CIÊNCIAS DA NATUREZA [UFSM]


Questão 07
Durante as duas últimas décadas, diodos orgânicos emissores de luz (do inglês, ) têm atraído OLEDs
considerável interesse, devido às suas aplicações promissoras em monitores de tela plana, substituindo tubos de raios catódicos (CRT) ou telas de cristal líquido (LCDs). A configuração típica de um diodo orgânico emissor de luz é mostrada na figura, sobre um material transparente, que pode ser vidro. São depositados o ânodo de óxido de titânio (transparente), duas camadas de emissores orgânicos e um cátodo, a prata.

A figura também mostra a representação da molécula de um desses emissores de luz orgânico. Pode-se observar que possui ________________________, portanto pode reagir como ______________ de
Lewis na presença de cloreto de alumínio (AlCl3). As lacunas do texto são corretamente preenchidas por
a) amidas terciárias – ácido.
b) aminas terciárias – base.
c) aminas alifáticas – base.
d) amidas aromáticas – ácido.
e) aminas aromáticas – ácido.

Questão 09
Observe a figura a seguir.

Nosso náufrago começa a sentir estranhos sintomas. No de kit sobrevivência, há apenas medicamentos antibacterianos. Acessando o aplicativo que relaciona sintomas e possíveis doenças, ele encontra cinco possibilidades para seu mal. Qual das enfermidades a seguir ele poderia combater com o medicamento de que dispõe?
a) Pneumonia (por Streptococcus pneumoniae).
b) Disenteria (por Entamoeba hystolitica).
c) Giardíase (por Giardia lamblia).
d) Malária (por Plasmodium).
e) Mononucleose (por Lymphocryptovirus).

A tecnologia ambiental tem direcionado as indústrias à busca da redução dos desperdícios nos processos de produção. Isso implica a redução ou o reaproveitamento de resíduos. Os resíduos são vistos como desperdício, pois é material que foi comprado e está sendo jogado fora, o que reduz a competitividade econômica de um processo. Dentre os mais estudados em busca de reaproveitamento, estão os resíduos da agroindústria, bagaços, palhas e cascas. Esses componentes integram uma biomassa rica em glicose, frutose e celulose, produtos com alto valor para indústrias químicas e de alimentos. Qual a relação estrutural entre os monossacarídios citados no texto e a celulose ?
a) Glicose e frutose formam a sacarose que, por sua vez, é o monômero constituinte da celulose.
b) A frutose é o monômero formador da celulose.
c) Glicose e frutose são constituintes da celulose.
d) A glicose é o monômero formador da celulose.
e) Glicose, frutose e celulose são monossacarídios distintos.

Questão 24
Alguns laboratórios desenvolveram fitas adesivas com o "princípio da lagartixa": elas aderem sem cola e não deixam resíduo. O segredo está na especialização do revestimento dos dedos desses répteis. Fonte: Revista , p. 64 ago., 2012. (adaptado)
Aliás, é justamente na pele desses animais que está uma das vantagens para a conquista definitiva do
meio terrestre. Assinale a alternativa que indica qual é essa característica evolutiva.
a) Epiderme delgada e por isso adaptada às condições do meio.
b) Epiderme adaptada à respiração cutânea.
c) Epiderme impermeabilizada por grande quantidade de queratina.
d) Epiderme úmida e lubrificada, rica em glândulas mucosas.
e) Epiderme rica em glândulas sudoríparas.

Questão 25
A ideia dos pesquisadores da Universidade de Northhumbria, Reino Unido, é de uma simplicidade genial; eles adicionaram à mistura de construções esporos de certa bactéria encontrada em solos alcalinos (como é o cimento). Se houver rachaduras, a água entra pelo concreto e "ressuscita" os bacilos. A bactéria excreta a calcita (tipo de cristal de carbonato de cálcio) tornando a superfície do prédio mais mais impermeável.
Fonte: Revista , p. 65 ago., 2012. (adaptado) Superinteressante
Para entender melhor, esporo é um (a)
a) forma inativa de resistência das bactérias.
b) tipo de reprodução assexuada das bactérias.
c) tipo de célula sexual das bactérias.
d) colônia de bactérias.
e) célula eucariótica encontrada nas bactérias.

Questão 26
As lavouras brasileiras são sinônimo de alimentos, que vão parar nas mesas das famílias brasileiras e do exterior. Cada vez mais, no entanto, com o avanço da tecnologia química, a produção agropecuária tem sido vista também como fonte de biomassa que pode substituir o petróleo como matéria-prima para diversos produtos, tais como etanol, biogás, biodiesel, bioquerosene, substâncias aromáticas, biopesticidas, polímeros e adesivos. Por exemplo, a hidrólise ácida da celulose de plantas e materiais residuais resulta na produção de hidroximetilfurfural e furfural. Esses produtos são utilizados na geração de outros insumos, também de alto valor agregado, usados na indústria química.
O esquema de reações mostra a transformação da celulose no álcool furílico e a conversão deste em outros derivados.

Observando o esquema de reações, é correto afirmar que a transformação de 1 em 2 e a de 2 em 3 envolvem, respectivamente, reações de 
a) hidrólise e oxidação.
b) redução e oxidação. 
c) oxidação e oxidação.
d) redução e hidrólise.
e) redução e redução.

Questão 29
Os princípios básicos da fabricação artesanal ou industrial do vinho são simples e utilizam o "trabalho" de certos fungos (Saccharomyces): o suco da uva, rico em açúcares, constitui-se no meio ideal para o Saccharomyces crescimento das leveduras (ou fermentos), fungos microscópicos. Nesse processo, ao aproveitarem os açúcares, as leveduras liberam CO2 e álcool etílico, dando continuidade à obtenção da bebida. Esse pequeno resumo do processo de fabricação do vinho traz informações sobre o (a)
a) espécie de fungo envolvida na obtenção do vinho em questão.
b) associação harmoniosa entre os fungos e a uva, com benefícios mútuos.
c) parasitismo das leveduras, que leva à obtenção da bebida.
d) organização corporal desse tipo de fungo, com formação de corpos frutíferos, por exemplo.
e) processo de nutrição heterotrófica das leveduras.

Questão 30
Muitas plantas podem servir como alternativa terapêutica pela atividade antimicrobiana comumente associada aos seus óleos essenciais. Também é promissora a utilização desses óleos como aditivos alimentares, para retardar a deterioração dos alimentos ou para evitar o crescimento de patógenos alimentares e micro-organismos resistentes aos antibióticos. A figura mostra a estrutura química de dois constituintes de óleos essenciais de famílias de plantas brasileiras já estudadas, o limoneno e o alfaterpineol.
A transformação de um desses constituintes em outro no organismo do vegetal é mediada por enzimas e ocorre de modo bem específico; entretanto, em laboratório de química, se for conduzido um experimento para adição de água sob catálise ácida ao limoneno, supondo que ocorresse somente uma reação de adição por molécula, a mistura resultante seria constituída principalmente do que está representado na alternativa


Questão 31
Cientistas brasileiros definem como transgênico um "organismo cujo genoma foi alterado pela introdução de DNA exógeno, que pode ser derivado de outros indivíduos da mesma espécie, de uma espécie completamente diferente ou até mesmo de uma construção gênica sintética". A tecnologia de produção de alimentos transgênicos começou com o desenvolvimento de técnicas de engenharia genética que visavam a um melhoramento genético que pudesse promover a resistência de vegetais a doenças e insetos, sua adaptação aos estresses ambientais e melhoria da qualidade nutricional. Porém, a busca por maior produtividade e maior variabilidade levou ao desenvolvimento da clonagem de genes. Essa técnica tornou possível isolar um gene de um organismo e introduzi-lo em outro como, por exemplo, uma planta que, ao expressar esse gene, manifestará a característica que ele determina. Uma das bases constituintes do DNA é a citosina.

No processo químico mostrado, a substância A é um ________________________ da citosina. O termo que preenche, corretamente, a lacuna é o
a) metâmero.
b) isômero de posição.
c) enantiômero.
d) isômero geométrico.
e) tautômero.

Questão 51
Pode ser estranho para nossa espécie, que tanto orgulho sente de sua capacidade de criar e lidar com as novas tecnologias a seu favor, parar para pensar que, de certa forma, ainda temos semelhanças incontestáveis com as plantas angiospermas! Com relação a esse fato, avalie as alternativas a seguir e
coloque verdadeira (V) ou falsa (F).
Os humanos e as angiospermas
(  ) têm corpos pluricelulares organizados em tecidos em tecidos e órgãos.
(  ) compartilham o mesmo tipo de nutrição.
(  ) reproduzem-se de forma sexuada e assexuada.
(  ) formam gametas masculinos e femininos.
A sequência correta é
a) F – V – F – V.
b) V –  F –  F – V.
c) V – F – V – F.
d) F – F – V – V.
e) F – V – F – F.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]