BIOLOGIA [INÉDITA]


"O escorbuto, doença do século 18, ressurge na Austrália" 

Fonte: VEJA. Disponível em: http://veja.abril.com.br/saude/o-escorbuto-doenca-do-seculo-18-ressurge-na-australia/ Acesso em 29/11/16.


Considerando o título de uma reportagem publicada na Revista Veja sobre o regresso do escorbuto na Oceania, os médicos identificaram que os primeiros sintomas do paciente foram dificuldade na cicatrização de ferida, gengivorragia, dores musculares e queda dos dentes. Sobre esse assunto, observe a ilustração a seguir e marque a alternativa CORRETA.


Fonte: http://s196.photobucket.com/user/desieunhan/media/Image7.gif.html [adaptado].

A) Uma das explicações para a ocorrência do escorbuto no paciente foi o fato de que o australiano não comia frutas e cozinhava os vegetais em tempo máximo, até que se desintegrassem ao toque. Assim, quando o nutriente era exposto ao ar, luz e ao calor, sofria o processo de redução pela instabilidade em meio ácido.
B) Há muito tempo, desde o período das grandes navegações, atribuía-se ao escorbuto os sintomas dos marinheiros de dor nos membros inferiores, sangramento gengival e a gangrena dentária. Hoje, já se sabe que essa doença era causada pela deficiência de laticínios na dieta, cuja composição, rica em cálcio e minerais, poderia evitá-la.
C) A anemia ferropriva acompanha o escorbuto, porque a absorção do ferro não-heme na forma ferrosa, oxidada a partir do substrato férrico, depende da ingestão da molécula orgânica, que está carente nos portadores da doença.
D) O conjunto de sinais e sintomas pode ser explicado pela deficiência de colágeno, essencial para a composição da matriz cartilaginosa produzida pelos osteoblastos, para  manutenção da dentina e da integridade do endotélio vascular.
E) A doença é causada pela baixo consumo de nutriente lipossolúvel, que não é suficientemente metabolizado nos indivíduos com déficit de fator intrínseco gastrointestinal. Portanto, os portadores desenvolvem atrofia da mucosa estomacal e estão sujeitos à hemorragia digestiva importante.

Comentários

Anônimo disse…
Qual é o gabarito

Postagens mais visitadas deste blog

BIOLOGIA [CMMG]

BIOLOGIA [UEPG]

BIOLOGIA [FMC]