BIOLOGIA [UFSM]
[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]
31.
Na década de 90, o pesquisador Ian Wilmut e sua equipe anunciaram que haviam clonado uma ovelha, a Dolly. Hoje esse clone virou peça de museu. Os gêmeos idênticos são como clones. Na figura, há dois indivíduos que são gêmeos. As bandas de DNA que representam os gêmeos são
A) A e B.
B) B e E.
C) C e A.
D) D e A.
E) E e C.
32.
Em um indivíduo 2n de genótipo AaBb, deveriam, após a meiose, ser formados os meiócitos n, com a seguinte combinação de alelos:
A) AB, ab, Ab, aB.
B) Aa, AB, aB, BB.
C) Ab, AB, Bb, aB.
D) Ab, Bb, ab, Aa.
E) Aa, aB, Bb, Ab.
33.
Observe a figura dos cromossomos. Assim, é correto afirmar:
Cada um dos cromossomos apresenta 2 cromátides.
Os cromossomos são homólogos.
O material genético dos cromossomos é duplicado antes de iniciar a divisão celular.
No meio de cada cromossomo, há uma estrutura denominada centrômero que
divide o cromossomo em dois braços.
Está(ão) correta(s)
A) apenas I e II.
B) apenas III.
C) apenas I e IV.
D) apenas II, III e IV.
E) I, II, III e IV.
34.
As anomalias genéticas, conhecidas como síndromes de Klinefelter e Turner, têm algo em comum. Isso se deve ao fato de que Klinefelter é XXY e Turner é XO, significando que as duas síndromes
A) constituem casos de herança dominante ligada ao sexo.
B) representam casos de alterações cromossômicas estruturais.
C) representam casos de aneuploidia.
D) apresentam somente suas células reprodutivas com essa organização cromossômica.
E) são obrigatoriamente decorrentes de não disjunção de cromossomos durante a meiose paterna.
35.
A clonagem de um mamífero tornou-se realidade a partir do nascimento da ovelha Dolly. No processo de clonagem da Dolly, foi utilizada mais de uma ovelha. Quanto à herança, é certo afirmar que as mitocôndrias são
A) herdadas exclusivamente da mãe.
B) herdadas exclusivamente do pai.
C) herdadas do pai e da mãe em proporções iguais.
D) de herança autossômica recessiva.
E) de herança autossômica dominante.
38.
Sobre a sucessão ecológica e os fatores que afetam a evolução dos ecossistemas, assinale a alternativa correta.
A) Sucessão secundária ocorre em área antes desabitada, cujas condições iniciais são altamente desfavoráveis à vida, como ocorre em lavas solidificadas de vulcões.
B) O aparecimento de novos nichos ecológicos, durante a sucessão ecológica, leva a uma diminuição da diversidade de espécies na comunidade, devido à competição.
C) O máximo da homeostase é alcançado quando a sucessão atinge o clímax, que é um estado de estabilidade da comunidade (comunidade clímax), quando fatores, como biomassa e biodiversidade, tendem a se manter constantes.
D) Um dos fatores responsáveis pelas condições de vida nas diferentes regiões da Terra é a insolação determinada pelo Sol, cuja variação depende de dois fatores principais: o relevo terrestre e os ventos alísios.
E) Nas regiões equatoriais, o ar fortemente aquecido pelo calor desce e gera uma zona de baixa pressão, ocasionando chuvas regulares.
39.
Sobre noções de ecossistemas e fatores reguladores, assinale a alternativa correta.
A) A temperatura ambiental é uma condição ecológica decisiva na distribuição dos seres vivos pelo planeta, pois poucas espécies conseguem viver em ambientes extremamente quentes ou frios.
B) Comunidade biológica é um conjunto de seres da mesma espécie que vive em determinada área geográfica.
C) Quando duas espécies de uma biocenose exploram nichos ecológicos diferentes, estabelece-se entre elas uma relação de competição.
D) A competição entre duas espécies leva sempre uma delas à extinção.
E) Os princípios que definem um ecossistema se aplicam apenas a pequenas escalas ambientais, como ocorre no nível de população, comunidade local ou hábitat.
40.
O vírus da gripe H1N1 se liga às células que revestem o aparelho respiratório e as agride. Causa inflamação do sistema respiratório e pode acometer os pulmões, ocorrendo pneumonia viral (Revista Viva Saúde, 2009). Cada pulmão humano é constituído por cerca de 150 milhões de minúsculas bolsas de paredes finas, formadas por células achatadas. Essas bolsinhas são denominadas
A) pleuras.
B) bronquíolos.
C) capilares.
D) traqueídeos.
E) alvéolos.
41.
Na formação de novas espécies, os mecanismos responsáveis, evolutivamente, pelo isolamento reprodutivo podem ser pré-zigóticos (impedem o encontro dos gametas) e pós-zigóticos (impedem a viabilidade ou o desenvolvimento dos descendentes). Complete os parênteses com 1 para os mecanismos pré-zigóticos e 2 para os pós-zigóticos.
( ) isolamento comportamental ou etológico
( ) esterilidade do híbrido
( ) isolamento gamético
( ) inviabilidade do híbrido
( ) isolamento ecológico
A sequência correta é
A) 1 - 2 - 1 - 2 - 1.
B) 1 - 1 - 2 - 2 - 1.
C) 2 - 2 - 1 - 1 - 1.
D) 2 - 1 - 1 - 1 - 2.
E) 1 - 1 - 2 - 1 - 2.
42.
O cruzamento de dois camundongos amarelos heterozigotos resulta em uma proporção de camundongos na descendência de 2 amarelos para 1 preto, pois os embriões amarelos homozigotos formam-se, mas não se desenvolvem, porque o gene responsável pela cor amarela dos pelos em dose dupla é letal. Considerando que P= amarelo e p= preto, a proporção citada está correta, uma vez que
A) Pp sobrevivem.
B) PP morrem.
C) pp morrem.
D) PP e pp morrem.
E) Pp morrem.
GABARITO
31. B
32. A
33. D
34. C
35. A
38. C
39, A
40, E
41. A
42. B
Comentários