BIOLOGIA [UFABC]
BIOLOGIA
09. Considere o texto e a figura para responder à questão.
Existe uma relação entre formigas e afídeos, mais conhecidos como pulgões. Eles liberam um líquido adocicado e que normalmente é desperdiçado, mas as formigas recolhem-no e, ao mesmo tempo, protegem os afídeos de predadores. Para alimentarem-se, os afídeos colocam sua tromba perfurante nos caules tenros, de onde retiram seu alimento.
a) Identifique e indique qual tecido é penetrado pela tromba do inseto e em qual ocorrem células meristemáticas?
b) Dê duas funções desempenhadas pelo tecido indicado pela letra C.
10. O esquema representa uma célula-mãe do grão de pólen que possui a seguinte distribuição de genes:
a) Quais serão os genótipos dos micrósporos formados a partir dessa célula-mãe, desconsiderando a ocorrência de crossingover?
Justifique.
b) Considere que todos os micrósporos formados sejam viáveis, isto é, darão origem a grãos de pólen, e que as sinérgides presentes no óvulo da planta que será polinizada possuem o genótipo abc. Pergunta-se:
Qual a probabilidade de aparecer um embrião com pelo menos um alelo dominante?
Qual o genótipo do endosperma primário formado, caso o segundo núcleo espermático tenha o genótipo ABC?
11. O daltonismo tem herança recessiva ligada ao cromossomo X. Observe o heredograma em que os indivíduos afetados estão representados pelas figuras preenchidas.
a) Indique, pelo número, quais pessoas podem ter seus genótipos identificados com certeza?
b) Se a mulher 6 se casar com um homem daltônico, qual a probabilidade de gerar uma criança daltônica? Se essa criança for do sexo masculino, qual a probabilidade de que seja daltônico?
12. O Saccharomyces é fermento biológico, usado pelas donas de casa na produção de pão. Normalmente, após manusear a massa, e tendo feito os pães, antes de assá-los, ela pega um pedaço da massa e faz uma bolinha que é colocada num copo com água. Quando a bolinha sobe, ela coloca os pães para assar. Considere a figura a seguir que representa a célula do Saccharomyces e algumas regiões indicadas por números.
a) Considerando o Saccharomyces que se encontra no interior da massa, escreva a reação responsável pela diminuição da densidade da bolinha e indique a região numerada onde ela ocorre.
b) Sendo o Saccharomyces um organismo anaeróbico facultativo, qual deles consome mais glicose: os que estão no interior da massa ou os que ficam na superfície? Explique.
13. O local onde ocorrem os principais eventos da digestão humana é o intestino delgado. Nele são encontradas as microvilosidades e uma mistura de sucos digestivos. No esquema simplificado a seguir, está representada por setas a trajetória de algumas substâncias para os capilares sangüíneos e destes para as células intestinais.
a) Mencione uma substância orgânica, resultante da digestão de proteínas, que pode seguir a trajetória da seta pontilhada e uma substância inorgânica que pode seguir a trajetória da seta contínua.
b) Suponha que uma pessoa tivesse perdido a capacidade de gerar células com microvilosidades. Que conseqüência ela teria no aproveitamento dos nutrientes? E se as células intestinais deixassem de receber a substância inorgânica do sangue, que problema ocorreria? Explique cada situação.
14. Um aluno montou uma tabela comparativa entre dois filos de animais invertebrados e pediu para que seu colega de classe completasse com informações, de forma que ficasse correta.
a) A quais filos correspondem os números 1 e 2, respectivamente?
b) Que filo indicado na tabela é considerado o parente mais próximo dos Cordados? Que critério da tabela foi utilizado para se determinar esse grau de parentesco?
15. No cladograma a seguir estão indicados os primatas que apresentam um maior grau de parentesco com o homem, de acordo com pesquisadores da área de evolução molecular
a) Os cientistas conseguiram chegar a essa conclusão baseados em quê?
b) Os diversos primatas devem ter surgido devido à especiação que ocorreu a partir de grupos ancestrais. Os evolucionistas consideram que é improvável que ocorra a formação de novas espécies humanas no futuro. Que argumento reforça essa idéia? Explique.
16. Os desenhos representam microrganismos que apresentam características específicas e conseguem se reproduzir de modo peculiar. Analise-os e, em seguida, responda.
a) Quais tipos de microrganismos estão representados pelas letras X e Z, respectivamente?
b) O microrganismo X pode parasitar e destruir o microrganismo Z. Explique como isso pode ocorrer.
Comentários