BIOLOGIA [UFSJ]


QUESTÃO 31
Em seres humanos, a fonte primária de obtenção de energia e a principal reserva energética são, respectivamente,
A) lipídeos e proteínas.
B) carboidratos e proteínas.
C) proteínas e lipídeos.
D) carboidratos e lipídeos.

QUESTÃO 32
Os peixes cartilaginosos e os peixes ósseos surgiram no planeta no mesmo período, no Siluriano (438 a 408 milhões de anos atrás), tendo ambos sido derivados de um mesmo grupo, os placodermes. Os peixes ósseos que teriam surgido na água doce trocavam os gases provavelmente pelas brânquias e também por uma bolsa ligada à faringe, o pulmão. No período Devoniano (400 milhões de anos atrás), os peixes ósseos já tinham se diversificado em duas linhagens: os actinopterígios e os sarcopterígios. Os peixes actinopterígios são os peixes mais comuns e apresentam as nadadeiras raiadas. Nesse grupo, a bolsa ligada à faringe foi modificada em bexiga natatória, auxiliando a flutuação dos animais. Da linhagem dos sarcopterígios, peixes com as nadadeiras carnosas, é que possivelmente surgiu a linhagem dos tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Dentre os sarcopterígios atuais, os dipnoicos ou peixes pulmonados, como a piramboia, utilizam o pulmão para auxiliar no processo de troca gasosa. Considerando as informações do texto acima, assinale a alternativa CORRETA em relação aos processos evolutivos dos peixes.
A) Como os tetrápodes surgiram da linhagem dos peixes ósseos, esses peixes podem ser considerados mais evoluídos que os peixes cartilaginosos.
B) O pulmão pode ser considerado mais derivado que a bexiga natatória, pois é o órgão responsável pelas trocas gasosas nos tetrápodes, animais que derivaram dos peixes. 
C) Os peixes ósseos pulmonados são mais evoluídos que os peixes ósseos sem pulmão, já que o pulmão é uma estrutura de trocas gasosas mais evoluída que as brânquias. 
D) Nos peixes, a bexiga natatória é uma estrutura mais derivada que o pulmão. 

QUESTÃO 33
Dentre as briófitas, as espécies do gênero Sphagnum destacam-se por sua importância econômica, pois formam a turfa. A turfa seca é queimada para fornecer energia em regiões como o norte da Europa e Ásia. 
A utilização da turfa como fonte de energia só é possível, porque é formada pelo acúmulo de musgos mortos em terrenos 
A) pantanosos, com pouca disponibilidade de oxigênio. A baixa concentração de oxigênio impede que os micro-organismos decomponham o vegetal e liberem o carbono para a atmosfera. 
B) pantanosos, com pouca disponibilidade de oxigênio. A baixa concentração de oxigênio acelera o processo de decomposição, realizado pelos microrganismos anaeróbios, que convertem o carbono na forma de carboidrato em álcool pelo processo da fermentação alcoólica. 
C) arenosos, com alta disponibilidade de oxigênio. As altas concentrações de oxigênio permitem a oxidação dos carboidratos, como a celulose, em oxicarboidratos compostos altamente energéticos. 
D) arenosos, com alta disponibilidade de oxigênio. A condição de aeração permite o processo de decomposição, realizado pelos micro-organismos aeróbios, que convertem o tecido vegetal, ao longo do tempo, em combustível fóssil. 

QUESTÃO 34
No final do século XVIII, antes de o cientista austríaco Karl Landsteiner descrever o sistema ABO, um homem poderia passar por uma transfusão de sangue, sofrer uma reação hemolítica e morrer. Com os conhecimentos atuais sobre o sistema ABO, sem considerar outros fatores de tipagem sanguínea e sem considerar o tipo O Bombay, suponha que um homem adulto tenha morrido vítima de uma reação à transfusão de sangue. Supondo ainda que esse homem tenha sido filho de pais A (homozigoto) e AB, é CORRETO afirmar que o homem
A) pertencia ao grupo AB e recebeu sangue A, B ou AB.
B) pertencia ao grupo Ae recebeu sangue tipo AB ou B. 
C) poderia ter doado sangue para indivíduos tipo A, B e AB.
D) era tipo O e poderia ter doado sangue para quaisquer pessoas sem causar reação a elas.


QUESTÃO35
Na canção CURARE, composta por Bororo e eternizada na voz de Orlando Silva, a primeira estrofe diz:

O curare é um antagonista do mediador químico acetilcolina, responsável pela sinalização química na junção neuromuscular. O curare no corpo causa
A) contrações involuntárias, pois, na presença de curare, os músculos têm suas fibras danificadas pela antagonização da acetilcolina e as contrações ficam descoordenadas.
B) flacidez muscular, pois, na presença de curare, os neurônios deixam de produzir acetilcolina e paralisam suas atividades, causando morte neuronal.
C) flacidez muscular, pois, na presença de curare, os receptores de acetilcolina no músculo não respondem à sinalização neuronal e a informação nervosa não chega ao músculo.
D) contrações involuntárias, pois, na presença de curare, os neurônios cessam sua transmissão elétrica por inibição da acetilcolina.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]