domingo, 24 de janeiro de 2016

BIOLOGIA [UEPG]

[GABARITO NO FINAL DA PÁGINA]

16– Um estudante do ensino médio resolveu avaliar por um período de tempo os peixes de um pequeno riacho no sítio do seu avô. Observou-se que: 
I– havia três conjuntos de indivíduos semelhantes, em que cada um dos conjuntos possuía intrafertilidade e interesterilidade; 
II– o conjunto A, com sua boca em forma de ventosa, vivia preferencialmente aderido aos pedregulhos do fundo do rio, alimentava-se da raspagem das algas destas pedras, a fecundação era externa e os ovos eram depositados em cavidades no fundo do córrego; 
III– o conjunto B sempre era localizado entre os galhos e folhas da vegetação marginal (ripária) do córrego; 
IV– o conjunto C, de maior porte, alimentava-se de indivíduos do conjunto B. Com relação a estas observações e aos conceitos de ecologia, assinale o que for correto. 
01) A observação I se refere ao conceito de espécie biológica, podendo ser identificado três espécies. 02) Em I, III e IV pode ser identificado o conceito de nicho ecológico. 
04) O estudante visualizou uma relação ecológica interespecífica desarmônica no item IV. 
08) Na ecologia, a observação II exprime o conceito de biocenose. 
16) O conceito de habitat pode ser reconhecido na observação III. 

17– A divisão da célula faz parte do que os biólogos denominam ciclo celular. Este é um período que se inicia com a origem da célula, a partir de uma célula preexistente, e termina quando ela se divide em duas células-filhas. Com relação ao ciclo celular, assinale o que for correto. 
01) Os citologistas dividem o ciclo celular em duas etapas: divisão celular e interfase. A divisão celular compreende a mitose e a citocinese (divisão do citoplasma). 
02) A interfase é definida como o período entre duas divisões celulares consecutivas. Durante a interfase, os filamentos cromossômicos permanecem descondensados e distribuídos no interior do núcleo, constituindo a cromatina. 
04) Na interfase, a célula está em plena atividade, produzindo moléculas de RNA que são utilizadas na síntese proteica. É também durante a interfase que a célula cresce e que as moléculas de DNA dos cromossomos se duplicam, preparando a célula para a próxima divisão. 
08) As fases da mitose são, em sequência: prófase, metáfase, anáfase, telófase. 
16) Na prófase ocorre o desaparecimento da carioteca. A lâmina nuclear se desfaz e as membranas componentes da carioteca fragmentam-se em pequenas vesículas, que se espalham pelo citoplasma. 

18– A figura abaixo é uma representação esquemática da estrutura do retículo endoplasmático, complexo golgiense e membrana plasmática (parcialmente cortados para mostrar suas organizações). Com relação à organização, transporte de vesículas e função destas estruturas celulares, assinale o que for correto.
 
01) Em 1, está apresentado a face cis do complexo golgiense. A face cis é por onde as vesículas provenientes do retículo endoplasmático penetram no complexo golgiense. 
02) Nas cisternas do complexo golgiense mostradas em 3 ocorrem os processos finais necessários à exportação das proteínas produzidas no retículo endoplasmático granuloso. No complexo golgiense, as proteínas são modificadas, separadas e empacotadas em bolsas membranosas para serem enviadas aos locais em que atuarão. 
04) Em 4, é mostrada uma vesícula sendo secretada através da membrana plasmática. O complexo golgiense atua também neste processo de secreção celular (processo de envio para fora da célula de substâncias úteis ao organismo). 
08) A face do complexo golgiense voltada para a membrana plasmática é denominada de face trans, como mostrado em 2. É nesta face que brotam as vesículas contendo as proteínas modificadas, as quais serão endereçadas aos locais onde exercerão suas funções. 
16) Em 5, é apresentada a rota de formação de um peroxissomo contendo as enzimas digestivas a partir de uma vesícula que brota da face trans do complexo golgiense. 

19– Com relação aos tipos de células dos tecidos conjuntivos, suas características principais e origem celular, assinale o que for correto. 
01) Os osteoblastos presentes nos ossos são grandes e multinucleados. Degradam a matriz óssea, promovendo a reciclagem do tecido. 
02) As células mesenquimatosas surgem diretamente de células mesenquimatosas embrionárias. Estão presentes nos tecidos frouxos e nas cápsulas envoltórias de cartilagens, ossos e órgãos hemocitopoéticos. São capazes de originar diversas células do tecido conjuntivo. 
04) Os condroblastos estão presentes nos tecidos frouxos, têm forma estrelada e núcleo periférico. Produzem as fibras e a substância amorfa da matriz extracelular. Surgem de células mesenquimatosas embrionárias. 
08) Os adipócitos presentes no tecido adiposo têm, quando adultos, forma arredondada e armazenam substâncias energéticas para momentos de necessidade. Estas células surgem pela diferenciação de células mesenquimatosas indiferenciadas. 
16) Os osteoclastos presentes nas cartilagens e ossos têm núcleo central e longos prolongamentos citoplasmáticos. Produzem as fibras e a substância amorfa da matriz óssea. 

20– A contração muscular é um processo fisiológico de alto custo energético. Com relação aos processos que fornecem energia para a contração muscular, assinale o que for correto. 
01) As fibras musculares possuem moléculas de fosfato de creatina, ou fosfocreatina, uma substância altamente energética presente nas fibras musculares em uma concentração cerca de 10 vezes maior que o ATP. 
02) Durante um exercício, à medida que o estoque de ATP vai sendo utilizado, a célula muscular transfere fosfatos energéticos das moléculas de fosfocreatina para moléculas ADP, gerando mais ATP. 
04) As células musculares armazenam grande quantidade de glicogênio, um polissacarídeo formado por centenas de moléculas de glicose unidas entre si. 
08) O ácido lático produzido nos músculos é transportado pelo sangue até os rins, onde é totalmente excretado com a urina. 
16) A fermentação lática ocorre nas fibras musculares durante um exercício muscular muito intenso. Nesse caso, após esgotarem-se as reservas de gás oxigênio ligado à mioglobina, as fibras musculares passam a produzir ATP por meio da fermentação lática.

21– Os ovários são duas estruturas com cerca de 3 cm de comprimento localizados na cavidade abdominal, na região das virilhas. Na porção ovariana mais externa, chamada córtex ovariano, localizam-se as células que darão origem aos óvulos. A respeito do processo de formação dos óvulos, assinale o que for correto. 
01) O processo de formação de gametas femininos é chamado de ovulogênese e tem início antes do nascimento de uma mulher, em torno do terceiro mês de vida intrauterina. 
02) Por volta do terceiro mês de vida de uma menina, as ovogônias param de se dividir, crescem, duplicam os cromossomos e entram em meiose, passando então a ser chamadas de ovócitos primários ou ovócitos I. 04) As células precursoras dos gametas femininos, as ovogônias, multiplicam-se por mitose somente após o primeiro ciclo menstrual feminino. 
08) Os ovócitos primários ou ovócitos I permanecem estacionados na fase de metáfase II da meiose. Estes terminam o ciclo meiótico por volta do décimo quarto dia do ciclo menstrual. Se não houver fecundação, degeneram e são eliminados. 
16) O ovócito primário ou ovócito I termina a segunda divisão da meiose e produz duas células de tamanhos iguais: o ovócito secundário ou ovócito II e o primeiro corpúsculo polar ou corpúsculo polar I.

22– Com relação a algumas das adaptações dos diferentes tipos de vertebrados, assinale o que for correto. 
01) O surgimento das maxilas foi uma importante adaptação das lampreias, pois com sua parte móvel, permitiram a captura de presas maiores, aumentando a variedade de alimento disponível. 
02) Uma das principais adaptações ao voo dos morcegos são os chamados ossos pneumáticos, os quais possuem no seu interior os sacos aéreos. 
04) Nas aves, embora leve, o esqueleto adaptado ao voo fornece boa sustentação ao corpo, graças a várias soldaduras entre os ossos, fenômeno chamado ancilose. 
08) Nos répteis, o ovo amniótico foi uma adaptação importante no sucesso de colonização ao ambiente terrestre. 
16) O diafragma surgiu nas aves e é uma adaptação importante no bombeamento do ar nos pulmões. 

23– Os animais obtêm energia para as suas atividades vitais por meio da respiração celular, processo em que moléculas orgânicas reagem com moléculas de gás oxigênio (O2), produzindo água, gás carbônico e energia. O suprimento de O2 para as células e a remoção de gás carbônico ocorrem por meio da respiração, que consiste na realização de trocas gasosas com o ambiente. Com relação aos modos de respiração dos animais, assinale o que for correto. 
01) Na respiração pulmonar, a troca de gases ocorre em órgãos chamados pulmões. Estes são pobremente vascularizados e a troca de gases ocorre na veia pulmonar que chega ao tecido esponjoso dos pulmões. 
02) Na respiração branquial, o sangue (ou a hemolinfa), ao passar pelos vasos que irrigam as brânquias, fica próximo da água o suficiente para permitir as trocas de gases com o ambiente aquático. 
04) No sistema respiratório traqueal, a troca gasosa ocorre entre os vasos sanguíneos que envolvem os espiráculos e as traqueias. 
08) São exemplos de animais que apresentam respiração cutânea: crustáceos, anfíbios e moluscos. 16) Nos animais que apresentam respiração cutânea, uma condição fundamental para sua ocorrência é o umedecimento da superfície corporal, que permite a difusão dos gases. 

24– O ramo da biologia que estuda os fungos é a micologia. Seus principais representantes são os bolores, os cogumelos, as orelhas-de-pau e as leveduras. Com relação às características gerais deste grupo, assinale o que for correto. 
01) Os fungos são eucariontes e, embora existam formas unicelulares, como o levedo, a maioria é formada por um emaranhado de filamentos, as hifas, cujo conjunto se chama micélio. 
02) Uma hifa é um tubo microscópico que contém o material celular do fungo. As hifas podem ser de dois tipos: cenocíticas e septadas. 
04) Os fungos são autotróficos e, além da clorofila a, algumas espécies possuem ficocianina (pigmento azul) ou ficoeritrina (pigmento vermelho). 
08) Durante os processos de reprodução sexuada de muitas espécies de fungo, formam-se hifas especiais que crescem em agrupamentos compactos, constituindo os corpos de frutificação, dos quais cogumelos e orelhas-de-pau são os exemplos mais conhecidos. 
16) A parede celular dos fungos é formada por peptidoglicano e ao redor da parede existe uma cápsula, de consistência viscosa e formada por proteínas e polissacarídeos. 

25– A figura abaixo apresenta um modelo físico da hipótese do fluxo por pressão para explicar o deslocamento da seiva elaborada nos elementos condutores do floema. Neste experimento, as bolsas são constituídas por membranas semipermeáveis. Com relação à proposta deste modelo, assinale o que for correto.
01) Em A, quando o conjunto é mergulhado em um recipiente com água pura, a bolsa com solução de glicídios absorve água do recipiente por osmose, como visualizado em B. 
02) No modelo, o tubo que liga as bolsas representa os elementos condutores do floema. Os vasos do floema transportam as moléculas orgânicas pelo tronco até a raiz e órgãos de reserva. 
04) Em B, a pressão da entrada da água na bolsa com solução de glicídios força o líquido a fluir pelo tubo em direção à próxima bolsa, arrastando junto moléculas de glicídios. 
08) No modelo, o fluxo de líquido da bolsa com solução de glicídios para a bolsa com água pura ocorre até que as concentrações de glicídios se igualem. Na planta isso nunca ocorre, pois as células consumidoras utilizam constantemente os glicídios que chegam até elas, mantendo as concentrações de substâncias orgânicas nessa extremidade do floema sempre menor que na extremidade em contato com as células produtoras. 
16) Nesse modelo, a bolsa com solução de glicídios representa a fonte de substâncias orgânicas, isto é, as células produtoras ou armazenadoras. A bolsa, inicialmente com água pura, pode representar as células consumidoras, como as da extremidade de uma raiz, por exemplo. 

26– A figura abaixo esquematiza dois dos sete pares de cromossomos homólogos de uma célula de ervilha. A cor da pétala da ervilha é determinada pelos alelos dominante (B) para púrpura e recessivo (b) para cor branca. O alelo dominante (R) determina a forma lisa da ervilha, enquanto o recessivo (r) gera formato rugoso. Com relação aos conceitos fundamentais em genética e mendelismo, assinale o que for correto.
01) A frequência e tipos de gametas formados a partir da célula representada na figura é de 25% BR, 25% Br, 25% bR e 25% br. 
02) O número 2 aponta a condição heterozigota para a característica da cor da pétala da ervilha. 
04) O loco gênico para a forma da ervilha é mostrado em 3. 
08) A combinação genotípica demonstrada na figura resulta em fenótipo de cor da pétala branca e forma da ervilha rugosa. 
16) Em 1, as linhas apontam o par de cromossomos homólogos. 

27– As mutações, as alterações cromossômicas e a recombinação geram a variabilidade genética. A seleção natural atua na variabilidade genética das populações. Sobre o assunto, assinale o que for correto. 
01) As mutações ocorrem de forma dirigida para formar fenótipos mais aptos nas populações naturais. 
02) Mutações desvantajosas não sofrem o efeito da seleção natural. 
04) A seleção natural é independente do ambiente e sempre atua com mesma intensidade e direção. 08) Quanto mais fraca for a seleção natural sobre uma determinada característica da população, maior será sua variabilidade genética. 
16) A seleção natural, ao longo das gerações, tende a aumentar em frequência os indivíduos portadores dos fenótipos mais aptos de uma população. 

28– A tabela abaixo está representando os ganhos e perdas individuais nas relações ecológicas. O sinal (+) indica que os indivíduos da espécie são beneficiados. O sinal (–) indica que os indivíduos da espécie são prejudicados. O número (0) indica que não há benefício nem prejuízo para os indivíduos da espécie. Com base nas relações ecológicas entre os seres vivos, verifique se os sinais mostrados na tabela estão certos e assinale o que for correto.
01) No comensalismo, a tabela mostra que A é comensal de B. A espécie B não sofre benefício nem prejuízo com a relação. 
02) No inquilinismo, a tabela mostra que A é inquilino de B. Entretanto, por se tratar de uma relação ecológica negativa, a espécie B deveria estar marcada com o sinal (–). 
04) A predação é uma relação ecológica positiva em que a espécie A mostrada na tabela é a predadora. 
08) A herbivoria é uma relação intraespecífica negativa. Na tabela, A é a planta e B é o herbívoro. 16) O parasitismo é uma relação ecológica negativa. Na tabela, a espécie A é parasita e impõe um prejuízo à espécie B. 

29– Os actinopterígios diferem dos condrictes, principalmente pelo fato de seu esqueleto ser constituído basicamente por ossos, por isso receberam a denominação de peixes ósseos. Com relação à estrutura e fisiologia dos actinopterígios, assinale o que for correto. 
01) Todos os actinopterígios possuem escamas sob a epiderme. 
02) Nos actinopterígios, a linha lateral tem um pequeno furo, por onde a água penetra no canal da linha lateral. Dentro desse canal há estruturas sensoriais denominadas neuromastos, capazes de detectar vibrações na água, transmitindo-as ao sistema nervoso central por meio de nervos. 
04) Os actinopterígios possuem uma bolsa interna de parede flexível e cheia de gás, a bexiga natatória, localizada na porção dorsal da cavidade corporal. Essa bolsa controla a flutuação do peixe, permitindo a ele manter-se em diferentes profundidades, subindo ou descendo sem ter de despender muita energia. 
08) Quanto à reprodução, os actinopterígios são dioicos e a maioria das espécies tem fecundação externa. 
16) As brânquias (guelras) dos actinopterígios não se abrem diretamente no ambiente, como nos agnatos e nos condrictes, mas são recobertas por uma placa móvel chamada opérculo. 

30– Nos alvéolos pulmonares ocorre o fenômeno chave da respiração, a hematose. Assinale o que for correto no que diz respeito a este processo fisiológico humano e moléculas necessárias para sua realização. 
01) As moléculas de gás carbônico (CO2) originadas na respiração celular difundem-se para o líquido que banha os tecidos e são absorvidas pelos capilares. Todo o gás carbônico (CO2) associa-se, então, a grupos amina da hemoglobina, formando a carboemoglobina. 
02) Uma única molécula de hemoglobina pode ligar quatro moléculas de gás oxigênio (O2), formando um complexo quimicamente estável denominado oxiemoglobina (Hb O2). Nos tecidos, o gás oxigênio (O2) dissocia-se da oxiemoglobina e difunde-se no fluido que banha as células. Estas absorvem o oxigênio (O2) e o utilizam no processo de respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias. 04) A maior parte do gás carbônico (CO2) gerada na respiração celular reage com água (H2O) no interior das hemácias e forma ácido carbônico (H2CO3–). Essa reação é catalisada pela anidrase carbônica. 
08) Cada molécula de hemoglobina é formada por quatro cadeias polipeptídicas, duas alfa (α) e duas beta (β), e por quatro grupamentos heme que contêm ferro, cada um destes capaz de se combinar com uma molécula de gás oxigênio (O2). 
16) No processo da hematose, o gás oxigênio presente no ar dos alvéolos sofre transporte ativo através da membrana dos capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se encaixa com a hemoglobina. 

GABARITO
16. 01+02+08 = 11
17. 02+04 = 06
18. 02+04+08 = 14
19. 01+08 = 09
20. 01+02 = 03
21. 01+02+08 = 11
22. 01+04 = 05
23. 01+02+08 = 11
24. 02+04+08 = 14
25. 01+02 = 03
26. 04+08 = 12
27. 01+02+04 = 07
28. ANULADA
29. 01+02+04 = 07
30. 04+08 = 12

3 comentários:

Unknown disse...

O gabarito da 24 está errado os fungos são heterotróficos

Unknown disse...

A resposta da 16 esta errada

Anônimo disse...

Resposta 21
01 + 02 = 03.

[04] Incorreto: As ovogônias multiplicam-se, por mitoses, somente durante a vida embrionária da mulher.

[08] Incorreto: Os ovócitos II somente complementam o processo meiótico se forem fecundados.

[16] Incorreto: A gametogênese feminina é completada com a formação de um óvulo e três corpúsculos polares pequenos que não são fecundados.

Postagem em destaque

CIÊNCIAS DA NATUREZA [UNESP]

QUESTÃO 13 O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse...