmitidas por Alimentos podem ser causadas por agentes etiológicos diversos, quais sejam bactérias, vírus, parasitos e ou fungos ingeridos junto com alimentos. Analise as afirmativas quanto às DTAs e assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas 
(I) A Salmonelose é uma doença causada por bactérias do gênero Salmonella, transmitida principalmente por ovos crus ou malcozidos, produtos à base de ovos crus, leite não esterilizado e carne contaminada.
(II) O Botulismo (toxina botulínica) pode ser contraído pela ingestão de alimentos em conserva ou enlatados que não foram esterilizados adequadamente.
(III) A Rotavirose é uma doença diarreica que acomete principalmente crianças menores de 05 anos de idade e de distribuição universal. É classificado sorologicamente em grupos, subgrupos e sorotipos.
(IV) O Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmíase, pode ser transmitido através das fezes de gatos, felídeos e caninos, as quais contaminam em algum momento alimentos e/ou a água, tornando-se uma doença perigosa especialmente para gestantes e pessoas imunocomprometidas
(V) Os Estafilococos são um dos principais microrganismos de infecções nas glândulas mamárias de vacas produtoras de leite. 
Sendo assim, o leite cru torna-se uma das mais importantes fontes de contaminação do homem.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
(A) I, II e III. 
(B) I, II, III e IV. 
(C) I, II, III e V. 
(D) I, III e IV. 
(E) I, III e V.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]