terça-feira, 24 de novembro de 2015

BIOLOGIA [UFPR]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

64 - Um biólogo mensurou a massa de componentes do ovo de um réptil durante seu desenvolvimento, desde o dia da postura até o momento da eclosão. Ao longo das medidas, o que se espera que tenha ocorrido, respectivamente, com a massa do embrião, do vitelo e do alantoide? 
a) Aumento – redução – aumento. 
b) Aumento – aumento – redução. 
c) Aumento – redução – redução. 
d) Redução – redução – aumento. 
e) Redução – aumento – redução. 

65 - Existem diferentes modos de transmissão das doenças infecciosas humanas. 
A figura ao lado apresenta três deles. Dengue e tuberculose têm seus principais modos de transmissão representados, respectivamente, em: 

a) A e B. 
b) A e C. 
c) B e A. 
d) B e C. 
e) C e A.

66 - Extinção primária é o desaparecimento de uma espécie decorrente de impactos ambientais causados por ações humanas. A extinção primária de uma espécie pode ter como consequência a extinção de outra espécie. Nesse caso, fala-se em extinção secundária. A probabilidade de ocorrer extinção secundária vai depender de diversos fatores, entre os quais as características da espécie em risco e da sua interação com a primeira espécie extinta. Assinale a alternativa que reúne características que levam a uma maior probabilidade de ocorrer extinção secundária:

67 - As mudanças climáticas têm desencadeado processos de aclimatação em comunidades de plantas. Em comunidades não aclimatadas, quando não há outros fatores limitantes, a taxa dos processos biológicos (por exemplo, fotossíntese e respiração) tipicamente dobra a cada aumento de 10 °C na temperatura ambiente. Quando há aclimatação, ela pode ser de dois tipos: Tipo I – Ocorre uma redução da sensibilidade à temperatura, com diminuição da atividade em temperaturas maiores, mas sem alterações em temperaturas menores. Tipo II – Há um decréscimo da atividade em todas as temperaturas, mas a taxa dobra a cada aumento de 10 °C na temperatura da mesma forma que nas plantas não aclimatadas. Assinale a alternativa que traz a figura que representa corretamente a relação entre temperatura e taxa dos processos em plantas aclimatadas e não aclimatadas. 



68 - Produtores de frutas utilizam permanganato de potássio para desencadear a reação representada pela seguinte equação: Permanganato de potássio + Etileno → Óxido de manganês + Gás carbônico + Hidróxido de potássio O objetivo de colocar as frutas em contato com o permanganato de potássio é: a) acelerar seu crescimento. 
b) retardar seu amadurecimento. 
c) alterar seu sabor. 
d) modificar sua cor. 
e) reduzir a quantidade de sementes. 

69 - Um laboratório de análises clínicas avaliou a composição de três fluidos corporais de um mesmo mamífero, conforme demonstrado no quadro abaixo:
Os fluidos A, B e C são, respectivamente: 
a) plasma sanguíneo – filtrado glomerular – urina. 
b) plasma sanguíneo – urina – filtrado glomerular. 
c) urina – filtrado glomerular – plasma sanguíneo. 
d) filtrado glomerular – urina – plasma sanguíneo. 
e) urina – plasma sanguíneo – filtrado glomerular.

70 - A figura ao lado apresenta uma classificação dos seres vivos baseada em sua fonte primária de energia. Bactérias são encontradas nos grupos: 

a) 1, 2 e 3 apenas. 
b) 1, 2 e 4 apenas. 
c) 1, 3 e 4 apenas. 
d) 2, 3 e 4 apenas. 
e) 1, 2, 3 e 4. 

71 - Desastres em usinas nucleares, como os ocorridos em Chernobyl (1986) e Fukushima (2011), geram preocupação devido às grandes quantidades de material radioativo lançadas no ambiente. A radiação produz mutações, tendo efeitos sobre a hereditariedade. No caso das células do sistema reprodutor masculino, a duração dos efeitos depende do estágio da espermatogênese afetado pela radiação, podendo haver menor ou maior chance de a mutação causar efeitos transgeracionais (aparecer nas gerações futuras). O efeito da radiação será mais duradouro e será mais provável a observação de efeitos transgeracionais se a mutação ocorrer: 
a) nos espermatozoides. 
b) nas espermátides. 
c) nas espermatogônias. 
d) nos espermatócitos I. 
e) nos espermatócitos II. 

72 - Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que é possível reduzir muito os arrotos das 211 milhões de cabeças do rebanho brasileiro. Com melhor pasto e suplementação alimentar, o gado engordaria mais e mais rápido e passaria menos tempo arrotando. Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de agosto de 2015. A redução da quantidade de arrotos pode ajudar a controlar o aquecimento do planeta porque diminui a emissão de: 
a) dióxido de enxofre (SO2). 
b) metano (CH4). 
c) monóxido de carbono (CO). 
d) nitrito (NO2). 
e) ozônio (O3). 

GABARITO
64. A
65. C
66. B
67. D
68. B
69. C
70. E
71. C
72. B

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...